Onde Dilma iria enfiar os seus 800 aeroportos?

A repórter especial Natuza Neri, da Folha de São Paulo, é um dos bons nomes do jornalismo deste jornal. Acaba de se doer por colegas que não valem a pena. Acaba de postar um artigo que transcrevo abaixo e que comento logo depois:

Lombo grosso

Em bons anos de profissão, o que mais ouvi na vida foi fonte reclamando de jornal.

A cantilena é diária, mas varia de origem.

Quando uma reportagem é ruim para o adversário, a imprensa faz jornalismo. Quando atinge a própria fonte ou sua turma, é perseguição.

Quem entra na política tem de se acostumar com a vigília e eventuais críticas veiculadas nos meios de comunicação. Se for candidato presidencial, pior, o lombo tem de ser ainda mais grosso. Ninguém está livre do escrutínio. Numa disputa nacional, jornalistas do país inteiro observam o postulante com lupa. É bom que seja assim.

Nos bastidores da campanha nacional tucana, ouviu-se uma variedade de queixas desde que a Folha publicou, no domingo, que o presidenciável Aécio Neves (PSDB) construiu, nos tempos de governador, um aeroporto no município mineiro de Cláudio.

Para isso, desapropriou um terreno do próprio tio-avô, que até hoje contesta o valor da indenização (R$ 1 milhão). Todo mundo tem o direito de não acreditar na versão oficial, mas o tucano apresentou respostas. Afirmou que o governo de Minas considerou a região estratégica (embora não tenha dado números que comprovem a importância de se ter uma pista de aviões por lá) e disse que a prova de que não tentou beneficiar familiares está no fato de ter desapropriado um terreno de um parente seu (um forte argumento, a propósito).

Entretanto, fica difícil entender como a equipe de um candidato que decide construir, por R$ 14 milhões, um aeródromo situado a 6 quilômetros de sua fazenda pode reclamar de perseguição da imprensa.

O próprio senador já disse em conversas reservadas que a fazenda que herdou em conjunto com outros parentes é o seu "refúgio" preferido.

O aeroporto teria sido erguido ali se o tal refúgio ficasse em outro lugar?

Quem concorre a um cargo público precisa se acostumar a dar explicações sem, necessariamente, achar que o jornalista ou o jornal tem uma agenda outra que não seja informar seu leitor.

Respondo:

Em primeiro lugar, houve má fé do jornal ao afirmar, em manchete de capa, que "Minas fez aeroporto em fazenda de tio de Aécio". O título é maldoso, é mal intencionado, é sensacionalista. 

Em segundo lugar, a maior parte das afirmações feitas pelo repórter foi desmentida. Não é o tio de Aécio que decide quem vai ou não pousar ali. A porteira fica chaveada porque o aeroporto está em fase de homologação. A área não era do tio do Aécio, pois já estava desapropriada.Não houve sobrepreço, tanto que o parente não aceitou o valor da indenização fixada. O orçamento da obra foi cumprido com apenas 3% de variação. Houve economia, pois ali já havia uma velha pista de terra, usada desde os tempos de Tancredo. 

Por tudo isso, fica claro que o repórter da Folha fez as perguntas certas para obter as respostas erradas. Induziu as fontes ao erro para sustentar a sua reportagem. E hoje, por teimosia, a Folha de São Paulo tenta sustentar o factóide dando apoio ao PT, na sua ânsia de atacar Aécio Neves.

Em dezembro de 2012, Dilma prometeu, em visita à França: "Queremos que as cidades com mais de 100 mil habitantes tenham aeroportos no máximo a 50 ou 60 quilômetros, disse, explicando a uma plateia de grandes investidores a intenção de dispor "de uma aviação regional muito forte". "Os números no Brasil geralmente são muito grandes. Nós pretendemos fazer 800 ou mais aeroportos", ressaltou.

Nenhum repórter contestou o absurdo da declaração presidencial como discutem hoje a oportunidade ou não de construir um aeroporto regional em Cláudio, Minas Gerais. Nenhum repórter se deu ao trabalho de constatar que o Brasil tem menos de 300 cidades com mais de 100 mil habitantes. E apenas 638 municípios com mais de 50 mil habitantes. Para fazer os 800 aeroportos, em distância entre 50 e 60 quilômetros, aliás a mesma distância entre Cláudio e Divinópolis, Dilma teria que escolher cidades muito menos importantes do que a contestada cidade mineira.

