Lendas tucanas.

Numa eleição presidencial, vários elementos conspiram para uma vitória. O candidato ser bom de voto. Ter carisma. Saber fazer alianças. O momento ser de mudança, não de continuidade. O ambiente econômico. Até mesmo o ambiente internacional influencia. No entanto, em vez de se deitar sobre a verdade das urnas, a transição dos tucanos para os petistas alimentou algumas lendas, contadas pelos perdedores. Estórias de carochinha, estórias para boi dormir. Usadas pelos espertalhões para encobrir a própria incompetência.
 
A primeira lenda tucana é que Fernando Henrique Cardoso teria sonhado e realizado o seu sonho de entregar o país para um trabalhador, um humilde operário. Ele, o renomado doutor, passando o bastão para um quase analfabeto, em nome da sociologia.
 
 
A segunda lenda tucana é que Aécio Neves teria feito corpo mole para não eleger José Serra, fato utilizado até hoje pelos seus adeptos para armar uma verdadeira guerra dentro da oposição.
 
Chamo estas futricas de lendas porque nada disso é relevante e serve apenas para justificar derrotas que se dão por outros fatores, muitos deles intrínsecos do candidato. E servem de munição para alimentar futuras derrotas, pois desunem, desagregam, deterioram.
 
Sobre a primeira lenda, a de FHC, creio que bateu um certo remorso depois da aprovação da emenda da reeleição e o sociólogo achou por bem pagar um carma político que comprometeu, de certa forma, a sua brilhante biografia. Mas só ele saberia responder se, lá no âmago, comemorou ou não a vitória de Lula. E se, lá no íntimo, a planejou.
 
Sobre a segunda lenda, durante muito tempo a alimentei neste Blog, até que hoje pela manhã, movido  talvez por um tardio sentimento de justiça, debrucei-me sobre os números e os coloquei no pequeno e singelo gráfico abaixo, para olhar a imagem real, aquela que mostra as rugas e as verdadeiras cicatrizes. Observem-no.
 
 
O gráfico acima compara as votações tucanas nos seus redutos mais importantes, São Paulo e Minas Gerais, onde, hoje, uns poucos alimentam uma guerra estúpida e imbecil para saciar desejos pessoais. Desde 1998 com FHC, passando por Serra em 2002, por Alckmin em 2006 e voltando para Serra em 2010. 
 
Olhem os números acima, memorizem e desçam para uma avaliação eleição por eleição.
 
 
De 1998, última eleição de FHC, para 2002, quando o candidato era José Serra, houve  uma significativa queda de votos em Minas Gerais. Os tucanos perderam 1 em cada 4 votos que tinham. Mas também houve queda em São Paulo, mesmo o candidato sendo paulista. Os tucanos perderam 1 milhão de votos em Minas e 700 mil votos em São Paulo. Ao final, estes 1,7 milhão de votos representaram menos de 10% da diferença entre Serra e Lula, que foi de 19 milhões de votos. Serra, com todo o respeito, foi uma catástrofe como candidato, apesar de ter sido um dos esteios do Plano Real.
 
 
Em 2006, Alckmin enfrentou Lula. São Paulo recuperou 2,6 milhões de votos em relação a 2002 e Minas Gerais reconquistou 400 mil votos, depois da rejeição demonstrada em relação a José Serra.  Alckmin foi lá no interior paulista e buscou o que Serra tinha entregue para Lula. Ao todo, os dois estados mais significativos do PSDB retomaram 3 milhões de votos. Mesmo perdendo a eleição por 21 milhões de votos e sendo eternizado como Chuchu, Alckmin recuperou as duas joias da coroa do tucanato do estrago que Serra tinha feito nelas em 2002.
 
 
Em 2010, voltou José Serra como candidato. Agora olhem os números com todo o cuidado e atenção. São Paulo deu a ele 700 mil votos a mais do que havia dado a Alckmin. Enquanto isso,  Minas Gerais garantiu mais 800 mil votos em relação à eleição de 2006. Minas Gerais ampliou a votação tucana mais do que São Paulo e os números estão aí para provar. Não é lenda, é contagem de votos feita pelo Tribunal Superior Eleitoral.
 
É bom ressaltar que Serra, em 2002, perdeu por 19 milhões de votos para Lula. Que Lula abriu  21 milhões de votos sobre Alckmin em 2006. E que Serra foi derrotado por 12 milhões de Dilma em 2010.
 
O gráfico mostra que os votos da oposição estão ascendentes. Os tucanos recuperaram 10% dos votos de São Paulo em relação a 2002. E 8% em Minas Gerais. Dá para aumentar em muito se houver união e um grande pacto que supere as meras fronteiras estaduais.
 
