Popularidade de Dilma desaba dentro do PT. Mensaleiros e simpatizantes querem a volta de Lula.

Ontem à noite, no twitter, a hashtag #apoioDilma "não subiu". Morreu na praia. Normalmente, o PT colocaria as suas milícias virtuais a apoiar o movimento na internet. Não o fez. Grande parte do PT não quer mais Dilma. Quer Lula de volta. Leiam, abaixo, matéria do Valor Econômico.

Lula e Dilma em evento pelos 10 anos do PT em Curitiba na semana passada: fomentadores de desavença vão do movimento sindical ao meio empresarial Um encontro recente reuniu sindicalistas com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Reclamavam do estilo da presidente Dilma Rousseff. Um deles sugeriu o retorno de Lula, que lhe respondeu com um palavrão. Foi quando Paulo Okamotto, braço-direito do petista, entrou na sala. Lula lhe disse: "Esses f... d... p... estão querendo que eu volte". Okamotto respondeu: "Não seria uma má ideia, presidente". Lula, então, revidou com outro palavrão: "Ah, vá.... você também".

A postura de cada um nesse episódio é um bom retrato de como anda o ambiente no PT sobre o movimento "Volta Lula". Há petistas que sonham; sindicalistas que pressionam; e o próprio, que diz que não quer. A dúvida é se sua rejeição suportaria o risco de entregar o projeto de poder petista a outro grupo político antecipadamente, se essa ameaça for mais latente em meados de 2014. Como essa resposta hoje inexiste, a especulação permanece e aumenta, alimentada por incertezas na economia e queixas na base aliada, PT inclusive.

Para falar sobre o assunto com petistas é preciso primeiro romper uma barreira similar à existente quando abordados sobre o mensalão. A diferença é que, neste caso, eles querem falar. A partir daí, há dois grupos. Os que querem evitar que o assunto vá adiante, por receio de contaminar o partido, depois a base aliada, virar movimento político e tornar a ideia irreversível. E os que querem que ocorra exatamente tudo isso aí.

Esses compõem a maioria dos que o Valor conversou nas últimas duas semanas e têm ou já tiveram postos de destaque. Declaram coisas do tipo: "com Dilma não dá mais", "é um governo muito só", "de pouco diálogo", "ela não tem vínculo com ninguém no PT", "ela só se sustenta na sua popularidade", "tem muita gente insatisfeita com o método e com o conteúdo", "que acha que o modelo econômico adotado passou a concentrar renda, pois retira da sociedade e concentra em poucos setores da economia" e "o que dá segurança a ela é o PT e Lula".

Apontam que a solidão de Dilma no PT é bem medida pela condição em que se encontram os homens-forte de sua campanha. Dois estão longe dela. José Eduardo Dutra exerce um cargo apagado na Petrobras e Antonio Palocci continua a ser o elo do mercado com Lula, a quem entrega os relatos constantes de insatisfação do setor produtivo e financeiro com o governo Dilma -quando o próprio Lula não ouve essas críticas diretamente. O que sobrou, José Eduardo Cardozo, é um ministro da Justiça que desempenha mais funções burocráticas do que políticas.

Os relatos, porém, dão conta de que não se trata de um movimento interno organizado ligado a alguma corrente ou a algum Estado, embora revelem que ele seja mais perceptível no meio sindical, em especial na Central Única dos Trabalhadores (CUT). Ou ainda em movimentos sociais, como a União Nacional por Moradia Popular e o Movimento Sem Terra. Todos que aderem a esta tese só aguardam uma faísca, um sinal, ou uma declaração pública de alguém que a defenda para que ela se espalhe e ganhe força.

Há a sensação ainda de que esse debate reservado tem reflexos nas discussões das eleições internas da legenda em novembro ou na montagem dos palanques estaduais. Por exemplo, em São Paulo, Dilma tem preferência pela candidatura de seu ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo. Os lulistas preferem Alexandre Padilha, da Saúde.

Na Bahia, o Palácio do Planalto patrocina as conversas para ceder a vaga ao vice, Otto Alencar (PSD). O próprio Lula apostava no ex-presidente da Petrobrás, José Sergio Gabrielli. Na disputa pelo diretório petista de Minas houve um racha. Os ex-ministros de Lula Luiz Dulci e Patrus Ananias apoiam Gleide Andrade, secretária estadual de finanças do PT-MG. Já o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Fernando Pimentel, apoia o deputado federal Odair Cunha, vice-líder do governo no Congresso.Por outro lado, os petistas que tentam conter o falatório em geral exercem ou já exerceram cargos de direção no partido e se preocupam com os efeitos negativos que dele podem decorrer.

