Ibope: maioria dos brasileiros acha governo ruim ou péssimo e Dilma desaba em mais uma pesquisa.

Dilma, ontem, abraçada com o ex-ministro Carlos Lupi, que ela demitiu por corrupção em 2011. Vale tudo pelos segundos de TV, última esperança do PT para salvar a reeleição.

Pesquisa Ibope divulgada ontem trouxe uma série de más notícias para a presidente Dilma Rousseff: sua taxa de intenção de voto oscilou para baixo, a rejeição a seu nome aumentou, a possibilidade de haver um segundo turno ficou mais concreta e, nesse caso, a disputa ficou bem mais apertada. Para completar, a avaliação do governo piorou.

A intenção de voto na petista passou de 40% pra 38% desde o levantamento anterior do Ibope, concluído em 18 de maio. Aécio Neves (PSDB) e Eduardo Campos (PSB), por sua vez, oscilaram dois pontos para cima (de 20% para 22% e de 11% para 13%, respectivamente).

A soma das taxas dos adversários de Dilma, incluídos na conta os chamados nanicos, chega a 42%, quatro pontos a mais do que o porcentual obtido pela petista. Como a margem de erro da pesquisa é de dois pontos porcentuais para mais ou para menos, os dois índices estão no limite da margem de erro - um empate, nesse caso, é estatisticamente improvável.

Novo contexto. Na pesquisa anterior, Dilma tinha 40%, e os adversários, somados, 36%. Com a virada, o segundo turno passa a ser um cenário cada vez mais concreto, já que a eleição só será decidida em rodada única se um candidato obtiver maioria absoluta dos votos (50% mais um).

Nas simulações de um eventual segundo turno, Dilma continua na liderança, mas sua vantagem em relação aos adversários sofreu forte queda desde maio. Ela permaneceu estável, mas houve crescimento dos candidatos de oposição.

Em um embate com Aécio, a petista venceria por 42% a 33% se a eleição fosse hoje. No Ibope anterior, o placar era de 43% a 24% - ou seja, a vantagem da petista caiu de 19 para 9 pontos porcentuais.
Em um eventual confronto direto com Eduardo Campos, Dilma lidera por 41% a 30%. Na pesquisa anterior, a petista tinha 20 pontos porcentuais de folga nessa simulação (42% a 22%).

Entre os principais candidatos, Dilma foi a única que aumentou seu índice de rejeição: a parcela dos eleitores que não admite votar nela em nenhuma hipótese subiu cinco pontos porcentuais, de 33% para 38%.
Aécio e Campos são rejeitados por 18% e 13%, respectivamente. Na pesquisa anterior, os índices eram 20% e 13%.

Gestão desgastada. Pela primeira vez desde a posse da petista, em janeiro de 2011, o número de eleitores que consideram o governo Dilma Rousseff ruim ou péssimo superou o porcentual daqueles que avaliam sua gestão positivamente. Segundo o Ibope, 35% dos eleitores têm opinião negativa sobre o governo, contra 31% que o consideram ótimo ou bom.

O índice de avaliação positiva do governo voltou ao patamar medido pelo Ibope em julho do ano passado, imediatamente depois das manifestações que levaram milhões às ruas. A situação da presidente, no entanto, é ainda pior hoje, pois o número dos que consideram o governo ruim ou péssimo à época empatava com as avaliações positivas - 31%. A tendência das avaliações favoráveis é de queda. Em maio, 35% julgavam o governo ótimo ou bom - quatro pontos a mais que hoje.

Embora o porcentual de avaliação negativa tenha apenas oscilado em relação ao número medido pelo Ibope em maio - 33% de ruim ou péssimo na pesquisa do mês passado -, o total desses brasileiros tem crescido constantemente desde novembro de 2013, Na época, a avaliação negativa do governo era de apenas 24%.
Oscilou para cima também o número de pessoas que consideram a gestão Dilma regular: de 30% em maio para 32% agora.

Além de colher opiniões sobre o governo como um todo, o Ibope também mediu a aprovação ao desempenho pessoal de Dilma no cargo. O número de pessoas que desaprova a forma como a presidente vem gerindo o País também subiu em relação a maio: de 48% para 51%. Já o das que aprovam caiu na mesma proporção - de 47%, em maio, para 44%, agora.

Regiões. O desgaste da presidente Dilma Rousseff não se manifesta em todas as regiões do País, segundo a pesquisa Ibope. No Nordeste, ela até melhorou: sua taxa de intenção de votos passou de 52% para 58% desde maio.