Se os tucanos fizerem em torno de 60% de votos em Minas Gerais e São Paulo, como FHC fez em 1998, dá para vencer a eleição. Serra e Alckmin não conseguiram. Talvez Aécio Neves consiga. Mas não será com derrotados e perdedores alimentando lendas e pensando apenas em si que isso vai acontecer.

27 comentários

Maioria destas lendas alimentadas pela sempre escroque e escrota PTralhada de plantão !

Vagabundos e marginais ! Cadeia nessa escória JÁ !!!!

Reply

Coronel,
fiquei, na época, revoltado com o Aécio. Entretanto, nunca perdoei a campanha pífia do Serra. Ficou comprovado que o Aécio nunca influiu na derrota quando o Serra perdeu para prefeitura de São Paulo. Basta isto para comprovar que o Serra tem uma rejeição acima da média. O gráfico vem comprovar que o Aécio não teve a influência que os serristas e, principalmente os petralhas, atribuem.

Reply

Fazer campanha militante pró-Kassab e não reconhecer o erro - nem uma linha - quando viu-se usado - e todo mundo via e viu - é o quê? Inteligência e humildade?

Se Aécio vencer, vai ser por mérito próprio, se perder, vai ser por causa de Serra?

Reply

Em 2009 Aécio Neves ouviu de Antônio Lavareda que a oposição não tinha chance de vitória em 2010. Por esse motivo Aécio não foi vice na chapa de José Serra. Nem mesmo os votos de Minas Gerais teriam levado a oposição ao Palácio do Planalto de novo. Mantenho meu palpite: Se a economia não degringolar, Dilma será reeleita no segundo turno, contra qualquer candidato da oposição. O PSDB e quem se opõe ao PT deverão trabalhar por 2018, quando a situação do país estiver em maus lençóis, porque má gestão é característica dos petistas. Até o próximo ano o país aguenta, eu acho, depois, sem reformas, "o bicho vai pegar", como diz a molecada.

Reply

uai, entao nao eh preciso mais irmos as urnas...

eh perda de tempo...

basta consultarmos o Antonio Lavareda para sabermos se vale a pena perder ou nao um dia de praia...

Reply

Errado, Cel. O que define o resultado de uma eleição é o grau de escolaridade do eleitor. Só isso, nada mais do que isso. Todos os fatores elencados no texto são inúteis ou desnecessários. Desnecessários, se houver um bom nível de escolaridade; inúteis se não houver.

Reply

Coronel, eu já tinha dito isso desde as eleições de 2010, mas era ojerizado por aqui.

Vou reproduzir um texto que eu mesmo fiz no reinaldo azevedo. Aos serristas, ficarei feliz se ouvir contestações a partir de meu texto (vamos pelos fatos, não com a laainha traiu X nao traiu)

"
Meu Deus, é o PSDB se desagregando, e Serra no meio dessa desunião mais uma vez!!!
Áecio fez menos do que poderia no 1 turno de 2010, mas no segundo trabalhou sim pelo Serra. Não obteve êxito. Mas nem se obtivesse adiantaria, visto que Serra teve um desempenho péssimo na maioria dos estados. Se Serra tivesse feito 60% em MG, o que seria o melhor desempenho em um estado populoso, ainda sim perderia. (duvidam? façam as contas!).
Mais alguns fatos- contra eles não há argumentos- que tornam funesto o prognóstico da candidatura de Serra
1- A rejeição de Serra é enorme. Em SP/2012, chegou a 52%. Em SP!! Se nem em Sp ele tem boa aceitação, no restante do país, sem chance.
2- O piso do PT nos estados foi alto. Em SC, onde Serra teve o melhor desempenho (exclui AC e RR que tem expressão eleitoral pequena) Dilma conseguiu 43,5%. Em PE, Serra fez só 24,3%, na BA 29% no CE 22,5%. Ou seja, não tem penetração alguma em grandes estados. E não há motivos para ser diferente agora.
Isso mostra que 1- ele nao tem carisma/capacidade para convencer boa parte do eleitorado do país; 2- não teve competência para construir alianças sólidas país afora, e por isso teve desempenho tão pífio!!
3-Serra é tão centralizador que nem vices de relevância ele aceitou colocar em suas campanhas. Alguém fala mais no ìndio? Alguém lembra daquela candidata a vice de 2002? Relevância zero
4- Agora, o que mais dói aos serristas: a rejeição do mesmo no Estado de SP…
Enqianto Alckmin elegeu-se no estado no 1 turno, Serra praticamente empatou com Dilma (40,5 X 37,5 %). Isso mostra que muita gente votou no Alckmin mas nao no Serra. Que a rejeição não é ao PSDB, mas ao candidato.
No 2 turno, Serra teve uma vantagem de apenas 9% sobre Dilma. Ele, que já foi governador, prefeito, deputado, senador, teve uma vitória tímida sobre um poste. E olha, se ele tivesse feito um bom resultado em SP – de longe o maior colégio eleitoral, poderia ter obtido vitória.
Enfim, Serra poderia ser um bom presidente, mas seu tempo já foi. Seu caminho mais digno seria se candidatar ao Senado e apoiar genuinamente Aecio.
Nem discuto se Aecio traiu ou não, se merece revanche ou não. É isso ou entregaremos o país de mão beijada à quadrilha, de novo.
"

