Armínio Fraga: "já tem recessão".

Wilton Junior/Estadão
( Por Eliane Cantanhêde. Estadão) Num estilo mais direto e crítico do que de costume, o ex-vilão da campanha presidencial, Armínio Fraga, disse ao Estado que o ministro da Fazenda, Joaquim Levy, “largou bem, mas é uma ilha de competência em um mar de mediocridade, com honrosas exceções”. Segundo Armínio, que foi presidente do Banco Central no governo FHC e seria o homem da economia num eventual governo de Aécio Neves, “o governo é carregado de incompetência, de ideologia e de corrupção”.

Depois de virar o vilão da história durante a campanha, como o sr. se sente agora? 
Estou me desintoxicando da campanha. Eu não sou vilão e me irritava o baixo nível do debate e aquela verdadeira produção de mentiras e de cenas, tudo muito teatral. Eu dizia uma coisa, eles deturpavam ou tiravam do contexto. Dizia outra, eles deturpavam de novo. Então, foi tudo muito frustrante. E eu não sou desse mundo. 
Que mundo? 
De campanha, de debate político, de confronto parlamentar. Sou uma pessoa engajada, que pensa o Brasil, que pensa política pública, mas não faço política diretamente.
O que o sr. conclui com a experiência? 
Estamos vivendo uma enorme crise de valores e isso é gravíssimo. Nós temos exemplo para todo lado, é mensalão, é petrolão, mentiras na campanha, como se tudo isso fosse muito natural. Não é. 
E a economia? 
Há um ciclo, desde que o presidente Lula mudou de linha na área econômica no segundo mandato, com características populistas que incluem esse tipo de discurso distorcido e muito difícil de se contradizer. Muita gente acredita que um regime populista não se derrota; ele mesmo quebra, se destrói. Então, o que o Aécio tentou na campanha, e nós todos junto com ele, foi derrotar um regime populista que tem tentáculos enormes que atingem um número imenso de pessoas.
Baixo crescimento, inflação alta, juros altos, nada disso foi capaz de derrotar Dilma. Por quê? 
No que se refere ao ciclo econômico, as coisas às vezes demoram a acontecer. As implicações de uma desaceleração drástica do crescimento, como ocorreu no primeiro mandato dela, ainda não se fizeram sentir. Estão a caminho. E quem vai sentir mais são os mais pobres. São sempre eles, sempre, sempre, sempre.
Pode-se dizer que a grande falha da era petista é a perda de competitividade?
Não gosto dessa palavra, competitividade. Ela tira o foco da palavra mais importante, que é produtividade. Como você chega a ser competitivo? Produzindo. Então, falta uma educação de qualidade, empresas acopladas aos melhores padrões globais, trazer para cá o que presta. O Brasil não precisa focar apenas em inovar. Em algumas áreas pode apenas imitar. E nem isso nós estamos conseguindo.
O Levy não está indo bem? 
O Levy largou bem, mas é uma ilha de competência num mar de mediocridade no governo Dilma, com honrosas exceções, como os ministros Izabella Teixeira (Meio Ambiente), Kátia Abreu (Agricultura) e Alexandre Tombini (Banco Central). Sozinho, o Levy vai até um ponto. Pode evitar ou postergar um rebaixamento do crédito do País e até acalmar um pouco as expectativas, mas o lado qualitativo que nós imaginávamos vai continuar muito prejudicado. O Brasil tem uma renda per capita que é menos de 20% da americana. Então, há um espaço enorme para crescer. O Brasil deveria crescer e pode crescer, e rápido, mas tem de arrumar as coisas de uma maneira muito ampla.
Fundamental agora é arrumar as contas? 
É bom arrumar as contas, mas não é só arrumar as contas. O Levy já anunciou medidas para tapar metade do buraco que ele definiu como meta para o primeiro ano. Não quero entrar em detalhes, mas umas são melhores, outras são muito polêmicas, como essas das pensões. São questões tão fora da curva global que nem deveria haver discussão, mas eram proibidas, vetadas, nessa campanha completamente maluca que nós tivemos. 
As medidas anunciadas até agora não são suficientes? 
Ele está focando mais do lado da receita do que do gasto. Em parte porque integra um governo que tem essa cabeça, que deixou essa herança aí. Num governo carregado de ideologia, de corrupção e de incompetência, não há nada para cortar? É lógico que tem muita gordura para cortar e, se houvesse um corte de 10% em todas as instâncias, a população nem ia notar. Eu até reordenaria: incompetência em primeiro lugar e depois ideologia e corrupção. Por mais gigantesca que seja a corrupção, acho que os outros dois têm até peso maior, aliás, bem maior. 
