O Brasil da Dilma pintadinha.

"Eu acho a Galinha Pintadinha interessante. Não tem quem não conheça" (Dilma Rousseff, em encontro com jornalistas no Palácio da Alvorada)

Confissão de Incompetência - editorial publicado hoje no Estadão

A presidente Dilma Rousseff reuniu dez mulheres jornalistas para afirmar sua satisfação diante do pífio desempenho econômico do Brasil e sua incapacidade de imaginar um país com inflação menor e prosperidade maior. Não há problemas sérios e em 2015 "o Brasil vai é bombar", garantiu a presidente, como se os desajustes apontados por analistas da imprensa, de consultorias privadas, do setor financeiro e de entidades multilaterais fossem imaginários ou insignificantes.

Não se esperem, portanto, correções na política econômica, em caso de reeleição. Para começar, a tolerância à inflação será mantida, em nome de uma falsa defesa dos trabalhadores e dos brasileiros mais pobres.

"Faz uma meta de inflação de 3% e sabe o que isso significa? Significa desemprego lá pelos 8,2%. Eu quero ver como se mantêm o investimento social e o investimento público em logística com essa meta", desafiou a presidente. Ela poderia evitar essa imprudência se fosse um pouco mais informada e menos dependente de assessores incapazes.

Chile, Colômbia, Equador e Peru, para citar só uns poucos exemplos da vizinhança, têm crescido muito mais que o Brasil com inflação muito menor. No ano passado as taxas de expansão econômica desse grupo ficaram entre 4,2% e 5%. Neste ano devem ser pouco maiores. A menor inflação, de 1,9%, ocorreu na Colômbia. A maior, de 3%, no Chile. O desemprego na Colômbia, de 10,6%, foi o único muito acima da média latino-americana (6,3%). Ficou em 4,6% no Equador, 5,9% no Chile e 6% no Peru.

No Brasil, o dado oficial, repetido pelos organismos internacionais, apontou 5,5% de desocupação, pouco abaixo do nível registrado em países latino-americanos mais dinâmicos e com inflação bem menor. Mas será correto esse número, apurado em seis regiões metropolitanas? Outra pesquisa do IBGE, a Pnad Contínua, realizada em 3.500 municípios, apontou uma desocupação na faixa de 7%, superior à média da América Latina. Por uma extraordinária coincidência, aliados do governo tentaram interromper a divulgação de novos dados dessa pesquisa.

Mas a recusa da meta de 3% está muito longe de corresponder à defesa de uma inflação de 4,5%, a meta em vigor. A inflação acumulada em 12 meses tem ficado em torno de 6% e a presidente, assim como seu ministro da Fazenda, Guido Mantega, tem-se mostrado satisfeita com qualquer número até 6,5%, limite da margem de tolerância, impropriamente chamado de "teto da meta". Mas a meta é de 4,5% e nada, nos últimos anos, justificou resultados piores.

Na noite do jantar presidencial, o ministro Guido Mantega também rejeitou, em entrevista à TV Brasil, a redução da meta de inflação. Usou as desculpas de sempre, mencionando choques de preços, como se ocorressem apenas no Brasil. Pelo menos quanto a isso a presidente concordou com seu ministro. Mas ela o desmentiu, ao descartar a ideia de aumento de impostos para reforçar a política fiscal.

"Não sei em que circunstâncias ele falou", explicou a presidente. "Às vezes a gente escorrega em casca de banana." A fala seria mais convincente se ela contasse como seu governo alcançará a meta fiscal prometida para este ano e como se compensarão as perdas acumuladas por empresas do setor elétrico, prejudicadas pela contenção de tarifas imposta pelo governo.

A presidente insistiu em atribuir os problemas brasileiros à crise internacional e em bravatear, comparando o desempenho brasileiro com o de outros países. "Estamos nos saindo muito bem diante da conjuntura mundial." Esse discurso é velho e repetidamente superado pelos fatos. Foi desmentido, nos últimos anos, na comparação do pífio crescimento e da elevada inflação do Brasil com os números de outros países emergentes. Agora é desmentido também quando se compara o déficit nominal das contas públicas brasileiras com os dados dos países mais avançados. O déficit brasileiro tem aumentado e é hoje muito parecido com a média da zona do euro.

A presidente parece acreditar nas próprias palavras. Isso apenas reforça as previsões de tempos ainda muito ruins para a economia brasileira.

16 comentários

Coronel,
é este que essa corja está deixando para nós. Corrupção, incompetência e desesperança.

