Constituinte bolivariana do PT não durou um dia.

Menos de 24 horas depois de defender a convocação de uma assembleia constituinte exclusiva para promover uma reforma política, a presidente Dilma Rousseff recuou da ideia e começou a negociar com representantes do Legislativo e do Judiciário os termos de um plebiscito para indicar o que a população gostaria de mudar no sistema político brasileiro. 

Dilma lançou a proposta da constituinte numa reunião com governadores e prefeitos convocados para discutir a insatisfação expressada pelos protestos das últimas semanas, mas desistiu ao perceber que seria alvo de questionamentos jurídicos e diante da oposição do PMDB, partido que comanda as duas casas do Congresso e é seu principal parceiro. 

Com o plebiscito, o plano do governo agora é submeter a consulta popular propostas de mudança no sistema eleitoral e na organização dos partidos. Depois, caberia ao Congresso Nacional implementar as mudanças que tiverem a preferência da população. Em outro gesto para tentar aplacar a inquietação das ruas, a Câmara dos Deputados derrubou ontem a PEC 37, emenda constitucional que ameaçava reduzir os poderes de investigação do Ministério Público.(Folha de São Paulo)

4 comentários

Cel
Tem de ser referendum. Plebiscito será um chefe em branco para o Congresso que não é de confiança.
Esther

Reply

A Dilma não entendeu o espírito da coisa! A reforma que o povo quer é a reforma de caráter: honestidade no trato da coisa pública, trabalho diário e não apenas tres dias por semana, lisura em todas as atitudes. Ninguém concorda com a existência de tantos ministérios e cargos em comissão. De nada adianta destinar milhões à saúde, educação, etc., se o dinheiro jamais chegar ao destino, como ocorre hoje. Além do mais todas as medidas prometidas só surtirão efeito - se surtirem - daqui há muitos anos.

Reply

O governinho do pt é e sempre foi jogo de cena, um teatrinho, com muita propaganda e frases de efeito para a plateia desavisada, sem compromisso algum com o Brasil e suas necessidades. A "cumpanherada" só quer saber em como se manter para sempre em seus cargos, e sua única preocupação real é com a eleição de seus cumpanheros.

Reply

Coronel,
Não sei se já conhece, mas queria compartilhar aqui com você e seus leitores um vídeo muito legal do Padre Paulo Ricardo sobre as manifestações.
http://padrepauloricardo.org/episodios/manifestantes-estao-usando-voces
Recomendo também assistir os vídeos dele sobre o marxismo cultural.
Um grande abraço e parabéns pelo seu trabalho.

Reply