Algo de muito estranho na comparação da pesquisa Ibope com a pesquisa Datafolha.

Amplie para ler.

As duas últimas pesquisas divulgadas pela Rede Globo, com um intervalo de uma semana, apresentam resultados muito diferentes. Enquanto o Datafolha deu empate técnico no segundo turno entre Dilma e Aécio (distância de 3 pontos entre os candidatos)  o Ibope dobrou esta diferença entre os dois ( 8 pontos entre os candidatos).

Comparando as duas pesquisas, há outras diferenças. Datafolha encontra 15% de eleitores que não opinam. Já o Ibope identifica 26% de entrevistados que votam branco, nulo, nenhum ou ainda não sabem em quem votar. Não é pouco se projetarmos o número para o total de eleitores. O Ibope mostra mais de 36 milhões de eleitores ainda fora da corrida eleitoral, enquanto o Datafolha encontra 21 milhões. Uma diferença de 15 milhões de votos.

A pesquisa Datafolha dá a liderança para Aécio apenas no Sudeste, no segundo turno. E a diferença de Dilma para Aécio fica em apenas 3 pontos. Já o Ibope mostra Aécio liderando no Norte-Centro Oeste, no Sul e no Sudeste. E a diferença fica em 8 pontos a favor de Dilma!  O mais estranho de tudo é que tanto no Datafolha quanto no Ibope a diferença de Dilma para Aécio, no Nordeste, é de 30 pontos. Alguma coisa está errada na pesquisa Datafolha ou na pesquisa Ibope, já que ambas trabalham com 27% da amostra para a região nordestina. Que trabalhem os estatísticos. Aqui está o relatório Datafolha. Aqui está o relatório Ibope. 

19 comentários

A última pesquisa diz que 74% são a favor de mudança.
E depois me apresenta Dilma vencendo no segundo turno??
Alguém me explique.
Lilyane

Reply

O cálculo é simples: o Ibope retirou do Aécio exatos 10%, tanto na região Nordeste, quanto na região Sudeste. São 3,2 MI a menos no NE e 6,8 MI a menos no SE. São exatos, talvez não por coincidência, 10 milhões de votos a menos pro Aécio, no Ibope, somente nestas duas regiões, em comparação com o Datafolha da semana passada. Levando-se em conta que 10 milhões de votos representam 7% dos votos no eleitorado atual, Aécio teria 40%, apenas 1% a menos que a Dilma, no 2º Turno. A diferença é gritante entre um resultado e outro. Apenas 18% no NE, contra 58% da Dilma, não condiz com a realidade.

Reply

É....eles estão "fazendo o diabo"....mas vão juntos e abraçados para o inferno em outubro.

Reply

Outro dado interessante na comparação entre as pesquisas: Aécio perdeu 12% dos votos do eleitorado jovem (entre 16 e 24 anos) e entre a faixa dos 35 aos 44 anos perdeu 9%. Se no Datafolha ele vencia a Dilma na faixa jovem por 7%, agora perde por 5%. Imaginar que os jovens entre 16 e 24 anos votam mais na Dilma do que contra ela, é no mínimo inacreditável. Basta vermos a reação, justamente desta faixa, nos estádios e Fan Fests durante a Copa. E imaginar que no Sudeste a diferença pró Aécio é de apenas 5%, com SP e MG votando em massa contra ela, é complicado confiar. Acho que o Datafolha converge mais com a realidade. Ou qual motivo a Dilma teria para não ir às ruas? E as vaias nos estádios? Engraçado tb que o Aécio caiu em TODAS as faixas de renda, enquanto a Dilma só perdeu votos na faixa acima dos 10 salários mínimos. Taí uma questão: como A Dilma pode ter recuado 3% entre uma pesquisa e outra, se elevou seu percentual 7% entre os que ganham até 2 salários; 3% entre os que ganham entre 2 e 5 salários; 5% entre os que ganham entre 5 e 10; perdendo apenas na classe acima de 10 salários? Se essa tabela do Coronel estiver correta, acho isso impossível. Tem algo muito errado em tudo isso.

