Aécio sai da CNA com o voto do Agro.


Em evento que a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) promoveu nessa quarta-feira com os três presidenciáveis mais bem posicionados nas pesquisas de intenção de voto, o candidato do PSDB, Aécio Neves, foi o que mais agradou aos empresários e dirigentes de entidades do agronegócio entre as fontes ouvidas pelo Valor PRO, serviço de notícia em tempo real do Valor.

Quando o assunto é segurança jurídica no campo, crise do etanol e seguro rural, questões que mais preocupam o setor atualmente, Aécio se posicionou mais claramente, segundo interlocutores do segmento agropecuário. Eduardo Campos (PSB) pouco apresentou e a presidente Dilma Rousseff (PT) apenas defendeu ações de seu governo com relação a esses temas, avaliadas como fracas por alguns representantes do setor.

"O Aécio é disparado o candidato do agronegócio, pode perguntar para vários empresários aqui", disse o vice-presidente da Federação da Agricultura Pecuária do Estado do Mato Grosso (Famato). Para ele, apesar de Campos ser o candidato que melhor se comunica, Aécio tem consultores de currículo e especializados na área agropecuária. "O senador [Aécio] é o que está mais bem assessorado e tem dois ex-ministros da Agricultura em sua equipe, o Roberto Rodrigues e o Alysson Paulinelli", avaliou.

Um produtor rural da Bahia, que preferiu falar em condição de anonimato, considerou que o candidato mineiro foi quem mais se propôs a dizer o que vai fazer, e não só reconhecer os problemas do setor. "Mas o discurso do Eduardo chama muita atenção na parte de pesquisa agropecuárias, de dar prioridade à inovação."

Já a presidente da União da Indústria de Cana de Açúcar, Elizabeth Farina, destacou as falas de Aécio e Eduardo de apoio ao setor de etanol, que vive dificuldades financeiras, fechamento de fábricas e baixo faturamento. "Saio do evento com satisfação de ver o etanol e a agroenergia fazendo parte dos discursos do Aécio e do Eduardo", avaliou. "E fico decepcionada de que esses assuntos não tenham sido mencionados pela presidente Dilma."Segundo a presidente da Unica, cerca de 60 usinas de etanol fecharam as portas nos últimos anos, 40 delas localizadas apenas na região Centro-Sul.

O presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu, Luis Cláudio Paranhos, também elogiou a postura de ambos os candidatos de oposição ao governo de terem incluído na pauta o fortalecimento político do Ministério da Agricultura. "A sensação que ficou é de que as apresentações do Aécio e do Eduardo falaram em valorizar a gestão do Mapa [Ministério da Agricultura], que tem sido muito enfraquecido nos últimos governos", comentou.

Parte de representantes do setor ouvidos, porém, apoia o governo da presidente Dilma, por causa da política de crédito. Algumas fontes do agronegócio, que participaram do evento de sabatina aos candidatos, chegaram a mencionar o carisma e o perfil moderno de gestão presentes nas falas de Eduardo Campos

Conforme declarou uma fonte representante de uma das principais entidades do setor pecuário, "tem muita gente no nosso meio que gostaria de votar no Eduardo, mas o posicionamento ideológico da Marina Silva ainda assusta". Segundo ele, o bom desempenho de Eduardo na sabatina, se comprometendo em dar atenção para a área de defesa sanitária, não foi suficiente para melhorar a imagem de sua chapa presidencial.

No geral, representantes do setor elogiaram e aplaudiram a iniciativa dos três presidenciáveis de aceitar dialogar sobre propostas para a agropecuária. "Na eleição de 2010 só o [José] Serra compareceu ao evento da CNA", disse Eduardo Riedel, presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Mato Grosso do Sul (Famasul). (Valor Econômico)

11 comentários

"Para ele, apesar de Campos ser o candidato que melhor se comunica..."

e dai?????

é campanha para animador de plateia ou presidente da republica?

