Mato Grosso do Sul tem 65 propriedades rurais ocupadas por indígenas,
duas delas invadidas nesta segunda-feira, após acordo formal entre as
líderes indígenas, produtores e Conselho Nacional de Justiça (CNJ) de
que as ocupações cessariam pelos próximos 15 dias. Há temor, por parte
dos produtores, de que haja mais invasões. Para o presidente da
Federação de Agricultura e Pecuária de MS (Famasul), Eduardo Riedel,
antes da ocupação da Fazenda Buriti, em Sidrolândia, no dia 14, a
presença dos índios nas propriedades rurais era pacífica e sem
violência.
No entanto, após o conflito de quinta-feira, 30, feriado do Dia de
Corpus Chisti, quando a Polícia Federal (PF) foi acionada para cumprir
um mandado de reintegração de posse e houve a morte do terena Oziel
Gabriel, 35 anos, a situação se complicou. Para ele, "mudou a maneira
com isso está se dando, Há uma maneira generalizada de agressão ao
patrimônio dessas propriedades, fogo nos mangueiros. Antes a discussão
era judicializada, agora não".
Riedel comentou que, nesse
momento de tensão, não é possível saber qual é o posicionamento dos
indígenas e por isso, há o receio de que mais fazendas sejam
ocupadas.Ele e o presidente da Associação de Criadores de MS (Acrissul),
Francisco Maia, participam nesta terça-feira, 4, no começo da tarde, de
uma reunião com a bancada federal do Estado em Brasília. "Essa reunião é
pra conhecer as alternativas de como restabelecer a ordem na região de
conflito".
Nesta segunda-feira, os índios terenas, com
apoio de movimentos como a Comissão da Pastoral da Terra (CPT), Conselho
Indigenista Missionário (Cimi) e Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem
Terra (MST) iniciaram uma marcha a pé, que saiu de Anastácio nesta
manhã e deve chegar a Campo Grande nos próximos quatro dias.
Também
nesta segunda, os cerca de 300 indígenas que retomaram área da Fazenda
Cambará no domingo, 2, atearam fogo em parte de uma das casas da
propriedade. O pecuarista Vanth Vanni, dono da fazenda, disse que soube
do incêndio, mas que não pode entrar no local e que também não há mais
funcionários por lá. "Meus funcionários foram escorraçados de lá."
Outra
propriedade, a Fazenda Esperança, foi invadida um dia após o confronto,
na sexta-feira, 31. O pecuarista Nilton Carvalho da Silva Filho foi
expulso da propriedade e teme por invasão em outra fazendas. "Eles
querem 33 mil hectares, e isso são várias fazendas", disse. O
pedido de reintegração de posse dessa propriedade já foi encaminhado e a
decisão deve sair nesta terça-feira. A 1.ª Vara da Justiça Federal
aguarda manifestação da Fundação Nacional do Índio (Funai) e do
Ministério Público Federal (MPF) para apresentar uma resposta, cujo
prazo de 36 horas venceu nesta segunda. Caso os órgãos não se
manifestem, a decisão sai assim mesmo.
As outras
propriedades também aguardam decisão judicial. Líderes indígenas
procurados pela reportagem não responderam às ligações para comentar a
situação. Das 65 propriedades rurais que estão ocupadas, 12 ficam em
Sidrolândia e oito em Dois Irmãos do Buriti. (Estadão)
Os conflitos se espalham por todo o país. O objetivo do CIMI e da FUNAI, com o seu bando de antropólogos chapados de ayahuasca é tornar 25% do Brasil indígena. Toda a agropecuária do país ocupa apenas 27,7% do território. É um escândalo!
14 comentários
o que nos causa indignação é que a preocupação deles não são com os índios, mas sim com as riquezas. tem que dar um basta nesta palhaçada de ongs estrangeiras fazer uma bagunça destas no nosso país. têm que respeitar nossa soberania.