No Sul, porém, a petista caiu de 39% para 31%, e ficou em situação de empate técnico com o pré-candidato do PSDB, Aécio Neves, que foi de 17% para 32%. No Sudeste, onde vivem quatro de cada dez eleitores, a preferência por Dilma caiu de 33% para 29%. Aécio ficou estável, ao oscilar de 24% para 25%, e Campos subiu de 8% para 13%.

Dilma ainda venceria no primeiro turno se dependesse da vontade dos moradores de municípios pequenos, com até 20 mil habitantes. Nessa faixa, ela tem 50% das preferências, e os adversários, somados, 35%. Nas cidades com mais de 100 mil habitantes, a realidade é outra: Dilma aparece com 32%, com apenas oito pontos de vantagem sobre seu adversário mais próximo, Aécio.

A avaliação do governo também vai pior nas regiões Sul e Sudeste, nas quais alcança 45% e 43%, respectivamente, de ruim e péssimo. No Nordeste, os que aprovam o governo são 46%. (Estadão)

17 comentários

Se não fosse pelo nordeste e as cidades muito pequenas, Dilma sequer estaria no mapa.

Reply

Tempo na tv para Dilma nada adianta; todos sabem que mentirá do começo ao fim sobre obras e tudo o mais e que não tolera corrupção no seu governo
De fato, se algum do PT for apanhado e cair em público sua falcatrua, ela demite mesmo; pode trapacear á vontade, desde que não se deixe apanhar; sempre é essa a ordem no PT!

Reply

Eba, o IBOPE é nosso.

Reply

isso porque ela esta todos os dias na tv.. ninguem aguenta mas essa mulher nem pobre quer mas saber dela ando de onibus moro no suburbio só esculto o povão falando mau dela do lula e o pt ficaram todos milionario enganando o povo

Reply

Agora a POSTE DE JEGUE apela com a televisão e não duvido que até perto das eleições delire e decrete lei marcial para evitar a "contra revolução" e mande prender ou matar os oposicionistas que FUGIRÃO PARA MIAMI pois não são malucos nem suicidas e o povo sairá nas ruas como na VENEZUELA mas sem apoio dos militares que usariam legitimamente a possível lei marcial pois é o corpo marcial da nação e MANDARÁ DILMA E PETRALHAS PARA A CUBA QUE O PARIU.

Uma "ditadura" de um ano para as reformas por um NÃO POLÍTICO posto pelo povo por um ano com apoio militar, imposição do regime parlamentarista e SEM DURAÇÃO DEFINIDA DE MANDATO DO PRIMIÊ, mínimo de um ano SEM MÁXIMO, depois de um ano ELE CAI SE TIVER O VOTO DE DESCONFIANÇA, mesmo com 1 ano e 1 dia no cargo ( mínimo para derrubar o primiê ), dar uma imunidade de 1 ano para evitar a ingovernabilidade e o presidente em 2015 seria o próprio primeiro ministro ( primeira legislatura do regime parlamentarista ), depois o presidente só seria chefe de estado. ** Não podemos derrubar o Aécio do cargo conquistado nas urnas de presidente, ser primeiro ministro em simultâneo seria para o povo ver que o Aécio manda e depois os futuros presidentes não teriam importância política e o Aécio não concorreria a reeleição e MESMO QUE O PT tiver maioria no parlamento um dia, não poderá vir com maluquices ou fica só um ano.


SE O IBOFE RENDE-SE AO SEGUNDO TURNO é porque está pior, uma certeza de 99,999... ( 100 - fi %)

Com Aécio e bruaca com o mesmo tempo na TV é igual tempo para falarem e debates na TV, pela lei NÃO PODE LEVAR PENDURICALHOS NEM OUTRAS PESSOAS COMO O REI JEGUE nem imagens de sindicatos ou de passeatas pró-PT ou o outro levar penduricalhos.

QUE PERGUNTAS FEITAS PELO POVO possam chegar aos candidatos e como a Dilma só fala M#rd@ verá o PMDB pedir que os PMDbistas votem em liberdade, NÃO INDICARÁ DILMA.

** Aécio pode negociar com Temer um ministério para ele, sem muita importância ao governo e sendo leal o Aécio negocie uma eventual fusão de parte do PMDB com o PSD, o que abre para o PSDB chance de deputados QUERCISTAS migrarem ao PSDB e outros iriam ao PSD que é da base da Dilma.

