Aliado de primeira hora da Dilma prenuncia, de forma técnica, a derrota da petista.

Saulo Queiroz, ex-PFL e atual PSD, é o artífice do apoio de primeira hora do partido do Kassab a Dilma Rousseff. Ele prenuncia em artigo para o Estadão a derrota inexorável da "presidenta" nas eleições de outubro. Vale a pena ler.

De mal a pior

A última pesquisa Datafolha mostrou a extensão de uma doença que avança pelo País: a rejeição ao PT e a Dilma. Como são duas entidades diferentes, não é fácil saber qual é depositária do percentual mais forte, mas há indícios de que a rejeição ao PT é de controle mais difícil.

Outro aspecto que fica claro é sua susceptibilidade ao contágio, que aumenta com maior velocidade nos grandes conglomerados urbanos, mas avança também, mais lentamente, nas pequenas cidades e até em espaços que pareciam imunes, como o Nordeste, onde a rejeição a Dilma alcançou incríveis 23%.

Para se ter uma ideia do que isso significa vale lembrar que na eleição presidencial passada, em pesquisa Datafolha de 23.07.2010, a rejeição a Dilma em todo o País era de 19%. Nesta última pesquisa já alcança 35%, quase o dobro de igual período em 2010.

Para uma identificação mais precisa do depositário da maior taxa de rejeição, se o PT ou Dilma, é preciso uma rápida caminhada pelo País, começando pelo Sul. O PT tem candidato nos três Estados, mas apenas no Rio Grande do Sul seu candidato está em segundo lugar nas pesquisas.

No Paraná e Santa Catarina estão em terceiro. No Sudeste, o desempenho é pífio em São Paulo com Alexandre Padilha, sofrível no Rio de Janeiro, com Lindhberg Farias ,em quarto lugar, e sem expressão no Espírito Santo.

Apenas em Minas Gerais, com Fernando Pimentel, apresenta um desempenho satisfatório, mas a lógica é que ele não resistirá a máquina de moer carne que o espera, com Aécio Neves crescendo nas pesquisas para Presidente, um candidato ao governo, Pimenta da Veiga, de boa história, e um ao Senado, com a qualidade e aprovação de Antonio Anastasia, o governo do Estado e a maioria de deputados.

No Nordeste seu candidato na Bahia, maior colégio eleitoral da região está muito atrás do candidato do DEM. É segundo no Ceará e apenas no Piauí mantém folgada liderança. Nos demais Estados apoia candidatos de outras legendas, o que significa dizer que nestes quatro anos não consolidou personagens estaduais para concorrer ao cargo de governador, o que demonstra fragilidade partidária.

A pergunta que fica é: que culpa cabe à presidente Dilma por esta fragilidade do PT em seu principal reduto eleitoral que é o Nordeste. Penso que muito pouca. No Norte, afora o Acre onde pode reeleger o governador, não tem presença de destaque nos principais colégios eleitorais, visto que apoia o PMDB no Pará e Amazonas, além de fazer o mesmo em Tocantins.

No Centro Oeste tem candidato a reeleição no Distrito Federal com baixa perspectiva, em Goiás sem nenhuma e no Mato Grosso não tem candidato. Apenas em Mato Grosso do Sul tem perspectivas concretas de vitória porque seu candidato, o senador Delcídio Amaral, está bem a frente nas pesquisas e tem baixa rejeição. A questão é saber até onde ele resistirá ao processo de contaminação, visto que o Estado é vizinho de São Paulo e Paraná, onde é virulenta a rejeição ao PT – a maior em todo o País. Há que se vacinar para controlar o contágio.

Finalmente, é quase chocante que um partido que comanda o País há 12 anos, tenha favoritismo para eleger apenas três governadores, em Estados de pequena densidade eleitoral e dois senadores. Cinco em 54 disputas majoritárias. Quase nada. A pergunta, repetitiva, é se foi Dilma a responsável por uma rejeição que se estendeu por todo o Pais ou se foi o PT o principal responsável pela rejeição de Dilma. Não vale dizer que as duas se encontram.

A verdade é que estes últimos quatro anos de governo da presidente Dilma foram marcados por dificuldades na economia, não só aqui no Brasil, mas em quase todo mundo. Evidente que o governante paga uma conta que nem sempre é sua, como aconteceu nas eleições realizadas na Europa, mas é do jogo da política.