Reply

Aécio presidente! Ele é o cara!

Reply

Esses vagabundos incompetentes do pt tem que sair já! Elles estão acabando com o Brasil! Chega dessa gentalha,não aguento mais ver tanto
desperdício de dinheiro público, tanta imposição(médicos cubanos) e ainda ver que a dilma recuperou a popularidade?! É inacreditável!
FORA pt!
FORA dilma!

Reply

Alguém em Minas Gerais Coronel, tinha mostrado algo parecido, mostrando que Minas e o Aécio não tinham sido responsáveis pela derrota, nem feito corpo mole nas elições, para o candidato Serra. Quem entrou derrotado foi o Serra, com sua covardia boba diante da Dilminha do Lula. Aécio sempre foi o melhor candidato!

Reply

Muito bom, o texto coloca as lendas dos TUCANOS DE BICO VERMELHO .
O THC e Serra são políticos vermelhos e a rejeição a Serra faz os eleitores votarem Lula ou Dilma, são encostados eleitoralmente, o partido precisa largar o socialismo ( S ) do nome e a fusão ao DEM e parte do PMDB mais da direita, o partido tem o espectro todo de política.
-
A rejeição a Serra é mais de 50% e qualquer poste pode vencê-lo.

Reply

Coronel,

Eu também durante certo tempo havia ficado na bronca com relação ao Aécio. Depois, refletindo sobe o assunto, e principalmente depois destas manifestações de junho-2013, me convenci que o a derrota da oposição se deve a um fato: não ter assumido integralmente o papel de OPOSIÇÃO.

Qualquer pessoa que ande no meio do povo e converse com as pessoas percebe que há muita gente descontente e ansiosa por políticos que verdadeiramente os representem: políticos que retomem o discurso e a prática do respeito à liberdade individual, para manifestações, empreendimentos, que reduza os impostos e dê condições para as pessoas viverem por si só e não de migalhas de bolsas do governo.

Eu não entendo: se nos últimos anos a situação da educação piorou, a saúde pública piorou, a segurança piorou, as condições de transporte pioraram !!! Então, como é que pode a situação (popularidade) do Governo ter melhorado???

Está claro que existe muita manipulação.

Agora, uma coisa é certa: que está descontente não deve ficar com este sentimento só para si! Deve manifestá-lo, divulga-lo e ampliar este rede de oposição.

Reply

FHC é, sem dúvida, um homem sábio mas infelizmente foi responsável por erros históricos em campanhas políticas (não falam por aí que ele é o 'coroné-mor' do PSDB ?), culminando em derrotas do PSDB.

E tudo começou quando rifou o Tasso Jereissati pra colocar o Serra. Atentem que, naquela época, o PFL dava apoio total ao PSDB, se o Tasso fosse o candidato.

Na eleição seguinte, Serra era o candidato e FHC empurrou Alckmin. Outra derrota.

Com um histórico desse, é difícil qualquer vitória. Avante, Aécio !

Reply

O problema é que o PSDB é um partido "paulista", eles não aceitam ninguém que não seja de SP.
Agora, se não se unirem, perdem também o estado de SP ano que vem, aí a coisa vai ficar realente preta.

Reply

Coronel, olha o sonho que eu tenho:
https://fbcdn-sphotos-h-a.akamaihd.net/hphotos-ak-ash3/557908_10200902509302366_771735221_n.jpg

Quem sabe acontece, né? Afinal, não custa sonhar...
Abraços!

Reply

Coronel,

estou farta de ver essa oposição de meia-pataca que temos!
Graças a todos os que se dizem de "oposição" e que nada fazem temos o PT absoluto no poder.

Dna Dilma acaba de comprar o congresso nacional (letra minúscula mesmo) que fechou os olhos para os vetos ao Ato Médico, aceita a vinda de cubanos, e mil barbaridades por dia - todas contra o povo, o Brasil a soberania de nossa Pátria Mãe.