É mesmo? Por quê? 
O impacto econômico que se tem quando o país cresce zero, em vez de quatro, é inimaginável, incalculável, gigantesco. Muito maior do que esses 3% que, aparentemente, são cobrados aí de tudo.
O que mais é preciso fazer? 
Tem de mexer em tudo, tem de abrir e dizer: “Tudo está valendo”. Isso é que faz falta. Como o Levy vai trabalhar, se tudo o que está aí foi feito pelo próprio governo e com a própria presidente à qual ele se reporta? Então, ele trabalha numa saia-justa danada. 
Se o Aécio Neves tivesse sido eleito, ele estaria fazendo tudo isso que a Dilma liberou o Levy para fazer? 
Não sei bem o que é “tudo isso”. Sinceramente, acho pouco. 
O Aécio aumentaria as tarifas? Foi isso que disparou as manifestações de junho de 2013.
Num sistema no qual haja princípios, um certo realismo tarifário é essencial. É legítimo discutir para onde a conta vai, se vai para o consumidor, se vai para o contribuinte, mas para algum lugar ela vai. Do bolso de alguém sai. São decisões difíceis, mas é preciso o mercado funcionar para não haver racionamento.
E as dificuldade políticas para fazer exatamente as mesmas coisas ou mais? CUT, MST e UNE calam com a Dilma, mas não calariam com vocês. Seria um caos? 
Talvez. Mas, de outro lado, nós teríamos um jato de ânimo, de energia na economia que colocaria as pessoas em dúvida quanto a ir para a rua fazer manifestação. Tem tanta coisa errada que um grupo de pessoas trabalhando com um bom objetivo, com visão clara do que precisa ser feito, chegando cedo e saindo tarde todo dia poderia fazer muito, muito mesmo. 
Os críticos petistas das medidas de Dilma e do Levy dizem que a política econômica que eles estão fazendo é do PSDB, que pune trabalhadores, consumidores, contribuintes e poupa os ricos. Concorda? 
O nosso modelo é muito, mas muito mesmo, mais progressista do que esse que está aí. Lugar de empresário é na fábrica, não é em Brasília. Isso é altamente regressivo. Um sistema muito ruim, no qual empresas doam centenas de milhões de reais para as campanhas. Como pode isso? Não é possível que dentro do PT e entre simpatizantes do PT não haja um monte de gente que não veja isso, que não enxergue a loucura que é tudo isso.
As pessoas vão ter de acordar.
O silêncio dessa base petista não é sobretudo estranho nos bancos oficiais e na Petrobrás? Acho que eles viveram o efeito do sapo na panela. Sabe como é? O sapo está lá na panela, no início a água é geladinha, depois vai esquentando devagar, ele não percebe, até que ferve e ele morre.
A água está fervendo? 
Já ferveu. Muita gente da Petrobrás, do Banco do Brasil, da Caixa nos procurou para falar das frustrações deles. As origens do PSDB são de centro, de centro-esquerda. O Estado tem um papel importante para combater a pobreza, para promover a igualdade de oportunidades. Isso não é conservador. Conservador é ficar dando dinheiro para empresário.
E o risco sistêmico do escândalo da Petrobrás e das empreiteiras, sobretudo no setor financeiro? 
Tira o financeiro, porque o risco é sobre toda a economia brasileira. O trabalho da PC, do MP e da Justiça é saudável, mas que isso gera uma certa paralisia durante um tempo, isso gera. É o preço a pagar. Certamente vale a pena.
Recessão este ano? 
É, recessão. Na verdade, já tem recessão. O País cresceu menos de 1% no ano passado, deveria estar crescendo 4%. Vai dizer que não é recessão? Na China, quando cai de 8% para 7%, é recessão.
E os empregos? 
É isso. Infelizmente, o desemprego vai aumentar. Primeiro, vem a insegurança, depois vem a falta de criação de postos de trabalho, e enfim vem demissão mesmo. Tudo dentro do quadro de recessão.
O sr. trabalhou anos fora. Qual o efeito de tudo isso sobre a imagem externa do Brasil? 
É péssimo. Aquela euforia exagerada de 2010 passou totalmente. A percepção, então, é ruim e vem piorando. É e a percepção de um país que vem perdendo relevância. É triste.
E a política externa? 
Sinceramente, perdeu a graça.