Lula presidente, a economia bombou, ele soube tirar proveito político disso e se tornou quase um ídolo no País. E ainda arrastou seu PT para o bom caminho da vitória nas eleições de 2010. Mas será que as dificuldades de Dilma, a baixa avaliação de seu governo, seria a causa principal para o desgaste do Partido em quase todos os Estados ou será que a causa é mais além?

Com certeza, mais além. No período do governo Dilma o País viveu o episódio que representou o maior massacre pelo qual já passou um partido na história política desse País: o julgamento do mensalão. Meses e meses de intensa cobertura de televisão, rádios e jornais de um julgamento onde o principal réu acabou se tornando o PT.

Engana-se quem acha que isto não teve grande importância. Teve sim e pensar o contrário é um menosprezo à opinião pública. Evidente que foi determinante para criar esse vírus da rejeição ao PT, que se espalha pelo País. A bem da verdade, nem Dilma nem seu governo têm qualquer coisa a ver com o mensalão. Ela, como muitos outros candidatos petistas, é apenas uma vítima.

Quanto à eleição presidencial deste ano o quadro caminha para um desfecho trágico para o PT e sua candidata. Quem estiver olhando para os números atuais das pesquisas e avalia que há um quadro de indefinição comete um erro básico de julgamento.

Há um status totalmente diferente entre os competidores, porque enquanto Dilma é conhecida por 99% dos eleitores, 19 e 36% desconhecem Aécio e Eduardo Campos, respectivamente. Todos os dados das pesquisas atuais mostram apenas a notória rejeição da candidata à reeleição.

Aécio e Campos são fatos para após o início do horário eleitoral. Vale que olhemos um pouco para 2010. Em 23.07, havia um empate entre Dilma e Serra, ambos com 36% de preferência. Em 15.09, com 25 dias de horário eleitoral, Dilma tinha 50% e Serra 27%.

Evidente que, agora, em meados de setembro, quando todos conhecerem melhor Aécio e Campos, os números serão diferentes e, tudo indica, um deles estará a frente de Dilma e, muito à frente, ambos, em uma simulação de segundo turno.

Não é provável, mas não impossível, que nesta data a campanha da presidente esteja com a preocupação voltada para assegurar sua presença no segundo turno. Apenas isso, porque não haverá mais nenhuma perspectiva de vitória.

30 comentários

O que é isto Coronel?

O homem é petralha todo. O texto todo é para dizer que Dilma está pagando por coisas que não fez. Ele jogou para baixo do tapete todos os malfeitos dela (Petrobrás, Pasadena,Porto de Mariel, financiamento da ditadura castrista, Copa do Jegues e por aí afora. Quis fazer dela uma vítima indefesa, traída e inocente.
Cai fora, petralha!

Reply

Coronel parece que a BAND no seu novo programa eleições, arranjou um jeito petista de manipular a forma de apresentar os dados das pesquisas...
Só vão considerar os votos validos, onde a Dilma aparece com 50%, Aécio com 21% e Campos com 11%.... Matematicamente pode esta ate certo, mas não justo.

Reply

O PT é a doença. Aécio é a cura.

Reply


O povo brasileiro nao aguenta mais esse PT!!!!!

Reply

Então se eu entendi bem ,em 15/09/2014, a Anta estará em terceiro, o Eduardo em segundo e o sr, Aecio Neves será eleito presidente em 05/10/2014. Simples assim.
Hihihihihi. Qui dilicia

Reply

Aécio entra no segundo turno já na frente de Dilma !!

Reply

Sei não viu. Vocês estão a 12 anos sabendo o modo PT de agir e os subestima.

Acho que proxima pesquisa Aécio vai ficar com tendencia de queda.

Olha a materia que foi exibida no principal telejornal do país.

http://g1.globo.com/jornal-nacional/videos/t/edicoes/v/mp-de-minas-gerais-vai-apurar-construcao-de-aeroporto-em-area-da-familia-de-aecio-neves/3512664/

Reply

cel,

Essa vagabunda não trabalhou, portanto não tem o que mostrar, não tem o que creditar. Só ficou roubando, e fazendo publicidade. Mudando de assunto o kassab é burro, por isso escolheu lado errado, apoiou haddad para os petralhas não detonar a administração dele, agora ta com o cu preso com os petralhas e volta escolher o lado errado, e pior vai murchar a bancada do psd.

