Números derrubam blá-blá-blá da Dilma sobre aeroportos na Copa. Movimento foi apenas 13% maior.


Dilma e 16 ministros participaram do balanço da Copa do Mundo, no Ministério do Turismo: de cada 20 turistas estrangeiros que vieram ao Brasil na Copa, 19 têm intenção de voltar ao país
Foto: Jorge William / Agência O Globo
Naquele incrível evento de promoção pessoal para analisar a Copa do Mundo, para o qual Dilma Rousseff tirou 16 ministros das suas funções para compor uma claque, ela declarou com aquele ressentimento e aquela carranca que a caracterizam:

O Brasil demonstrou sua capacidade de organização. Os vaticínios, os prognósticos que se faziam sobre a copa eram os mais terríveis possíveis. Começava do "não vai ter Copa" a "Copa do caos". O estádio do Maracanã, que ontem foi palco de momento belíssimo, só ia ficar pronto em 2038 ou 2024. Enfim, não ficaria pronto nunca. Não teríamos aeroportos, e não teríamos a capacidade de receber milhões e milhões de turistas, Enfim, nós derrotamos sem dúvida essa previsão pessimista e realizamos uma imensa, maravilhosa contribuição, a Copa das Copas.

Hoje uma matéria de O Globo desmonta completamente. Leia abaixo.

Os aeroportos brasileiros tiveram grande movimentação durante a Copa do Mundo, com 17,8 milhões de passageiros circulando pelos principais terminais, mais que os 15,8 milhões observados na mesma época no ano passado. Mas, ao contrário do divulgado antes pela Secretaria de Aviação Civil (SAC), não foi superado o recorde para um único dia.

O pico da Copa ocorreu em 14 de julho, dia seguinte à final entre Alemanha e Argentina, quando 560 mil passageiros estiveram nos 21 principais aeroportos usados no torneio. O número é alto, mas está atrás dos 567 mil passageiros de 28 de fevereiro de 2014, sexta-feira de Carnaval, e dos 561 mil de 20 de dezembro de 2013. A correção veio depois que o GLOBO alertou a SAC sobre inconsistências nos números divulgados na semana passada.

Em 14 de julho, o governo organizou um evento para divulgar os números da Copa do Mundo, com a presença da presidente Dilma Rousseff e de 16 ministros, entre eles Moreira Franco, da SAC. Na ocasião, o governo exaltou os recordes de movimento nos aeroportos, que não foram acompanhados de caos aéreo, mas deu informações desencontradas sobre o volume real de passageiros que circularam pelos terminais do ano passado para cá.

Na época, foi divulgado que os 548 mil passageiros de 3 de julho (ainda não havia dados dos dias 14 e 15 de julho) tinham sido o pico histórico, à frente dos recordes anteriores: 467 mil passageiros em 28 de fevereiro de 2014, e 420 mil em 20 de dezembro de 2013. Esses números, porém, estavam errados, abaixo inclusive da média observada no meio do ano passado. Na terça-feira, a SAC explicou que havia feito um recorte diferente dos dados, o que acabou por subestimar o movimento de passageiros no Carnaval e no fim do ano passado.

Ao todo, segundo a SAC informou ontem ao GLOBO, 17,8 milhões de passageiros circularam pelos aeroportos brasileiros entre 10 de junho e 15 de julho de 2014. O novo balanço inclui os dias 14 e 15 de julho, dias subsequentes ao término da Copa, quando muitas pessoas ainda voltavam para casa. O número é 13% superior aos 15,8 milhões de passageiros verificado no mesmo período do ano passado.

Concluindo a conta que a Globo não fez. Em 45 dias, tivemos 2 milhões de turistas a mais nos aeroportos. Isto dá uma média de 45 mil turistas a mais por dia. Dividamos, então, por 12 aeroportos das cidades-sede. Teremos, enfim, 3.750 passageiros a mais por dia. Não é lá grande coisa. É um boeing a mais por hora.

8 comentários

Coronel,

além de ter sido apenas 13% maior, o foi exclusivamente ligado à Copa pois todo mundo deixou de viajar!!!!

Queria ver se tudo tivesse sido mantido.

