Macrométrica, baseada em modelo do renomado Nate Silver, afirma que Aécio será presidente com 52% dos votos.

Projeção realizada pela consultoria Macrométrica, do ex-diretor do Banco Central Francisco Lopes, indica que o candidato do PSDB, Aécio Neves, deve vencer a presidente Dilma Rousseff (PT) na disputa do segundo turno por quatro pontos percentuais de diferença, mais do que apontam as primeiras pesquisas no segundo turno e do que as projeções feitas no primeiro turno, mas ainda assim em confronto acirrado.

Pelas contas da consultoria do ex-diretor do Banco Central Francisco Lopes, serão cerca de 4,2 milhões de votos a mais, contingente equivalente aos eleitores de Goiás. Em agosto, na véspera do acidente que matou o então candidato do PSB, Eduardo Campos, a Macrométrica projetou a vitória de Aécio por uma diferença de 2,6 pontos percentuais. Para isso, usou o modelo de análise do editor-chefe do site "FiveThirtyEight", Nate Silver, famoso por acertar o resultado em todos os 50 Estados na eleição presidencial americana de 2012.

Com a morte de Campos, Aécio caiu para terceira posição com a entrada de Marina Silva na disputa, e as projeções passaram a apontar a vitória da candidata do PSB no segundo turno por 53,1% a 46,9%. Na nova projeção, que já leva em conta a conversão dos votos de Marina no segundo turno, Aécio chegará com 51,9% e Dilma com 48,1%.

De acordo com a análise de Macrométrica, o percentual de votos não comprometidos caiu de 32,1% no primeiro turno para 10% nas primeiras pesquisas do Ibope e do Datafolha. Aécio também registrou um fator de conversão de 71% contra 29% de Dilma.

Para que a atual presidente reverta essa tendência, a taxa de conversão de Aécio precisa cair para 64%. Isso equivale a um esforço para recuperar pelo menos 1,5 ponto percentual ou 2,1 milhões de votos, um pouco menos do que o número de eleitores do Espírito Santo. Nesse caso, as pesquisas apontariam Dilma à frente com 45,5% dos votos contra 44,5% para Aécio.

No relatório distribuído pela consultoria aos clientes, o maior risco ao candidato do PSDB apontado é que a recente onda favorável a Aécio seja reflexo da recuperação conseguida pelo candidato no primeiro turno, que pode perder força, principalmente entre os eleitores menos informados. "A história da campanha de Marina no primeiro turno não nos permite descartar essa possibilidade", afirma. (Valor Econômico)

19 comentários

Não podemos ficar olhando só pesquisas.


Proponho um desafio, Coronel.
O senhor disse no Twitter que teve, ontem, 80 mil acessos.

Proponho que cada leitor busque o voto de pelo menos 5 pessoas, entre parentes, vizinhos, amigos, etc.

Se cada um conseguir a meta até o dia da eleição, serão cerca de 400 mil votos a mais para o Aécio.



Reply

Coronel.

Esta notícia é antiga, foi levantada em Agosto, com base nas intenções de voto do mês de julho.
Agora o panorama é muito mais favorável pró Aécio.


Saudações.

Reply

Coronel,

Este modelo provavelmente leva em conta dois competidores honestos.

Será que está apto para medir tendência de gente que mata uma pessoa e na seqüência mata as SETE TESTEMUNHAS como fizeram com o CELSO DANIEL?

Reply

Dinho/Capital Inicial faz pesquisa para presidência em Chapecó - SC

http://www.youtube.com/watch?v=Ez1754dPGAQ&feature=youtu.be

Reply

Interessante esse comentário que li no blog do Josias: Como evidentemente o petê está de mudança, antes de sair, deveriam lançar dois novos programas, que seriam o "minha cela, minha vida" e o "minha cela melhor" assim estariam garantindo um futuro mais confortável.kkkkk

Reply

É objetivo do PT a divisão, divididos os brasileiros serão colocados de joelhos perante o COMUNISMO.

ME DIGAM, porque INVESTIR em CUBA?

Porque doar um refinaria aos Bolivianos?

Porque tanta colaboração e ajuda aos Venezuelanos?

Na eventualidade de ser impedidos nestes objetivos por força militar, irão pedir socorro aos referidos países agora já sob regimes ditatoriais.

A Argentina está em andamento, igual ao Brasil.

