O Peugeot 508, que custa U$ 30 mil em Miami, está sendo vendido a U$ 268 mil a 367 km dali, em Havana, Cuba. Com este valor, você pode comprar um apartamento de três dormitórios em bairro de classe média da capital da Flórida. Segundo o Estadão de hoje, a média salarial em Cuba é de US$ 20. Logo, a venda de carros pode
até estar autorizada, mas não haverá ninguém em Cuba rico ou louco o
bastante para comprá-los.
"O que eles pensam que estão vendendo?
Aviões?", disse à revista The Economist um dos frustrados clientes.
"Eles não querem vender nenhum carro. É tudo um show", reclamou outro. A Economist especula que, na verdade, a autorização para a venda de
carros é apenas uma forma de acabar com o mercado paralelo de licenças
para compra de automóveis novos.
Essas licenças eram concedidas pelo
governo como prêmio a esportistas, artistas e destacados militantes do
Partido Comunista Cubano (PCC). Em vez de comprar o carro, porém, o
laureado passava adiante a preciosa autorização, faturando cerca de US$
12 mil, segundo a última cotação. Como agora, em tese, todos podem
comprar um carro, a licença não vale mais nada.
Nos próximos dias, Dilma vai a Davos tentar recuperar a credibilidade do Brasil junto ao mercado financeiro internacional, que já está chamando a nossa presidenta de "Miss Lancôme", tamanha a sua habilidade em maquiar as contas públicas e os resultados econômicos do país. Mas, na volta, como não poderia deixar de ser, Dilma faz uma escala em Cuba para turbinar o seu "capitalismo de estado".
12 comentários
ReplyFAZENDO HUMOR COM A REALIDADE parte 1
O pai chega em casa vestido numa novíssima camisa do PT. Entra no quarto do filho e beija o retrato de Che Guevara na parede. O rapaz espantado pergunta:
- Que é isso pai? Ficou maluco? Logo você que é o maior "coxinha", "reaça" de primeira vestindo a camisa do PT?
- Que nada filho! Agora sou petista! Conversamos tanto sobre o Partido que você me convenceu! PT! PT! VIVA O PT! - grita o velho.
O rapaz, membro do DCE da universidade onde já faz um curso de quatro anos há oito anos e fiel colaborador da JPT não se aguenta de tanta alegria!
- Senta aí companheiro! Vamos conversar! O que foi que te levou a essa decisão?
O pai senta-se ao lado do filho e explica:
- Pois é... cansei de discutir contigo e passei a achar que você tem razão. Por falar nisso, lembra do Luís, aquele que te pediu dois mil reais da tua poupança emprestado para dar entrada numa moto?
- O que tem ele? Pergunta o filho...
- Pois é... Liguei pra casa dele e perdoei a dívida. E fiz mais! Falei que ele não precisa se preocupar com as prestações, pois vou usar oitenta por cento da sua mesada para pagar o financiamento!
- Pai!!!!! Você ficou louco? Pirou?
- Filho, lembre-se que agora nós somos petistas" Perdoar dívidas e financiar o que não é nosso com o que não é nosso é a nossa especialidade! Temos que dar o exemplo! E tem mais! Agora 49% do seu carro eu passei para sua irmã. Vendi pra ela quase a metade do seu carro! Dessa forma você continua majoritário mas só podendo usá-lo em 51% do tempo!
- Mas o carro é meu, papai! Não podia fazer isso! Não pode vender o que não é seu!
- Podia sim! Nossa Presidenta fez isso com a Petrobrás e você foi o primeiro a apoiar! Só estamos seguindo o caminho dela! O garoto, incrédulo e desolado entra em desespero, mas o pai continua:
- Outra coisa! Doei seu computador, seu notebook e seu tablet para os carentes lá do morro. Agora eles vão poder se conectar!
- Pai! Que sacanagem é essa?
- Não é sacanagem não, filho! Nós petistas defendemos a doação do que não é nosso, lembra? Doamos aviões, helicópteros, tanques... O que é um computador, um tablet e um note diante disso? Prestes a entrar em colapso, o garoto recebe a última notícia:
FAZENDO HUMOR COM A REALIDADE parte 2
Reply- Filho, lembra daquele assaltante que te ameaçou de morte, te espancou e roubou teu celular? Vou agora mesmo retirar a queixa e depois para a porta da penitenciária exigir a soltura dele, dizendo que ele é inocente!
