Oposição entra no STF para abrir caixa preta de bilhões de dólares de empréstimos secretos do BNDES.

A oposição ingressou nesta segunda-feira (24) com mandado de segurança no STF (Supremo Tribunal Federal) para que o tribunal obrigue o governo federal a divulgar informações sobre contratos firmados entre o BNDES e os governos de Cuba e Angola.
 
O pedido é assinado pelo vice-líder do PSDB no Senado, Álvaro Dias (PR), que recorreu à corte depois que o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior lhe negou acesso às informações. O mandado de segurança é contra a presidente Dilma Rousseff, o ministro Mauro Borges Lemos (MDIC) e o presidente do BNDES, Luciano Coutinho, por "ato atentatório à moralidade e à transparência pública".
 
O mandado foi motivado por reportagem da Folha que revelou, no ano passado, decisão do então ministro Fernando Pimentel, ex-titular da pasta, de classificar como secretos os documentos sobre os empréstimos às duas nações –o que não ocorreu com contratos de outros 13 países beneficiados por financiamentos do banco estatal.  Na ocasião, o governo alegou que os contratos com Cuba e Angola continham informações "estratégicas" e eram "cobertos por sigilo comercial". Apenas em 2012, o BNDES desembolsou US$ 875 milhões para os dois países.
 
Álvaro Dias pediu oficialmente as informações ao órgão, mas o ministério negou o requerimento. Com a negativa, o tucano decidiu ir ao STF por considerar que a Constituição assegura aos parlamentares acesso a informações públicas –especialmente depois da sanção da Lei de Acesso à Informação.  Dias entregou o pedido ao presidente do STF, Joaquim Barbosa, que prometeu encaminhá-lo até amanhã para um ministro relator analisar o caso.
 
"É direito líquido e certo de qualquer parlamentar provocar atos de fiscalização, com base em prerrogativa constitucional da Casa a que pertença. Lamentavelmente, nada parece obrigar o Poder Executivo federal a expor suas negociações internacionais nem mesmo ao Poder que lhe é controlador por excelência", disse o senador.
 
O tucano pede, no mandado de segurança, "pleno acesso" aos documentos e informações relativos às operações do BNDES junto aos dois países. Também afirma que, se o pedido for negado, que haja uma determinação para que o ministério e o governo repassem as informações à oposição.  O senador ainda pede a notificação das "autoridades coatoras" –Dilma, Coutinho e Lemos– para que apresentam as informações no prazo legal.
 
JUSTIFICATIVA
 
Ao negar o repasse das informações ao senador, o ministério argumentou que a divulgação poderia "prejudicar ou por em risco a condução de outras negociações e as relações internacionais do Brasil". A pasta também afirma que, ao tornar públicos os dados, poderia colocar em risco outras operações firmadas pelo Brasil.
 
Além disso, o governo diz que Cuba e Angola não estão submetidos à Lei de Acesso à Informação, por isso o ministério estaria "violando a soberania desses países se tais informações fornecidas em caráter sigiloso fossem divulgadas".
 
No ano passado, o PSDB também ingressou com pedido na Procuradoria Geral da República para que apurasse eventuais ilegalidades nas operações comercias conduzidas pelo BNDES.  Na época, a Folha tentou obter os contratos de financiamento por meio da Lei de Acesso à Informação, mas teve seu pedido negado, já que os documentos foram classificados como secretos. (Folha Poder)

19 comentários

Não há lisura nos contratos, por óbvio, se houvessem, o governo não se empenharia tanto em manter o sigilo. São montanhas de dinheiro encaminhadas para Cuba, com a clara finalidade de financiar as campanhas do PT e, de quebra, engordar contas de petistas graduados. Tanto faz, se for sobre o título de "mais médicos" ou "Porto de Mariel", o caixa e os beneficiários são os mesmos.

Reply

Se o ministro relator do STF não for petralha, quem sabe Álvaro Dias tenha sucesso.

Parabéns Alvaro Dias pela iniciativa.


Chris/SP

Reply

o PT virou DONO do nosso dinheiro e acha ateh que pode usar como lhe aprouver.os lulinhas deitaram e rolaram nesse tal de BNDES nos ultimos dez anos desse arremedos de governo.vamos ver o judiciario,quem sabe tem luz no fim do tunel.

Reply


Agora que a UE e os EUA estão em vias de fechar um mega acordo comercial, o Brasil vai ficar fora do baile....
Andando de braços dados com essa corriola bolivariana, o Brasil, que por or questoes normativas dessa bosta de Mercosul, não pode fazer acordos isolados, vai se ferrar em verde e amarelo...
Quem anda com porcos, acaba comendo farelo...
Agora, a Dilma está lá em Bruxelas pedindo penico à Comunidade Europeia ..
Só que ninguém leva mais o Brasil a sério..
O futuro chegou, mas o Brasil ficou olhando para o passado....
As balanças comerciais já estão demonstrando o erro crasso das politicas econômicas e externas;;
Agora, é "parceirar" com Cuba, Venezuela, Bolivia , Argentina e caterva...
Seria cômico, se não fosse trágico
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Reply

tudo a ver com este texto!

