Jornalistas da Folha cometeram racismo contra office-boy. Jornal é condenado a pagar indenização de R$ 50 mil. Vai dar capa, Folha? Vai dar editorial? Vai dar coluna do Ricardo Balthasar?

folha-racismo
O juiz Luciano Lofrano Capasciutti, da 11ª Vara do Trabalho de São Paulo, condenou a Folha de S. Paulo a indenizar um trabalhador vítima de racismo dentro da sede da empresa na Alameda Barão de Limeira, na região central da capital paulista. A decisão judicial foi publicada na última quinta-feira, 17.

A empresa de comunicação foi condenada a pagar R$ 50 mil de indenização ao ex-colaborador porque tinha ciência, de acordo com a Justiça, da troca frequente de e-mails de cunho racista entre seus funcionários, mas nada fez para impedir a prática. Na defesa, a Folha de S. Paulo alegou que o caso se tratava de uma mera “brincadeira” entre os funcionários.

Para o juiz, “em razão da elevada gravidade (ofensas racistas, que inclusive configuram crime – injúria qualificada), não poderiam ocorrer em um ambiente de trabalho e, portanto, deveriam ser duramente reprimidas e, se necessário, punidas pelo empregador”. Em sua decisão, Lofrano Capasciutti enfatizou a omissão do jornal.

“Analisando o caso concreto e as provas produzidas, conclui-se que o Reclamante [ex-funcionário da Folha que acionou a Justiça] efetivamente foi vítima de condutas claramente discriminatórias em razão de ser negro”, avaliou o juiz. “Claro está que o Reclamante foi vítima de sofrimento moral ou psíquico grave ou, ao menos, considerável, já que frequentemente era alvo de ofensas (ou ‘brincadeiras’) de péssimo gosto – e até mesmo criminosas”, reforçou o magistrado.

O advogado Kiyomori Mori, que representa o trabalhador na Justiça, avalia que a punição é devida porque o monitoramento de e-mail é praticamente rotina em qualquer companhia. “A empresa sempre se preocupa em fuçar o e-mail do empregado para puni-lo pelo uso indevido da ferramenta, mas quando depara com uma situação criminosa como essa nada faz”.

O juiz ficou sensivelmente irritado com as imagens dos e-mails, naquilo que classificou de “brincadeiras de péssimo gosto”, como a foto acima, referindo-se tratar da nova “empresa de moto-táxi” do trabalhador. Em contato com a reportagem do Comunique-se, o departamento jurídico da Folha anuncia que “está recorrendo”, pois “considera injusta” a decisão da Justiça do Trabalho.

Condenação por “pejotização” do funcionário

Além do ato discriminatório envolvendo a Folha de S. Paulo, foram condenadas outras quatro empresas (Expernet Telemática, Comércio e Consultoria de Informática, Worksolution Cooperativa de Trabalho dos Empreendedores em Tecnologia da Informação e Nova Dinâmica Tecnologia da Informática) que realizaram a intermediação da contratação da mão de obra do ex-empregado para trabalhar para o jornal, sem registro na carteira de trabalho. O profissional trabalhava no “helpdesk” de informática, responsável por ajudar os jornalistas com seus computadores. (Portal Comunique-se)

10 comentários

"XINGUE OS OUTOS DO QUE EU SOU!"

Reply

Pressuponho, então, diante da decisão judicial, que o clima de trabalho na Folha está sendo de delinqüencia juvenil, molecagem mesmo. Explica-se, assim, a reiteração de ações muito próximas das adotadas pelo PT, criação de dossiês fajutos, ou crição de manchetes com títulos tendenciosos e quando você lê, vê que a história é completamente diferente do que sugere a chamada da notícia. Que vergonha Folha de São Paulo!

Reply

Gol da Alemanha !

Vida de pobre por lá.

Eu quero um Brasil assim !

https://www.youtube.com/watch?v=DfH01J9S5T4&feature=youtu.be

Reply

Cel,
nao vai acontecer nada, a foia eh petralha e com petralha nao acontece nada.

Reply

Cel,o PHA da "Conversa Afiada" está escrevendo que a Dilma vai ganhar no primeiro turno,esse cara frustrado porque a Globo expulsou ele de lá,agora fica defendendo petista.Esse animal deve ser muito burro ou doido ,porque nem o Luladrão com a popularidade lá em cima não ganhou no primeiro turno!
Os petistas,e acredito que o PHA nem seja petista,mas só escreve o que escreve para agredir alguém do outro lado,tipo agredir a sociedade entende?
Esse tipo de bosta(PHA)é o esgoto da imprensa brasileira.
Sem falar que o Blog do Cel é um verdadeiro blog...

Reply

Quem diria hem Coronel, esse jornal tão célere em publicar uma matéria mentirosa sobre o Aécio, não foi capaz de proibir um desrespeito a um empregado. Onde estava o Lula, o defensor dos negros e pobres, que não disse uma palavra?
PS: Coronel, leu a coluna da Ruth de Aquino no Globo, "O eleitor bolado"? Quanta besteira junta, francamente não sei o que aconteceu com a maioria dos jornalistas nesses tempos do Lula e do PT. Tudo foi rebaixado.

Reply

Qual será a posição do PT e do Governo Federal com a condenação da FSP por racismo? Silêncio?! Cota?!

Reply

Não, não deu manchete, Coronel. Apenas uma nota bem pequenininha dizendo que recorreu da decisão.Só isto e mais nada. Mas não podia ser diferente. A FSP desistiu de informar seus leitores adequadamente.

Reply

Que feio, Folha!

Reply

Bem feito! Gostei de ver a Folha pagar cinquenta mil por racismo.É uma vergonha um jornal dessa categoria se prestar a esse tipo de comportamento. Aposto que quem está por trás dessa baixaria é petista.A Folha não está defendendo esse partido corrupto?Então aguenta!

Reply