Reply

Aécio é ainda desconhecido entre boa parte da vlasse média, mesmo a mais instruida. Não o conhecem inteiramente, nunca viram uma entrevista ou discurso dele.

Este contingente é captado como voto do Campos, branco ou nulo, mas migrará para ele, com certeza.

Mesmo minha esposa e sua família ainda não o conhecem e declaram não votar nele, mas mudarão.

Ou seja, as intenções de voto dele ainda vão subir muito com a campanha.


Lanterna!

Reply

Sinto vergonha de ser NORDESTINO.

Reply

Cel
Como é que pode os nordestinos, apesar de sofrerem com a escassês, a falta de água, etc. ainda preferir o PT? Não dá para entender, apesar do bolsa família ser garantido por todos os candidatos.
Esther

Reply

"No Nordeste, ela até melhorou: sua taxa de intenção de votos passou de 52% para 58% desde maio."

Anônimo das 10:57:"Sinto vergonha de ser NORDESTINO."[2]

Realmente,como nordestina também, lamento em dizer que o Nordeste agora sim, me decepcionou profundamente...
Como pode a popularidade dessa mocreia ainda aumentar por aqui? Tá certo que aqui os petistas sempre manipularam com mais facilidade, mas essa foi de lascar, a essa altura, com tudo que está acontecendo nesse país, tinha esperança desse povo finalmente acordar. Desisto de esperar alguma lucidez do povo nordestino, desisto!Nós, os poucos nordestinos conscientes do perigo da reeleição dessa corja, só lamentamos.Que o Sul e o Sudeste consigam salvar o Brasil!!!

Reply

Sinto ORGULHO DE SER NORDESTINA. A falta de oportunidades que o nordestino teve desde o descobrimento o faz dependente desses governos paternalistas. Conheço muitos nordestinos que não votam no PT. Vamos ver com o Eduardo Campos candidato - um legítimo nordestino, cabra da peste - se a Dilma vai ter esses votos todos. Ella está comprando até a alma dos políticos. Aposto que ela não terá esses votos todos por lá.

Reply

Prezada Pajeuzeira, 11 de junho de 2014 13:40,

por favor, vocês não devem votar no Eduardo Campos.
Ele é da corja do PT!
Faz parte do Foro de São Paulo, não quer a diminuição da maioridade penal e além disso, é contra o agronegócio por causa da Marina Silva.
Ambos são comunistas!
Só vai trocar 6 por 1/2 dúzia!

PRECISAMOS ELEGER AÉCIO NEVES URGENTE!

Flor Lilás

Reply

O Governo petista é intragável!

gabriel-DF

Reply

Todos os dias frequento uma banca de jornal que tem muito movimento. Não conheço uma pessoa que fale bem do PT, da Dilma e do Lula. Até o pessoal do Nordeste (que frequentam muito o bairro) criticam. Tem comerciantes do Nordeste que contam que, depois da bolsa família ser implantada, não conseguem mais funcionários. Não entendo como esta Anta pode estar tão bem nas pesquisas. Fora PT! Fora Dilma!

Reply

Anônimo - 10:57

Que disse: "Sinto vergonha de ser NORDESTINO"


Responda-me por favor: soube por acaso, Que o Programa do PSDB apresentado por Aécio Neves no mês passado não foi veiculado no nordeste, foi vetado. É verdade esta notícia ???????


Chris/SP

Reply

Pajeuzeira - 13:40

Se você quiser ver mudanças positivas, VOTE no Aécio Neves.

Eduardo Campos, que você diz que é "um legítimo nordestino, cabra da peste", é mais do mesmo. Ele reza na cartilha do Lula e o defende. É um comuna, associado ao Foro de São Paulo. E, ainda, tem uma vice que é o próprio Lula, de saia. Uma mulherzinha totalitarista e autoritária.

É isto que você quer para o Brasil???? Um Lula, 20 anos mais moço???? Pense bem sobre isto.


Chris/SP












Reply

Prezado Coronel,
meu voto é do Aécio.
Mas e se no 2º Turno o Eduardo apoiar a Dilma?

Reply

Mas pensando bem, cada dia mais vejo nordestinos que não querem nem saber do PT. Óbvio que essas pesquisas são manipuladas,claro, mas o bolsa família ainda está conseguindo manter muita gente cega por aqui...

Reply