O "nós contra eles" pregado por Lula e Dilma afasta os empresários do PT.


Aliado do ex-presidente Lula, o empresariado já começa a ficar preocupado com o tom mais radical do discurso do petista nos últimos eventos em defesa da presidente Dilma Rousseff. Lula tem criticado empresários, atacado a mídia e até defendido medidas econômicas que destoam do receituário adotado em seus dois mandatos na Presidência. Em recente reunião, empresários fizeram a avaliação de que o ex-presidente pode colocar em risco seu "patrimônio" político ao voltar a entoar o discurso mais radical do "nós contra eles".

A Folha ouviu de dois interlocutores do mundo empresarial que Lula fez um bom governo ao se firmar como político com bom trânsito em todas as camadas da sociedade. Agora, dizem, ele parece optar pelo enfrentamento para tentar estancar a queda de Dilma nas pesquisas.

O risco, afirmam, é o efeito contrário, com o PT voltando a ser um partido com elevada rejeição na classe média e empresarial. A expectativa dos executivos próximos a Lula é que, se Dilma for reeleita, ele retome um discurso mais amigável e menos radical.

Um interlocutor do presidente confirma que ele está "magoado" com empresários agraciados com benefícios nos governos petistas e que, hoje, circulam em almoços e jantares oferecidos aos principais candidatos adversários, Aécio Neves (PSDB) e Eduardo Campos (PSB). "Estamos recebendo relatos de que empresários que frequentam o Palácio do Planalto estão cumprimentando o Aécio como meu presidente'", critica um interlocutor de Lula, reservadamente.

Do lado dos empresários, gerou preocupação a fala de Lula em evento recente em Porto Alegre, quando criticou publicamente o secretário do Tesouro Nacional, Arno Augustin, defendendo que o governo deveria liberar mais crédito e gastar mais. Neste momento, está claro que um dos problemas do governo atual, diz um empresário, foi exatamente não segurar os gastos federais, o que pressionou a inflação.

CONSELHEIROS

Em tom de brincadeira, a Folha ouviu que Lula deve estar ouvindo pouco dois de seus antigos conselheiros, o ex-ministro Antonio Palocci e o ex-presidente do Banco Central Henrique Meirelles. Ambos são defensores de um política fiscal mais austera para segurar a inflação dentro do centro da meta, hoje de 4,5% ao ano.

Auxiliares de Lula dizem que o recado do ex-presidente em Porto Alegre não teve como alvo apenas Arno Augustin, mas principalmente o Banco Central. A avaliação é que o BC teria apertado demais a política monetária e provocado uma escassez de crédito na economia. Com isso, a retração no ritmo econômico foi muito forte exatamente no ano eleitoral, o que levará o país a ter um crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) em 2014 na casa de 1,5%, abaixo do registrado em 2013, de 2,5%.(Folha de São Paulo)

16 comentários

O empresariado se enganou muito com a figura. Será que continuará se enganando?

Reply

" A expectativa dos executivos próximos a Lula é que, se Dilma for reeleita, ele retome um discurso mais amigável e menos radical."

entao ficam os empresarios assim, sempre a mercê das vontades do Barba...

por que não ajudam a eleger alguém que tem um pacto claro com a democracia, como Aecio, ao invés de ficar na expectativa de mais uma "metamorfose ambulante" do Barba?

por que o empresariado não opta logo pelos tucanos ao invés de ficar querendo que os petralhas se disfarcem de tucanos?

se o empresariado tem o original para votar, pra que votar na imitação?

todos sabem que os petistas são democráticos de mentirinha, só o são quando o time esta ganhando...

que partido é esse que nao consegue ser democrático na derrota?

Reply

Coronel,

Lá venho com o tal "terrorismo eleitoral" do Lulla.

É assim a cabeça de um sindicalista. São treinados em gerar MEDO!!

O Lulla recua a 1989 para resgatar o PT, agora rico, gordo e sedentário como um bom burguês.

Ocorre que o #DVTC é de 2014 e não olha o passado, apenas o futuro com #MUDANÇA.

O Lulla virou um zumbi!!

JulioK

Reply

"Dois interlocutores do mundo empresarial que Lula fez um bom governo." Traduzindo, a fonte secou para dois cumpanhêros.

