Milhares de demissões no país porque a Petrobras está atrasando pagamentos. Em vez de cortar custos, Graça Foster corre para debaixo da mesa de Dilma Rousseff.

A Petrobras está com sérias dificuldades financeiras. No entanto, ninguém ouviu dizer que a estatal tenha cortado algum benefício dos seus diretores. Que tenha reduzido a verba de marketing. Que tenha rescindido contratos com consultorias. Que tenha alguma estratégia de redução de custos para vencer a crise. Não tomou nenhuma medida, a não ser contratar mais serviços caríssimos para defender a empresa de acusações sérias de corrupção. Leiam abaixo matéria do Estadão. Em vez de exigir medidas da Petrobras, até mesmo demitindo uma presidente e uma diretoria incompetente e com sérios indícios de atuação desonesta, Dilma Rousseff senta na cadeira da amiga Graça Foster para resolver problemas que não são seus. É apenas mais uma prova que a presidente da República tem grande participação em tudo o que acontece na Petrobras. E que sempre soube de tudo o que se passava dentro dela.

O governo Dilma Rousseff costura um acordo com a Petrobrás e o Ministério Público Federal para fazer a estatal arcar com o dinheiro devido por fornecedoras da companhia que fizeram demissões recentes por causa das dificuldades de caixa e a insegurança jurídica após a operação Lava Jato.

A proposta em estudo é que a Petrobrás pague os direitos devidos pelas empresas fornecedoras aos trabalhadores como uma espécie de adiantamento e depois desconte esse montante dos valores que tenha de pagar às empresas. O universo de terceirizados da Petrobrás é de cerca de 300 mil trabalhadores, segundo os sindicatos. 

O ministro-chefe da Casa Civil, Aloizio Mercadante, convocou uma reunião para segunda-feira à tarde no Palácio do Planalto com a participação do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, o advogado-geral da União, Luis Inácio Adams, e os representantes das seis maiores centrais sindicais do País. O convite foi enviado ontem. Segundo apurou o Estado, a presidente Dilma Rousseff deu sinal verde para a discussão sobre um acordo na segunda-feira, após encontro no Planalto com os sindicalistas.  

Dilma e Mercadante foram cobrados pelo presidente da Força Sindical, Miguel Torres, sobre o caso dos mais de 10 mil demitidos em Pernambuco por empresas fornecedoras da Petrobrás e que estão sem receber as verbas previstas na legislação trabalhista. As empresas alegam que a estatal, que sofre dificuldades de caixa, atrasou pagamentos e, por isso, é a responsável. 

Quando os demais líderes sindicais reforçaram o coro, citando casos semelhantes em outros Estados, como Rio Grande do Sul, Bahia e Rio de Janeiro, Mercadante afirmou que não cabia ao governo e à Petrobrás simplesmente decidir pagar - era preciso costurar um acordo envolvendo o Ministério Público Federal. Após o encontro, Dilma liberou a formulação de uma saída pelo governo.

Fogo cruzado. “A sugestão é que a Petrobrás pague, mas se ela fizer isso sem um acordo, estando sob fogo cruzado, pode caracterizar má gestão, pois ela estaria assumindo um risco que não é dela”, disse o presidente da União Geral dos Trabalhadores (UGT), Ricardo Patah, também presente na reunião. “Então, é preciso buscar um acordo para o trabalhador não sair prejudicado.” 

Hoje, em Salvador (BA), o sindicato que representa os 5,5 mil trabalhadores que constroem o estaleiro em Maragogipe, que servirá para formar navios-sonda para a Petrobrás, vai promover uma grande manifestação. A empresa Enseada Indústria Naval, responsável pelo empreendimento, demitiu 600 funcionários. Outros 1,1 mil trabalhadores seriam desligados ontem. A empresa não tem quitado os direitos trabalhistas, segundo o sindicato, colocando a culpa na Petrobrás, que tem atrasado pagamentos.  

Caso um acordo seja fechado pelo governo, operários de diversas obras serão beneficiados. Entre elas, a Refinaria Abreu e Lima, em Pernambuco, tocada por um conjunto de construtoras chamado de “clube VIP” por um dos delatores em depoimento à Justiça, em regime de delação premiada na operação Lava Jato. Manifestações sindicais têm sido realizadas em Pernambuco por causa da falta de pagamento. 

