Lula e Dilma criaram 15 ministérios. Com a corda no pescoço, querem fechar 10.

A proposta de reduzir o número de ministérios, feita pela oposição e encampada pelo PMDB, já havia sido sugerida à presidente Dilma pelo ex-presidente Lula como uma medida para sinalizar austeridade num momento de turbulências na economia.Segundo a Folha apurou, Lula, em conversas com interlocutores, também disse que defendeu mudança nas principais áreas do governo, como articulação política e equipe econômica.

Dilma chegou a indicar, segundo petistas próximos a Lula, que iria analisar a possibilidade de mudar a equipe ministerial durante o recesso do Congresso, em julho.Só que o surgimento da onda de manifestações nas ruas fez a presidente mudar o foco de sua agenda e, segundo assessores, adiar as trocas. Recentemente, Lula queixou-se a interlocutores que a presidente é "teimosa" e não queria "fazer ajustes" no governo, considerados por ele necessários para reverter o clima de pessimismo na área econômica e política.
 
Oficialmente, a assessoria de Lula diz que o ex-presidente não tratou desse tipo de assunto com Dilma, afirmando que "é atribuição da presidente definir ministério". Informou ainda que o petista faz palestras no exterior.
 
Petistas ligados ao ex-presidente disseram à Folha, porém, que a sugestão era, inclusive, o governo fazer uma redução de 39 para cerca de 30 ministérios e assumir um discurso de maior rigor fiscal.Quanto ao discurso na área fiscal, Dilma decidiu no mês passado, depois de se reunir com Lula num hotel em São Paulo, determinar que o ministro Guido Mantega (Fazenda) assumisse compromisso com a meta de superavit primário de 2,3% do PIB.
 
A proposta de reduzir o número de ministérios já havia sido feita à presidente pelo empresário Jorge Gerdau, membro da Câmara de Gestão da Presidência da República.Dilma tem hoje 39 ministros. São 24 ministérios, dez secretarias e cinco órgãos com status de ministério. Ela criou duas novas pastas, a Secretaria de Aviação Civil, cujo titular tem status de ministro, e o Ministério da Micro e Pequena Empresa. Seu antecessor deixou para ela 37 ministros.
 
Lula herdou do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso 24 ministérios. Ele converteu em secretarias com status de ministério várias áreas ligadas até então a outras pastas, como Portos, Direitos Humanos e Pesca. FHC chegou a ter nove secretarias, sem status de ministério.Lula fez também, recentemente, críticas à estratégia política do Planalto, depois negadas oficialmente por ele. Na semana passada, reservadamente, ele classificou de "barbeiragem" a articulação do governo para a instalação de constituinte exclusiva para a reforma política. (Folha de São Paulo)

12 comentários

Esse BANDIDO agora vai dar um de santo, a culpa da cagada é dele.

Reply

Fica esse babaca falando em barbeiragens da Dilma mas, barbeiragem mesmo, foi ele mesmo que fez: antecipando a campanha presidencial para desviar as atenções de sua putaria com a Rose...

Reply

Agora que já está tudo desse jeito, de pouco adiantará no curto e médio prazos.
Principalmente devido ao elevado número de componentes do aparelhamento através dos cargos comissionados, muito mais estáveis do que os funcionários de "carreira", facilmente descartáveis , por incrível que pareça.
Os ministérios , para serem desfeitos, darão muitas despesas , obviamente , e seus tirulares precisarão ser reacomodado$$$ para não sofrerem prejuízos. Eleitorais,somente, claro.
As outras pastas sofrerão o inchaço correspondente à demagógica medida e para o país mesmo, só propaganda.
Da qual os donos da roubalheira tentarão tirar o máximo proveito.
Eleitoral, claro. O resto não se fala , claroooooo também.
O que atrapalha mais é o tempo , pois os esperneios irão consumí-lo em demasia.
Mas dependendo das compensações diretas e barra ou indiretas, a coisa sai do papel e do discurso para aproveitamento de dividendos já nas próximas eleições.
Os ixpertos alunos do apedeuta sabem das coisas. E gostam.

Reply

Esse lula é um calhorda mesmo!
Vagabundo! Covarde!
Mostra a sua cara agora, safo!

Tem que fechar TODOS os ministérios criados por essa gangue para beneficiar "us cumpanheru"!