24 comentários

Hum, começo a concordar que foi bom o Aécio ter perdido sim as eleições. Esse ano vai ser uma bomba. O PT que fez a merda então que essa bomba exploda no colo deles. Por enquanto o povão bobão não estão falando nada mas quando começarem e perder seus empregos, o dinheiro (inclusive das bolsas-vadiagem) não derem para pagar o frango com a pinga e os apagões se tornarem corriqueiros (estragando as cestas básicas nas geladeiras e não dando para ver o futebol e a novela) o pouco de cérebro e/ou capacidade mental dessa gente/ALHA vai ligar (modo on) e teremos protestos e indignações nas ruas.

Reply

Coronel,

off - o repórter que denunciou a morte do promotor argentino teve que fugir de lá devido à perseguições e ameaças!

Por outro lado, note na CBN, um analista político disse que o partido de Cristina é conhecido por não se permitir afundar por causa de alguém do partido! Cristina vai dançar rapidinho!

Que Deus nos ajude! A América Latina está muito necessitada!

Flor Lilás

Reply

Coronel,

off - água!!!

http://aluizioamorim.blogspot.com.br/2015/01/cinegrafista-amador-desmonta-falacia-do.html

Será verdade? Estamos todos sendo vítimas de um super golpe do governo petralha???

Algum paulista Coturneiro poderia ir lá conferir? Fazer outro vídeo clandestino?


Flor Lilás

Reply

Bom dia meu Amor!

http://cbn.globoradio.globo.com/editorias/economia/2015/01/24/GASTOS-COM-PARLAMENTARES-E-AUTORIDADES-DO-EXECUTIVO-E-LEGISLATIVO-SOMA-BILHOES-DE-REAIS.htm

Reply

Este povo fala muito e esquece o principal, um manamento comunista: Quebre o pequeno elevando o imposto para mais de 36%,. o resto é enrolação.
Aí vem falar em produtividade, competição, modernidade, etc etc etc...
Igual ao outros: mentir, mentir e mentir, esconder a verdade, é a arma

Reply

Direto e reto, parabens cel, pelo post.

Que afunde de uma vez e arrebente este governo, pois só assim, esse governo vagabundo cai. Sofrerei junto, mas por uma causa justa.

Reply

Os petralhas estão conseguindo seu intento: destruir o Brasil. Querem todos iguais a eles. Como são incompetentes, o jeito de igualar é nivelar por baixo. Conheço gente honesta que foi enganada por eles. Infelizmente, quando se derem conta será tarde demais.

Reply

Mais calro do que água cristalina, impossível.
O que tem de petista com o rabo no meio das pernas não é brincadeira, não!
A verdade, por vezes, custa vir à tona, mas vem. E dói.