Reply

O Boquiroto Maximus ataca novamente. Por que nao te calas, imbecil?

Reply


Odeio quando dizem que ele fez um bom governo. É vigarice intelectual.

Colheu os frutos do governo FHC e não fez MAIS NADA.

Ele está "magoado"?? VTC!!!

Reply

Realmente não dá para entender o "empresariado brasileiro", a lógica nos dá duas opções: se não são "IDIOTAS ÚTEIS" são CORRUPTOS.
São tudo menos empresários.
Hoje até uma anta sabe e já viu como funciona o socialismo/comunismo

http://www.youtube.com/watch?v=iK4kZSU-5Cg&NR=1

http://www.youtube.com/watch?v=D0KVrr7mfQM

http://www.heitordepaola.com/publicacoes_materia.asp?id_artigo=309

E o resultado? Graças aos “ idiotas úteis” que acreditaram mais de 150 milhões foram sacrificados no Genocídio Comunista. Não tem como esconder os milhões de cadáveres

http://www.youtube.com/watch?v=9CkdYmHgjUE







Não dá para entender que alguém com mais de dois neurônios desconhece a

Reply

Coronel,

quem sabe ler e interpretar entendeu muito bem estas duas reportages da Folha - esta e a outra aqui em cima com a foto asquerosa de Lula + Fidel. Elles querem o COMUNISMO no Brasil.
Ele é um ditador falastrão que se finge há mais de 30 anos de amiguinho do povo.

FORA COMUNISTAS MENTIROSOS ASSASSINOS DA DEMOCRACIA!
FORA LULA!
FORA DILMA!
FORA FORO DE SÃO PAULO!

Flor Lilás

Reply

Coronel, eu fico estarrecido, como tem gente(que se diz,e acha inteligente) que ainda para, e fica atento ao que esta besta-fera vocifera. Eu nunca em minha vida aguentei mais de dois segundos ouvir ele defecar pela boca, isto, desde quando ele dizia ser metalúrgico.

OS CARAS:

Reply

O que esse imbecil entende de economia? O que fez em seu "governo" que não foi mérito da herança de Itamar e FHC? Que acompanhe seu poste-trubufu e VTNC!

Reply

então, o empresariado acha mesmo que foi o Barba quem criou a bonança daqueles anos?

façam-me o favor, srs empresários...

Reply

Por isso oh vigarista lula, vai tomar no cú.

Reply

CEL,

"A expectativa dos executivos próximos a Lula é que..."

Para certos grupos ou mesmo correntes não importa quem está no poder desde que continuem sendo beneficiados de alguma forma. É o caso das empreiteiras de obras aqui no Brasil. Parte, e eu disse parte, do empresariado brasileiro ainda tem a corrupção em suas veias, é o famoso jeitinho brasileiro de ser, ainda não aprenderam a ser empresários profissionais e dignos. Assim, também é o governo do PT, ainda não aprendeu a ser profissional e nem digno, pois é um grande alimentador da corrupção que grassa no país de norte a sul. Semelhante atrai semelhante, corrupto atrai corrupto, incompetente atrai incompetente. E tenho dito.

Índio Tonto/SP

Reply

Avisa lá que o "risco" já é realidade. No meu círculo se amizades, todos votamos em Lulla em 1989. Hoje, todos somos anti-petistas viscerais.


Lanterna.!

Reply

Os empresários estão afastando do PT por vários motivos, mas vamos aos principais:a)Alta carta tributária e encargos sociais também elevados e mercado encolhendo acabam diminuindo a margem de lucro deles( levando até prejuízo)em alguns casos; b) a Oligarquia Financeira Transnacional já decidiu apear o PT do poder: 3) os grandes órgãos de comunicação nas proximidades das eleições deve promover uma avalanche de ações e denuncias dos malfeitos do governo, porque já sabem que se Dilma ganhar a "mordaça" da mídia virá( O próprio Lula já deixou isto claro e é o sonho da ala radical do PT). Então eles, os meios de comunicação, preferem perder os dedos(anúncios de estatais e em órgãos do Governo), para salvar as mãos, ou seja continuar existindo.Talvez este comportamento nem seja por patriotismo mas por instinto de sobrevivência.É apenas uma opinião pessoal minha, viu pessoal, vamos aguardar !

Reply

O Zé Trindade acredita que pode tudo.

Reply