Reply

DO ALERTA TOTAL - A PAULADA EM CIMA DE DILMA...
Os marketeiros do desgoverno petista, que tentam fabricar a falsa imagem de que tudo vai bem na economia, ficaram PTs da vida com uma contundente avaliação negativa feita pelo economista-chefe de investimentos do Saxo Bank da Dinamarca, durante o evento “Criando Sucesso Operando em Mercados Globais”, terça-feira passada, em São Paulo. Steen Jakobsen advertiu que, se atual a presidenta não for reeleita, vai ser bom para a economia, onde hoje reina uma conjuntura de intensa volatilidade, crescimento baixo e inflação nas alturas. Dilma já acusa o golpe e já ensaia discursos defensivos sobre problemas econômicos.
Steen Jakobsen fez o discurso que caberia na boca dos candidatos de oposição ao Palácio do Planalto: “A situação macro do Brasil é a pior dos países que eu já visitei. E eu visito 35 países por ano. O Brasil tem os políticos que merece, porque são vocês, brasileiros, que votam errado e colocam eles lá. A atual presidente, por exemplo, não sabe o que quer e está completamente perdida. Além disso, o Banco Central também está perdido, e os conflitos aumentam a cada dia, A falta de reformas e as decisões políticas fora do bom tom deixaram a situação insustentável. O Brasil é o campeão mundial em fracassos e ainda não mudou”.
O economista dinamarquês, sem meias palavras, acertou um chute no calcanhar mais frágil do desgoverno Dilma: “Sediar a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016 foi a pior coisa que o Brasil deveria ter decidido fazer. O dinheiro que deveria estar indo para lugares extremamente carentes, está indo para coisas inúteis. O Brasil só estará pronto para receber uma copa do mundo em 20 ou 30 anos”. O economista Steen Jakobsen avalia que “o Brasil precisa de uma crise de verdade, com uma magnitude enorme, para ver se toma jeito”.

Reply

Segundo a CBN, o deputado pernambucano Mendonça Filho, líder do DEM, propõe lei contra o que chama "denúncia eleitoral caluniosa ", a qual prevê pena de dois a oito anos de prisão.
A lei proposta, que é mais uma para proteger políticos corruptos, implicará em mordaça à imprensa.

http://cbn.globoradio.globo.com/comentaristas/roseann-kennedy/ROSEANN-KENNEDY.htm

Reply

http://cbn.globoradio.globo.com/comentaristas/roseann-kennedy/2014/05/08/DENUNCIA-ELEITORAL-CALUNIOSA-TERA-PENA-DE-DOIS-A-OITO-ANOS-DE-PRISAO-EM-MUDANCA-DO-C.htm

Reply

base de apoio ao governo Dilma rachou no Mato Grosso do Sul e em Alagoas. Os candidatos a governador Nelson Trad Filho (PMDB-MS) e Benedito de Lira (PP-AL) fecharam com Campos.

PMDB também está rachando entre Aécio e Campos, o mesmo acontece com o PP e o PSD.

O fato é que a Dilma só terá o tempo de TV desses partidos, mas a maior parte dos deputados, senadores, prefeitos, candidatos a governos, etc, farão campanha para a oposição.

Reply

Coronel, estou achando essas greves com queimação de ônibus muito orquestradas. Parecem querer que o governo federal tome medidas de exceção. A Copa seria a desculpa. Olho vivo!
O bicho não ia pegar, conforme falou o ex coroinha?
Lilyane

Reply

Há 5 anos digo a mesma coisa: Crescer como se não tem luz? Alguém poderia me responder? Não aguentamos crescer 5%, é impossível.
Um exemplo, resolver o prolema de seca no no Brasil é bem mais fácil do que estes idiotas falam, e alguém faz algo? Não! Como vão resolver o prolema de luz? Não sabem nem querem. Passado 200 anos a PTbras não consegue produzir gasolina gasolina de boa qualidade, mesmo quando lei manda o mínimo. Nosso 4g é 3g. Com aval dos incompetentes. Aneel, Anp, Anatel e outros As não sabem, nem tem gente para saber o real custo de alguma coisa. Custo para esta gente é o que o fornecedor informa, sem contestação. Para quebrar uma usina de álcool tem que ser muito incompetente, não pouco. E vive quebrando no Brasil. É só perguntar a quem conhece, não estes "experts" soltos por aí, tipo Mirian Leitão. É duro assistir a um show onde somos todos os palhaços.

Reply

Dilma como presidente é um fracasso

Reply

Jornal The Guardian

Kátia Abreu diz que seu destino é ser Presidente da República.

