TSE sob suspeita por fechar um olho para o Mensalão do PT.


Enquanto as atenções do Supremo Tribunal Federal (STF) estão voltadas para o caso do mensalão e para a troca de agressões verbais entre o presidente da Corte, Joaquim Barbosa, e o ministro Ricardo Lewandowski, a prestação de contas do PT de 2003 vai ao plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) amanhã.

O processo é relatado por José Dias Toffoli e foi pautado para ir a julgamento um dia antes de o STF retomar o debate sobre os embargos declaratórios que discutem as penas de condenados no mensalão, incluindo o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu e os deputados José Genoino (PT) e João Paulo Cunha (PT). Toffoli foi advogado do PT e, em 2003, atuou para o partido no próprio TSE.

Em 2010, a ministra Cármen Lúcia, monocraticamente, aprovou as contas da legenda, mas com ressalvas. O partido recorreu, e o processo foi parar nas mãos de Toffoli, que o segurou por um ano e só agora o liberou para ir a plenário. Caso as contas sejam aprovadas sem ressalvas, será um argumento a mais para os advogados dos petistas.

Apesar de Cármen Lúcia ter aprovado as contas do PT, uma auditoria interna do TSE constatou, como O GLOBO revelou em junho deste ano, que não havia condições para isso, levando-se em conta que ficou comprovado o uso de caixa dois e o mensalão naquele ano. "Desconsiderar as graves e expressivas irregularidades já apontadas pode levar a Justiça Eleitoral ao erro de atestar que a real movimentação financeira e os dispêndios e recursos aplicados nas campanhas eleitorais pelo PT se resumem ao que consta da contabilidade e dos documentos aqui informados", diz o relatório dos auditores do TSE.

Em 2010, após Cármen Lúcia ter aprovado as contas petistas, um outro relatório de auditores chamava atenção para o fato de que outro parecer havia desconsiderado as manifestações do Ministério Público Eleitoral e da Secretaria de Receita Federal. "Não se pode desconsiderar o fato de que existe processo em andamento no Supremo Tribunal Federal para apuração do chamado mensalão, que, dependendo do que lá for decidido, pode colocar em dúvida a segurança na análise das prestações de contas pelo Tribunal Superior Eleitoral", diz o documento revelado pelo GLOBO.

O texto foi produzido antes de o STF ter condenado os envolvidos no mensalão. No julgamento, o Supremo confirmou que os empréstimos registrados nas contas do partidos eram fraudulentos e tinham o objetivo de esconder o esquema de corrupção. O debate sobre as contas do PT no ano do mensalão expôs o ministro Lewandowski.

Na semana passada, a revista "Veja" informou que ele exerceu pressão, quando era o presidente do TSE, para o desaparecimento de pareceres que recomendavam a rejeição das contas. Uma sindicância foi realizada para apurar o sumiço dos documentos e, nos depoimentos, servidores contaram que o ministro convocou reunião para tratar das contas do PT, segundo noticiou a revista. Lewandowski sustentou que não interferiu no trabalho dos técnicos do tribunal que comandava.

Apesar de ter as contas aprovadas com ressalvas, o PT não se deu por satisfeito e quer tirar qualquer mácula à sua contabilidade no ano do mensalão. O relatório da auditoria que contesta a aprovação fez um balanço da tramitação do processo sobre as contas de 2003 dentro do TSE, demonstrando que, desde o início, o partido usou os mesmos argumentos para tentar vencer os pareceres técnicos. Procurado, o PT não quis se manifestar. (O Globo)

18 comentários

Coronel,
como sempre postamos, está tudo dominado. Sempre duvidei que os bandidos condenados fossem para a cadeia. No Brasil Petralha, ser bandido é o melhor negócio.

Reply

O PT transformou o Brasil num puteiro.

Reply

Que decepção, não imaginava que a Sra. ADDAMS (essa carmem tem a cara dos integrantes da tal família) fosse parceira da quadrilha que está no poder.

Reply

Essa ministra parece ter saído de um quadro do Chico Anísio, O Vampiro Brasileiro. Essa mulher é também petralha ou não tem estofo moral para rejeitar a corrupção petista?

Reply

É assim que funciona em um país onde tem: os "donos" do país, os "donos" dos estados, os "donos" dos municípios. Esse "donos" se julgam "donos" de tudo e faz o que bem quer sem respeito algum ao contribuinte que paga seus altos salários. por isto essa canalhada odeia os militares. Os militares são democráticos e governam para o povo. Rezo e tenho fé que ainda teremos ter governos militares novamente. Sem dúvida alguma, só teremos democracia com governos militares.

