Aécio renova compromisso de rever fator previdenciário.

BDBR - Aécio Neves Série de entrevistas (Foto: Rede Globo)
O candidato à Presidência da República pelo PSDB, Aécio Neves, afirmou, em entrevista gravada na segunda-feira (22) e transmitida nesta terça (23) pelo “Bom Dia Brasil”, que o governo “afugentou” o investimento privado no Brasil nos últimos anos.  Segundo o presidenciável, o governo petista “demonizou” ações como as parcerias público-privadas (PPP) e concessões.

“Foi o  atual governo que afugentou durante dez anos os investimentos privados que seriam parceiros, por exemplo, na nossa infraestrutura. Esse governo demonizou, por dez anos, PPPs, concessões, privatizações, quase que os considerando crimes de lesa-pátria. Perdemos dez anos e esses investimentos, que poderiam ajudar o Brasil a ser mais competitivo”, disse Aécio.

O candidato destacou que o país cresceu mantendo a mesma média dos demais países da América Latina entre 1995 e o início do governo Dilma, mas que passou a sofrer queda na economia nos últimos três anos. “O Brasil fracassou. A atual presidente da República fracassou na gestão da economia, fracassou na gestão do estado, e fracassou na melhoria dos nossos indicadores sociais [ ...]. E por isso não merece mais um mandato”, disse.

Ao ser questionado sobre que medidas tomará para retomar o crescimento do país, Aécio não apresentou propostas concretas, mas voltou a dizer que já definiu quem será seu ministro da Fazenda. Segundo ele anunciou em debate de televisão no último dia 27, a pasta será chefiada pelo economista Armínio Fraga, que presidiu o Banco Central no governo de Fernando Henrique Cardoso.

“Olha, fiz algo ousado: sinalizei quem será o ministro da Fazenda para apontar na direção de política fiscal absolutamente transparente, o oposto do que estamos vivendo. E previsibilidade, sim”, declarou. “Quando você fala de previsibilidade, quero dizer que não farei um governo de improviso, um governo de choque, de planos mirabolantes”, completou.

Plano de governo
O candidato foi questionado pelos jornalistas Miriam Leitão, Chico Pinheiro e Ana Paula sobre o motivo para não ter apresentado ainda seu plano de governo. Sem definir uma data, ele afirmou que o documento será apresentado “nos próximos dias”. O candidato disse também que suas propostas são conhecidas, que as diretrizes de seu programa foram levadas ao TSE de “forma clara”, e que o documento terá “densidade”.

Aécio fez, ainda, uma provocação à candidata do PSB, Marina Silva, sem citar o nome da presidenciável. Um dia após divulgar o plano de governo, a campanha de Marina retirou do texto trecho que apoiava o casamento entre pessoas do mesmo sexo e a criminalização da homofobia.“Tenho dito: [o meu] não será um programa de governo feito a lápis, para que se passe uma borracha”, disse.

Fator previdenciário e superávit primário
Durante a entrevista, Aécio também criticou o baixo superávit primário que a economia brasileira tem alcançado e disse que, caso seja eleito, encontrará uma “situação complexa”. O superávit primário é a economia que o governo faz para conseguir pagar os juros da dívida pública.

O candidato também voltou a dizer que vai discutir com trabalhadores e aposentados uma saída para substituir o fator previdenciário, mecanismo criado no governo FHC que desestimula a aposentadoria por tempo de contribuição antes da idade mínima de 60 anos para mulheres e 65 anos para homens. Pelo fator, quanto mais cedo a pessoa decidir se aposentar, menor será o valor do benefício.

Aécio também negou que já tenha dito que irá acabar com o fator. “Eu não disse que vou acabar. Eu me reuni com as centrais sindicais e assumi o compromisso de discutirmos uma alternativa ao longo do tempo ao fator previdenciário. Acabar com o fator previdenciário sem colocar algo no lugar seria uma leviandade”, disse.

Petrobras
Aécio voltou a defender o que ele chama de reestatização da Petrobras. “O que eu vou mandar fazer é devolver a Petrobras aos brasileiros, nas mãos dos brasileiros. Vou reestatizar a Petrobras. Vou tirar a Petrobras das mãos de um grupo político que se apoderou da nossa maior empresa para fazer negócios.”

Segurança Pública
O candidato também defendeu uma nova política de segurança pública, com foco no aumento da participação da União nos gastos de estados e municípios na área. Segundo Aécio, um eventual governo seu terá investimentos nas polícias e na política de controle das fronteiras.

“Eu terei uma relação diferente do atual governo com os países produtores de drogas. A Bolívia produz quatro vezes mais folhas de coca do que consome internamente em seus altiplanos. E essa droga que vem matar gente no Brasil. Não vamos dar financiamento nesses países se eles não fizerem o dever de casa”, concluiu. (G1)

21 comentários

Aécio como sempre, com respostas precisas. E como é chata essa Mirian Leitão! Quer aparecer mais que o cara que é economista! Aécio, meu voto é seu.

