Tendo em vista campanha baixa e rasteira de Dilma, TSE muda jurisprudência.

Por 4 votos a 3 os ministros do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) decidiram tirar do ar uma propaganda da presidente Dilma Rousseff (PT) em que o senador Aécio Neves (PSDB) é acusado de perseguir jornalistas que o criticavam quando estava à frente do governo de Minas Gerais. De acordo com a maioria, o horário eleitoral gratuito deve ser propositivo e usado para a discussão de propostas, não para o ataque entre adversários.

A decisão foi tomada numa representação apresentada pelo PSDB contra a campanha de Dilma. Ao proclamar o resultado do julgamento, o presidente do TSE, Dias Toffoli, destacou que a corte estava mudando sua jurisprudência, uma vez que ataques políticos, desde que não caluniosos, nunca foram motivo para a suspensão de propagandas.

Com a mudança jurisprudencial, a corte começar a usar um critério mais rígido, o que deve levar à suspensão de um maior número de propagandas no rádio e na televisão. Os ministros, no entanto, não deixaram claro o que será considerado um ataque ou crítica política. Por isso, cada caso terá de ser analisado dentro desta nova jurisprudência.

Foram favoráveis à suspensão da propaganda e ao novo entendimento sobre ataques no horário eleitoral gratuito os ministros Dias Toffoli, Gilmar Mendes, João Otávio Noronha e Luiz Fux. Ficaram vencidos os ministros Admar Gonzaga, Maria Thereza de Assis e Luciana Lóssio. (Folha Poder)

11 comentários

Por falar nessas chamadas de 30 segundos, como é feito o controle disso? A impressão que eu tenho é que as propagandas do PT são passadas em mais quantidade. E sempre vem em duas no mesmo intervalo o que reforça a idéia que se quer passar. Dia desses passaram em sequência duas do PT e uma do PSDB no meio. Totalmente injusta essa distribuição.

Reply

Já era hora de tomar alguma atitude, a baixaria está passando dos limites

Reply


Nosso presidente já começou a ensaiar as primeiras "canetadas" durante cada debate.

Com sua postura inconfundível de serenidade, fazia os primeiros rascunhos com a mão esquerda enquanto a candidata robotizada falava.

Os petralhas já tremem.



Reply

Tipo assim: " Coloque o rabo no meio das pernas e já para a casinha!!!!"

Reply

É bom que os candidatos se rasguem: quem ganha é o eleitor, é o país. MAS o risco é sempre os Petêco se fazerem de vítimas, é do jogo sujo delles como fez Dillma, a teleguiada ou Lulla quando, com aquela cara de tacho, disse que "não sabia de nada", que foi "traído". Roteirinho de cinema mudo. Anotem aí: querem criar um factóide, criar comoção popular. Viram o que a morte do Eduardo Campos fez e, não demora, Dillma será hospitalizada, mas "ressurgirá", em "sacrifício", pelo povo, pela democracia. Tática de guerrilha. Todo cuidado é pouco!

Reply

A tática de Dillma é o "shaming", quer criar alvoroço, fazer-se de coitada, como aconteceu quando das vaias na abertura da Copa da Fifa, a que "apanhou" de Aécio e tenta constrangê-lo com isso e constranger ao telespectador desavisado que cai nessa petuscada, porque ella é mulher e coisa e tal. O desgaste da campanha é visível. Vão chutar abaixo da cintura.

Reply

Pois a propaganda continua no ar, cá em MG. E hoje Pimentel estava na TV Candidés local de Divinópolis detonando os tucanos.

Reply

Em relação às inserções da Tv, penso o mesmo que o comentarista das 23:43, de 16/10. Cuidado aí: o ponto nevrálgico são as inserções, muito mais convincentes ao povão, do lado da candidata. Já alertei sobre isso, mas não sei se chegou à campanha do Aécio.

Reply

Para o Anônimo 16 de outubro de 2014 23:34

Para quem conhece o PT não vota no PT. Pode fazer propaganda repetidas vezes, curtas, mas não cola mais. Penso que isso é mais para garantir os votos que ela já tem. Mas a maioria não aceita e não acredita mais no PT.
Leia esse artigo do Aluízio Amorim. Muito bom.

http://aluizioamorim.blogspot.com.br/2014/10/debate-para-qiue-maioria-dos-eleitores.html

Reply

E ainda tem 3 aparelhados lá dentro com o PT?Não tem onde esse partido não esteja aparelhado.

Reply

o pt tem mas inserções sim porque eles podem pagar a quantia que for pois tem a maquina publica a seu favor devem estar tirando dinheiro de tudo que é ministério e estatal pra pagar essa gente toda e propragandas ontem mesmo eles começaram a mexer os pauzinhos com os amiguinhos jornalista ate o juca kfouri que é jornalista esportivo viro da noite pra o dia cientista politico falando mal de aecio

Reply