O trânsito das cidades já voltou a ficar infernal e não aquele deserto do período da Copa.

Fizeram uma grande maquiagem em tudo! Acordo com o PCC que parou de fazer seus usuais ataques.
Apenas alguns poucos grupos de black blocks se encorajaram a agir.

O povo ficou encolhido em casa. O comercio parou e sofreu grandes conseqüências!!! Universidades federais e escolas públicas tiveram calendários trancados e ficaram SEM AULAS por 1 longo mês! Absurdo dos absurdos. O país parou.

Policiamento ostensivo nas sedes evitou maiores catástrofes, porém ouvi na CBN que a criminalidade aumentou nas cidades que não tinham copa.

A Copa-mais-cara-e-superfaturada-e-corruPTa-de-todas - as -copas.

E vocês não acharam interessante Dunga, tão meigo, sentadinho ao lado da Camarada Dilma no dia do jogo da Alemanha ser nomeado o novo responsável pela seleção? Coincidência? Certamente não. A CanalhaPetralha nunca dá ponto sem nó.

Flor Lilás

Reply

Coronel,

O Planalto DECRETOU, na Copa, feriado de 30 dias, substituindo a população(produtiva) pelo turista(Plano B).

Isto parou os negócios no Brasil. Deixa sair o PIB do 2o.TRI.

Um "turista" tem comportamento totalmente diferente de um "profissional".

O profissional tem AGENDA para cumprir e o turista somente check-in em hotel.

Era ÓBVIO que os aeroportos/transportes não seriam problema.

JulioK

Reply

Corona e comentaristas,

Amigo meu, que é do setor aeronáutico, pediu para mencionar a vocês um aspecto que a matéria do Globo, feita por pessoas que são leigas nesse setor, não conseguiu abordar. O problema do setor não é em si o número de passageiros mas, sim, a incapacidade da infraestrutura de expandir o número de aeronaves movimentadas por hora nos principais aeroportos. Esse número permanece o mesmo desde 2007, basicamente por falta de pátios e pistas. Em segundo lugar, ninguém percebeu mas Anac e Decea tiraram todos os aviões do ar nesse período -- como se fosse declarado "feriado aéreo" -- que não fossem da aviação regular. Mesmo assim, aeroportos como o de Brasília ou Pampulha nos dias de jogos chegaram a registrar filas de até sete horas (sim, sete) para decolagem de aviões que não eram comerciais. Esse é o verdadeiro retrato do apagão de gestão desse governo no setor aéreo. Obrigado.

Reply

A Copa foi um grande engodo, em vários aspectos: Brasil paralisado, prejuízo em áreas não vinculadas ao turismo, queda de vendas, e de compras, de bens duráveis, e a conta do "padrão Fifa" a ser recolhida via nossos impostos a fundo perdido. Enfim, como tudo que nasce do lulopetismo, uma grande mentira.

Reply

Mais uma mentira, né. Aliás, a mentira tem pernas curtas, pança de mamute e neurônio solitário.


Lanterna.

Reply

Coronel,
Sobre custos dos aeroportos em Minas Gerais, o aeroporto de Goianá/MG, no governo Itamar Franco, consumiu quase R$ 200.000.000 (duzentos milhões de reais) só em terraplanagens..

Reply

CEL,

Comentarista das 09:59 h ...

Durante a copa foi feito uma grande maquiagem no Brasil e nos aeroportos. Estive na semana passada em Cuiabá e, no aeroporto, que fica em Várzea Grande, observei um buraco no teto que já existe a mais de 3 anos e que nem no evento da copa foi consertado. Lá fizeram um puxadinho a mais e encheram de enfeites no saguão para bobos-alegres verem, as obras de acesso estão paralisadas.Estão falando que talvez sejam concluídas no próximo governo. Dito isto, não quero nem comentar a facada que me deram na lanchonete do aeroporto que teve a coragem de cobrar R$ 17,05 por um simples misto quente e um Capucino que nem gosto tinha, também estavam maquiados. Copa das copas, o que não faz a propaganda!

Índio TOnto/SP

Reply

Valeu pelas explicações, Anônimo de 23 de julho de 2014 09:59! O buraco é mesmo mais embaixo. E é grande.

Reply