Conta de luz pode subir 20% em 2015, se Dilma for reeleita.

Paulo Skaf, presidente da FIESP, que apoiou os cortes eleitoreiros de Dilma, até agora não falou nada. Claro, ele é candidato ao governo de São Paulo. Tendo em vista os apagões e o custo absurdo das termelétricas, quem está jogando contra?

O governo já decidiu que vai dividir com a população o custo extra das usinas termelétricas, que estão sendo acionadas além do previsto neste início de ano por causa da seca atípica que reduziu o nível dos reservatórios das usinas hidrelétricas. O percentual que cada parte terá de assumir ainda está em estudo. A ideia inicial, segundo a Folha apurou com um assessor presidencial, era dividir "metade, metade".

Como os gastos extras estão ficando maiores, o Tesouro Nacional pode arcar com uma parcela um pouco mais elevada, reduzindo o peso que será transferido para a tarifa dos consumidores. A tendência é que essa parcela seja repassada para a conta somente em 2015, afirmou reservadamente um auxiliar da presidente Dilma, lembrando que o custo das térmicas usadas em 2013 ainda não foi transferido.

Quando o Tesouro assumiu a despesa de 2013, foi determinado que os gastos seriam repassados gradualmente para as tarifas, em até cinco anos. Até o momento, o governo definiu apenas que o consumidor deve arcar com um aumento de 4,6% em 2014. O objetivo é evitar aumentos elevados de energia neste ano para não gerar um desgaste político para Dilma, que transformou a redução nas tarifas em bandeira eleitoral.

Por outro lado, a equipe econômica tenta, ao mesmo tempo, encaixar a despesa extra nas contas oficiais de 2014 e definir um corte em outras despesas que garanta uma meta fiscal crível. As agências de risco já avisaram o governo federal que podem rebaixar a nota de classificação de investimento do Brasil caso o aperto nas despesas não seja confiável nem suficiente para reduzir a dívida pública.

CORTE

Em setembro de 2012, Dilma lançou, em tom de campanha, um programa de corte médio de 20% nas tarifas de energia elétrica. Desde então o governo tem buscado evitar repasses nas tarifas. No ano passado, a conta das térmicas fechou em quase R$ 10 bilhões, valor bancado pelo Tesouro. Neste ano, com a seca atípica no verão, o custo deve ficar ainda maior.

Cálculos do setor estimam que cada R$ 1 bilhão extra representa 1% de aumento na tarifa. Ou seja, em 2013 e 2014 juntos, o aumento que deveria bater no bolso do consumidor seria próximo a 20%. A energia das usinas térmicas, movidas a óleo ou gás, é mais cara que a de hidrelétricas, o que gera um custo extra para o sistema elétrico. (Folha de São Paulo)

11 comentários

Cel
Coisa que só acontece no Brasil!

O povo foi roubados quando do Mensalão e agora esta sendo novamente para pagar multas dos mensaleiros!

Leia A Folha:

"Congressistas do PT ajudam a pagar multa do mensalão"

http://tools.folha.com.br/print?site=emcimadahora&url=http://www1.folha.uol.com.br/poder/2014/02/1412919-congressistas-do-pt-ajudam-a-pagar-multa-do-mensalao.shtml

Aposto que vão justificar usando Nota Fria de Taxi, Estacionamento, Restaurante, etc. etc.

Átila

Reply

Os petralhas são um desastre em tudo.
Que Deus tenha pena dos brasileiros e não deixe nossa situação chegar onde chegou a pobre Venezuela.

Reply

Cel, cotureneiros, vejam no blog do Tambosi, o absurdo que o presidente da assembleia da Venezuela postou no Twiter.
Reajam jovens brasileiros enquanto é tempo. E uma mensagem àqueles que se vendem para provocar terror em seus compatriotas. Saiam fora. Não aceitem ser massa de manobra de políticos canalhas.


http://otambosi.blogspot.com.br/2014/02/deputado-chavista-prega-assassinato-de.html


Reply

Ué, mas ella não era doutora em planejamento energético? Até Lattes tinha. E vivia nos congressos da área berrando contra o FHC. Não era a gerentona eficiente do apedeuta?
O Aércio tem que explicar de forma bem didática para todo o povão porque estão ocorrendo tantos apagões e que em 2015 a conta de energia vai subir muito.
Se precisar, eu ajudo a montar a explicação. E de graça.

Reply

Esses cupins vorazes chamados petralhas usam o tesouro como tal, ou seja, como se fosse um enorme baú achado fortuitamente. São piratas saqueando a nação brasileira.