Cavalaria Ligeira

Reply

brilhante entrevista ! é de quem entende de economia, entende o brasil real, entende o brasil petista. sugiro assistir no youtube palestra de GLÓRIA ÁLVAREZ, do movimento cívico nacional da guatemala sobre POPULISMO. VALE A PENA VER E DIVULGAR !!!

Reply

Represa da cantareira cheia em janeiro de 2015: https://www.youtube.com/watch?x-yt-cl=84503534&v=U8LX046Iwv0&x-yt-ts=1421914688

Reply

SARJA A CORJA! EXTIRPA A SÚCIA!Hoje!Não há amanhã!...Com o Petê,tudo aqui é já, por baixo, prepóstero!O PT vilipendia, investe conta a família, finca da sociedade,com cartilhas desde a creche pervertendo o ser cristão!Quantas chaguentas cidades, quantos cidadãos chagados!... E quem é o chagador, senão o FINCÃO petralha?Sangra, estraba e voa rindo:vê Lula e Dilma e Dirceu!... SARJA A CORJA! EXTIRPA A SÚCIA!

Reply

O rio Amazonas subiu 29m, fora os outros da região e as represas a Amazônia estão com 35% da capacidade.
O rato comeu o resto da água? Ou deliberadamente estão abrindo as comportas?

Reply

Serviço de Utilidade Pública. Assistam!

CINEGRAFISTA AMADOR DESMONTA FALÁCIA DO 'SECALHÃO TUCANO' APONTADO PELO PT E REVELA VERDADEIRO OÁSIS NA SERRA DA CANTAREIRA COM BARRAGEM ATOLADA DE ÁGUA

https://www.youtube.com/watch?v=U8LX046Iwv0&x-yt-ts=1421914688&x-yt-cl=84503534

Circula pelas redes sociais este vídeo acima postado no Canal MCC Guarulhos (Movimento Contra a Corrupção) no Youtube, mostrando que uma represa do sistema Cantareira, em São Paulo, está abarrotada de água.

O cinegrafista amador circula de carro ao longo da Barragem Paulo de Paiva Castro, que integra o Sistema Produtor Cantareira que fornece água para São Paulo. A barragem fica no sopé da Serra da Cantareira, ocupando em certo trecho os dois lados da rodovia como se pode observar no vídeo.
Informa também que a Guarda Florestal permanece vigiando a área e não permite fotografias e nem filmagens da barragem, motivo pelo qual o cinegrafista foi obrigado a filmar tudo de dentro de seu veículo em movimento.

Ele indaga por que essa barragem não é mostrada e por que a Guarda Florestal impede que as pessoas fotografem e filmem a represa?

De fato, as fotografias que aparecem na grande imprensa mostram barragens sem água. Nesta filmagem se nota claramente que chove e há umidade expressiva no entorno da represa sem vestígios de seca, como tem aparecido nas fotografias que estampam os jornais e revistas, bem como reportagens de emissoras de televisão.

Em contrapartida, blogs e páginas petistas alardeiam o que qualificam como "secalhão tucano", para lançar a culpa sobre o governo paulista do PSDB pela estiagem que castiga não apenas o Estado de São Paulo para também o Rio de Janeiro e adjacências.

http://aluizioamorim.blogspot.com.br/2015/01/cinegrafista-amador-desmonta-falacia-do.html



Chris/SP

Reply

Os esquerdóides gostam de racionamento. Apagão é o começo do fim. Brevemente virá racionamento de alimentos, prateleiras vazias.
É o bolivarianismo em marcha.
Nossa justiça, ó...

Reply

imaginem um haddad no governo paulista...........nao teria nem pedras.

Reply

Mar de mediocridade - disse tudo.

Reply

Qual o problema de ter recessão, o povo latino em geral e o brasileiro em especial é incapacitado para qualquer tipo de reação pode faltar comida, água, luz, gaz, pode até faltar cachaça e circo, nada acontecerá e em 2018 Lula se elege com 99% dos votos sob aplausos comovidos da nossa oposição, no caso em 2018 a eleição já será para a pátria grande, também conhecido como ultrabostistão, nesse época esse blog estára noticiando o 17.520º escândalo, para a alegria geral e orgulho de um povo de corruptos.