Reply

Parabéns Aécio Neves, 45, pela sua entrevista no Bom dia Brasil , da Globo. Vc foi claro, correto, honesto, brilhante. Empenhado em fazer o Brasil voltar a crescer, a conter a inflação, a honrar contratos, a ter previsibilidade economica, estimular investimentos, a salvar a Petrobras, e muito mais: Parabéns Aécio, 45! Presidente!

Reply

Manchete de O GLOBO on line Aécio se contradiz em relação ao fator previdenciário . Vejam a propaganda de Aécio que foi ao ar sobre este assunto , ele disse exatamente a mesma coisa hoje no Bom Dia Brasil .Percebam como as matérias distorcem a verdade . Comigo, aumentou ainda mais sua credibilidade. Eu voto 45 no primeiro turno e 45 no segundo e rumo a virada .

Reply

Cel

Devido problemas no transito não consegui assistir a entrevista do Aécio no Bom dia Brasil.

Onde consigo a entrevista completa?

Youtube, Globo etc.

Grato se poder ajudar.

Átila

Reply

DILMA, A VELHA GUERRILHEIRA; MARINA, A SOLDADA RASA; E AÉCIO, O GENERAL VÍGIL, VINCITURO MARECHAL. E O FLAGELO DE DEUS, ÁTILA, O COMUNISMO PETRALHA, DISFARÇADO E DESFAÇADO, ENFIM SERÁ PERVENCIDO. SÃO PADRE PIO, OBRIGADO! QUE A TERRA DE SANTA CRUZ SEJA UM TORRÃO EUCARÍSTICO, SEM REFUGAR CRENÇA ALGUMA. CRENDO EM DEUS, COM AMOR IREMOS REEDIFICAR A PÁTRIA!

Reply

A Previdência Social não é uma imobiliária. Leiloem os imóveis do INSS, leilão público, eletrônico, transparente, com lances durante 30 dias.

O fator previdenciário é um golpe contra o aposentado. Pessoas que começaram a trabalhar com 15 anos, contribuíram durante 35 anos, não podem se aposentar aos 50 senão têm sua aposentadoria aviltada.

Começaremos a trabalhar aos 30 anos agora?

A aposentadoria pública tem que ter um teto de 10 salários mínimos para que o fator previdenciário não seja usado contra os aposentados da iniciativa privada que sustenta quase que absolutamente todo o regime previdenciário público.

É inadmissível as aposentadorias estratosféricas. Imaginem assessores parlamentares com 45 mil de aposentadoria aos 50 anos de idade. Digo isso para não falar de juízes.

Reply

ESTÁ COMPERTA A PTOSE DA FEDA PETRALHA SARNA! É CAUSADA POR SARCOPTES (OLHE O PT AÍ, GENTE!), COM AS PATAS DE SARNEI,ESSA BARATA-DO-ARROZ, COM MARANHÕES E PEDRINHAS. E A PÁTRIA ASSIM RUIU!...EI,SIGA À RISCA, CRISTÃO, A PALAVRA DE SEU MESTRE:"CONHECE-SE A BOA ÁRVORE PELOS FRUTOS QUE OSTENTA". EIS OS FRUTOS DA PETRALHA DE HOJE EM DIA: SÃO PODRES E CORROMPIDOS, MUITOS E MUITO NOCENTES! É OCIOSO ELENCÁ-LOS! CRISTÃO NÃO VOTA EM COMUNA! O PT É COMUNISTA: POPULAR COM TRAJE NOVO E IGUAL MALIGNIDADE! VEJA: A CHINA É POPULAR; POPULAR É TAMBÉM CUBA; JÁ ASSIM É A VENEZUELA...VOCÊ QUER QUE O BRASIL SEJA UMA COREIA DO NORTE?! SE DE FATO CREIO EM CRISTO, MEU VOTO É CONTRA A PETRALHA. BOM CRISTÃO, ESPALHE ISTO: MARINA É LULOPETISTA; DA DILMA, É IRMÃ SIAMESA. CHEGA DE PETA E FALSÍDIA.COM FÉ, AÉCIO NELES!

Reply

REBRADO TALVEZ SEM ECO, MAS NÃO ME POSSO CALAR: ESTOU FAZENDO A MINHA PARTE! QUAL COLIBRI NA FLORESTA TENTANDO APAGAR O INCÊNDIO!...PORQUE CREIO EM DEUS, NÃO CALO! DESCAMINHA A CARNEIRADA ESCRAVIZADA À MENTIRA! MAS A VERDADE E O CAMINHO PARA A VIDA É O AMOR À JUSTIÇA QUE TRAZ PAZ.HOJE DISTO SE FAZ POUCO, MUITO POUCO TEMOS DISTO MESMO NA SUPREMA CORTE!... URGE MUDANÇA REAL, NÃO O ARREMEDO QUE APRONTAM! DE FATO,À VISTA SÓ TEMOS COMO SEGURO AÉCIO. O RESTO, É DILMARINA!...