Reply

O LOBÃO JÁ ABRIU O BICO e disse que VAI SUBIR (nas entrelinhas) logo e colocou "uma faca na garganta da população", ou aumento ou apagão.

Os 20% serão sobre os 20% de aumento já garantidos com o não subsídio e o aumento do LUZ PARA TODOS. kkk

Mesmo que o eleito seja Aécio, ele vai ter que chamar EMPRESAS DE AUDITORIA de custos para ESTABELECER OS PREÇOS MÍNIMOS PARA NÃO HAVER PREJUÍZO e acima do mínimo um sobrepreço a residências e empresas que gastem mais que a média da região e também mais que um máximo estabelecido, GASTOU POR LUXINHO PAGAR-SE -IA PRECINHO DE LUXO ( o triplo dos KWH iniciais ) e com a sobra de dinheiro pagar o prejuízo com dar luz para todos.

AÉCIO QUANDO FOR NOSSO PRESIDENTE deverá propor a compra de energia elétrica de quem produz mais do que consome ( quem tem painéis fotovoltaicos em casa ) exemplo.
Estes pagariam pelo restante o preço mínimo ( mínimo+lucro das empresas de energia ) e somente fazer a medição do relógio no fim do mês, se der GASTO NEGATIVO iria receber o mesmo preço + impostos negativos "contribuinte credor dos governos e garantido pelo federal.

Reply

Governo cagão.

oh Dilma, pede demissão e vai cagar. Para de caga em nós.

"PAÍS RICO É PAÍS HONESTO".
Aécio, você precisa ser eleito para por fim nessa bagunça.



Reply


Coronel

O Brasil precisa de Projeto nas mas diversas areas,o Brasil sem Projeto de curto e longo prazo nao tem resultado

O Brasil precisa de menos Politico e mas tecnicos nas mas diversas areas

Brasil precisa de pessoas capacitadas sem mascara,

Brasil precisa de Futuro e isso se faz com Projeto de longo prazo

Reply

Inquestionavelmente, somos o país da desfaçatez, da ignorância cidadã, da burrice extremada, do deboche governamental e da incúria da imprensa vendilhona.
Quando vejo falar que o aumento das tarifas de energia elétrica (não vou discutir a falta de mérito da questão)será dividida meio a meio entre o consumidor e o Tesouro Nacional, a vontade é de rir-me até morrer. O Tesouro Nacional produz alguma coisa que possa usar para auferir rendimentos, ou ele s existe para gerenciar o dinheiro arrecadado do contribuinte? É claro que não tem rendimentos próprios. Portanto, quem arca com o total do pagamento é o cidadão-contribuinte.
Na realidade, é a falta desse conceito - CONTRIBUINTE - que permite que na América Latrina se considere o Poder Executivo como a Grande Mãe, ou o Benévolo Pai, a distribuírem benesses, vantagens e presentes aos seus favoritos. Por que será que ninguém se dá conta de que Governo nada produz e que ao fazer algo nada mais faz do que cumprir sua responsabilidade, e que, por ofício, deve ser sempre equânime?

Reply

Coronel,

Pergunto:

Se a Dillma não tivesse feito nada, em 2012, estaria tudo na mesma e teríamos economizado uma baita grana do Tesouro??

Pois é, e teve muita gente com diploma universitário que votou nella!!

JulioK

Reply

Coronel,

Caprilis fala ao vivo pela internet traduzo rapidamente, ao vivo, 14:00:

https://sj3gusi8t5zbg6zcefy4.r.worldssl.net/henrique-capriles-tv-en-vivo/#.UwDk7Vis9Yc.twitter

o governo ter cortado o metrô, tortura a estudantes: "facismo puro". Acabaram com o twitter. Só sobrou a internet. Censura à comunicação. Acabaram com a imprensa escrita. O governo quer apenas o jornal oficial. Grupos violentos e infiltrados.
Convocar manifestação pacífica contra o paramilitarismo Contra os grupos armados. A favor de que apareça a comida, os medicamentos, a favor dos que estão em hospitais.
Que o movimento estudantil não saia do seu foco.
Querem trabalhar pela paz e tranquilidade. Pede que cessem as perseguições.
Que abram investigações.
Óbvio que há um grupo interessado na violência. Necessitam disto para tapar os problemas. E está tendo êxito, pois o foco está se perdendo. Estamos retrocedendo…
Não dói ao governo a vida de nenhum dos venezuelanos!

Agora tem repórteres fazendo perguntas.

Flor Lilás

Reply