Serra troca Senado pela Câmara.

Quase 30 anos depois, quando se elegeu pela primeira vez, José Serra deve voltar à Câmara dos Deputados. Depois de ser ministro de Estado, prefeito de São Paulo, governador e candidato à presidência pelo PSDB por duas oportunidades, deve fazer uma votação histórica. A foto mostra Serra em 1986. 

O ex-governador José Serra (PSDB) decidiu se candidatar a deputado federal por São Paulo. Segundo integrantes da Executiva do PSDB, aliados do tucano formalizaram sua inscrição na chapa neste sábado (28). A decisão ocorre após um impasse interno. Em maio, Serra formalizou em seus canais de internet disposição em disputar o Senado ou uma cadeira na Câmara.

Na última semana, no entanto, o governador Geraldo Alckmin ofereceu a vaga de senador ao PSD, partido do ex-prefeito Gilberto Kassab. Houve reação de líderes do partido, como o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e o presidenciável da sigla, senador Aécio Neves (MG), que defendiam Serra como o nome para o posto.

A desavença interna levou o ex-prefeito a abandonar as negociações com o PSDB e se aliar ao candidato do PMDB, o empresário Paulo Skaf, que hoje aparece como o principal adversário de Alckmin em sua campanha à reeleição. Em retribuição ao convite, Skaf ofereceu a vaga de senador em sua chapa ao ex-presidente do Banco Central Henrique Meirelles. Ele prometeu responder ao convite na segunda-feira (30), mas o PMDB está confiante de que aceitará a empreitada.

O impasse em torno da vaga também levou Serra a optar por disputar uma vaga na Câmara. Dirigentes do PSDB de São Paulo disseram ao ex-governador que não poderiam garantir que ele seria o único candidato a senador da chapa de Alckmin, que conta com o apoio de 14 partidos. Isso reduziria muito o tempo de propaganda na TV a que o tucano teria direito.

Os principais aliados de Serra esperam que sua candidatura à Câmara amplie a votação na legenda no Estado e garanta o aumento da bancada de deputados federais alinhados ao PSDB. Serra participará neste domingo da convenção que irá lançar a candidatura de Alckmin. A decisão do PSDB sobre seu candidato ao Senado deve ficar para a segunda. (Folha de São Paulo)

12 comentários

Coronel,

que bom que está decidido.
Serra agregará muitos votos e certamente ajudará a eleger uma bancada gigantesca para o PSDB.

Importante para apoiar o futuro governador reeleito Alckmin.

Flor Lilá

Reply

A ser não que haja algo que (ainda) não sabemos, estou surpresa com a condução destrambelhada da formação de chapa do PSDB. O partido parece estar sendo seu próprio e maior adversário. Será que não aprenderam?

Não entendo a razão do Serra não ser candidato ao Senado. Ele venceria, com certeza, contra Suplicy e Meirelles, não só pelo poderio da máquina do PSDB no Estado (que elegeu, com folga, Aloysio Nunes (que tem muito menos expressão que Serra!), mas também por sua brilhante biografia em comparação com os outros dois adversários. Além de agregar muito valor à chapa.

Reply

Está certo!

Deveríamos fazer como os Republicanos nos EUA e priorizar a Câmara Federal, já que no Senado vamos ser minoria com os poucos nomes que temos.

Anastasia, Tasso, Serra e outros nomes deveriam se candidatar à Câmara, garantindo mais tempo de TV para o partido e fortalecendo a oposição em pelo menos uma das Casas legislativas.

Reply

CEL,


Bem, como deputado federal já tem o meu voto, nem vou precisar pesquisar outros candidatos.

Índio Tonto/SP

Reply

Como Serra será tratado pelo seus algozes de plantão?
Parabéns Serra!

Reply

Não moro em SP, mas "qualquer um" serviria no senado, até o tiririca, desde que nos livre de eduardo mogadon.

Reply

Para quem não sabe; este ano é uma vaga só para o Senado. O José Serra tinha um pepino nas mãos. Ou ganhava ou ganhava, caso contrário sua carreira política acabava. Vai ser uma eleição dura e a vitória não era garantida. Mas uma coisa de bom vamos ter, que é o enterro político do provavel candidato ao Senado pelo PSDB, que é o José Anibal (mais um do grupo Mário Covas), egresso do PT e que mais atrapalha do que ajuda.

Reply

Caso SERRA saia como candidato a Deputado Federal será bom se realmente ele trabalhar para ser o grande puxador de votos. Mas deixar o Suplicio com Senador por mais 8 anos.......não dá prá imaginar a estratégia do PSDB!
Lembre-se que se Suplício se eleger, o Estado de SP terá 2 senadores PeTralhas! Esqueceram disso?
E mais, se o Aloysio for Ministro, ou mesmo vice, o seu suplente é do PMDB! Esqueceram disso?

Reply

Fernando Henrique Cardoso deveria se candidatar à Câmara. Seriam, pelo menos, três milhões de voto. Alavancaria a candidatura de Aécio e do chuchu, e seria a fórmula perfeita para o Serra sair ao Senado. Seria, mas parece que saiu água do chuchu.

Reply

espero que se empenhe em disputar a presidência da Casa para acabar com o rodizio PT/PMDB dos caciques de sempre...

Reply

Tacada corretíssima! Ele puxará muitos votos, ajudando a fortalecer a bancada dos aliados ao Aécio na Presidência. Pra frente e pro alto! FORA PT!!

Reply

Também apoio a Candidatura Serra a Câmara Federal, seus votos levara muitos outros candidatos.

Reply