Agronegócio
Semana passada vi de perto, dessa vez na cidade de Sorriso (MT) --considerada
a capital nacional do agronegócio e nosso maior produtor individual de soja--,
exemplos práticos das contradições que comprometem o desempenho da nossa
economia.
Ao mesmo tempo em que nos orgulham os ganhos formidáveis de produtividade no
campo, é desoladora a descrença dos produtores na capacidade do governo federal
de prover investimentos mínimos, em logística e em infraestrutura, que garantam
menores custos e maior competitividade no momento de escoar a produção.A frustração é de tal ordem que ouvi de muitos deles o desejo de plantar
menos, já na próxima safra, por não haver sequer condições adequadas de
armazenagem.
Com o crescimento do PIB projetado ao redor de apenas 2% ao ano, o setor
rural resiste de forma heroica e produz resultados que devem ser reconhecidos e
saudados pelos brasileiros: no segundo trimestre, em comparação com o primeiro,
o PIB agropecuário cresceu mais que o dobro do PIB. O crescimento foi de 14,7%
no primeiro semestre, se comparado com o mesmo período de 2012, enquanto o setor
de serviços cresceu 2,1% e a indústria, 0,8%.
A grande performance reflete as transformações ocorridas quando a
estabilização da economia decretou o fim do uso especulativo da terra e
inaugurou a fase da busca pela eficiência na produção. É notável, desde então, a crescente utilização de novas tecnologias e métodos
de manejo, tornando produtivo e eficiente o setor, da porteira para dentro. As dificuldades a serem superadas estão da porteira para fora e são as mesmas
que outros setores enfrentam. O Programa de Investimento em Logística acaba de
completar um ano sem realizar nem sequer um leilão para obras em rodovias,
ferrovias e portos.
Esse é o terceiro ano consecutivo em que o Brasil cai no Índice de
Competitividade Mundial, divulgado pelo Institute for Management Development: em
2010, ocupávamos o 38º lugar; em 2011, o 44º; em 2012, 46º. Na edição 2013, o
Brasil caiu mais cinco posições --está em 51º lugar entre 60 países.
O resultado são montanhas de grãos ao ar livre (principalmente soja e milho)
por falta de armazenagem; quilométricas filas de carretas para chegar aos
portos; escassez de ferrovias, além de navios e contêineres parados nos portos,
multiplicando custos e reduzindo competitividade.É uma realidade que penaliza a economia como um todo e atinge intensamente o
setor do agronegócio, cuja cadeia produtiva contribui com 22% na formação do PIB
nacional.
A ausência de planejamento, o improviso e a prioridade dada ao marketing têm
condenado os desafios do Brasil real ao esquecimento.
Coluna de Aécio Neves na Folha de São Paulo, desta segunda-feira
8 comentários
ReplyNa safra passada em Paranaguá, a fila chegou a ter 160 NAVIOS a espera fora da barra, olhando da praia a noite, parecia uma pequena cidade no mar.
E o que que a búlgara fez até agora?
NADA. MERDA NENHUMA, SÓ LERO-LERO.
Estradas de pista única, acesso aos portos deficitários, cidades portuárias entupidas de carretas.
Ô GOVERNINHO DE MERDA.
Coronel,
ReplyMaravilha, beleza, parabéns, porém poucos votos!!
Agora responde ai:
- Qual o discurso para os "celeiros" de votos(leia-se periferia das grandes cidades, onde o PT colhe seus votos)???
Obs.: escrever em jornal, até o semi-analfabeto do Lulla faz!!!
JulioK
AECIO SUAS CONSIDERAÇÕES SOBRE O PT.
ReplyVEJAM BEM UMA DESCRIÇÃO DO PARTIDO PT QUE ESTÁ POR TRÁS DE TUDO
EM 2012.
ISSO - e de quem vota nele, estando por detrás como comparsa de tudo isso e muito mais, como os atentados contra fé:
1 - "Tivemos um biênio perdido com o PIB per capita avançando o minúsculo 1%."
2 - "[Tivemos] o PAC da propaganda e do marketing. O crítico problema da infraestrutura permanece absolutamente intocado."
3 - "A indústria [está] sucateada. O setor não tem gerado empregos e, agora, começa a desempregar."
4 - "O PT jamais valorizou a estabilidade da moeda. Na oposição, combateu ferozmente o Plano Real."
5 - "A má gestão econômica obrigou o PT a malabarismos contábeis que estão jogando por terra a credibilidade fiscal conquistada pelo país."
6 - "Destaco a destruição do patrimônio nacional, a derrocada da Petrobras e o desmonte das estatais."
7 - "Chamo a atenção para aquilo que chamo de o eterno país do futuro. Do mito da autossuficiência e a implosão do etanol."
8 - "[Destaco] a absoluta ausência de planejamento e o iminente risco de apagão."
9 - "Quero citar o desmantelamento da federação, os interesses do país subjugados a um projeto de poder."
10 - "Refiro-me à a insegurança pública e o flagelo das drogas."
11 - "[Destaco] o descaso na saúde e a frustração na educação."
12 - "Setores do PT estimulam a intolerância como instrumento de ação política."
13 - "[Setores do petismo têm] complacência com práticas que afrontam a consciência ética do país."
Os danos também de estar agindo supostamente como Estado laico, mas de fato um Estado ateu militante pelo particular ódio a Cristo-Igreja católica; incluem-se no pacote de subversão, como querer impor à força o POLITICAMENTE CORRETO que melhor é ser compreendido como AGINDO TUDOAOINVERSO, TUDO SATANICAMENTE CORRETO!
E então, nesse prisma em que a luz da produtividade atravessa e, do outro lado, só se vê uma luz escura da perda de, pelo menos, 30% dos grãos plantados, por não haver sistemas de armazenagem e escoamento adequado. Em uma conta simples, mas não fora da realidade, a perda impacta em algo de 10% do PIB, e o prejuízo é do produtor. Esse é o modo do PT governar: muito discurso e nenhuma prática. E ainda fica se preocupando com médicos cubanos... mas só para enganar a torcida... deles!
ReplyCEL,
ReplyEm minha opinião Aécio deve ser mais contundente em seus pronunciamentos e passar a fazer também discursos para a "periferia". Deve começar logo pois "esperar não é saber,quem sabe faz a hora não espera acontecer" (Geraldo Vandré).
Índio Tonto/SP
Olha a onda, olha a onda, olha a o-n-d-a.
ReplyIsto é um crime.
ReplyEm comércio, tempo é dinheiro.
A carga demora para embarcar, demora para chegar ao destino e o pagamento só vem depois.
Em Hong Kong eles se orgulham da rapidez com que as mercadorias chegam no porto e são embarcadas.
O sistema portuário de Hong Kong é organizadíssimo e rapidíssimo.
O sistema do Brasil é vergonhoso.
Tree
Coronel,
Replyfalta investimento a altura do Brasil.