"Uma coisa é muita gente achar que a Dilma tem que aprender com o Lula, outra é que trocar uma presidente bem avaliada por outro, é suicídio", "passaria a mensagem que ela não deu certo", "eles (Lula e Dilma) já decidiram isso", "não podemos permitir surgir qualquer fato que ajude a oposição", "é atirar para dentro do quartel" e "tem que ter cuidado para essas conversas de corredor não virarem clima político".

Esse grupo parte do princípio de que Lula já enterrou esse assunto e que retomá-lo, mais do que prejudicial, é contraproducente e sem resultado prático. Garantem que as eleições internas passarão longe deste tema e estarão muito mais centradas em discutir a relação do PT com o governo do que em substituir a presidente da condição de candidata à reeleição. "Será o momento e o espaço de expressar, de discutir a relação do partido com o governo. Hoje o diálogo está muito ruim, o partido não consegue expressar o conjunto de sua diversidade", disse um petista que acompanha de perto o chamado Processo de Eleições Diretas (PED).

40 comentários

O PT tá virando farelo.
O Pinguço nao volta pelas condições de saúde, o HOMi nao está curado e segundo o mensalão chegou neles.

Reply

Esses babacas ainda não acordaram? Continuam na ilusão de que o abestalhado zé cachacha continua na crista da onda?
Vai militontos, coloca o bravateiro exposto para o povão como a Dilma lá na Copa das Confederações que vocês vão ver a quantas anda a DESAPROVAÇÃO DO LULARÁPIO!
Estamos aguardando!

Reply

É bom o Aécio incluir no seu discurso de pré candidato fortes ataques ao Lula, para não deixar dúvidas ao povão que ele é o mandante das cagadas da Dilma, tão ruim ou pior que ela para o Brasil.
Aliás, é bom esclarecer que as desgraças de hoje são fruto dos 8 anos de desgoverno e da incompetêcia do Lula. Os males que sofremos hoje é o resultado da DESGRAÇA DE HERANÇA DEIXADA POR LULA, SOMADO À INCOMPETÊNCIA DA DILMA.

Reply

Os males que o Brasil sofre hoje são consequência da DESGRAÇA DE HERANÇA MALDITA DEIXADA POR LULA, somado À INCOMPETÊNCIA DA DILMA.

FORA PT!

Reply

Interessante isso. Só que a ebulição atual não é promovida por partido de oposição e sim por parte da população consciente da catástrofe econômica que se avizinha.

A "sabedoria" dos partidos governistas é se infiltrarem nos movimentos que, tudo indica, não estão visivelmente conduzidos por comandos partidários.

Como o PT está numa das pontas do losango, algum partido vai assumir a outra ponta. Qual e quando ainda não sei.

Reply

Seria ótimo ver o barbudão pinóquio tentando voltar. Imagine a figura sendo "entrevistado" por seus adversários num debate ao vivo nas redes de tv. Iria responder sobre muitas coisas, mas, sempre com aquele olhinho virado para cima, como a implorar a Deus por alguma ajuda. quá,quá,quá........

Reply

Coronel, e as mensagens em apoio a presidente Dilma não param de chegar.
José Eduardo Dutra foi um dos primeiros a se solirizar com Madame Satã:
"Dilma, enfia o dedo e rasga!

Reply

Coronel,

Se o Lulla voltar, vai parar na CADEIA!!

O FHC não livra elle de novo impeachment pelo Mensalão.

A Rosemary não será nossa Primeira-Dama!!!

Vem Lullinha, vem que tu vai virar "MENINO DO MEP"!!!

JulioK

Reply
Despetralhando mod

Claro que o velhaco 9dedos quer voltar, só que:
Primeiro – Foi ele que colocou o poste lá, contra tudo e todos do pt.
Segundo – O que ele alegaria para substituí-la, já que ele apresentou-a sendomo melhor administradora que ele próprio, terceiro – seus malfeitos estão pipocando mundo afora e ele terá que explicar por que sua teuda e manteuda tinha tanto poder no gabinete paralelo (sumpaulo)?

Reply

A magreza cadavérica que Lulla anda exibindo não recomenda fazer planos de médio prazo.

Sem querer agourar o homem Luis Inácio, mas pergunte a um oncologista o que sugere aquela magreza.


Lanterna.

Reply

Lulla é matreiro. Elle já sabe que não seria eleito num terceiro pleito e portanto já está pulando fora. Aprendeu também que popularidade e votos não tem nenhuma correlação de proporcionalidade.Outro fato que está fundindo a cuca dos petralhas : Duda Mendonça já disse que Dilma terá sérios obstaculos num eventual segundo turno! Considerando-se que até alguns dias ela venceria fácil no primeiro , pode-se imaginar o panico que reina no covil petista.