Reply

Coronel,

hoje é Dia do Professor!

Que Deus ilumine esses nobres profissionais ajudando-os a ter coragem para vencer os salários e condições ruins.

Que Aécio Neves os olhe com carinho e ajude a acabar com o aparelhamento comunista das bases da educação de nosso Brasil, dentro do Ministério da Educação!!!!!!

Precisa retirar as cartilhas marxistas que andam por aí!
Precisa limpar os bancos escolares dessa influência maligna, presente mesmo em escolas particulares!

Precisamos retirar os livros comunistas e aqueles em que tentam rescrever nossa história de forma distorcida.

Ontem mesmo Aécio disse: não se pode rescrever a história Dna Dilma.

Flor Lilás

Reply

Não concordo não, a diferença vai ser bem maior, de 6 a 8 milhões de votos.

Reply

Essa semana o bombardeio esta realmente forte. Espero que Aecio continue retendo os votos.
Aecio tem conseguido reagir a altura e devolver as mentiras informadas, mas o que mais o PT tem a mentir? Semana que vem pode ter informacoes ou dossies falsos ou ja jogaram tudo que tinham?

Reply

Acredito que se o PT não aprontar nada de anormal, pois estão desesperados, Aécio vai ter uma vitória surpreendente com 70% contra 30%.

Reply

Os brasileiros de bem estão de plantão e essa quadrilha não continua no governo NEM QUE A VACA TUSSA! Mesmo com a corja aliada da BAND fazendo suas falcatruas.
Dilma será defecada da política, porque fezes fétidas como eles só podem ser exterminados em defecadas.

O PT ESTÁ DE SAÍDA, NÃO TEM ALTERNATIVA !
Obrigado meu DEUS.

Reply

Todas as pesquisas erraram feio a favor da candidata petralha,não tenho dúvida que Aécio vencerá tranquilamente,por 56% a 44% ou por uma diferença ainda maior.É só aguardar.

Túlio Xavier

Reply

Respeito o estudo, porém, garanto-lhes: se Aécio não mostrar, DIUTURNAMENTE, as falcatruas do PT, com imagem e som, VAI PERDER A ELEIÇÃO!! Estou avisando, o povo não tá nem aí para propostas disso ou daquilo. O povo acredita em que grita mais alto!!

Reply

Cel, sou capixaba; moro em Vila Velha e trabalho em Vitória. Por aqui não vejo essa onda azul que vocês estão falando. Estou vendo é UM TSUNAMI AZUL!!!!!!! A se considerar os adevisos nos carros que vejo nas ruas, aqui o Aécio deve ter pelo menos uns 90% contra 10 da jumenta. Acabou. já era. A Inês é morta. É só jogar a pá de cal e bater o prego na tampa do caixão. O Brasil está salvo.

Reply

Coronel

Me preocupa a última observação do artigo:
"onda favorável a Aécio seja reflexo da recuperação conseguida pelo candidato no primeiro turno, que pode perder força, principalmente entre os eleitores menos informados. A história da campanha de Marina no primeiro turno não nos permite descartar essa possibilidade".
Vejo ainda uma propaganda na TV e rádio muito repetitiva, até cansativa. Penso que deveria ser mais provocativa, pautando a campanha da Dilma.

Reply

Moro num condomínio,fui ao parque do mesmo levar minha neta, encontrei umas 6 babás e.Tds falando que n aguentam mais a Dilma, por causa do aumento de.preços e roubalheira quase que dei um beijo em Tds

Reply

Cel
Antes de vir para cá fui a outros blogs para saber o que o povo achou do debate, a saber: Noblat disse que Dilma ganhou e os comentaristas o execraram dizendo que avermelhou. Por quase unanimidade todos acharam que o Aécio foi o melhor; Folha-por quase unanimidade tb todos acharam o Aécio melhor e repetem o que diz o Aécio: ele vai nos libertar do PT. Penso que o Aécio ganhará por uma quantidade de votos bem maior dos que os ora estimados.
Esther

Reply

Os caras querem fazer contas pra prever resultado de eleição, isso não tem lógica, eleição é sempre imprevisível. Aécio chegou ao segundo turno com o bom desempenho no debate da Globo, se o candidato fosse o Serra ou o Alckmin que são ruins de debate, teria dado Marina x Dilma

Reply

SE DEUS QUISER.

Reply