Aécio bate forte no aparelhamento do Ipea e do IBGE promovido por Dilma.

Em coluna publicada hoje, na Folha de São Paulo, o presidente do PSDB, Aécio Neves, acusa o governo de aparelhar os órgãos de estado, que o PT trata como se fossem instituições do governo. O titulo do artigo é " Gol de mão", que comparar o que Dilma fez com o IBGE com a manipulação de dados imposta ao Idec argentino por Cristina Kirchner, desacreditando o país diante do mundo.

O intolerável grau de aparelhamento do Estado brasileiro pelo PT chegou às instituições de pesquisa, guardiãs do conhecimento e da informação que serve ao desenvolvimento do país. O Brasil corre o risco de entrar na mesma rota que levou a Argentina a perder credibilidade quanto às suas estatísticas oficiais.

O episódio recente em torno do IBGE passou a muitos a impressão de que o instituto estaria dando um perigoso passo na direção dos problemas que minaram o Instituto Nacional de Estadística y Censos (Indec), do nosso vizinho, cujos dados sobre inflação e PIB são considerados tão corretos quanto o célebre gol de mão feito por Maradona contra a Inglaterra.

Se a "mão de Deus", expressão usada pelo próprio atacante para descrever o lance, ajudou a Argentina a ganhar o jogo, seu uso nas estatísticas não melhora em nada a vida dos argentinos. Não saber o que de fato se passa na economia de um país afugenta novos investimentos, com impacto negativo sobre o desenvolvimento.

O IBGE entrou em convulsão depois que o PT colocou em dúvida a nova metodologia usada pelo órgão, que, ao ampliar a base de pesquisa, traz novos dados, por exemplo, sobre o desemprego no país. Era o que faltava: o partido querer atribuir à sua base aliada a tarefa de avaliar metodologia de pesquisa.

Apesar da contestação de vários profissionais, a Pnad Contínua teve sua divulgação adiada para depois das eleições. Assim, é preciso concordar com Simon Schwartzman, ex-presidente do IBGE: a suspensão em momento eleitoral levanta suspeitas sobre a falta de autonomia do órgão.

Dias antes, o sinal vermelho já havia sido acendido no Ipea. A informação de que o instituto abriu, em 2010, escritório na Venezuela, e que lá tem produzido textos em apoio ao chavismo, surpreendeu muita gente. Especialmente os que já lamentavam que, apesar da resistência profissional de tantos dos seus membros, o Ipea estivesse sendo usado para tentar dar sustentação a "verdades" petistas. Nos mesmos dias, a imprensa denunciou a crise na Embrapa com as nomeações políticas.

O assunto é grave. Instituições brasileiras, com credibilidade conquistada através do merecido reconhecimento do país ao trabalho de inúmeros pesquisadores e profissionais, não podem ter interrompida esta importante trajetória.

Precisamos defender a autonomia das nossas instituições, diante de qualquer pressão política. Elas pertencem ao país e não ao governo. Até porque, depois do Ipea, do IBGE e da Embrapa, alguém pode ter a ideia de interferir no Inep para controlar os dados de educação e no CNPq para patrulhar as pesquisas.

O Brasil não merece isso.

6 comentários

O FLAGELO DOS PETRALHAS mod

O X-9dedos, apedeuta e molusco asqueroso, famoso "barba" no DOPS, disse à esgotosfera petralha que a inflação estava em 80% e agora está em 6%. Esqueceu propositadamente de informar que a inflação dos 80 foi do governo do Sarney e do Collor, aquele famoso do confisco do dinheiro da poupança. Com o plano REAL de FHC, ela caiu para níveis ultra baixos do mundo civilizado. E agora tá subindo que nem foguete e em sentido contrário a dimarossa, (ester da carabina) caindo,EM PLENA QUEDA LIVRE RUMO À DERROTA QUE SE AVIZINHA E AINDA QUERENDO LEVAR O BRASIL POR SEU DESGOVERNO. PENSE FORTE. VOTE FORTE! O AÉCIO TÁ CHEGANDO. TÁ BEM AÍ!

Reply

Coronel,

O IPEA não cometeu um "erro" na pesquisa e sim um CRIME.

Por que??

No dia posterior a divulgação, o Governo lançou um programa de Patrulhas Femininas(não sei se o nome é exatamente este) da Polícia(RS).

As mulheres, nas redes sociais, estavam com ODIO dos homens.

Incitar a população ao odio de seus pares é CRIME!!!

MPF, cadê você???

JulioK

Reply

Coronel,

Neste governo do PT tudo é mentira, tudo é forjado, tudo é manipulado.

Reply

Senador, meu voto já é seu, mas seu time só ganhou o campeonato mineiro graças a um pênalti contra o Jô que o juiz até quis dar, mas que o bandeirinha garfou. Galo na cabeça!

Reply

Um instituto que chama os brasileiros de idiotas ao reduzir margens para "colocar 40 milhões de brasileiros na classe média" não tem credibilidade né!

Ganhar 290 reais e ser "classe média"? Ah ha ha!

E vamos combinar que esse número aí varia com o sabor do vento: já ouvi 18, 22, 30 e 40. O valor de 22 FOI DITO NA VOZ DO BRASIL!

Reply

Caro Coronel, todos vocês da mídia e imprensa precisam mostrar essa vergonha de suspensão do PNAD. Saiu no JN, foi a Gleisi Hoffman e Armando Monteiro que pediram que a pesquisa fosse suspensa. Tudo isso logo após a divulgação do desemprego em mais de 7%. ISSO É GRAVÍSSIMO!!!!!É a venezuelização do Brasil na prática. Hoffaman e Monteiro e a presidente do IBGE tem que se explicar por que pediram a suspensão dos resultados, pasmem, até 06 de janeiro de 2015!!!!Isso precisa ser passado a limpo. Estão querendo calar o IBGE quando o órgão descobre o rombo que está a economia brasileira!!!!!

Reply