Reply

Ao anônimo das 13:03

Não é ouro tudo que reluz,não é merda tudo que fede.Da pátria escorchada e vilipendiada será a súcia experta e graúda,escorraçada!
Desgraçados! Vis! Ainda que não aos quintos dos infernos,-não importa,serão alçados àquilo e aos kilos, que sempre foram,são o que são:Bandidos!

Radical Livre

Reply

Coronel,
Sinceramente, Eliane Cantanhede, jornalista alinhadíssima com o PT
vem agora entrevistar o Armínio?
Por quê ela não vai entrevistar o Levy, o "doutor" Mercadante ou Dilma "A Sábia" (que não sabe de nada). É no mínimo estranho. O governo Dilma-v2.0 apenas começou e já perceberam que estão numa furada; daí o Komintern do PT se reune e decide armar pra cima do PSDB: eles convocam a Cantanhede para ir lá beber na fonte pra ver se o Armínio entrega o ouro sobre o que fazer. E o Armínio entrega, simples assim, de mão beijada. O cara levou porrada de todo lado na campanha e depois não vê a má intenção da jornalista em querer sugar informações estratégicas.
Esta entrevista tem aspectos interessantíssimos: diz nas entrelinhas muito mais sobre a jornalista petista e a situação alarmante do governo do que sobre o entrevistado e o Brasil propriamente. Cuidado Armínio, do jeito que tá ela vai te pedir uma entrevista por semana, e sem pagar consultoria. Isto não é entrevista, isto é consultoria. O PT é ridículo mesmo. Fora PT!

Reply

Pô... e essa merda de governo vai continuar se arrastando, roubando, fornicando todo mundo?
E toda roubalheira sob o manto da legalidade, usando as instituições e o povo, só para fingir que governam enquanto roubam?
Fechem as cortinas e desçam o cacete!
Nunca antes na história desse país o país foi invadido e roubado como agora; invasão traiçoeira, covarde, assassina.
Não resta dúvida a razão do desarmamento.
Justiça lerda, instituições sem sentido, povo apático, BBB, futebol, sexo e drogas.
Enquanto roubam e riem da nossa cara a gente vai levando a arrochada.
Mais 4 anos perdidos, roubados, sacaneados! O ladrão invade, arromba, estupra, rouba e foge e se a gente reagir vai preso!

Reply

Coronel,

off - jornalista argentino!

http://aluizioamorim.blogspot.com.br/2015/01/perseguido-e-ameacado-pelos.html

A América Latrina cada vez mais decadente tem um de seus melhores representantes na Argentina:
matam procurador, mentem que é um complô para derrubar Cristina a Louca, e ameaçam/perseguem jornalista que mostrou o ocorrido.

Por que será que esses tirantes todos desejam tanto o "controle social da mídia"? Por que será?

Flor Lilás

Reply

Coronle,

OFF 2 - jornalista argentino

O Brasil é uma das maiores fossas a céu aberto da América Latrina, talvez com o maior número de asseclas mafiosos soltos e podres por metro quadrado, desta gigante e sofisticada organização criminosa!

Flor Lilás

Reply

Anônimo 26 de janeiro 02:04

Concordo t o t a l m e n t e. Que tal o pessoal PARAR de dar consultoria a essa gentalha? Deixa as bestas acéfalas irem pro brejo junto com a vaca louca. Quanto mais ensinar, mais demora pra saírem enxotados. E haja outros períodos de 4 anos.

A oposição precisa urgentemente PARAR de ser idiota.

Mariana

Reply

Coronel,
grande novidade! O Armínio deveria falar antes da eleição. Agora a Inez tá morta. Os petralhas terão quatro anos para, mais uma vez, iludir os otários. Quero ver os pobrezinhos aguentarem o desemprego e a inflação. Vão pagar muito caro por sua imbecilidade.

Reply