Reply

ITERO COM VEEMÊNCIA/E REPULSA DE ACRÉSCIMO:/PRENHE DE MALDADE,FORDA/DE FERO REMORDIMENTO,/(em termos de ira e cólera,/enão de arrependimento!)/PINGUE DE VIL REVANCHISMO,/LÊ-SE NA MÁ CATADURA:/"Sem Deus, sem tino, aterroro."/Refiro-me,claro,a Dilma,/"gerentona presidenta",/sempre a mesma guerrilheira/(TONTA E MÁ,SEM MEA-CULPA)./Que o Brasil acorde em massa/e,como já apupa e VAIA,/AVOLUME A CORRIMAÇA,/CORRA COM O PETRALHISMO!/O PT JÁ DEU tamanho/vexame e fora lá fora,/que até nossa alma cora!/FORA,PT DESCARADO!/Chega de gafe e mancada,/chega de rasteira e cinca/pelos cinco CONTINENTES./Chega de espoliação,/de roubalheira impunida,/de incontinência verbal,/de roldão de mentirada!/O PT JÁ DEU na mãe/Pátria idolatrada um chute!/A MISSÃO:escorraçar/logo,de vez,o PT./RINDO DE NÓS,Lula e Dilma,/são do demo a PRAGA décima/contra à qual prego e não canso./PT,a cara do Lula;/mãos e pés do Zé Dirceu./PT,DESCARO DO LULA,/CARANTONHA DO SEU POSTE,/COM TEZ DA BASE ALIADA!/Reage,Brasil,e volve/a ser CAXIAS,VIRIL:/Faz POSTETOMIA,e cruza/com a esperançosa PAZ!/JÁ,POTESTATIVAMENTE,/SIM,PROTYESTATIVAMENTE!/PT:Foro de São Paulo;/PT,fora do PODER/de aniquilar o país!/FORA,PT,JÁ,SEM VOLTA!/(Salvo se volta for TROCO!)DELENDA PT,DELENDA!

Reply

Não deu outra ...
O menor dos pecados é serem todos vigaristas, é a falcatrua combinada com os manifestantes de aluguel, todos vagabundos oportunistas que como os bandidos, só vivem armando paradas e escalando vítimas.

Reply

Se Lula estivesse ao lado de Dilma na abertura da Copa das Confederações, teriam vaiado Lula e não Dilma.
O homem forte do mensalão é Lula...

Reply

Volta, volta a ser pobre LuLLa, devolve tudo que tu roubou.. Fidel DaPvta !!!

Agora na "Baderna dos 20 Centarru", ficou proibido bandeiras de partidos, prometeram queimar até as do PSTU..

- Só falta meu colega petista aceitar a faixa, "Não sejas Filho DILMA Pv#@ em 2014" !!!

Reply

O problema é que o cramulhão também quer o lula e, pelo que dizem lá pela a. jatef, antes da eleição.

Reply

Amor. Beijos!

Reply

É incrível a falta de seriedade destes políticos. Por trás deste jogo de empurra tem muitos interesses espúrios.

Reply

Coronel, eu sempre escrevi aqui nesse seu blog: a popularidade da Anta Gorda não chega aos dois dígitos. Esses institutos de pesquisas recebem uma grna altíssima do governofederal e mentem criminosamente. Tanto a Repolhuda quanto o Cachaceiro Vagabundo são execrados pelo povo brasileiro. Taí, agora a Anta atacada de uma caganeira homérica tem que ficar blindada!

Reply

Olha a qualidade do material usado no Mané garrincha,cadeira não aguentou o torcedor foi de bunda no chão,kkkkkkkkkkkkkkk,http://i.cubeupload.com/nSLgAT.jpg

Reply

o lul ate voltaria a presidente porque ele adora ser bajulado paparicado e ser op centro das atençoes mas ele naum é burro sabe que a economia naum vai recuperar tão cedo sabe na bomba que deixo no colo da dilma e naum vai querer qeuimar a sua imagem voltando a presidencia sabendo que as coisas vão só piorar com ou sem ele por isso o medo do pinguiço

Reply

Discutir a relação? Que expressão mais ridícula. Que os petralhas se estraçalhem e apressem sua marcha para a lata de lixo, de onde jamais deveriam ter saído.

Reply

Dilma, previna-se contra a traição do cachaceiro: torne público o dossie Rosegate!

Reply

Ainda que essa baderna seja descabida e desproporcional, além de violenta demais e com isso nos deixar preocupados, tem uma parte maravilhosa: é ver o povão nas ruas e aquele bando de militontos que carregavam suas bandeiras vermelho vergonha desapareceram do mapa. O PT ACABOOOOOOUUUUU!