Tem que acabar também com a farra dos 22 MIL cargos em comissão. São todos cargos meramente políticos e NÃO contribuem em nada para a eficiência dos serviços públicos.

FORA GENTALHA! FORA dilma! FORA pt!

#IMPEACHMENT JÁ!

Reply

Fechar 10 ministérios significa acabar com a boquinha da base alugada. Quero ver o tamanho da rebelião. É bem capaz de alguém sugerir a cassação da governanta, e no meio desse rebuliço a maioria dar o de acordo!

Reply

Taí o el cagon,jogando no colo da cumpanheira e tirando o seu da reta.

Reply

Coronel, note-se que querem desvencilhar Lulla de Dilma, como se os dois não fossem siameses no compartilhamento do poder! Querem tirar o corpo de Lulla fora para um possível realocamento de candidato oficial em 2014 para o bem do...PT, é claro!!!!

Reply

deve ser mentira que ele tenha sugerido fechar ministerios...

o cara eh um cínico de marca maior...

foi o proprio velhaco cínico que deu o "salto" nos ministerios e arrombou o cofre...

agora quer culpar a governanta, que se nao me engano, criou um ou dois ministerios, e que duvido que nao tenham sido negociados com o lobista fugitivo...

Reply

E vces acreditaram mesmo que o 51 deu essa sugestão ?

O 51 lá esteve ou estará um dia preocupado com umbigO alheio ? JAMAIS.

É ruim em.... acho bom a gente não ficar repetindo as sandices que eles querem nos fazer crer que são verdades !

Reply

Em 13/06/13 o idiota declarou à folha que defendia a ampliação do número dos ministérios.

http://www1.folha.uol.com.br/poder/2013/06/1294506-lula-defende-ampliacao-do-n-de-ministerios.shtml



Reply

Dilma que tire 30 ministérios e com o parlamentarismo os parlamentares teriam direito aos "MINISTROS DO GABINETE", entre 15 e 200 ministros, dependeria da coalizão.
-
Os ministérios pilares do estados não poderiam ter ministros trocados pelo gabinete, não seriam do governo.
-
1-Ministério da Educação
2-Ministério da Saúde
3-Ministério das Forças Armadas e defesa nacional.
4-Ministério da Economia sendo o BC uma agência de Estado moderadora ou "corregedoria do ministério".
5-Ministério da diplomacia e relações internacionais.

Outros ministérios seriam de governo, como indústria, pesca, agricultura, pecuária, turismo e outros que existirem, os pilares não podem ser suprimidos.
FIM DE VERBAS, ORÇAMENTO CARIMBADO
-
15% PIB para Educação
10% PIB Saúde
a somatória passaria de cem por cento e impossível de ser cumprida.

Cada governo faça seus orçamentos e o Estado Brasileiro e o Ministérios de Estado e Banco Central ( banco totalmente independente de governo)
-
Nenhum primeiro ministro poderia baixar voluntariamente os juros e o presidente do BC e secretários nomeados entre nomes de carreira do Banco Central. O Senado, um órgão do Estado Brasileiro sabatinaria os ministros de estado e integrantes da cúpula do BC.
-
39 MINISTROS É DEMAIS, SÓ FALTA A DILMA NOMEAR O LULA COMO MINISTRO DO ALI BABÁ , o quadragésimo ministro da irresponsável.
-
***OFF TOPIC
CUIDADO DILMA, O MURSI JÁ CAIU E AGORA O ENDORGAN ( TURCO ) PERDERÁ O CARGO DE PRIMIÊ e depois, serão MADURO ( Venezuela "bananizada" ) e a presid-ANTA Dilma que vão cair.
-
O povo pode voltar em massa para as ruas para DEPOR DILMA ROUSSEFF e só uma guerra civil ou o exército escolhendo o lado ( povo armado ) é que será o fiel da balança.
-
NOSSAS FF.AA. JAMAIS APOIARÃO UMA QUADRILHA DE MENSALEIROS COMUNISTAS e nem metralharão o povo nas ruas.
-
-
DILMA, EM TEU PESCOÇO PODE JÁ ESTAR A "FORCA QUE MATARÁ TEU MANDATO".

Reply

Tenho NOJO desta corja!!

Reply