Datafolha confirma tendência de queda de Dilma: com apenas 34%, perdeu 30% das intenções de voto nos últimos três meses.

Ao desabar de 44% para 34%, Dilma perdeu cerca de 30% das intenções de voto de fevereiro a junho.

Pesquisa Datafolha concluída nesta quinta-feira (5) confirma a lenta tendência de queda de intenções de voto pela reeleição da presidente Dilma Rousseff. Em relação a maio, data do levantamento anterior, ela variou de 37% para 34%. Desde fevereiro, já caiu dez pontos percentuais.

Os principais adversários da petista, porém, não estão conseguindo tirar proveito disso. Juntos, eles somavam 38% na pesquisa anterior. Agora, recuaram para 35%. Em relação a maio, os dois principais rivais de Dilma variaram negativamente. O senador Aécio Neves (MG), pré-candidato do PSDB à Presidência, oscilou um ponto para baixo. Agora está com 19%.

Movimento mais brusco ocorreu com o ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos (PSB), que recuou quatro pontos. Com 7%, ele aparece em situação de empate técnico com o Pastor Everaldo Pereira (PSC), 4%.

A nova rodada do Datafolha mostra que o que cresceu de forma notável entre maio e agora foi o total de eleitores que não sabem em quem votar, de 8% para 13%. Além disso, outros 17% afirmam que pretendem votar nulo, em branco ou em nenhum dos candidatos apresentados.

Combinados, esses números podem ser um sinal de forte desalento em relação à disputa. Na comparação com os mesmos períodos de eleições anteriores, a atual taxa de eleitores sem candidato (30%) é recorde desde 1989.

A pesquisa sugere que esse comportamento do eleitor é um reflexo do aumento do pessimismo da população com os rumos da economia do país e da deterioração das expectativas com inflação, emprego e poder de compra, que também fizeram cair a aprovação ao governo Dilma. O Datafolha entrevistou 4.337 pessoas entre terça (3) e quinta (5) em 207 municípios. A margem de erro do levantamento é de dois pontos para mais ou para menos.

A disputa eleitoral deste ano também poderá ficar marcada por uma forte tendência de clivagem regional. O maior contraste está entre os nove Estados da região Nordeste e os quatro do Sudeste. No Nordeste, cujo apoio foi decisivo para a eleição da presidente em 2010, Dilma ostenta ampla vantagem sobre seus adversários: 48% para a petista contra 11% de Eduardo Campos e 10% de Aécio.

No Sudeste, a disputa está mais apertada. Na região mais populosa do país, Dilma tem 26% e aparece em situação de empate técnico com Aécio, que foi governador de Minas Gerais e tem 25%. Campos, que governou Pernambuco, tem 4%. (Folha de São Paulo)

7 comentários

"Os principais adversários da petista, porém, não estão conseguindo tirar proveito disso.

ah, mas isso eh o velho e tradicional pensamento magico da brasileirada...

os que pretendem se abster de votar incentivado o ridículo voto nulo, acham que estão fazendo um negocio da China...

acham que não votando nos candidatos que se opõem ao governo que eles desaprovam, um ser celestial vira de outra dimensão e assumira a presidência do pais...

com esses 17% votando nulo, algum candidato sera eleito, e essa MAIORIA que se acha muito esperta por anular o voto ou ir a praia no dia da eleição, ao invés de ir as urnas, sera governada pelo governo eleito por uma MINORIA que sabe da importância de escolher seus governantes...

e geralmente essa minoria eh petralha, porque os interesses diretos deles são muitos...

por isso em grêmios estudantis e DCEs de universidades a minoria esquerdista comanda tudo...

eles vão la e VOTAM!

enquanto a maioria fica olhando a paisagem pela janela para depois ficar reclamando...

Reply

Coronel,

Para não desagradar o PT, foi estabelecido um "teto - 20%" para o Aécio no 1o.Turno.

Para o 2oTurno, a mentirinha não cola e ele sobe forte. Quem explica isto??

JulioK


Reply

Eu converso sobre o assunto com gente que JAMAIS VOTARIAM EM AÉCIO, falo sobre Campos e muitos rejeitam, aos pobres com esta opinião EU DIGO PARA VOTAR NULO PARA PRESIDENTE E NO SEU CANDIDATO SE TIVER A DEPUTADO ESTADUAL, FEDERAL E SENADOR NULO se for do PT. melhor votar nulo que votar na Dilma ( nulo 2 ).

Reply

Anônimo das 07:06

Você está correto na sua explanação.

Quem não vai às urnas, NÃO tem direito de reclamar depois!

A muitos que me dizem que irão votar nulo/branco, desestimulo na hora. Digo-lhes que estarão dando força para a dentuça ganhar a eleição, o que eles não querem. Todos são contra a Dilma.

Precisamos fazer o tal trabalho da formiguinha, vamos falando e convencendo a todos para irem votar.


Chris/SP






Reply

Cel.

Algo não comentado até agora aqui no blog.

Dudu Campos com seus 7% está indo pro brejo, se não mudar sua estratégia. Com certeza, vai descer ladeira abaixo por causa da sua mascote velha, a rainha das florestas.

Enquanto isso, o Pastor Everaldo / PSC está com 4%, sem ter sido governador. Ele poder fazer diferença nesta eleição.


Chris/SP

Reply

Acorda, Nordeste! Sei que vocês não são masoquistas, meus irmãos, então me digam o que viram nessa incompetente e desequilibrada.

Reply

Coronel,

preocuPam-me bastante os votos nulos e em branco.
Isto nos faz perder força!!

Tem coisas - com certeza de petralha falso mascarado na internet - estimulando as pessoas a não votarem, dizendo que nenhum político presta!

Precisamos ter a consciência de que a petralhada sai do túmulo para votar - vide irmão de Henrique Pizolatto!
Todo voto é importantíssimo e precisamos conquistar votos para Aécio.

Precisamos falar do Foro de São Paulo, da implantação do comunismo no Brasil, do autoritarismo do PT que está destruindo nossa sociedade pois segue à risca a cartilha de Gramsci.

FORA DILMA!
FORA PT!

Flor Lilás


Reply