Petrolão: PT é lula, PMDB polvo.

O PT tem apenas um operador no mar de lama da corrupção na Petrobras. João Vaccari Neto é lula sugando toda a propina para financiar campanhas eleitorais e comprar apoios no Congresso. Já o PMDB é polvo. Tem vários tentáculos sufocando os cofres da estatal em busca de dinheiro público roubado para os principais caciques. Leia abaixo matéria do Estadão.

O PMDB tinha uma rede de operadores na Petrobrás para desviar recursos de contratos com empreiteiras, segundo as investigações da Operação Lava Jato. Ao contrário do que ocorria com o PP e o PT, no PMDB havia várias frentes que se beneficiavam do esquema, cada uma com seu interlocutor nas diretorias da estatal. 

As investigações indicam que o modelo peemedebista na Petrobrás reproduzia a organização descentralizada do partido, loteado por diversos caciques, e principal aliado do governo. Cada operador atuava para um padrinho, reportando-se a uma pessoa ou grupo de poder, e não à legenda como um todo. 

Em depoimento à Justiça, o ex-diretor de Abastecimento da Petrobrás Paulo Roberto Costa admitiu que além de operar para o PP, que o indicou ao cargo, também passou num determinado momento a atender o PMDB. O ex-diretor disse que começou a repassar dinheiro a peemedebistas após acordo para permanecer no cargo. A barganha foi a saída encontrada por ele para conter investida de uma ala da legenda, que se articulou para derrubá-lo da cúpula da companhia petrolífera. 

A negociação com o PMDB ocorreu quando Costa se afastou por meses do cargo para tratar uma doença adquirida em viagem à Índia. Segundo interlocutores, após voltar ao Brasil, o então diretor teve uma infecção generalizada e chegou a ser desenganado pelos médicos. Aproveitando-se da vacância, uma ala do partido teria se articulado para substituí-lo pelo ex-gerente executivo Alan Kardec. 

No depoimento, Costa contou que, depois de recuperado, esteve em Brasília e costurou o apoio à sua manutenção no cargo com um político do PMDB. Nessa época, o então deputado José Janene, seu padrinho, já estava enfraquecido por causa do seu envolvimento com o mensalão. Paulo Roberto precisava do PMDB para continuar no cargo. 

O PMDB também tem negado envolvimento do partido no esquema. Costa dirigiu a área de Abastecimento e Refino da Petrobrás de 2003 a abril de 2012. 

Baiano. Segundo as investigações, paralelamente, outro grupo do PMDB também se beneficiava do esquema por meio do consultor Fernando Soares, o Fernando Baiano - que está preso na superintendência da Polícia Federal no Paraná e teve R$ 8,5 milhões bloqueados nas contas de duas de suas empresas. A defesa nega que ele tenha participado de esquema de corrupção na estatal. A força-tarefa da Lava Jato, porém, concluiu que Baiano tinha influência na Diretoria Internacional, comandada até 2008 por Néstor Cerveró. 

No PP e no PT o esquema tinha operadores únicos, que atuavam para atender aos partidos como um todo, conforme os investigadores. No caso do PP, o operador era o doleiro Alberto Youssef, um dos delatores do esquema de corrupção na petroleira.

10 comentários

Parabéns pela imagem de hoje onde lula agarra o barco! ..sensacional....

Reply

Eu sou absolutamente contra a extinção do PT. Justamente porque toda a corja migrará para um novo partido, que se poderá dizer único e puro no fututo, e até que se prove em contrário, lá se irão quantas eleições?
Que fique estigmatizado, e marcado a ferro, como partido mais dissimulado e corrupto de todos os tempos.

Manso.

Reply

CORONEL

Animadora a postura dos ministros do STJ em defesa do Juiz Moro e a manifestação de repúdio à roubalheira desenfreada.Por vezes chegamos a desanimar , mas nem tudo está perdido pelo jeito.Impressiona é a resistência e expertise desse bando mafioso na área criminal.Em matéria de crime sabem tudo e outro tanto.Vamos ter que salgar a terra por onde andaram.

Reply

PT é lulla, PMDB é polvo e o povão................BOBÃO!!!

Reply

O senador Renan, presidente do congresso nacional está tentando nesse momento, 26/11, 12:50H, abrir a sessão sem o número mínimo de parlamentares. É um golpe contra a democracia. Para piorar a sessão já havia sido aberta pelo susbstituto às 12:00H. Tudo isso para fazer passar o PLN 36 que exime a presidente da república do crime de responsabilidade. É golpe contra a democracia promovido pelo PMDB e pelo PT.

Reply

A população precisa engrossar o caldo , ou seja temos que nos unirmos a esses bravos deputados e senadores que estão travando uma luta totalmente desigual . Nós precisamos dar o respaldo a eles para que ganhem força , vamos pra rua , vamos invadir as redes sociais , conversar com as pessoas que estão a nossa volta fazer o diabo como fez os petralhas mas não podemos deixar eles passarem ilesos com toda essa imundice que vem praticando .As pessoas precisam saber o que vem se passando no congresso .

Reply

Vejo de outro lado; o PT está todo dominado por seu líder maior o Lula, que aglutina tudo que se arrecada através de vários tentáculos subordinados ao João Vaccari. Já o PMDB não tem unidade e tem vários líderes fortes espalhados pelo Brasil todo. Cada um tem um operador particular e não divide nada com ninguém.

Reply

Eu tenho o face do Senador Ronaldo caiado, estou sempre incentivando.Dando o parabens . Todos aqui deveriam fazer isso com os deputados e senadores que enfrentam o PT.

Reply

Coronel, permita-me a transcriçao de trecho da matéria de seu colega, Constantino da Veja-
Quem diz não sou eu nem um tucano qualquer, e sim o ministro do Superior Tribunal da Justiça (STJ), Felix Fischer, que já presidiu a instituição. Para ele, a corrupção no Brasil é uma das maiores do planeta: “Acho que nenhum outro país viveu tamanha roubalheira”.

Seu colega do STJ, Newton Trisotto, endossou a crítica e disse que a corrupção brasileira é “uma das maiores vergonhas da humanidade”.
(depois querem banalizar a corrupção comparando-a com outros governos do Brasil); "uma das maiores vergonhas da humanidade"!
Que vergonha, não temos moral pra falar de nenhum pais(nenhum!!!)

Reply

Falso O PT operava através dos próprios deputados e senadores.

Reply