Reply

MÁ FÉ na manchete do portal de O GLOBO:

"Aécio se contradiz e afirma que não prometeu fim do fator previdenciário"

http://glo.bo/1B3lVpI


É revoltante ver o esforço em tentar desconstruir e modificar o que realmente disse o Aécio no BOM DIA BRASIL.

Aconteceu exatamente o contrário: Aécio reafirmou o compromisso em buscar alternativa para extinguir o fator previdenciário.

Lembra a manchete criminosa da Folha deturpando o que dissera FHC sobre a 'locupletar a Previdência para aposentar com menos de 50 anos'.

Reply

Coronel,
não somente o fator previdenciário deve ser corrigido, como também revisto as aposentadorias do setor público que é uma afronta aos demais trabalhadores. A posição do Aécio é de uma lucidez impressionar.

Reply

É lamentável que a "jornalista" da Globo tentou colocar palavras na boca de Aécio que ele, em definitivo não falou. Basta procurar nos jornais que noticiaram a reunião do Presidenciável Aécio com a Frente Única dos Trabalhadores: lá está claro a promessa de discussão do fator previdenciário, a busca por saída viável, tanto para reduzir o impacto sobre a Previdência quanto para reduzir o impacto sobre o aposentado. IMPORTANTE e isso essa dita cuja não falou e acho fundamental para os aposentados com salário acima do SM: mesmo índice de aumento, pois a diferença no reajuste já é uma perda.

Reply

a trinca da Globo estava mais para inquisição petista tentando fritar Aecio...

o PSDB foi o partido que tirou o pais da inflação, deu nos uma moeda estável, criou a Lei de Responsabilidade Fiscal, montou os programas de assistência social, tem estrutura partidária solida e governos estaduais de sucesso reconhecido e o petralhão ali queria saber qual era o plano de governo de Aecio, como se ele fosse do, sei la, PDPN, partido da porra nenhuma...

ele ainda nao conhece as ideias do PSDB?

aberração é mensalão, petrolão, desvio de dinheiro feito por ONG entre outras tantas patifarias que nem da para nomina-las aqui agora...

Reply

Globoooooooooo, alÔoooooooooooooooooooo.
Cuidado com a Dilma Kristner.....ela vai arrasar com vocês.

Reply

Na entrevista de hoje faltou só o Kennedy Alencar.

Reply

será lamentável a re eleição da atual presidenta. A beira do abismo, o Brasil num eventual novo governo petista, tem um destino certo. A sua falência total, mercê da incompetência administrativa dos petralhas. Tenham dó deste país e peguem o seu chapéu. V. já fizeram estragos suficientes - agora caiam fora. Por conta de tudo isso - eu pergunto: porque a senhora presidenta quer um novo mandato? Certamente para acomodar mais companheeeros em cargos polpudos.

Reply

Faço uma observação que considero importante. Uma pessoa que trabalha para mim, com boa formação NÃO entendeu esta "revisão do fator previdenciário " como sendo algo favorável aos trabalhadores. Assim é importante que quando Aécio fale sobre o assunto enfatize porque é benéfico aos eleitores!!! Do contrário perde votos!

Reply

Com Marina deverá ter até tapete vermelho e os globais serão o muro de lamentações e coitadismo para a candidata malandra.
Ela disse que Dilma é a exterminadora do presente e ela, para mim, será do futuro, não exterminou o presente como Dilma porque foi barrada em 2010.
Escolha difícil, de qualquer forma seremos exterminados.

Reply

Ficou claro que a Globo quer que o PT continue com Dilma ou Marina.Na entrevista com Aécio os jornalistas pareciam leões famintos e o que é pior muito mal informados.
A Globo não apoia, mais um motivo para que eu vá de Aécio.
Eles pensam que nós esquecemos Collor, Lula-lá, a gerentona, a verde eco chata...

Reply

Com o Aécio que é educado os entrevistadores ficaram muito valentes. Com a Dilma que faz o que quer e não deixava eles falarem, murcharam.

Reply

Será que todos eleitores sabem o que o fator previdenciário?

Precisa se comunicar melhor com os menos instruidos, que são milhões.

Reply

Já engrossou o tom para os colegas do comunopetralhismo brasileiro.

Chega de deixar nossas fronteiras abertas para as drogas, e ainda patrocinarmos a economia desses países.

Gostei do reestatizar a petrobras. O que acontece ali, além dos escandalos semanais, é vergonhoso.

Bom que ele chamou os sindicatos para conversar também. MOstra disposição ao diálogo. Aliás, bem mais do que a mãe do pac, que não quer conversa com os sindicatos que defiam seu "pudé". O negócio agora são os "movimentos sociais".

Reply