"Diturna e noturnamente" por mais 4 anos.

Causou espanto nas redes a tentativa de Dilma construir o trocadilho acima. Estas coisas são para quem tem um mínimo domínio da língua, algo que deveria ser uma exigência para o exercício da Presidência. Acima, o registro no twitter, ontem à noite. Abaixo, o registro de O Globo.

Expressão usada na mesma frase pela presidente Dilma Rousseff, “diuturna e noturnamente” não existe na Língua Portuguesa. É o que afirma o professor Sérgio Nogueira. Nesta segunda-feira, a petista utilizou o termo pelo menos duas vezes durante as entrevistas concedidas à Rede Globo e à Rede Record após ser reeleita no último domingo.

— Se fosse com qualquer um, quero dizer com o governo da situação, nós seríamos criticados diuturna e noturnamente — disse a presidente, referindo-se à falta d'água em São Paulo.Sérgio Nogueira explica que, no dicionário, a palavra “diuturna” significa “que tem longa duração” ou “que vive muito tempo”: 

— Na verdade, ela quis dizer “dia e noite”, atravessar o tempo. Só que “diuturna e noturnamente” não tem este sentido. Não é correto. Nunca ouvi a expressão e em nenhum lugar. Nem no dicionário.Em 2010, quando ainda era candidata ao primeiro mandato, Dilma Rousseff já ilustrava seus discursos com o termo.

— Fizemos uma tentativa diuturna e noturnamente nos últimos meses antes de iniciar a pré-campanha. A gente sempre preferiu um palanque só. Não foi isso que aconteceu, então eu vou agora lidar com esse fato — declarou ela em uma agenda, em Salvador, sobre estar nos palanques do PT e do PMDB.

20 comentários

Dilma deve traduzi-la como 24 h, inclusive à noite!

Reply

É o mesmo que "a todos os brasileiros e a todas as brasileiras", ou, "meu povo, minha pova".... kkkkkkk... ô burrice!!!

Reply

CORONEL

Essa mulher é uma vergonha!
Ponham de lado a campanha de 2018, o foco agora é apagar o equívoco da sua eleição ou a fraude que levou a isso.Não pode ser diplomada essa inepta.Não representa nada além da ignorância e a farsa.

# FORA DILMA !!!

Reply

É realmente uma presiAnta.

Reply

A mulher é um terror.Ninguém consegue ouvi-la por 30 seg. sem se irritar.Não tem noção do signifcado das palavras, não consegue construir uma frase com sentido, repetitiva, erros primários de concordância, não distingue um adjetivo de um advérbio.Ainda se dá ao desfrute da arrogância.

Reply

Coronel,

primeiro tivemos um analfabeto funcional de 9 dedos, agora temos uma ignorante de 2 neurônios.

O problema é que Lula nada tem de burro. Pelo contrário. Profundamente inteligente, e cada ATP gasto de seus neurônios é direcionado ao MAL! Ser-das-trevas. Precisamos nos livrar dele democraticamente ou militarmente. Não me importa.
Ele acabou com nosso país.
Instiga o ódio com seu vocabulário chulo e atinge as massas. É o Hitler brasileiro.

Flor Lilás

Reply

que é isso, professor!!

o senhor não pode contrariar a governanta...

de hoje em dia essa palavra passará a existir...

Reply

essa anta já tinha virado piada nacional com essa mesma burrice, tempos atrás...

Reply

Ela vai ficar comendo sanduiche-iche. Diuuuuutuuurnamennnnnte, para uma meeelhor qualidade-dade de viiida.

Reply

UMA VERGONHA, uma presidanta que não tem domínio do nosso idioma!


Chris/SP

Reply

Confunde diuturno com diurno...

Reply

Entrei no blog so de petista ,nao para participar ,so p'ra ver o que eles comentavam,e um valor so estou esperando a calada da noite para agir,em 2010 deu certo,tem haver com coisa errada.

Reply

Cel
A nossa RepresentANTA é o próprio Odorico Paraguaçu.
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.
Esther

Reply
Alexandre, The Great mod

Que anta... ridículo!

Reply

Dilma desceu, para baixo, em meu conceito - é o comentário mais apropriado à frase da Presidente.

Reply

Dilma deve usar isto como um bordão dela, e acredito que ela segue o nosso CORONELDOBLOG o blogueiro melhor informado sobre a política e o PSDB.
Um blog moderado de direita é para ela a maneira dela se informar, Dilma foi traída pelo seu inconsciente pois segue o NOSSO BLOG e provavelmente pouco comenta e sem adjetivos que faça a Flor Lilás DIZER " PETRLHA ÀS XX:AB ", teu blog é muito famoso mas o YAHOO se entrar por ele verbetes há que chamam o blog de NEONAZISTA.

Reply

Não vai nem dormir... kkkk! A tarja preta vai perdendo efeito!

Reply

A maconha foi usada em escala pelos terroristas do Var Palmares, MR8 e libelu. Isso era para dar corragem aos subversivos. Hoje a anta que tem esse efeito associado a sua burrice, produz essas pérolas.

Reply

Coronel!
Desculpe mas deixemos isso de lado. O nosso foco deve ser entrar na onda da reforma politica. Essa é a pauta deles. Não é a economia, a segurança que estão äs baratas. Vamos deixar que eles facam a reforma p/ eles mesmos. Não gavião. Passou da hora de nós do sul/sudeste/c. oeste assistirmos e nos conformarmos em sermos governados por eleitos pelos eleitores do Vale do Jequitinhonha para citar um exemplo. Nosso voto tem que ter um peso maior. Senão pagamos os impostos para termos saúde, segurança, educação.. etc e não temos nada. Pagamos novamente estes serviços de forma privada. Nossos filhos e netos são assassinados por um tênis ou um celular usados. E aí vai ficar assim até quando?. Vamos levantar esta bandeira. Temos forca para isso. Basta. Chega.

Reply

Ela também não sabe diferenciar problema climático de assalto, roubo de dinheiro público. O paulista soube diferenciar muito bem.

Reply