ReplyCoronel,
Replyo único setor da economia que ainda salva o pibinho da Anta II, mesmo com toda crueldade que essa corja lhe trata, está indo pro beleléu. A Petrobras com toda sua autossuficiência no petróleo segundo o canalha e sua gangue, segue sendo a maior vilã da balança comercial. Já já estaremos importando arroz, feijão, carne, frango, frutas e legumes, com preços aviltantes e os otários que elegeram essa canalha sendo devorados pela inflação. Eita povinho pra gostar de sofrer.
Objetivo dos comunistas (infiltrados nessas entidades) é colocar o capitalismo em cheque para justificar a mudança para o socialismo...
ReplyO Orlando Vila boas PROFETIZOU isso anos anos 90 até 2002. O Enéias Carneiro avisou para não confiarem no FHC, Lula e Ciro Gomes. O General Augusto Heleno Ribeiro, GENERAL DO EXÉRCITO BRASILEIRO responsável pela proteção da Amazônia DENUNCIOU a política indigenista do Lula e da Dilma, foi mando para a RESERVA e virou comentarista da BAND. Quando vocês vão entender que Lula, Ciro Gomes, Dilma, seus capachos e essas máfias NÃO SÃO CONFIÁVEIS? Lula, Dilma, José Dirceu, José Genoíno e inúmeros outros deveriam estar na CADEIA DESDE A DÉCADA DE 70! Olha o que o Brasil VIROU! Foram da anistia para a escória sindicalista e comunista. De 1990 até 2014 graças ao Foro de São Paulo golpista o PT, PC do B, PSB, MST, CUT e toda essa escória implantando o caos! Parece que no Brasil não existe partidos de oposição, direita, liberais, libertários, conservadores, imprensa, judiciário, educação, cultura, mobilização, instituições e tudo mais. Pelo amor de Deus, QUE PAÍS FOI ESSE?
ReplyIsso é o que dá sermos (des) governados por uma preposta.
ReplyBrasil está fora de controle. Criminalidade em alta, tanto nas cidades como no campo.
ReplyTodos que acompanham esse blog. Vejam esse video no meu canal do youtube,,,,http://www.youtube.com/watch?v=QjgMhAYQvu0&feature=youtu.be eu gelei. Sempre vivo dizendo que o Brasil ja' era e que so' os militares poderiam nos salvar se quizessem,,,mesmo assim tive um choke,,,um verme das FARC aqui,,,dentro do Brasil, vomitando podridao. Isto e', eu que sei o ni'vel de dominacao no Brasil, ainda assim, fiquei chocado com a ousadia. ela, so' ela, as F. A. poderia e tem o dever de nos salvar, pois sao pagos pra isso, mas nao movem uma palha. Volto a repetir,,,,ja' era irmaos ,,,,ja' era. Forcas armadas da America Latrina nao servem para proteger a populacao, e sim para assegurar o poder de quem estar no poder. Agora eles querem aumento salarial, submarino atomico, avioes tipo A, tipo B,,, e' muita cara de pau. Ate' mulher almirante, eles aceitaram para enfraquecer mais o que ja' era anemico, e com pompas. Que porra faz uma mulher, num cargo que deve estar preparado para a guerra ???? o mesmo esta acontecendo no judiciario e nas delegacias. Porque mulheres sao mais manobra'veis (em todos os sentidos).,,, Nos EUA mulheres oficias que deram um participacaozinha no Iraque, ficaram traumatizadas e deram depoimento dizendo que guerra nao e' pra mulheres, elas mesmo disseram,,,,,e quem nao sabia ???? O sol tera um ocaso de mil anos em nossa pa'tria CHORO POR TI BRASIL.
ReplySerá que o senador Aecio Neves nao tem nada a dizer sobre as invasoes de fazendas?Com o discurso molenga nao vai dar nem para começar.
