Dilma perde credibilidade internacional. FMI rebaixa Brasil. Aécio diz que governo petista fracassou e comete desatinos.

O candidato do PSDB à Presidência, Aécio Neves, acusou nesta terça-feira (29) a presidente Dilma Rousseff de tentar politizar a crise econômica do país. Aécio disse que Dilma, ao afirmar que a crise é fruto de "especulações" da disputa eleitoral, comprova que o governo "perdeu a capacidade de inspirar credibilidade" no campo econômico.

"Não adianta transformar análise técnica em política, como ela tentou fazer. O governo fracassou. Essa avaliação negativa [da economia] está nos bancos, agências de risco, Fundo Monetário Internacional. Eu não sou o porta-voz dessas avaliações, elas são reais", disse Aécio.

Na sabatina realizada nesta segunda-feira pela Folha, Portal UOL, SBT e Rádio Jovem Pan com a candidata, Dilma disse que o clima de "pessimismo inadmissível" antes da Copa também se estendeu à economia, em um "jogo de especulação contra o país". Também classificou de "lamentável" o comunicado do banco Santander aos seus clientes mais ricos de que a sua reeleição poderia ter efeitos negativos sobre a economia.

Aécio disse que o governo não contestou a avaliação do banco –apenas agiu para que os responsáveis fossem demitidos. "O governo deveria estar muito mais preocupado em reagir positivamente do que punir um funcionário. O terrorismo foi o governo quem instalou no país. Ao invés de estimular a economia, pedem a punição."

Aécio ironizou membros do PT que acusaram o PSDB de estimular o comunicado do banco ao afirmar que a oposição não está "infiltrada" no Santander. "Se eles forem demitir todos que fazem avaliações negativas do governo, vão ter que demitir muita gente."

Para o tucano, a "resposta" do governo para o episódio deveria ser apresentar sua agenda para a economia do país. "Eu sempre disse que esse é um governo que está à beira de um ataque de nervos. Hoje eu digo que o governo já está vivendo um ataque de nervos", afirmou.

Aécio disse que a população rejeita o governo do PT pelo "conjunto da obra" e Dilma fará uma "campanha sitiada", presa ao Palácio do Planalto, contando apenas com o programa eleitoral no rádio e na TV. "Isso passa a impressão de um certo distanciamento das ruas", afirmou.

CARDOZO

Aécio também criticou pedido dos ministros José Eduardo Cardozo (Justiça) e Luiz Inácio Adams para adiar o julgamento, pelo TCU (Tribunal de Contas da União), do processo que apurava prejuízo na compra da Refinaria de Pasadena pela Petrobras. O caso foi revelado hoje pela Folha.

O PSDB estuda ingressar com ação contra os ministros por intercederem em favor de Dilma, que acabou inocentada pelo TCU. Na época da compra da refinaria, em 2006, a petista presidia o Conselho de Administração da Petrobras que avalizou o negócio. "É algo absolutamente grave. Estamos examinando se cabe uma ação jurídica. Essa campanha foi judicializada porque o PT não sabe separar o público do privado, porque a presidente não dá o exemplo lá de cima."

O pedido dos ministros ocorreu um dia antes do julgamento do caso. Cardozo acompanhou Adams, que tinha audiência previamente agendada com o presidente do órgão, ministro Augusto Nardes. A visita do ministro da Justiça não estava prevista. Adams alegou querer mais prazo para defender a Petrobras, mas o relator, ministro José Jorge, não atendeu o pedido e votou o processo na quarta-feira (23).

Aécio disse que o episódio reforça sua tese em defesa do fim da reeleição no país. "Essa coisa toda levou aos desatinos do PT nos últimos anos." O candidato passou a tarde em Brasília reunido com assessores, se preparando para sabatina que será realizada nesta quarta-feira (30) pela CNI (Confederação Nacional da Indústria) com os presidenciáveis. Além de Aécio, Dilma e Eduardo Campos (PSB) participam da sabatina. (Folha Poder)

11 comentários

Alexandre, The Great mod

O Sen Aécio Neves "mandou bem" nessa resposta. Mas pergunto: a repercussão da mesma será igual àquela dada a "ação destrambelhada" da dilmanta?

Reply

Aécio Neves falou e disse:

"Eu sempre disse que esse é um governo que está à beira de um ataque de nervos. Hoje eu digo que o governo já está vivendo um ataque de nervos",

É HAJA NERVOS!!!! JÁ DEVEM ESTAR EM FRANGALHOS!


AÉCIO PRESIDENTE!


Chris 45/SP

Reply

O governo ta afundando e tentando achar culpados nos jornalistas, na imprensa, na internet, na oposição.... Esse sim tem cara de presidente, esse pais tem que mudar, e rápido..,

Reply

Já é possível ver muitos veículos circulando nas estradas com adesivos da campanha do Aécio aqui em Minas,nenhum da governanta,será que os eleitores do partido dos mensaleiros estão com vergonha?

Túlio Xavier

Reply

Visão perfeita de Aécio, digno de um bom candidato a presidente.

Reply

Coronel, no 'Roda Viva' com o João Dória Jr. o chargista Paulo Caruso provou ser um nazipetista assumido.

Reply

capricha Aecio,capricha q vai levar!!!!!!!!!!

Reply

parabéns pela frase proferido pelo Aécio - A Presidenta meteu pau nas declarações do Santander - mas nada explicou sobre o assunto: mas, também vai explicar o que? debaixo da mesa todos devem concordar: o cara está certo.

Reply

Cade o PSDB solidarizando-se com a funcionaria do Santander, que foi demitida por motivos politicos?

Reply

Aécio é macho mesmo, mineiro lá das montanhas de São João Del Rey, extensivo a todas as montanhas e morros e planícies do Brasil. vamos acabar com os petralhas! Vamos tirar os corruptos do poder!

Reply

O caso Santander foi um desastre para a economia do país, sòmente a médio prazo teremos a radiografia.
Caiu a máscara de democracia.

Reply