O risco Dilma assombra o país.

O PSDB publicou nesta terça-feira, 30, um artigo no qual afirma que a possibilidade de o PT continuar mais quatro anos à frente do governo está "disseminando pânico na economia". "É uma das raras vezes em que o conhecido suscita mais desconfiança do que credibilidade. Quem cuida do dinheiro prefere não correr o ''risco Dilma''", afirma a análise do Instituto Teotônio Vilela, órgão de estudos e formação política dos tucanos.

Intitulado "O Risco Dilma assombra", o texto cita o fato de que o mercado financeiro reagiu ontem "bastante negativamente" aos resultados das pesquisas eleitorais dos últimos dias. Os preços das ações - principalmente das estatais - registraram forte queda e o dólar, uma forte alta.

"A leitura que o mercado faz do cenário eleitoral é exagerada. Nem é provável que se dê o pior dos mundos, ou seja, que Dilma Rousseff liquide a fatura em primeiro turno, nem se pode dizer que a oposição não conseguirá derrotar o petismo no segundo turno. Neste momento, o certo é que não é possível saber quem disputará a rodada de 26 de outubro", diz.

O artigo afirma que o dólar, por exemplo, teve alta de 11% em um mês e fechou ontem na maior cotação desde dezembro de 2008, auge da crise global. Ele diz ainda que o movimento pode ter como consequência a "aceleração da inflação" e levar problemas às contas externas, cujo rombo quase dobrou desde 2010.

O texto avalia que, com o pânico, o mercado também começa a ajustar as taxas de juros para cima. Também são citados como efeitos no dia da dia das pessoas o encarecimento do custo do crédito."A desconfiança geral deve-se ao fato de o Brasil ter hoje uma das piores combinações do mundo: inflação alta e crescimento baixo. Agora até o Banco Central já trabalha com projeções para o PIB deste ano perto de zero, enquanto o mundo como um todo deve crescer 2,5% e nossos vizinhos latino-americanos, 1,7%", critica.

O texto diz que o "risco Dilma" aparece no horizonte na mesma medida em que o governo da atual presidente se recusa a admitir problemas, "inventa bodes expiatórios para justificar seu fracasso e se furta a apontar que rumos poderia tomar caso os eleitores cometam a temeridade de manter o PT no comando do país por mais quatro anos".

O artigo afirma que estamos diante de uma situação insólita, do temor que o conhecido desperta, o inverso do que o País viveu em 2002, quando da eleição de Luiz Inácio Lula da Silva. "Mas, sabiamente, o PT optou por rezar pela cartilha herdada do PSDB e, enquanto assim procedeu, o Brasil foi bem. Anos depois, foi só o PT fazer o que acredita e defende para o caldo entornar", diz.

"O que pagamos hoje é o preço da desconfiança. Não apenas de investidores. Mas dos brasileiros em geral, que trabalham, produzem e consomem. Sabemos todos que a economia vive de expectativas e, com Dilma Rousseff mais quatro anos no Planalto, elas são as piores possíveis. Este risco não vale a pena corrermos", conclui o artigo. (Estadão)

23 comentários

Fato. Nas urnas ou na vontade popular, não podemos tem mais quatro anos de Dillma. Impeachment já... ah mas o estado está aparelhado, mas estes que hoje são reféns do petismo, no momento em que a água bater na canela, já começam a buscar proteção.

Reply

Os brasileiros precisam ir ás ruas protestar contra Dilma e PT. Principalmente sobre a fala dela na ONU.

Reply

estas palavras eu já escreví: re elejam a dona Dilma e em pouco tempo os militares terão que ajuntar o que sobrou. Se o eleitor brasileiro não se convenceu que a petralhada conduziu o pais a beira da bancarrota, o que vamos fazer? deixa como está para ver como fica.

Reply

estas palavras eu já escreví: re elejam a dona Dilma e em pouco tempo os militares terão que ajuntar o que sobrou. Se o eleitor brasileiro não se convenceu que a petralhada conduziu o pais a beira da bancarrota, o que vamos fazer? deixa como está para ver como fica.

Reply

o mercado sabe que vira um "argentinaço" por ai...

esse pode ser o ultimo mandato dos petistas, por isso vão tentar dar o golpe final...

vejam o desastre que já esta sendo para a verdadeira democracia a distribuição de caraminguás e capilés públicos para todos os segmentos...

um parte enorme do país ja nao vota mais de maneira independente...

vota de olho na manutenção da dinheirama distribuída pelo desgoverno petista...