A própria Natuza Neri, uma experiente e competente repórter, cita no artigo acima os 6 km de distância entre a fazenda de Aécio e o aeroporto regional de Cláudio. Mas esquece de dizer que o aeroporto de Divinópolis está a 55 km da cidade. O que importa é manter a suspeita de que Aécio teria construído uma pista de pouso para ter mais conforto quando viesse usufruir do seu "refúgio preferido". 

Para sustentar a matéria, a Folha tem feito de tudo. Até correr atrás de um declaração de Lula. E de ir até a ANAC perguntar o que aquela instituição corrupta, até bem pouco dominada pela companheira de Lula, a Rose, iria fazer contra o candidato. Isso sem falar em pegar declarações do "indignado" ministro Paulo Bernardo, aquele mesmo que usava o avião da construtora que, por acaso, foi a maior doadora da campanha da sua esposa.

Realmente, para este jornalismo que a Folha praticou contra Aécio Neves, é preciso ter o lombo grosso. A pauta não é jornalística. A pauta é teleguiada, carregada de segundas intenções. Por isso toda a revolta na campanha tucana e nas redes sociais contra o jornal paulista. 

29 comentários

A respeito disso, é bom que o candidato se mobilize afim de dirimir as dúvidas existentes, o quanto antes.
A criação desse factoide pelos jornalistas da folha com DNA petista, pode causar embaraço ao Aécio.
PT, nunca mais.

Reply

A cidade de Cláudio em Minas Gerais possui a maior concentração de fundições do estado.

Reply

Perdeu, Natuza. Perdeu você e o jornal. A pauta é, sim, enviesada. Construir aeroporto para atrair gente é antigo e funciona por toda parte. Só não funciona no governo do PT, que até hoje não conseguiu estabelecer as modalidades pelas quais um ente privado pode explorar um aeroporto público (por isso não nasce o terceiro aeroporto de SP ou foi fechado o de Búzios, por exemplo). Nem é o caso do aeroporto (aeródromo, na verdade) de Claudio, pois a burocracia da Anac retarda qualquer empreendimento. Se é isso o que o lulopetismo tem para atacar o candidato melhor situado da oposição, e com a ajuda dos petralhas dentro da Folha, não vai colar.

Reply

A cidade de Cláudio é o maior polo de fundição do estado e no momento se atualizando tecnológicamente

Reply

A cidade de Cláudio possui o maior parque de fundição do estado e no momento atualizando-se tecnológicamente.

Reply

Não e por outra razão que me recuso a assinar a Folha.
Enquanto essa corja de vermelhinhos comanda-la, não vem que não tem...

Reply

vejam que eles não conseguem acusar Aecio de roubar dinheiro publico...

dai inventam coisas como essas...

uma porcaria de um aeroporto construído em uma fazenda...

Reply

Disso, fazer denúncias contra oponentes, o PT e os companheiros são useiros e vezeiros. Tentaram manchar até a reputação de Dona Ruth Cardoso. Mas vá falar dos condenados da Papuda pra ver o que acontece!!! A cidade de Claudio é conhecida por seu grande pólo de fundições e metalúrgica, um dos maiores do Brasil.

Reply

é muito mais justificável construir um aeroporto na cidade de Claudio do que fazer um estadio em Brasilia e outro em Manaus para receber uma meia-duzia de partidas de futebol...

Reply

eu cancelei a minha assinatura deste "jornal" faz tempo

Reply
Alexandre, The Great mod

A resposta ao epíteto é impublicável aqui neste espaço.

Reply

A história da desapropriação tudo bem, mas está difícil de engolir a necessidade de fazer um aeroporto num fim de mundo destes.

Reply

Coronel, por favor, compartilhe seus artigos para que possamos repassar.

Reply

Novamente, peço que compartilhe o artigo sobre a autorização da Anac, com a foto da Rose.

Reply

O factoide já tá virando verdade absoluta, com a gorda processando o Aécio e etc

Reply


Pois é... Aqui em Vitória da Conquista, tem vinte anos que o prefeito (governa à cidade há vinte anos) promete o aeroporto, inclusive, o Governador Wagareza... Já autorizou a obra... Mais promessas! Se a cidade, ficasse em Cuba... Já estaria pronto, pois o governo só investe nos países "promissores".

Reply

O Estadão também embarcou nessa campanha suja contra Aécio Neves.

