Cerveró mandou recado para Dilma.

(O Globo) Não foi por um simples engano que a defesa do ex-diretor da Área Internacional da Petrobras Nestor Cerveró arrolou a presidente Dilma Rousseff como testemunha de defesa do executivo em um dos processos da Operação Lava-Jato na Justiça Federal do Paraná. A manobra foi intencional, mais um recado dele ao Planalto de que não vai aceitar sozinho a culpa pela compra da Refinaria de Pasadena (EUA), em 2006. O negócio deu prejuízo de US$ 792 milhões, segundo o Tribunal de Contas da União (TCU).

O advogado de Cerveró, Edson Ribeiro, protocolou nesta segunda-feira a defesa no processo em que o ex-diretor é acusado de receber propina por contratos de navios-sonda. Dilma estava entre as testemunhas porque foi presidente do Conselho de Administração da Petrobras até 2010, quando concorreu à Presidência pela primeira vez.

Menos de três horas depois, o advogado retirou o nome dela da lista, alegando um erro identificado pelo próprio Cerveró. O Conselho não tinha ingerência sobre esse tipo de contrato. Segundo uma fonte próxima a Cerveró, o erro foi proposital para mostrar a disposição dele de apontar a responsabilidade de Dilma na compra de Pasadena, esse sim um tipo de negócio que só poderia ser feito com aval do Conselho. 

Cerveró nunca engoliu o fato de Dilma, em março de 2014, tê-lo acusado de induzir o Conselho a erro com um resumo executivo “técnica e juridicamente falho”. Em maio, ao depor numa comissão da Petrobras, ele entregou um documento elaborado por seu advogado mencionando o Estatuto Social da estatal para demonstrar que a decisão não poderia se basear só no resumo técnico. Em seguida, enviou texto similar à Comissão de Ética Pública e à CPI da Petrobras.

Desde o início do escândalo, Cerveró tem dito a amigos que não será o “bode expiatório”, dando a entender que Pasadena servia a interesses de outros executivos, como seu sucessor no cargo, Jorge Zelada, e Renato Duque, ex-diretor de Serviços. Ao GLOBO, Ribeiro reafirmou que o erro não foi intencional, mas confirmou a linha de defesa de responsabilizar o Conselho.

9 comentários

Coronel,

Abra a boca, Cerveró!
Conta tudo!
Peça delação premiada!

Já que prejudicou tanto o Brasil com seus roubos, ajude o país a sair das garras do PT!

DENUNCIA TUDO!
CONTA TUDO!
BOTA DILMA NA CADEIA, CERVERÓ!

O Brasil lhe será eternamente grato!

Flor Lilás

Reply

A justiça brasileira, como todos sabe, NÃO É SÉRIA, dá vergonha aos brasileiros pela desfaçatez de seus integrantes, bandidos togados confome afirmou Eliana Calmon, em prevaricar no cargo defendendo os bandidos da quadrilha do governo, em detrimento dos interesses do Brasil e dos brasileiros.

Mas nem tudo está perdido, de qualquer forma SEREMOS VINGADOS. A DEVASSA que Comissão de Valores Mobiliários dos EUA está fazendo em todos os relatórios emitidos pela Petrobras, resultará em uma punição muito pesada aos ladrões da Petrobrás. Será emocionante para os brasileiros ver esses fdp devidamente punidos pelos crimes cometidos.

Reply

Não adianta só mandar recadinhos e ficar "cozinhando" a orca em fogo brando.

Abra o bico de uma vez, Cerveró!!!



Chris/SP

Reply

Querida Chris/SP, 28 de janeiro de 2015 09:00

como estamos em sintonia!

Abraço fraterno!

Flor Lilás

Reply

Agora sabemos porque a quadrilha de comunistas bolivariano não gostam dos ianques, lá não tem essa de ser amigo do rei, ou da corja togada, lá a lei vem primeiro para o povo , só que a responsabilidade é inerente a liberdade.

Reply

Já está atrasado, abre o bico Cerveró, senão essa conta será sua. Veja o Marcos Valério.

Reply

É a terceira vez que ele faz insinuações contra a anta. Ele deixa claro que não concorda com a tal "blindagem" em torno dela e do cafajeste molusco. E quando a cadeia lhe der coceiras, ele vai falar o que sabe: esse negócio de "passadilma" foi feito a pedido dela.

Reply

Acredito que muitos abriram a boca ao contrário do que fizeram os seguranças de PC Fárias hoje trabalhando para o senhor dos anéis, bem a pena vai ser dura pois os infrigentes do supremo não pegaram bem e podem ser retirados a pauladas de toga e tudo.A falta de água e a inflação será um perigo. O que acontecer com Cristina kirchner acontecerá com dilma. Farquardi

Reply

A justiça americana sera' dura. A brasileira...bom, fica a duvida.

Reply