é assustador ouvir um elogio a Campos, mesmo que minimo, vindo de alguém do agro sabendo a vice que ele tem!

pelo amor de Deus, vamos colocar a cabeça no lugar...

Reply

o que impediria Aecio fazer tudo o que o Campos tagarelou que iria fazer?

e ainda os empresários teriam a segurança total de que normas e contratos seriam respeitados e o setor não seria mais demonizado como vem sendo...

que empresario do setor agrícola consegue pensar em apoiar Campos sabendo que no gabinete ao lado tem uma vice, com poder, sim senhor, de um dia dar uma canetada e deixar todos eles com as calças na mão?

depois dizem que o pobre é que nao sabe votar...

Reply

Coronel,

E a Sen. Kátia Abreu, heim?? Eu apostava nella, para o futuro, e dei com os "burro nágua"!!

Confiar em uma "aquariana" dá nisso!!

Vendeu a alma para o diabo em plena CNA.

JulioK

Reply

e outra coisa...

quando voce elege candidatos como Marina Silva, voce coloca junto dentro do governo todos os radicais que a acompanham desde sempre...

quando se elegeu o "simpático", comunicativo e bonachão do Barba, nao se deu conta de que junto com ele vao todos os aloprados, como aquela equipe que povoou o MEC durante seu governo e e que acabou por produzir tudo o que ja se viu que eles sao capazes de produzir...

quando se opta por um candidato é preciso observar o que esta em seu entorno...

tem candidato ai que é puro Cavalo de Troia...

quando chega no Planalto, os aloprados escondidos dentro da sua barriga começam a desembarcar no poder...

Reply

Concordo com todos os comentários: 07:16, 07:20, 07:23, 07:28.

Não estamos escolhendo animador de auditório, mas um PRESIDENTE DA REPÚBLICA!

Eduardo Campos é o sapo barbudo, 20 anos mais novo, acompanhado de uma vice autoritária e radical que ajudou a afundar o agro. DIGA NÃO a esta dupla!

Katia Abreu, uma lástima! Vendeu-se para um poste, quem diria.

VOTO EM AÉCIO NEVES!


Chris 45/SP








Reply

Incrível haver gente do agro que possa pensar em votar na Marina Silva (sim, quem vota no Campos também está votando na Marina).
As pessoas esquecem que muitas vezes o vice assume e governa, às vezes desde o primeiro dia, como o Sarney. E mesmo quando não assume influi no governo.
É como se o vice da Dilma fosse o Stédile, e ainda assim ela tivesse votos no agro!

Reply

Esta é a vez de Aécio Neves...Eduardo Campos não segura este País acabado, com esta dis-gestão. O Brasil está precisando neste momento de um Gestor competente, preparado e sem compromisso com LULLA.
Vamos de Aécio Neves desta vez...a próxima quem sabe....Eduardo era o candidato dos Petistas para 2018...não esqueçam.

Reply

Mas é na equipe que esta o forte. Acho importante que Aécio em algum momento coloque isso. Eduardo carrega Marina e a Governanta... 39 ministros, várias pastas inexpressivas... e quantos ministros demitidos por corrupção mesmo?

A equipe que Aécio montou pra elaborar programa de governo e estudar os temas do Brasil é, no geral, muito boa.

Reply

Me contaram (disse que deu na CBN hoje cedo) que ele foi discursar na porta de uma montadora hoje pela manhã (7 horas) à semelhança do que fez lula ontem com o Padilha.
Alguma informação sobre isso ou foto?
Lilyane

Reply

colega Julio K...

a Katia Abreu submergiu...

semana passada mesmo ainda li uma matéria sobre umas viagens oficiais com namorado, que é funcionário publico, a tiracolo...

acho que andaram descobrindo alguns podres e colocaram ela contra a parede...

talvez esteja ai o motivo pelo sumiço geral da senadora, outrora tao combativa...

Katia Abreu "kassabou" legal...

Reply

A Katia Abreu não tem dado entrevistas porque ela tem prioridades e a prioridade dela agora é esconder o pinto.

Reply