E na bonança roubou até (epoca gorda de lula), na normalidade precisa de muitas tetas pra sustentar os petralhadas vagabundos no cabideiro. E não há dinheiro que pra tanto.

Reply

Cel

Não confio neste PSD, por motivos já expostos aqui no blog.

Não vi nenhuma alusão no texto ao desastre provocado por D. Dilma no que diz respeito a Petrobrás, Pasadina, Refinaria Abreu Lima, e por aí vai. Onde foram parar estes escândalos?? Será que o autor esqueceu ???

Depois de ler este texto, quase fiquei com peninha da anta, tadinha! Ela é uma pobre vítima. Tenha a santa paciência!!!

Quero ver Aécio Presidente no primeiro turno!

O PT tem de ser banido pois é o maior câncer do país.


FORA DILMA!
FORA PT!


Chris/SP

Reply

PQP!!! Olha só a cara de Anta carente da Gorda do paletó vermelho!

Reply


È isso mesmo. Apesar de ter tirado a responsabilidade de Dilma. Uma coisa ele acertou. ELA VAI PERDER. E O PT ESTÁ MAIS SUJO QUE PAU DE GALINHEIRO.
PORQUE??
-Por causa do mensalão!
-Por causa da corrupção endêmica!
-Por causa da arrogância,mentirada
-Por causa da perseguição à mídia!
-Por causa do comunismo na veia!
-Por causa da incompetência de todos os seus políticos, Dilma, Haddad etc.

Reply

Na verdade,o maior erro do PT foi centralizar tudo em lula,assim o PT não conseguiu fazer deslanchar outras pessoas,a própria dilma só é presidente devido ao sapo pinguço.Agora,com a deterioração da imagem do PT devido a vários escândalos,além da humilhante participação do Brasil na copa do jegue,onde foi torrado muito dinheiro a troco de nada.Isso foi mortal para o PT a nível nacional.Lula não conseguirá reverter essa tendência,pois ele mesmo é um fujão covarde dos escândalos,como o da Rose "piranha"Noronha.Aécio ganhará e ainda levará muitos aliados e o PT ficará quase sem representação,ou melhor,pode ganhar no Piauí!!!!!!!

Reply

O PSD não nasceu e vai virando defunto. Por escolha ao se aliar aos cadáveres que animam a festa de alguns vivos. E vivo não é coisa de poste!

Reply

OBRIGADO MEU DEUS! Meu e de todos os brasileiros que sofreram as agressões e ameaças do Lula, a falta de respeito dos petistas em geral pelos cidadâos trabalhadores honestos desse Brasil! Nos dê forças e a vitória sobre esses inimigos do Brasil.
Senhor, abençoe, proteja e fortaleça hoje todos aqueles que de alguma forma estão se empenhando para salvar nosso Brasil das mãos dos petistas, exploradores, mentirosos, corruptos e aproveitadores.
Abençoe e ampare os pobres que nesses anos foram usados impiedosamente por esses ímpios, como ferramente de manobra para permanecerem no poder. Senhor guie e oriente nosso novo governante, para que ele recupere o Brasi, governe sempre com retidão e competência, com a união de todos os brasileiros. AMÉM!

Reply

Só uma correção, em MT, o (pt) tem candidato, um ex-vereador que passou seu mandato em branco, concorreu a eleição para prefeito de Cuiabá, onde perdeu e deixou restos a pagar a perder de vista. Este mesmo candidato está sendo apoiado pelo pior governo da história do estado (pmdb) e mesmo assim está em terceiro anos luz atrás do Senador Pedro Taques e atrás também do Dep. Riva, aquele que tem mais de cem processos.

Reply

Se ela aceitou de bom grado ser refém, para alcançar a presidência, desfaz-se a ideia de vítima e passa a ser a de conivência.

Reply

Coronel,

Por essas e por outras escrevo aqui que o PT, a Dillma e o Lulla morreram!!

Para comprovar minha afirmação, volto ao pleito de 2012 para a Prefeitura de Porto Alegre, um dos berços do PT!!

O Lulla(Esquerda Sindical) só esta preocupado em roubar e apagar o rastro e a Dillma(Esquerda revolucionária) em tornar o Brasil uma Cuba!

