Vice de Aécio é Aloysio.

O senador Aloysio Nunes (PSDB-SP) foi avisado por interlocutores do mineiro Aécio Neves que será anunciado como vice na chapa do presidenciável tucano nesta segunda-feira (30). A indicação encerrará meses de especulações sobre quem seria o companheiro de Aécio na disputa presidencial de outubro. A comunicação foi feita no fim da noite deste domingo (29). Ao longo do dia, o senador ainda dizia a aliados ter duas opções: Aloysio Nunes e a ex-ministra do Supremo Tribunal Federal Ellen Gracie.

Aécio fez um cálculo político para manter o sigilo de sua decisão. Quis criar um fato novo no ambiente eleitoral depois de os principais adversários, a presidente Dilma Rousseff (PT) e o ex-governador Eduardo Campos (PSB), terem feito suas convenções e apresentado seus aliados. Com o anúncio tardio, Aécio quer garantir mais exposição na imprensa.

Aloysio sempre foi o mais cotado entre os tucanos. Senador mais bem votado em São Paulo nas eleições de 2010, a escolha de seu nome simboliza que São Paulo é uma prioridade de Aécio em sua campanha e fortalece o discurso de que o partido está unido em torno da candidatura do mineiro. O senador é um dos nomes mais ligados ao ex-governador José Serra, com quem Aécio disputou por anos o protagonismo no PSDB.

SUSPENSE

O último passo para a decisão foi dado por Aécio na noite de domingo, quando ele consultou, pelo telefone, o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), e o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. A interlocutores, disse que "só depois de ouvi-los" bateria o martelo.

Desde a formalização de sua pré-candidatura, pessoas próximas a Aécio apresentaram à imprensa diversos nomes como possíveis candidatos a vice do mineiro. Já estiveram na lista o ex-senador e ex-governador do Ceará, Tasso Jereissati, o ex-governador José Serra e até FHC, que se apressou em dizer que, aos 83 anos, não seria mais candidato. A deputada federal Mara Gabrilli (PSDB-SP) também foi cotada para a vaga, mas as negociações não prosperaram. Até domingo, ela não havia sido contatada por Aécio para tratar do assunto.

Nos últimos dias, o presidenciável tucano deu pistas de que poderia trazer "uma surpresa". A aliados, chegou a dizer que tinha um terceiro nome "em sua cabeça", além de Aloysio e Ellen Gracie, e depois, em agenda no Nordeste, afirmou que sua vice poderia ser uma mulher. No fim de domingo, no entanto, sinalizou ter feito a opção mais segura e com maior amparo dentro do PSDB e entre os partidos aliados. (Folha de São Paulo)

23 comentários

Ótima escolha, Aécio; garantia de que S Paulo continua no pareo e onde o PSDB tomará mais votos do PT, que em S Paulo nunca mais emplacará.
Os 3% d e Padilha mostra o nível de confiança dos candidatos do PT em S Paulo, que só dão cagadas!

Reply

Eleitor do Aloysio ja votaria no Aécio. Talvez isso garanta um empenho maior do PSDB paulista, principalmente no interior com os prefeitos.

Reply

Nome fantástico ! Parabéns Aécio ! E vamos que vamos !

Reply

Espero que o PSDB, assim como a Oposição em geral, fale a mesma língua e não se divida, favorecendo, mais uma vez, o outro lado, que todos queremos deletar do poder, mas não encontramos, até agora, o canal apropriado, tendo em vista a leniência e falta de apetência dos partidos opositores nas últimas eleições. Chega, marchem unidos, pelo bem do Brasil e do povo brasileiro.

Reply

Deveria ter segurado, caso não ferisse a lei eleitoral, para anunciar depois da copa.

NENHUM FATO POLITICO está sendo informado pelas tvs , só se fala em copa...

Reply

CEL,

Prevaleceu o bom senso, só resta parabenizar o PSDB e seguir em frente.

Índio Tonto/SP

Reply

Então é isso: AÉCIO E ALOYSIO JÁ!!!!MUDANÇA DE VERDADE JÁ!!!BRASIL DECENTE JÁ!!!FORA COMUNAS JÁ!!!

Reply

MUITO BOA A ESCOLHA e o senador Aloísio jamais iria participar de uma campanha SEM CERTEZA QUE VAI SER O VICE-PRESIDENTE DO BRASIL.

Aqui deveria ser como nos EUA onde o VICE É PRESIDENTE DO SENADO e no caso o Aloísio é um senador e teria o direito de votar no senado para ajudar o presidente.
Aloísio não precisaria renunciar ao seu mandato no senado .

Um dia que um vice não fosse um senador, ele seria presidente do senado também e só votaria para o desempate.

**** ESTA É A FÓRMULA DOS EUA onde John Biden é o presidente do senado americano e vota quando há empate por r0 a 50 .

UMA PEC SERIA SUFICIENTE E SERIA APROVADA COM LOUVOR, INCLUSIVE PELO PT.