Reply

Como eu adiantei muitas vezes, Dilma, "la loca del planalto" não consegue digerir críticas, VAIA muito menos.
REI LUIZ 51 TATUZINHO ETANOL DA SILVA quer voltar, o plano do cachacista militante ( Odorico Paraguaçu ) é desgastar ao máximo o grupo rival de Mantega, Dilma e outros ratos rivais.
-
O Rei-Rato é maquiavélico e planeja de MANEIRA MESSIÂNICA querer mostrar que é a salvação do país e que a "assepsia etílica" é melhor que uma verdadeira faxina. Para uma faxina exige-se também o álcool mas NOS PANOS e para limpar o ambiente.
-
DIUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUMA está com o "séribru" do tamanho de uma castanha do pará doendo demais e O VELHO REI planeja voltar, manda limpar O SALÃO DO TRONO DO VELHO ALAMBIQUE DE CACHAÇA DE SALINAS.
O trono continuará vago pois um cavaleiro está para matar dragões, a sua lança eleitoral destruirá o palácio de etanol e proclamará a República, o dragão DIUUUUUUUUMA será espantado e também o antigo dragão da Inflação, este morrerá de inanição pois orçamento público equilibrado e juros baixos matam o dragão e o transforma em lagartixa.

Reply

Com certeza,depois de uma boas propagandas - O PT e aliados contratarão novas pesquisas, bem pagas e o resultado será bem mais favoráveis que os já apresentados.

Reply

O sapo barbudo vai voltar e sabem quem são seus cabos eleitorais ? Mensalão , Rose Noronha,a infflação alimenticia de 14%, e as barbeiragens da gorducha guerrilheira ! Vai tudo pro vinagre em primeiro turno!

Reply

Coronel,
com a inflação em alta, com a economia em frangalhos, com o MENSALÃO e a ROSE, duvido que o velhaco tenha coragem de sair candidato.

Reply

Eu não quero o lula, quero o câncer no lula!!!!!!!!!!!!Esse eu quero de volta!!!!

Reply

Entre aquela penca de convites distribuídos aos políticos de todos os escalões, bem como a funcionários públicos graduados, em que teve gente pedindo e ganhando 30 convites, algo me leva a crer que o Bolsa-convite bem que pode ter embutido um bolsa-vaia ...
Em se tratando do namoradinho da Primeira-Rose, tudo se espera , principalmente seu objeto de desejo, novo foro privilegiado...

Reply

eu concordo com a volta de lula a presidencia - mas sob uma condição - trazer junto o ex pres. do Banco Central Henrique Meirelles - pois foi êle que governou o Brasil - pois o lula não entende nada igual a dilma.

Reply

"Ninguém quer ver a nossa presidente vaiada. Ela comanda o nosso país. É que tem sempre os do contra, é assim no Brasil", disse Lucas, jogador da seleção de futebol...


MANÉ ! Se vivesse no brasil , se tivesse estudado um pouquinho, talvel pensasse diferente ... "do contra" é cacête ! Ou melhor, "do contra sim"! Contra a corrupçãoe roublheira do partido dela e de sua omissão em relação a isto.

Reply

Esse povo do PT vivem como num sonho;imaginam viver num planeta paralelo, tamanha a idéia de que Lulla é o cara!!! Vão quebrar a cara e cedo!!!!

Reply

Lula está só o pó da rabiola, como dizem em SP.

Reply

Uma coisa é certa. Se o candidato for o Lula.Eduardo Campos e Marina pulam fora, vão deixar Aécio na beira da estrada.
Dificilmente Lula seria seria derrotado.
Dificilmente Lula não seria reeleito.

Reply

Coronel, o problema não é que a Dilma não queira conversar, o problema é que o Lula recebeu uma herança bendita do Presidente Fernando Henrique, um mercado sobrando de dólar e a China comprando tudo. O Lula fez a farra, encheu as cuecas da cumpanhêrada e deixou uma herança maldita: inflação, dólar começando a faltar e a China sem aquele gás todo. E aí, como pra base alugada conversar significa grana na cueca, não tem mesmo como a Dilma conversar. E o Lula, se voltar, vai pegar uma herança maldita dobrada e também não vai poder conversar do mesmo jeito do Primeiro Reinado.

Reply

Coronel,

o PT e a corruPTela pode até querer...
mas ele MORRE antes!

Flor Lilás

Reply

cel,

Ninguem mais quer a veia. Nem eles proprios.

O Amante da Rose, é velhaco, e sabe o abacaxi que deixou, e não vai querer por o rabo dele nessa.

Assim os petralhas irão ter de ir pra guerra com o que tem, a veia e sua equipe "competente".

Reply

Vão chamar o pai de volta porque a cria desandou...

Reply