Reply

A pesquisa certa é a da Datafolha, claro. Afinal foi ela a única que previu o empate triplo entre Serra, Russomano e Haddad.

Reply

Como já escreví outras vezes. É ingenuidade dar crédito a essas pesquisas. Da próxima vez o Datafolha tenta pegar "menos pesado" na Presidente.

Reply

RA já havia acusado a diferença!

http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/geral/pesquisa-ibope-numeros-estao-no-patamar-dos-do-datafolha-so-os-do-2o-turno-de-aecio-e-campos-nao-batem-quem-errou-ou-nao-deu-sorte/


Chris/SP

Reply

Coronel, dei uma olhada nos relatórios do Ibope e Datafolha, e realmente os números por renda são estes da tabela que vc postou. Aí eu repito meu post anterior: como a Dilma cresceu 7% entre os eleitores até 2 salários, 3% entre os que ganham entre 2 e 5 salários, 5% entre 5 e 10 salários, perdeu 3% apenas entre os que ganham mais de 10 salários e baixou sua pontuação geral em 3%? Os brasileiros que ganham mais de 10 salários é tão grande que anula todo o ganho da Dilma no restante do eleitorado? Os números não batem.

Reply

A diferença no ibope é 40 pontos no nordeste.
Mas de fato tem algo errado. Não parece provavel que as suas estejam certas.

Reply

Brincam com os n.os para chegar a um resultado que atenda interesses escusos, safadeza mesmo. Vejam que no DataFolha os votos brancos e nulos somam 10 pontos e no IBOPE 18. Isto é um absurdo, uma diferença de 80%. Não é estatística, e sim esculhambação .
Nos votos de quem não sabe ou não respondeu, a variação é de 60%, entre o Datafolha, que deu 5 pontos e o IBOPE 8.
Esses são os votos que o IBOPE tirou do Aécio na soma da simulação do 2.o turno. Se os 8 pontos que o IBOPE aumentou nos votos ou nulos forem devolvidos para o Aécio, teremos empate na simulação do 2.o truno, como o Sensus e o Datafolha apuraram.

Reply

Coronel,
sempre disse e continuo dizendo que as pesquisas são tendenciosas. Fossem sérias, os números seriam bem diferentes.

Reply

agora somos mesmo america latina,amigos "do peito" de Cuba,camaradas de Putin, a teia do pt eh gigante.

Reply

Se analisar somente uma pesquisa, ao longo do tempo, percebe-se que variação das intenções é muito grande (alta volatilidade das intenções).

Se realmente é assim, se as intenções mudam tanto em tão pouco tempo, a pergunta é: para que servem, afinal?


Lanterna.

ps: claro que não creio nos resultados destas pesquisas, já demonstrei aqui como fazê-las e dar o resultado que queremos.

Reply

Reparem que o Ibope ouviu 2002 pessoas; o Datafolha, 5.337.

Reply

Prá mim, pesquisa de quem quer que for nada conta; voto no melhor candidato ou no menos ruim, se for o caso.
No PT, jamais votei em Lula ou Dilma; esse pecado grave não levo para o lado de lá de ser comparsa das corrupções, abortos e tramas dos comunistas!!

Reply

O que me intriga é que 70% dos eleitores querem mudança e não o querem com o PT não. A força da Dilma está nos robotizados simpatizantes petistas e no agradecido contingente do Bolsa Família ou seja os outros, por enquanto não empolgaram os que querem mudanças. Vão conseguir?

Reply

Será que aqui, de todos os leitores, não tem ninguém que de forma simples, didática, faça
um comentário a respeito?
Senhores da matemática (estatística), por favor,
MÃOS A OBRA!!!

Reply

Não tem problema Coronel, acredito que um número imenso de brasileiros já não acredita nessas pesquisas manipuladas, já não acredita no vagabundo Lula, na Dilma. O caso da reportagem safada sobre o aeroporto só gerou indignação. Quanto mais inventam coisas mais eles caem no conceito do povo.

Reply

CEL,


O povo foi, é e sempre será manipulado.

Índio Tonto/SP

Reply