Reply

Tinha que ser uma mulher e que os jovens se identificassem com ela. Acho uma furada isso, porque os eleitores dos dois têm o mesmo perfil, não acrescenta nada.

Reply

Aecio já teria os votos dos eleitores do Aloysio. Grande nome, mas com um carisma político inexistente e envolvido em algumas polêmicas. Que o vice contenha-se em suas palavras para que se tenha uma campanha de nível alto, pelo menos do candidato do PSDB. Avante Aécio Neves da Cunha, futuro presidente do meu país. Conte com o Nordeste nessa empreitada!

Reply

Caro Coturneiro de 30 de junho de 2014 09:23

entendo que Aécio é jovial e bastante cativante.
Atrairá jovens, como já o faz com a juventude tucana.

Flor Lilás

Reply

O Aloisio sempre foi um nome forte do PMDB quercista. Além de tentar trazer São Paulo para sua campanha (não sei se é o nome certo por seu passado esquerdista) me parece que estão preocupados mais em cooptar os votos dos velhos peemedebistas paulistas em especial os do interior onde eles ainda são fortes.O empenho de São Paulo vai passar pela ambição do Alckmin. Disputar a presidência em 2018 ou esperar até 2022. Hoje é dificil avaliar isto.

Reply

Coronel,

HABEMUS AECIUS
HABEMUS ALUYSIUS

Flor Lilás

Reply

É pessoal,Aécio mostrou muito mais habilidade política do que se imaginava.Foi um tiro certeiro ao montar a dobradinha entre os maiores colégios eleitorais do País, justamente agora que o o melhor cabo eleitoral de Aécio que é o Prefeito petista que só faz merda arruinando a imagem do PT na Capital.Como Lula é o "criador" de Haddad,acaba ficando também desacreditado junto ao eleitorado paulista.Pois bem, vencida esta batalha nas regiões Sul e Sudeste agora é hora de armar novas trincheiras no Norte e Nordeste para vencer a guerra em definitivo. Avante AECIO/ALUIZIO !

Reply

Eles devem saber o que fazem. Acredito que estejam tomando a melhor decisão. Ellen Gracie Ministra da Justiça?

Reply

Sou Nordestina e aprovo o nome escolhido para Vice. Particularmente como mulher escolheria A Ministra Ellen Gracie. Mas, mineiro como Aécio, e com sua história política, como dizemos no Nordeste...Ele não bate prego sem Estopa.

Reply

ótima escolha!

com SP e MG unidos quem ganha é o Brasil!

chega desse negocio de escolher quem tenha o "perfil" do eleitorado...

o perfil do eleitorado é diverso e nao é possível arranjar um candidato tao diverso, que diga amém para todos os setores...

a menos que seja um belo de um picareta e que conte um monte de mentiras...

politica com P maiúsculo se faz escolhendo os mais competentes...

e o eleitorado que trate de se identificar com o candidato...

com essa historia de escolher candidatos que se identifiquem com a causa das mulheres, ou com a causa dos pobres, ou dos gordos, ou dos orelhudos, narigudos e demais "excluídos", é que chegamos nesse fundo de poço de escolher gente absolutamente desprovida de competência para gerenciar...

chegou a hora do brasileiro parar com esse preconceito tolo e escandaloso contra quem tem educação, quem é culto ou tem mais poder aquisitivo...

foi nessa toada que chegamos no Barba na presidência...

um sujeito que faz palestras com dados errados para enrolar empresários sérios que precisam de discursos sérios...

chega de fanfarrões e fanfarronices, porra!

Reply

ÓTIMA! Escolha. SP vai dar um "baile" de votos nesta eleição!
FORA! corja petista! FORA!

Reply

Espaço aberto aos otimistas. Aqui entre nós, esta é a melhor notícia que poderíamos esperar para esta segunda feira. Olho vivo e cuidado com os dossiês fajutos que podem aparecer daqui pra frente.

Reply

Espero que Aécio consiga resgatar o carisma que seu vice não tem com a participação do honrado Ministro Joaquim Barbosa na campanha eleitoral. A partir daí sua imagem recrudesceria consideravelmente em outras regiões do país. No mais, enquanto Dilma e Lula pregam o ódio, Aécio articula alianças politicas no Nordeste. Muda Brasil!!!

Reply

É o nosso leite com café. Ótimo, vamos que vamos!!!!!

OS CARAS:

Reply

A grande dúvida que fica. A escolha do Aloisio para vice traz os eleitores de São Paulo para o lado do Aécio. Não sei. Certamente não empolgará os eleitores jovens, que tem ojeriza aos velhos.

Reply

Logo, logo haverá adesões e esses dois candidatos, que são os melhores para o Brasil. Chapa vencedora, não tenho dúvida..

Reply