A senadora e fazendeira do Tocantins era uma força influente no enfraquecimento do Código Florestal do Brasil responsabilizado por muitos para o recente aumento na Amazônia do desmatamento . Seu apoio - no parlamento e em uma coluna de jornal amargo - para mais estradas através da Amazon, o controle do Congresso sobre demarcação de reservas indígenas, monoculturas mais eficientes e geneticamente modificados "sementes terminator" lhe rendeu a ira dos ambientalistas que a chamava de "Senhorita Desmatamento "," rainha motosserra "e" cara do mal ".

Abreu, no entanto, é desafiadora, dizendo que ela está se preparando para disputar a Presidência um dia e quer ajudar o Brasil a superar os EUA como o maior produtor de alimentos do mundo. "Executando a presidente não é um plano -. Que é destino Eu estou me preparando para isso, preparando para o caso é o meu destino", disse ela em uma entrevista em seu escritório em Brasília. "A crítica dos ambientalistas radicais é a melhor forma de endosso. Isso me dá satisfação. Isso mostra que estou no caminho certo e fazendo o papel certo."

ESTÁ UNHA E CARNE COM DILMA. E NA 4ª FEIRA SE VANGLORIOU DA TRIBUNA DO SENADO, DE TER SE REUNIDO COM A GALINHA PINTADA DURANTE 3 HORAS. NÃO ME SURPREENDERÁ DILMA CHUTAR TEMER E COLOCÁ-LA DE VICE. NO SENADO ALGUNS FAZEM ESSA BRINCADEIRA....POR ENQUANTO!!

Leia mais
http://www.theguardian.com/environment/2014/may/05/brazil-chainsaw-queen-katia-abreu-amazon-deforestation

Reply

Faltou os dentinhos.

Reply

Cel,

O João santana esta sem criatividade, criar um fato mixo destes, não vai colar. Ta acabando os neuronêos do joão.

Reply

Coronel, permita um off topic com a coturneira Chris/SP :

Anônimo Anônimo disse...
B.Pistelli

Não pense com o fígado que faz mal à saúde!

Tenha calma, ninguém está querendo brigar com você !!!

Acrescento que RA não é petralha nem fascista, mas ele às vezes acordo com o "mood" virado, sacou?


Abraços

Chris/SP

7 de maio de 2014 15:14

Não "penso com o fígado" e nenhum motivo para brigar com você, uma das antigas comentaristas MAS O REINALDO ESTÁ ESQUISITO SIM e são outros coturneiros que reclamam, o que eu constatara de UMA MÍNIMA DIFERENÇA DE OPINIÃO É DELETADO E OFF TOPIC É REINALDOXXXXXXX.

NÃO TENHO MOTIVO NENHUM PARA BRIGA COM CHRIS/SP nem com o jornalista Reinaldo Azevedo, só reclamo dele como blogueiro intolerante, eu compartilho de suas idéias mas não sou tão anti-social ( sou sim um antissocialista ) e liberal que prefiro um governo leve e com boa atuação social PARA RESOLVER OS PROBLEMAS SOCIAIS mas ajudando cada um a APRENDER A PESCAR, não adianta ficar "dando o peixe" todo dia, como faz o bolsa-família.

ABRAÇO DO bpistelli
e
51 na cabeça

Reply

BPistelli

Vamos dar uma trégua meu amigo coturneiro. Sou da paz, não dá discussão gratuita.

Gosto de ler os texto do RA como informação, além de ler os comentários de seus leitores. Nem sempre faço comentários. Nunca tomei um Reinaldox, mas já tive comentários excluídos. Fazer o quê? O mundo não parará de girar por causa disso. Não acho que ele seja petralha, porque os combate, mas, você sabe, ele é meio reacionário e gosta um tantinho de bajulação.

Um abraço
Chris/SP

Reply

Anônimo 15:12

Mesmo que a gorda dê um chute no Temer e convide Katia Abreu para sua vice, NÃO VOTO em nenhuma das duas.

Se Katia Abreu um dia vier a ser candidata a Presidência, quem sabe poderá ter meu voto.

Por hoje, acho-a uma tremenda vira-casaca por ter se bandeado para o lado da Dilma (votará nela, inclusive) e andar de sorrisinhos e beijinhos com a Barbie do Senado.


Chris/SP

Reply

dilma,dando assistencia aos invasores em spaulo,estah ensinando as pessoas como conseguirem uma casa no programa de seu desgoverno.tb quero uma!

Reply

EU JÁ ESTAVA EM PAZ CONTIGO ANTES DE ESCREVER O COMENTÁRIO ANTERIOR, FOI SÓ PARA DAR CIÊNCIA A VOCÊ E OUTROS COTURNEIROS

bpistelli e 51 na cabeça!!!!!


** Não brigo ou faço discussões de baixo nível com coturneiros antigos e outros com boa educação como você, bola pra frente CHRIS/SP

Reply