Sessão do Congresso vai decidir se CPI da Petrobras será mista como quer a oposição ou exclusiva como quer a turma da corrupção.

O líder do PMDB no Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE), afirmou nesta terça-feira (6) que o presidente da Casa, Renan Calheiros (PMDB-AL), irá submeter à sessão do Congresso Nacional – conjunta da Câmara e do Senado – a discussão sobre se deve ser criada uma CPI mista de deputados e senadores para investigar as denúncias contra a Petrobras. Diante de uma série de denúncias contra a estatal do petróleo, a oposição protocolou dois pedidos de CPI no Legislativo: um exclusivo para o Senado e outro para uma comissão mista.

Segundo o líder peemedebista, durante uma reunião nesta segunda (5), Renan decidiu cancelar o encontro agendado para esta terça com líderes das bancadas, no qual seria debatido qual das duas CPIs será instalada. Ainda conforme Eunício, o presidente do Senado vai antecipar para esta quarta (7) ou quinta-feira (8) a sessão do Congresso que estava marcada para 20 de maio.

A oposição insiste na criação de uma CPI mista, que integre senadores e deputados, mas o PT quer uma CPI exclusiva no Senado. "Ontem à noite [segunda-feira], eu me reuni na casa do Renan, inclusive com o Eduardo Braga [líder do governo no Senado], para decidir essa questão da CPI. Conversamos sobre como vai ser e como fica. O Renan decidiu cancelar a reunião de líderes que teria hoje [terça] para tratar dos nomes que seriam indicados e resolveu passar para amanhã ou quinta a decisão, disse o líder do PMDB ao G1.

"Ele [Renan] vai marcar uma sessão do Congresso, que aí vai se decidir se vai ser CPI, CPI mista, quem participar, as indicações. Tudo deve ser resolvido então nesta sessão que o presidente decidiu marcar", complementou. O G1 tentou contato com o presidente do Senado, mas até a última atualização desta reportagem não havia obtido retorno.

Nesta terça, após reunião com o ministro de Relações Institucionais, Ricardo Barzoini, o líder do PT na Câmara, deputado Vicentinho (SP), confirmou que Renan cancelou a reunião que iria debater a criação de uma comissão mista ou exclusiva do Senado para investigar a Petrobras.

A oposição, no entanto, disse não ter sido informada sobre o cancelamento da reunião com Renan. Líderes de DEM, PPS, PSDB, PSB e Solidariedade decidiram nesta terça levar ao presidente do Senado a lista com os nomes de seus representantes na CPI mista. “Caso haja uma reunião extraordinária do Congresso amanhã [quarta], melhor ainda. Já ficam entregues as indicações por antecipação”, destacou o líder do DEM no Senado, Agripino Maia (RN).

Pressão petista

A decisão de Renan de levar a discussão para a sessão do Congresso poderá contemplar anseio do PT, que pretende apresentar um requerimento para criação de outra CPI mista, essa destinada a investigar supostos casos de corrupção em São Paulo e em Pernambuco, estados governados por adversários da presidente Dilma Rousseff.

Na semana passada, o líder do PT no Senado, Humberto Costa (PE), chegou a dizer que só aceitaria tratar de CPMI da Petrobras durante reunião do Congresso. “Ele [Renan] vai chamar uma reunião do Congresso para amanhã. Vamos caminhar de acordo com os segmentos regimentais. Têm seis questões de ordem a serem respondidas [durante a reunião do Congresso]. Queremos a apuração ampliada dos fatos, incluindo também a questão do metrô de SP”, ressaltou Vicentinho.

Oposição

Principais partidos da oposição, PSDB, DEM e PPS não querem a CPI exclusiva do Senado. Para evitar a instalação da comissão, os líderes dos três partidos não devem indicar nomes para compor o colegiado. Como o governo federal tem uma maioria expressiva na Casa, os senadores oposicionistas temem que o Palácio do Planalto controle as atividades da comissão, impedindo o aprofundamento das investigações contra a estatal do petróleo.

Com a CPI mista, a oposição espera envolver tanto deputados quanto senadores na apuração, o que dificultaria a influência do governo, já que a base aliada na Câmara tem se rebelado nos últimos meses. Insatisfeitas com a relação entre Executivo e Legislativo, siglas que dão suporte ao governo Dilma, lideradas pelo PMDB, criaram um bloco para tentar aumentar o poder de negociação com o Planalto.

Após uma resistência inicial, o PMDB, maior bancada do Senado e segunda maior da Câmara, também deve apoiar a CPI mista. Segundo o Blog do Camarotti, a oposição teria fechado um acordo com a cúpula peemedebista para viabilizar a instalação da CPI de deputados e senadores. Ainda de acordo com o blog, em troca do apoio à CPI mista, o PMDB seria poupado do foco das investigações.