Segundo o depoimento do executivo Augusto Mendonça, da empreiteira Toyo Setal, um grupo de 16 companhias formava um clube que fraudava as licitações para obter os contratos de obras da Petrobrás. Dentro deste clube havia um grupo ainda mais seleto - o tal “clube VIP” -, que detinha maior “poder de persuasão”. 

Esse clube, que segundo Mendonça era formado por Odebrecht, Camargo Correa, UTC, Andrade Gutierrez e OAS, conseguiu os contratos da Abreu e Lima. Parte das demissões na refinaria referem-se ao andamento da obra, que está próxima de ser concluída. O problema, segundo os sindicatos, é que as empresas não pagaram a rescisão contratual e outros custos trabalhistas.

13 comentários

É bom sentirem na carne, quem sabe esse operariado aprende a deixar de votar em bandido, querer levar vantagens em cima do contribuinte, sejam espertos e não caiam mais nos engodos do PT, falsos pais de pobre, que nunca mais vote nesses trambiqueiros corruptos, mentirosos e ladrões.

Pedala militontos!

Reply

OFF

Informem-se sobre esta estrovenga!

RESISTA! NÃO DEIXE QUE O TRANSFORMEM NUM IDIOTA: O DOSSIÊ CONTRA A CIA E A ENGENHARIA SOCIAL DO COMUNISMO DO SÉCULO XXI.

http://aluizioamorim.blogspot.com.br/2014/12/resista-nao-deixe-que-o-transformem-num.html



Chris/SP

Reply

A conta vai ser paga pela sociedade, o país não tem como arcar, e o Brasil está no caminho do caos.
É questão de mais meses, menos meses.
A ladroagem e a incompetência dos comunistas do PT é igual à dos comunistas do mundo todo: por onde passam deixam destruição.

Reply

Já fazem anos que não abasteco meu carro e moto em postos com a bandeira BR. Não ajuda empresa que serve aos partidos corruptos.
Torço que a PTbras quebre e que seja privatizada, pois não não vantagem prática nenhuma para o povo brasileiro dessa estatal.

Reply

Ao anônimo
11 de dezembro de 2014 08:23

Concordo inteiramente.Ja estamos pagando com o preço da gasolina batizada e vagabunda,do diesel e vem aí o ressurgirmento da CIDE.

Reply

Que triste fim de carreira de Graça Foster!O que essa senhora e a presidente Dilma vão dizer a seus netos? Se eles tiverem juízo,vão sentir vergonha!

Reply

o ´país indo pra o fundo do poço e eles só preocupados como vão se livrar dessa enrascada da petrobras daqui a pouco eles se procupam com a eleição na câmera e senado e depois nas eleições municipais enquanto isso o país afunda cada dia mas .. mas o desemprego só ta em 6% pura balela o preço dos produtos esta um absurdo isso porque estamos em final de ano onde tem 13salario e

Reply

Anônimo de 9:50, essas senhoras vão dizer aos seus netos: viu, meninos, como tem otários nesse país? A gente aqui curtindo a vida boa e eles lá se fudendo. Isso é o que elas vão dizer.

Reply

Diz o ditado "beleza não põe mesa",no caso destas duas beldades a "lindeza" põe muitos e muitos dólares no bolso.
Coronel esta foto assusta e dá medo!

Reply

Corona que dupla Graciosa e Crocodila Vermelha,tirem as crianças da sala porque os pequeninos terão pesadelos com as duas bruxas malignas.

Reply

O Brasil encontra-se no caos. Milhares estao perdendo seus empregos e o e' apenas empresas relacionadas com a petrobras. Junte a isso a falta de administraçao do governo e a corrupçao considerada a maior do planeta e temos um caldo de cultura destrutivo. E Dilma desesperada para tentar aliviar sua barra com tantos disparates do petrolao.

Reply

Pqp,n consigo falar outra coisa, estas duas vacas velhas mais aquele porco bêbado,ferraram as pessoa de bem que investiram numa empresa sólida,para ficarem com o pó, se tivesse o psdb privatizado hj estaríamos mto melhor,pqp q pena

Reply

Não daria para fazer um movimento anti Petrobras deixando de conprar lá?

Reply