Reply

Cel
A turma que trabalha se revolta com essas pesquisas e com o estado terminal da economia. Eu já estou cansada de sustentar vagabundos e por isto fico no aguardo do País não ter mais dinheiro para comprar o bolsa esmola. Este dia chegará e não vai tardar, dado o andamento da carruagem.Só acho que as pesquisas são as preliminatórias das fraudes nas urnas. Em consequência delas, estamos todos achando que a Anta vai ganhar e é esta a intenção. Penso que a realidade é diferente, mas, como evitar a fraude das urnas?
Esther

Reply

Prezado Coronel,
Tá aí, no seu texto, uma boa parte do que Aécio deve falar no debate de quinta-feira. Prá fechar, e tentar levar para o segundo turno. Será de fato, uma temeridade mais quatro anos dessa corja no poder.

Reply

Como disse FHC Dilma merece um troféu. Conseguiu desarrumar tudo , não só a economia. Portou-se no governo como galinha ciscando no lixo.
Só não entendo a população ainda conferir essa avaliação que os institutos anunciam.

Reply
O FLAGELO DOS PETRALHAS mod

ATT AÉCIO. ATT CAMPANHA DE AÉCIO: A DILMA VAI REPETIR NO DEBATE DA GLOBO QUE O PSDB QUEBROU TRÊS VEZES O PAÍS, ESFREGUE-LHE NA CARA SUJA QUE O GOVERNO DELA, DILMA, É QUE ESTÁ "QUEBRANDO" O BRASIL. MOSTRE-LHE OS DADOS ECONÔMICOS QUE APONTA PARA A ESTAGFLAÇAO, A RECESSÃO E O AUMENTO DA INFLAÇÃO. NA BUCHA. É UM PODEROSO ANTÍDOTO. ESFREGUE NA CARA DA PORCO-ESPINHO A CORRUPÇÃO PETRALHA. LEMBRE-A QUE A PAPUDA ESTÁ DE BOCA ABERTA ESPERANDO OS SEUS AMIGOS PETRALHAS PÓS DELAÇÃO DO YOUSSEF, VOLTE NOVAMENTE À ESCANDALOSA ATUAÇÃO DELA NA ONU DEFENDENDO OS CORTADORES DE CABEÇA, ESTUPRADORES DE MULHERES E CRIANÇAS, ALÉM DE CRUCIFICAR, É IMPORTANTE DIZER, OS CRISTÃOS E DE ENTERRÁ-LOS VIVOS COM A AQUIESCÊNCIA E SOB OS APLAUSOS DA BRUXA DO 13 (ARGH1).

VÃO RECRUDESCER NA GRANDE MÍDIA, SOB A PESADA INFLUÊNCIA DO ITAÚ QUE MANTÉM PÁGINAS DE COMERCIAIS NESTES VEÍCULOS, INFLUENCIANDO SEUS BLOGUEIROS, SEUS COMENTARISTAS E ANALISTAS, COMPRADOS PELAS VERDINHAS DA NENECA. NO BLOG OS QUINTA-COLUNAS ESTÃO DEITANDO, ROLANDO E FAZENDO FESTA. NADA DISTO AGORA MAIS IMPORTA E NÃO SERÁ DETERMINANTE PRO AÉCIO. ELE JÁ ESTÁ NO SEGUNDO TURNO. QUEM FALA ALTO DE AGORA EM DIANTE É A MILITÂNCIA AECISTA POR TODOS E EM TODOS OS LUGARES E NO DIA DA ELEIÇÃO NA BÔCA-DA-URNA. O RESTO VÁ SE COÇAR. PRAS FOFOCAS E PROS FOFOQUEIROS: ESTAMOS CEGOS, MUDOS E SURDOS E QUEM NÃO AGUENTAR QUE VÁ PESCAR!

AÉCIO JÁ ESTÁ NO SEGUNDO TURNO, QUE É O QUE MAIS IMPORTA,

AÉCIO NEVES O PRESIDENTE DO BRASIL"

Reply

SÓ MINAS GERAIS E SÃO PAULO UNIDOS PODEM NOS LIVRAR DESSA CORJA DE INCOMPETENTES.
Espero que os eleitores ACORDEM p a SITUAÇÃO ECONÔMICA do País e VOTEM CONTRA O pt. AECIO 45 É O MAIS CAPACITADO p ENFRENTAR OS PROBLEMAS q VIRÃO. FORA!dilma!pt!

Reply

Marina vem perdendo 1% a cada 2 dias... e estes pontos estão indo para Aécio.

Se na última pesquisa Datafolha (26/09) a Marina tinha 6 pontos de vantagem(27 a 21), conclui-se que:

1) Hoje, 4 dias depois, Marina deve ser 25 e Aécio 23;
2) O "X" se dará até quinta-feira, quando sai outra pesquisa Datafolha, a qual deverá apresentar os 2 rigorosamente empatados;
3) A boca de urna colocará Aécio, pela primeira vez, à frente de Marina.