- Pai... pelo amor de Deus... Você não pode fazer isso... O cara é perigoso!
- Perigoso nada! É direitos Humanos que nós pregamos, filho! Somos petistas com muito orgulho!
- Mas o cara me espancou! Me roubou, pai!
- Alto lá! Não há provas disso! Isso é estado de exceção! O rapaz é inocente! Nós fizemos a mesma coisa com os companheiros acusados no mensalão!
- Mas ele estava armado quando a polícia chegou!
- E daí????? Ele estava armado mas quem prova que a arma era dele? A revista Veja? Isso é coisa de reaça, filho!
- Papai, você ficou doido! E o pai finaliza:
- Fiquei doido, ô seu filho da puta? Na hora de defender bandido que roubou uma nação você é petista, mas se roubarem você, deixa de ser. Na hora de doar, perdoar dívidas e fazer financiamentos com o que é dos outros, você é petista. Mas se fizer o mesmo com você, deixa de ser. Na hora de dilapidar o patrimônio nacional, vendendo o que é mais precioso e não pertence ao PT e sim ao povo, você é petista, mas se vender metade do que é seu, você deixa de ser! Dito isso, tirou o cinto de couro grosso e mandou a cinturada no moleque!
- TO-MA IS-SO SEU FI-LHO DA PU-TA CRE-TI-NO PRA APRENDER A SER HOMEM E ASSUMIR SUAS IDEIAS! VAGABUNDO ORDINÁRIO! SALAFRÁRIO! PEGA AS SUAS COISAS E SUMA DAQUI!
- Vou pra onde, papai? Perguntou chorando...
- FODA-SE! Agora você é um dos sem-teto que você defende, seu moleque cagão! E vai se consultar com médico cubano, porque eu cancelei teu plano de saúde! Dois dias depois o moleque bateu na porta curado. Não era mais petista e não havia mais DCE ou JPT. E nem chamava o pai de "reaça". O milagre da educação aconteceu.
O mal do petista é falta de cinturada no lombo!
Como sempre, ótimo texto. Se puder alterar, a capital da Florida é Tallahassee. Um abraço.
ReplyE não tem jeito, pois é como querem os cubanos ou nada.
ReplyMas a diferença entre nós e os cubanos é que eles são frouchos, pois nós lutamos contra a ditadura militar e vencemos.
Eles também serão vencidos aqui para aprenderem a não se meter com os brasileiros.
cel,
ReplyTudo para perpetuar no poder.
Quem vai comprar o peugeot? Fidel e familiares, podem apostar.
ReplyCel, coturneiros, vejam que belo texto da Mary Zaidan.
Replyhttp://oglobo.globo.com/pais/noblat/posts/2014/01/19/um-imenso-maranhao-por-mary-zaidan-521312.asp
A tal abertura em Cuba é conversa mole para boi dormir. Dada a renda vergonhosa dos cubanos, simplesmente não há dinheiro suficiente circulando para sustentar uma economia de mercado. Em Cuba, a liberdade só virá quando o regime comunista cair. E isso só vai acontecer quando Cuba for tratada como a ditadura que é e toda a sustentação política e econômica que o regime cubano recebe do exterior for retirada. Isso quer dizer que para mudar Cuba, precisamos começar mudando o Brasil: É preciso chutar o PT para fora do governo.
ReplyCuba aprendeu direito com o BR.
ReplyTudo... é só pra inglês ver!
Miss Lancôme é chique demais para ella, que sempre será a eterna dilma gonorreia dos velhos tempos de Belzonte.
ReplySei que por razões geológicas o Tsunami da Ásia jamais poderia ter ocorrido no Caribe mas que teria sido ótimo afundar essa ilheca-prisão fétida e imunda, ah, isso seria !!!
ReplyE esse Balaco Obama ainda cumprimenta o ditador-assassino-traficante-cubano II......
Nesse ponto, Brasil e EUA estão competindo ferozmente para ver quem tem o presidente mais ordinário, vagabundo e desprezível.
E esses dois merdas são de fazer qualquer um vomitar ! Tenho imenso desprezo por ambos !
Tomara que ela passe algma vergomha na Suiça. Que seja um fiasco o ato desta fdp ir contaminar a conferência.
ReplyCadela imunda !