Reply

Coronel, esse caso do relatório para a rejeição das contas do pt e do ministro cretinowski é uma boa oportunidade para o desmoralizado senado fazer valer aquela sua atribuição constitucional (processar ministros do stf).

Reply

FALO DURO E GROSSO CONTRA/a conformação petralha:/Base ,PT e caterva./Com denodo, ferro e fogo,/só assim com reviralho,se põe cobro à vergonheira/de um Brasil posto de quatro,/tão a gosto do PT/do Levanduísque e doutros/tantos embuçados,páticos,/acapachados,podridos./Estes,sem norte,atocham/cagalhão como acepipe./Feliz,como come a plévia!/Procura-se à luz um HOMEM!/FORA,PT COM SEU FORO,/NA VAGA DO ANO EM CURSO!

Reply

Chegou a hora de cercar o TSE e o STF!
Sem bandeiras vermelhas, é claro.
Grupos formados pelo povo ainda não inoculado pelo vírus letal petralha.
Só para dar uma pressãozinha nos togados dos dois tribunais. Principalmente nos CHICANEROS!

Gaudêncio Sette Luas.

Reply

Não pactuo com ditadura, mas acho que já é chegado o momento das forças armadas darem um basta nesta bagunça e colocar o trem nos trilhos. Redigir uma nova constituição com artigos pétreos, desfazendo a política como profissão, impondo limites a alguns canalhas existentes no STF e TSE, enfim começar a valorizar àqueles que ainda acreditam em um BRASIL MELHOR, convocando nova eleição com o PARLAMENTARISMO já instituido.

Reply

O lewandinho alem de chicaneiro é também baba ovos dos petralhas 9dedos e zé caroço .
E haja bolinho de chuva!
Está parecendo que há mais que bolinho de chuva ligando o lewandinho ao petralha velhaco 9dedos.

Reply

Cel

Criculando na rede:

"Veja como trabalham os Juízes suecos (com som)

Você vai conhecer um pouco da justiça da Suécia, um dos países menos corruptos do mundo, onde juízes e políticos são tratados como cidadãos comuns.


Vídeo de apenas 1 minuto e 53 segundos, para continuar SONHANDO..

CLICAR ABAIXO :
http://mais.uol.com.br/view/99at89ajv6h1/na-suecia-juizes-e-politicos-sao-cidadaos-comuns-04024D993066C4A13326?types=A

Na Suécia, juízes e políticos são "cidadãos comuns"

Átila

Reply

Não sei porque, mas tem pessoas que associam governos militares com ditaduras. como se no Brasil estivéssemos livre de ditaduras comunistas, o que é pior. Quem tem esta mentalidade, nos passam a impressão de que quer levar vantagem também. Algumas pessoas não são capazes de imaginar no aumento da criminalidade, do consumo de drogas e da miséria. A não aplicação dos recursos arrecadados adequadamente. A concentração dos recursos nas mãos de alguns grupos que se comportam como se fossem donos, abusando do poder e usando em proveito próprio.
Sou favorável a um governo militar ou militar e civis juntos. Vamos viver a vida inteira com as FFAA tendo que intervir para não descambarmos pra ditaduras genocidas, comunistas?

Reply

Apesar de todos esses canalhas corruptos serem desmascarados e odiados pela população, não têm mesmo vergonha na cara, continuam tranquilos na prática de contravenções contra o Pais e contra o povo, como se não fosse com eles as reivindicações do povo revoltado nas ruas.
CANALHAS!

Reply

Com tamanha semelhança, qual é o paretentesco dessa ministra petralha com a familia ADDANS!

Reply

É necessário uma invasão urgente do pessoal dos protestos no stf e tre, para acabar com esses contraventores togados. Ou defendem o Brasil, ou deixam o cago. Ser pago pelo povo para procurar brecha NA LEI e salvar mensaleiros e corruptos em geral, NÃO DÁ MAIS.

Reply

Fiquemos de olho.

Tem como acompanhar em tempo real ?

Reply

jÁ ESTOU CANSADA DESSES POLITICO E MAIS AGORA DESSE TRES MOSQUETEIROS DO STF. são desonestos e não honram a toga que levam no ombro. Como vamos salvar o Brasil dessee lamaçal que PT, PMDB e bases aliadas colocou o nosso BRASIl. Apelo para volta dos mILITARES.

Reply

Então é amanhã que vamos ver a exata medida e expressão da leniência do que foi um dia nosso Judiciário.

Reply