Reply

A Folha de São Paulo na pessoa da jornalista em questão questão agiu de má fé sim. Pois distorceu os fatos. Se a área foi desapropriada em 2008 porque então disse que se tratava de construção em propriedade privada do Tio do Aécio?
Se o Aeroporto ainda não foi homologado pela ANAC claro que ele deve permanecer fechado enquanto não for liberado.Faltou o "lombo grosso" ouvir todas as partes inclusive o Prefeito da Cidade de Cláudio que é a pessoa responsável pela administração do Aeroporto para que pudesse fazer uma reportagem justa e que correspondesse a realidade dos fatos.Nós eleitores da Folha de São Paulo cobramos sim transparência e honestidade de seus repórteres e sem viés ideológico.Foi na minha avaliação uma reportagem de uma mediocridade sem tamanho!O Brasil decente deve repudiar fatos como estes.

Reply

Pois é... reformar um aeroporto na cidade de Cláudio que apesar de ser pequena mas concentra um dos maiores polos de fundição do País (hoje cerca de 200 pequenas fundições que ficam nas proximidades do aeroporto) não pode,né? E diga se de passagem que Cláudio fica a 55km de distância de Divinópolis que é uma Metrópole Regional.Agora o Brasil investir 150 Milhões através de recursos do BNDES que são dinheiro dos brasileiros para deixar os aeroportos de Cuba novinhos em folha isto pode, né? Mais ainda, investir quase um Bilhão de Dólares de recursos do povo brasileiro através também do BNDES na construção de um dos portos mais modernos da América Latina em Cuba também pode, né? Enquanto isto nossos grãos apodrecem nos campos por falta de escoamento adequado. Até quando vamos ter que conviver com este quadro sombrio e deprimente?

Reply

Os petralhas encurralados estao mostrando suas armas. Oposiçao se prepare que vem mais.

Reply

Excelente sua resposta, Coronel.

Aécio Neves precisa acabar com esta palhaçada pondo um fim nesta notícia maldosa da folha petralha.



Chris/SP

Reply

Se ela atender ao desejo do povo brasileiro que vive clamando:
'EDVTNC!!!'

Fica bem fácil de se imaginar onde a Gorda do paletó vermelho vai enfiar os 800 aeroportos.

Reply

A tal jornalista Natuza, tem certeza que não é Natura Coronel, amiga da Marina? Creio que não passa de mais uma vagabunda a serviço do PT, seus argumentos mostram o quanto ela não é nem nunca foi jornalista, apesar do seu elogio. O senhor desmontou seus argumentos facim, facim. É mais uma vendida, mas quem acredita mais nesse pessoal? O PT já era, não tem mais credibilidade e podem dizer o que quiserem que entra num ouvido e sai pelo outro. Como acreditar em sacanas e mentirosos?

Reply

Você quer saber "onde Dilma iria enfiar os seus 800 aeroportos" tem certeza que quer saber???...olha que eu vou dizer...então tá, lá vai..eu sei que ela é uma arrombada, mas vai caber???

OS CARAS:

Reply

Esta jornalista deve ter feito o curso intensivo de Assassinato de Reputações com os doutores do lulo-petismo que Romeu Tuma Jr delatou recentemente em um livro e até agora não foi desmentido e nem processado. Aliás também acusou Lula de ser o alcaguete da ditadura. Com esta turma do PT a jornalista da Folha não se mete, certo? Entendi.

Reply


Limpei o rabo, justamente com a página da "denuncia"
Mas nem pra limpar o rabo serve...solta muita tinta..

Reply

Já fazem anos que nao utilizo a Folha de Sao Paulo nem para embrulhar peixes, porque a tinta deve ser venenosa, como o sao praticamente todos os artigos pró Ptralhas, que de ha muito a Folha vem publicando,mostrando claramente que foi cooptada e comprada pelos ordinarios e canalhas ptistas,Lula à frente.A única coisa que lamento, é que Reinaldo Azevedo resolveu publicar colunas em dito pasquim,antes um jornal que era respeitadíssimo.Reinaldo, muda para o Estadao, ou para o Jornal do Commercio que estarás melhor agasalhado.

Reply

A falha tá quase chegando lá, virando jornalzinho de sindicato!
Alguém sabe a (micro) tiragem atual (rsrsrsrs).
Abraços,

Reply

As cidades não precisam crescer para ter aeroportos, mas ao contrário: os aeroportos é que estimulam o crescimento.

São João da Barra e Quissamã, dois municípios do interior do Estado do Rio de Janeiro, têm projetos de aeroportos de pequeno porte por conta de crescimento futuro ocasionado pelo famoso Porto do Açu e do complexo logístico de Barra do Furado.

Reply