JulioK

Reply

a unica doença é o PeTê!

de resto, o que ele chama de doença, é apenas o brasileiro saindo do transe e caindo na real...

Reply

Esse clima injustificado de já ganhou não é nada bom, Coronel.Vamos largar essas pesquisas de lado e mãos à obra.

Reply

Coronel,

Gracinha do 22:36!! Lindinho!!

JulioK

Reply

Por onde o PT passa é terra arrasada,na minha prefeitura eles trouxeram pessoas de fora da cidade e no final de um ano já tinham feito o diabo resultado o prefeito foi chutado para fora do cargo pela camará de vereadores, e aqui ninguém mais vota em pt

Reply

Que texto de petralha arrependido, querendo desembarcar do ônibus que agora vai para o lado errado...
Atenção, pessoal! A guerra está apenas começando. As notícias são boas, porém ainda há muito o que fazer. E o jogo sujo já deu uma pequena amostra do que elles são capazes. Bastou uma pesquisa para a milícia a soldo meter uma manchete na primeira página do jornal de domingo! Olho nelles!
AÉCIO 2014!!!

Reply


Como o Marcelo falou....

Aqui no Mato Grosso o candidato pelo PT apoiado pelo PMDB de um Governador corrupto, ladrão, que envergonhou os matogrossenses,preso pela PF e dizem que até drogas foi achada em sua casa. O candidato um vereador petista que depois de ter sido candidato a prefeito da Capital dobrou o seu patrimônio.
Esse nunca vai se eleger pois o povo já refugou até para Prefeito.
Aqui em Cuiabá nunca elegemos petralha nem pra Prefeito nem para Governador, sempre foram do PSDB.
Hoje temos um Prefeito do PSB e um Governador do PMDB e o povo já está arrependido.
Vamos eleger o Senador Pedro Taques que apoia Aécio, e não quer nem ouvir falar de PT. Seu único defeito é ser do PDT.

Reply

O homem do veado fez uma análise bem técnica mas com visão petista.

A rejeição é à máquina petista e à teimosia dos ministérios que cuidam da economia e O DRAGÃO DA INFLAÇÃO que a VTNC reativou, o cangaceiro do Maranhão tornou hiperinflação e o FHC baixou a níveis civilizados.

O excessivo keynesianismo na economia e contabilidade criativa puseram muita merda debaixo do tapete e Aécio no primeiro ano vai colher como uma queda de 30% no PIB e inflação zero, embora todos os preços administrados subam mais que 70% e o dólar suba 40% com a correção dos desajustes.

OS PREÇOS DOS SERVIÇOS como os cabeleireiros baixem 40% e também a média de salários mais baixos, baixando custos industriais e do comércio que terá espaço para absorver parte dos aumentos dos serviços públicos. No primeiro trimestre talvez tenhamos 10% de aumento no custo de vida e caia de volta no restante do ano.

SE OS JUROS FICAREM EM 2% ao ano na SELIC já na primeira reunião, baixam ainda mais os custos e não vai aumentar o consumo pois estaremos em ajustes na economia e O SUPERÁVIT SERÁ REAL e de 5% do PIB talvez, só com a queda da SELIC e com desmonte de 25 ministérios e RUA PARA MUITOS INÚTEIS DA MÁQUINA PÚBLICA e com as PEC que Aécio tem que fazer.

Reply

A maior desonestidade desta presidanta é achar que tem competencia e capacidade para governar um pais como o Brasil...Fui

Reply

Oxalá, estamos ansiosos pelo fim desta seita que emporcalha nossa nação.

Reply

Conhece-se um petralha (22:36) pelo cheiro e pela má gramática.

Fora daqui seu rato!


CORTE O COMENTÁRO DELE CORONEL!


Chris/SP

Reply

O texto é bom, mas livra a cara do Lula de forma vergonhosa, em muita coisa armada em seu governo e que estourou nas mãos da Dilma. Claro que ela é terrivelmente incompetente, e que piorou tudo, não há como negar. Ainda não nasceu o homem com coragem de dizer de forma clara, que o Lula não passa de um vagabundo que deu certo enrolando os outros. Simples assim.

Reply

A oposição devia usar as malandragens da Rose do Lula nos programas de televisão. O 51 ia adorar!

Reply

Esse cidadão, ou é doente mental ou é doente moral ou é ambas as coisas.

Reply