Acompanhando alguns marineiros pelo face e tweeter, dá para perceber a tensão com a queda constante da sonhática lunática.


Lanterna.

Reply

O mais sem vergonha é o eleitor que ainda dá mais de 30% de aprovação para este desastre anunciado.
Adianta depois ir para a rua protestar? A hora de gritar é agora, chegue na frente da urna e diga não a Dilma, diga não a Marina. Chega de improviso! Chega de roubo!
Chega de obras inacabadas, basta de promessas não cumpridas. A propaganda da candidata na TV é um insulto aos brasileiros de bem quando diz que nunca se combateu tanto a corrupção no país, seria mais honesto dizer que nunca se roubou tanto com a permissão e conivência da candidata. Ainda dizem que Dilma é honesta. Discordo. Um governante honesto não age desta forma, não permite que o dinheiro dos impostos sejam roubados, desviados e divididos entre os amigos do rei, não compactua com "MALFEITOS".
Se permite é cúmplice da roubalheira e ainda se acha no direito de exigir mais quatro anos.
Crie vergonha nessa cara Rousseff e pede pra sair.
Só Aécio será capaz de estancar a sangria e de fazer do Brasil um país decente.
Aécio, 45

Reply

Coronel, não é para menos este desespero. Dê uma olhada neste url para ver porque está todo mundo sufocado: http://oglobo.globo.com/cultura/a-lista-dos-perigos-14086269

Reply

Para quem admira o mineiro Joaquim Barbosa, o paranaense Alvaro Dias, o catarinense Bornhausen, a gaúcha Ana Amélia, Aécio é da mesma turma, feito do mesmo barro. Brasileiro decente que acredita na boa administração, na ética, na boa política.
O Brasil não precisa das filhas do chefe da quadrilha, Marina e Dilma , precisa de Aécio Neves.

Reply

Coronel,
é isso aí. E ainda tem os eleitores otários e os otários eleitores que votam na Anta e na petralhada. Nem Freud explica esse trauma.

Reply

Cel,

Esqueci de acentuar a palavra proparoxítona: trânsito. Não deixem de ver na Veja a notícia: http://veja.abril.com.br/noticia/brasil/militares-mobilizam-30000-homens-para-garantir-a-ordem-na-eleicao

Reply

Cel,

Acabo de saber que pode votar em Trânsito, veja:

http://guiadocumentos.com.br/voto-em-transito-aprenda-como-fazer/

Reply

VIVA A ONDA DA RAZÃO! VOU VOTAR VESTINDO AS CORES DA BANDEIRA DO BRASIL! Depois da Dilma na ONU, eu que já não cria em Ibope, cabalmente desconfio do TSE, das urnas!... Assim, para contrastar, vá você também de AZUL,VERDE, AMARELO ou BRANCO, deixe o vermelho aos petralhas, aos asseclas do Fidel e capachos de seu FORO! Se, apesar de tudo isso, a RAZÃO, A FÉ E A VIDA forem rojadas no chão... Terei cumprido o dever, e não há maior prazer do que o do dever cumprido! No segundo turno, então, terei picotado o TÍTULO( SOU PROVECTO CRISTÃO!). E quando o caldo do inferno entornar sobre o povão, há de ouvir alto e em bom som: "É BEM FEITO E ACHO É POUCO!" QUE FOSSE AZUL COM AÉCIO!...

Reply

hoje fiqueir triste.ao tentar ganhar um voto p Aecio,o vendedor da farmacia me disse q ele estava muito atras.........tem gente q vota na pesquisa!!!!

Reply

Aecio me representa.......perfeito qdo disse q os brasileiros merecem ganhar mais q 2 salarios minimos!!!!! e olhem q vai piorar!! vamos viver todos de bolsa familia,dominados por "coroneis" cercados de capangas.lula tem cara de que????

Reply

Foda-se os mercados que vivem de especulação. O povo precisa é de um governo bom, que governe com o povo para o povo. O PT, é um governo de esquerda e absolutamente democrático, e que tem como presidente DILMA, que luta pelos direitos do povo, e que prioriza a dignidade humana, e tem a capacidade cristã de ouvir o grito dos pobres. Assim sendo, por um Brasil cada vez melhor, voto DILMA, coração valente!! Seja democrático e publique. Grande abraço, EDSON

Reply

CORONEL


PETRALHA 20:34 rompeu o cerco.

Tira o comentário dele JÁ daqui, por favor!


Chris 45/SP

Reply

Apesar de nordestina, queria que a região se separasse do país só pra ver os mais de 50% de locais que votam nesse risco morrerem abraçados com ella.

Reply