POR QUE A OPOSIÇÃO NÃO ABRE A BOCA CONTRA ESSA CANALHA VERMELHA???

Pergunto mais uma vez aqui:
estão todos com o rabo preso????

SOCORRO FORÇAS ARMADAS!!

Flor Lilás

Reply

Lendas, no PSDB, mais alimentam a realidade do PT crescer em cima dos que pensam em separar o café e o leite do "café com leite", aliás, que dá um sabor único. Na fome da política, todos acabam no zero: ninguém se satisfaz. Apenas quem usa o vazio para se dar bem!

Reply

O Aécio com o Serra derrotam os petistas? Aprovo!

Serra derrotaria os petistas sem Aécio? Duvido!

Aécio sozinho (digamos que Serra vá para Miami e fique por lá 10 anos) ou com as suas supostas alianças venceria a próxima eleição? Votarei nele, mas sabendo que vai perder.

O PSDB teve uma boa chance se dois turrões (Aécio que não herdou do avô a sabedoria) e Serra, melhor do que Aécio, mas sem jogo de cintura.

FHC? Tenho profundo respeito por ele, mas faz hoje o papel de bobo da corte!

Vamos (PSDB) perder de novo!

Reply

O Estadão é um grande jornal e o Serra é um grande candidato.
kkkkkk
Essa é a oposição dos nossos sonhos!!!
Bando de patetas...
Amadores....

kkkkkkkkkkkkkkk

peraí, só mais um pouquinho...

kkkkkkkkkkkkkkk

Reply

Errado, Cel. O que define o resultado de uma eleição é o grau de escolaridade do eleitor. Só isso, nada mais do que isso. Todos os fatores elencados no texto são inúteis ou desnecessários. Desnecessários, se houver um bom nível de escolaridade; inúteis se não houver.

JGuedes!
Muda o disco.
Todo mundo está careca de saber o que voce está careca de dizer. Mas essa não é a realidade do Brasil.
Os fatores elencados são inúteis pros Serristas fanáticos iguais a voce e seu amigo lá, Descente.
Pra voce o que importa agora é Serra candidato....pra perder mais uma vez. Mas ele é competente né? só que como Presidente nunca mostrará essa competência, porque não ganha eleições, simples assim.

Reply

Em 2002, se o candidato fosse Tasso Jereissati, não teria perdido para Lula da forma como Serra perdeu (61% x 39%), talvez até fosse o vencedor, com a chapa PSDB-PFL-PMDB e mais de 15 minutos de TV. A derrota nessa proporção acarreta uma desmoralização do partido perante a população até hoje. Vencer é importante, mas "perder de pouco" também.

Nessa mesma eleição, Serra (com a máquina na mão e 10 minutos de TV) só foi atingir percentuais competitivos a poucos dias do primeiro turno. A situação do Aécio para 2014, mesmo com condições bem mais adversas que naquela época, é bem melhor. Em 2002, Serra só passou Garotinho e Ciro Gomes após usar seu tempo de TV quase infinito para detonar os dois concorrentes. Ciro Gomes (assim como Jereissati, Roseana e Mario Covas) derrotaria Lula se fosse ao segundo turno e o país não teria tido o petismo.

O problema não é o partido. A rejeição não é ao PSDB. O problema é o homem. Serra lembra ao eleitorado o que ele mais teme que possa estar por trás do PSDB. Homens carecas, ricos, asquerosos, sem amor. Algo como o Mister Burns, do desenho Simpsons.

Reply

O PSDB tem de se dissociar da imagem do Serra se quiser sucesso eleitoral.

Reply

À luz do momento atual é bom rever este discurso do Aécio em apoio ao Serra. Chamo atenção para a ideia de união, a defesa de FHC, a crítica ao PT (já então contundente e depois na eleição ver o José amigo do Silva... Ai, ai...) e a empolgação do então não candidato que a mim contagia!

http://www.youtube.com/watch?v=uT5ZDypBKC4

Quem nunca viu, vale mesmo ver.

Abraços,

Vitor

Reply

Caro Coronel: Com estes comentários raivosos de ambas a partes não vamos a lugar nenhum.

Reply

A melhor forma de acabar com o racismo é não se falar mais dele, deixar que ele se desvalorize até acabar.
A mesma coisa são as intrigas no ninho tucano, temos que parar de alimentá-las, tanto Aecistas, quanto Serristas então favorendo o PT.
Inclusive o Coronel e o Gente Decente. Parem com o tema, deixem rolar, o que importa é tirar os petralhas de lá!

Reply

cel, parabéns,

É uma analise fria e realista, sem demagogia, sem fofocas.

Reply