DINHEIRO DO BNDES TRANSFERIDO PARA CUBA ESTÁ FINANCIANDO A MORTE DE ESTUDANTES NA VENEZUELA. FIDEL MANDOU SEUS AGENTES AJUDAREM MADURO A TORTURAR E ASSASSINAR OPOSITOFES.

Estudante assassinado pelos comunistas na tarde desta segunda-feira na Venezuela. O dinheiro do BNDES está financiando o massacre do povo venezuelano.

http://aluizioamorim.blogspot.com.br/2014/02/dinheiro-do-bndes-transferido-para-cuba.html


Chris/SP

Reply

COMENTÁRIO DE ALUIZIO AMORIM SOBRE A ATITUDE DE ÁLVARO DIAS:

“Está certo o Senador Álvaro Dias, no que concerne aos trâmites legais, como o mandado de segurança etc... em busca da verdade sobre a aplicação dos recursos do erário. Todavia essas iniciativas não mudam um tico o estado ditatorial comunista que se vai instalando no Brasil.

(...)

Com comunistas - e esta é a palavra que a turma do PSDB escamoteia - usar apenas os meios institucionais para fazer oposição não funciona. Eles já detêm todo o poder e aparelharam até o Supremo Tribunal Federal. Mais algumas aposentadorias de ministros e lá se vai o Supremo igual à corte de justiça bolivariana do chavismo.

Nessas alturas, se é que a turma do PSDB me entende, não haverá mais qualquer sentido ingressar com mandato de segurança. Para que os comunistas encastelados no poder revelem a verdade sobre a roubalheira do PT que drena recursos da Nação para financiar ditaduras comunistas, a briga tem de ser em outro terreiro.

Na Venezuela, Nicolás Maduro e seus esbirros estão assassinando jovens nas ruas. E tem dinheiro do Brasil nessa barbárie comunista. Nenhum representante da oposição brasileira emitiu um pio sobre isso.

Assim, ainda que louvável, a atitude do senador Álvaro Dias, é simplesmente inócua. Aliás, onde estavam os senadores quando aqui mesmo neste blog noticiei e comentei a transferência pelo governo do Lula e da Dilma, de recursos para essas ditaduras assassinas? “

(...)

http://aluizioamorim.blogspot.com.br/


Chris/SP

Reply

Senador Alvaro Dias, um dos poucos verdadeiros oposicionistas. Assim como Bolsonaro, todos os dias na trincheira contra os PTralhas. Deveria ser o candidato.Enquanto outros...humf....outros...

Reply


O vandalismo virtual fez mais uma vítima no sábado: hackers invadiram e tiraram do ar o site oficial de Álvaro Dias. O estrago não foi brincadeira. Todos os arquivos foram apagados e dificilmente poderão ser recuperados. A página já está há 48 horas fora do ar.
Por Lauro Jardim
Tags: Álvaro Dias, sites

Reply

...99,9 pc dos brasileiros alienados ou nao nao acreditam nessa "virada"comunista que o PT estah fazendo c o Brasil.Se tornaram donos do cofre, a "cupula" estah cada vez mais rica e o judiciario estah "vermelho"!

Reply

Coronel,
a oposição está cumprindo sua parte. Agora o STF, devidamente aparelhado, mandar abrir as contas, duvido.

Reply

cel,

Esse dinheiro de cuba, cheira algum truque para ganhar eleição. É esperar pra ver.


Reply

Esse desgoverno petralha quer substituir a extinta União Soviética,distribuindo dinheiro público pra ditaduras falidas.

Túlio Xavier

Reply

Engraçado. Em nome da tal transparência, meu nome está exposto na internet para qualquer ladrão ver, já que sou funcionária pública.

Se não há transparência nesses contratos é porque tem muito coisa errada nelles.

Reply

A coragem e iniciativa do Senador Álvaro Dias é pertinente e altamente válida, mas não vai dar em nada.
O aparelhamento é forte e vai fazer de tudo para melar, infelizmente.

Reply

Não só é direito liquido e certo, como é dever de fiscalizar a aplicação das verbas. Aliás, foram eleitos exatamente para isto e legislar em benefício da nação.

Reply

Tem que fazer uma auditoria total no BNDS e na CEF.

Tem que acionar o STF no caso das urnas eletrônicas também, ou nenhum resultado das eleições vindouras será crível.

Reply

Queria que o Senado tivesse mais senadores como Álvaro Dias.
Kátia Abreu onde está você?
O que você faz no PMDB?

Reply

PArabéns Senador.

O povo quer saber o que está acontecendo com nosso $$..

Reply

Essa farra vai chegar ao fim em outubro! FORA dilma! FORA!!!
O dinheiro é nosso! NUNCA!, JAMAIS!, EM TEMPO ALGUM, se viu um presidente PRIVILEGIAR OUTRO PAÍS EM DETRIMENTO DO SEU. Deixar de beneficiar o seu próprio povo para beneficiar um governo corrupto como é o de Cuba, da Venezuela e Bolívia é DEMAIS!!!
VERGONHA!

Reply