PT

Convencidos de que a criação da CPI irá servir de palanque eleitoral para a oposição, os parlamentares do PT defendem a criação de uma comissão integrada exclusivamente por senadores, onde teriam mais controle. Os petistas alegam que "sem o barulho dos deputados", a comissão poderá trazer menos desgaste ao Palácio do Planalto.

Nesta terça, o líder petista na Câmara criticou a postura de partidos oposicionistas de não indicar nomes para a CPI da Petrobras exclusiva do Senado. “A oposição entra no Supremo para garantir uma CPI no Senado exclusivamente sobre Petrobras, a ministra Rosa Weber concede e agora eles não querem mais? Está comprovado que queriam barulho eleitoral. Isso é desonestidade”, disse Vicentinho. (G1)

11 comentários


Por Claudio Humberto

REVELAÇÕES DE EX-DIRETOR PODEM ‘INCENDIAR’ O PAÍS

Pessoas ligadas ao ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa, preso na Operação Lava Jato, garantem: ele não repetirá Marcos Valério, que aguentou firme, não entregou ninguém, preservou o ex-presidente Lula e foi condenado a 37 anos de prisão. Costa pode “incendiar” o País, recorrendo a delação premiada, e contar tudo sobre negociatas, não só na Petrobras, e o envolvimento de autoridades federais e estaduais.

PRIMEIRO A FAMÍLIA
A delação premiada de Paulo Roberto Costa poderá reduzir sua pena e livrar familiares, que correm risco de cadeia por obstruírem a Justiça.

SOB PROTEÇÃO
São tão graves as esperadas revelações do ex-diretor que sua defesa poderá solicitar sua inclusão no Programa de Proteção a Testemunhas.

SEGURANÇA MÁXIMA
Paulo Roberto Costa foi levado de volta à carceragem da PF para sua segurança. No presídio comum, poderia ser alvo de queima de arquivo.

SILÊNCIO DE OURO
Fornecedores ou parceiros de grande e médio portes da Petrobras, estão insones, rezando para que Paulo Roberto Costa fique calado.

Será um novo Roberto Jefferson??tomara que sim.

Reply

Quem quer a CPI mista é a turma da corrupção. A oposição quer a CPI exclusiva.

Reply

Eles querem só os senadores por que é menos gente para eles comprarem. Estão apertando o cinto e economizando.

Reply

Os corruptos querem a CPI só do Senado,pois sendo a sua maioria base aliada de Dilma fica fácil para o governo controlar.A CPI tem que ser uma só e mista.Duas CPIs uma mista e outra do senado como quer Renan se caso não passar só a do senado,só servirão para ficarem esvaziadas e não apurarão nada.Temem pela imagem já arranhada, suja e deplorável da presidente.

Reply

Lembrem se de Tancredo Neves! Das nossas esperanças ! Aécio Neves é o resgate desta esperança! Avante Brasil!

Rosa Calixto

Reply

http://cbn.globoradio.globo.com/comentaristas/carlos-alberto-sardenberg/2014/05/06/OCDE-E-MAIS-NOVA-INSTITUICAO-A-BAIXAR-PREVISAO-DE-CRESCIMENTO-DO-BRASIL.htm

Reply

ANONIMO 15:34


É exatamente o contrário do que você está dizendo: o governo prefere a CPI exclusiva do Senado onde tem maioria e maior controle.


Chris/SP

Reply

É inadmissível que esse canalha que sustentou a amante e a filha com dinheiro público, ainda tenha voz no governo do Brasil.
Parece que está faltando seriedade e competência na justiça brasileira.

FORA CORRUPTOS CANALHAS!

Reply

O governo perdeu o controle sobre este assunto, caso contrário a CPI teria morrido já no STF.

Será aberta a caixa de pandora da PTROUBRÁS, e aí já era.


Lanterna.

Reply

Outras coisas complicam a vida do governo:

1) O filho de Renan será candidato a governador, se enterrasse a CPI Renan estaria enterrando junto esta candidatura.

2) Senadores têm que enfrentar eleição só daqui a 4 anos, deputados têm que se expor à fúria dos eleitores já neste ano.


Lanterna.

Reply

a turma de Dilma eh d e m a is!Vicentinho eh um brlho soh,Aldo Rebelo diz na tv depois das criticas aas obras da copa que o Brasil fez os trabalhos p mobilidade que outros paises nao fizeram e os estadios foram construidos SOMENTE COM DINHEIRO PRIVADO!!!! entendi mal?

Reply