Dilma avisa: está com medo dos debates.

Em 2010, Dilma trocou um debate da Igreja Canção Nova pelas canções de um CD do Pato Fu. Em 2014, a sua cadeira deverá ficar vazia em muitos debates, por puro medo de enfrentar o novo.

O presidente do PT, Rui Falcão, acredita que há debates eleitorais demais no Brasil, o que está levando o modelo à “banalização”. Para ele, o número precisa ser reduzido e os veículos de comunicação deveriam fazer consórcios para a realização deste tipo de evento. “O excesso de debates bloqueia muito a agenda dos candidatos e ao mesmo tempo cria sensação de déjà vu, vai repetindo perguntas e respostas (...) temos que valorizar mais os debates, que estão se banalizando pelo excesso”, disse Falcão.

A postura do petista contrasta com a do partido há alguns anos. Em 1998, quando o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso se recusou a participar de debates, foi duramente criticado pelo PT. Hoje, com seu partido no governo central, Falcão acredita não só que há excesso de debates, mas também afirma que eles prejudiquem a agenda dos candidatos, que mobilizam cerca de três dias para cada evento.

“Caso aconteçam 10 debates durante a eleição, um mês da agenda dos candidatos será tomado somente com debates.” Questionado sobre a participação da presidente Dilma Rousseff, Falcão disse que ela deve participar de “alguns” debates. Não quis, no entanto, dizer quantos. Dentro do PT, comenta-se que ela deve participar de dois ou três.

“Os eleitores gostam do contato direito, da presença, da simpatia (...) a presidenta fez muitos debates na campanha de eleição (...) vamos propor a quem nos convida para tentar fazer junção dos veículos para valorizar os debates e permitir que os candidatos viagem mais e tenham mais contato direto com os eleitores”, disse.

Na eleição passada, Dilma participou de cinco debates de TV e de um online promovido pela Folha e pelo UOL, empresa do Grupo Folha. No segundo turno ela debateu com o então candidato José Serra (PSDB) em quatro ocasiões.

De 1989 para cá controvérsias têm marcado os debates eleitorais. Em 2006, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva adotou uma estratégia por ele criticada em eleições anteriores e não participou de debates no primeiro turno das eleições. No último evento, promovido pela Globo, em vez de debater, ele participou de um comício. À época, sua equipe acreditava que ele venceria a disputa sem a necessidade de um segundo turno.

Durante o evento, sua cadeira vazia foi mostrada na TV e o petista foi alvo de críticas. A eleição foi para o segundo turno. Antes disso, em 1998, na tentativa de reeleição, foi o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso que não participou de debates. No seu caso, venceu a eleição no primeiro turno.

Em 1989, o então candidato Fernando Collor de Mello, que viria a ser eleito e se tornaria o primeiro presidente a sofrer um processo de impeachment, não quis participar de debates no primeiro turno. Naquela eleição, 22 disputaram o cargo mais alto da República na primeira eleição direta desde a redemocratização. No segundo turno, Collor e Lula debateram, naquele se tornou um evento considerado de grande relevância para a eleição de Collor. (Folha Press)

14 comentários

Já pensou se Dilma fugir dos debates com o diplomata e clássico Aécio?
Ela não nem para começar, pois se acaso topar a parada vai engolir sapos e rãs dele e sair muito pior que entrou.
Por outro lado, se faltar aos debates, pior ainda; seria o nosso conhecido "rabo preso" e disfarçar que debates já estão ficando enojados pelo povo por não levarem ninguém a lugar algum e outras fantasias; e o conceito dela cairá mais ainda!
Em embromação, há de se reconhecer: ninguém pode com o PT!

Reply

Infelizmente este é o verdadeiro quadro da política brasileira. Todos os candidatos melhor colocados nas pesquisas, independentemente de que partido seja, fogem dos debates. Este filme é muito velho.

Reply

É um carto de pau.
Não aprendeu nada no curso de jornalismo

Reply

O PT e Dilma só debate com pessoal de sindicato e comunistas para aprender um pouco mais sobre como ser pior que é e radicalizar sem a quebra do estado de direito.
SE QUEBRAR O STF INICIA PROCESSO POR QUEBRA DE DECORO COM A FUNÇÃO E UM PROCESSO CRIMINAL. SE ATÉ LÁ O SCF for fortalecido, apoiará Dilma e emitirá mandato de prisão contra quem for contra o governo animal.

Reply


Dilma está numa saia justa....se faltar aos debates será assinar atestado de culpa....se for aos debates não tem chance com os dois da oposição...muito ruim.

Reply

Tô pagando para ver a bruxa num debate com Aécio Neves, todo articulado e bom de discurso, e ela falando dilmês.

Nem emprestando neurônio, ela consegue !

FORA DILMA!

Chris/SP

Reply

Comparando o governo Collor com o governo do Lula (1º, 2º e 3º mandato) considero que o Collor não sofreu impeachment, mas golpe.

Reply

sobre o video do PT DO MEDO: vejo hoje nas ruas uma enorme quantidade mendigos, favela aumentando, tinha isso antes do PT?????? TINHA NAO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Reply


Além dela ter só 2 neurônios, o que a prejudica muito, terá de enfrentar candidatos com muita munição e ela com um telhadão de vidro danado seu menino.!!!.

Reply

Debates demais??? Engessar a agenda do candidato??

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk... são quantos debates para os presidenciáveis??? Se "a cara" não tem tempo para estar presente em 5 ou 6 debates promovidos por TVs e grandes portais da internet, não merece ser presidente.

Os debates deveriam ser em maior número e que a plateia pudesse perguntar o que bem quisesse. Essa coisa ensaiadinha, bonitinha é que não funciona.

Medo não! É pavor mesmo! Os neurônios não vão pegar no tranco dessa vez!

Ella não tem como explicar Pasadena, Abreu e Lima e os gastos bilhonários com estádios da copa em detrimento da saúde e educação.

Reply

Eu gostaria é de ver a Dilma debatendo com o Jair Bolsonaro e a Denise Abreu. Essa Dilma não consegue dizer uma frase que tenha sentido.

Reply

.....tempo p entregar diplomas de "sei lah o que"ela tem, p inaugurar placas,lançar a mesma obra todoano e nunca fazer tb tem e p DEBATER P MELHORAR O PAIS naaaoooooo?????eh a "rainha da cocada",quer passar ao largo p nao ser testada!

Reply

Ué, mas Dilmão Fraldão não é a valentona???! O cachaceiro vagabundo não disse que a bichinha, depois de tomar choque elétrico em tudo quanto era lugar, não tem mais medo de nada???!

Reply

Cheiro de petralha às 9:00h.

Reply