ReplyCoronel,
ReplyToda essa briga dos índios pelas terras, insuflados pela FUNAI, CIMI e ONGs Internacionais, acredito eu, tem muito a ver com o Tratado dos Indígenas assinado pelo governo brasileiro (governo Lula, através do Ministro das Relações Exteriores da época, hoje Ministro da Defesa, Celso Amorim) na ONU em setembro de 2007, sem nenhuma restrição, e que dá autonomia administrativa, econômica e financeira (país independente dentro do Brasil) para todas as terras que já estejam demarcadas.
Pelo que li e pesquisei, esse Tratado precisa ser corroborado pelo Congresso Nacional mas tenho certeza de que essas invasões são para forçar as demarcações e depois forçar o Congresso a corroborar esse Tratado. Já li, inclusive, que os índios já mantiveram contato com a OEA e a própria ONU a respeito desse reconhecimento pelo reconhecimento desse "malfadado" Tratado. Sei também que muitos países assinaram esse Tratado mas todos com muitas restrições e o Brasil assinou sem nenhuma, na base do "liberou geral". Posso estar enganada Coronel mas creio que o problema todo está aí afinal todos sabemos que em muitas das terras indígenas existem diversos tipos de minérios (nióbio, inclusive) Como o senhor é bem informado, dê uma pesquisada nisso e verás quantos interesses estão por debaixo desse Tratado dos Indígenas. As ONGs Internacionais estão desesperadas para que o mesmo seja reconhecido.
Lá no Paraguai o Governo combate a EPP. O EPP, que surgiu em 2008, é responsável por sequestros de fazendeiros, ataques a fazendas e delegacias policiais, assim como pelo assassinato de dezenas de pessoas.
Replyhttp://www.jb.com.br/internacional/noticias/2013/06/01/paraguai-assuncao-autoriza-exercito-a-combater-exercito-do-povo-paraguaio/
--
Esta é a primeira vez que estou postando, não sei qual a posição dos demais que ainda não postaram, mas eu apoio a volta do regime militar o qual já assinei e estou dando ampla divulgação. Para minha surpresa a lista de adeptos está aumentando.
http://www.peticaopublica.com.br/PeticaoVer.aspx?pi=P2011N14172
QUE VEXAME: O PASTOR MALAFAIA DÁ UM SHOW NA CNBB!
ReplyV SABIA QUE O BRASIL VIVIA SOB INTENSA GUERRA E GUERRILHA ANTES DO DESCOBRIMENTO?
IMAGINEMOS SE TIVESSE SIDO AO CONTRARIO: HOJE DOMINASSEM O MUNDO OS “BONZINHOS” INDIOS DO PT E DOS ALIADOS COMUNISTAS PADRES DA TEOLOGIA DA LIBERTAÇÃO/BISPOS ALA ESQUERDISTA DA CNBB!
Os índios não são nada “bentos” como a mídia comprada espalha por aí, em nada ou mais diferindo-se dos intolerantes milicas do PT e dos que se subordinam a eles para fazerem arruaças por aí quando se deparam com alguém que refute o POLITICAMENTE CORRETO.
No tempo em que viviam no Brasil selvicolamente à época do descobrimento guerreavam uns contra os outros como animais na natureza na luta de auto preservação, nada mais, e isso de forma continuada, em nada diferindo-se de qualquer guerra civil.
Os coitados, ainda parados no tempo e no espaço quereriamm viver como no tempo de Cabral, de caça e pesca, achando partidos como o PT que OS USARIAM COMO MASSA DE MANOBRA PRA INFERNIZAR O PAIS – o PT é de origem e ações de OSTENSIVOS SATANISTAS, ao serem de imediato contra tudo que é Deus – notando que os índios têem mentalidade de homem das cavernas querendo equacionarem suas ideias para nós vivendo com os softwares da atualidade.
Os eleitores do PT estão por detrás de tudo, contando com pusilanimidade dos aliados ao PT eclesiásticos da CNBB, pouco ou nada instruindo e ADVERTINDO o povo que seja eleger os comunistas, possuidores de arraigados ódios a Deus à Igreja e onde adentram é destruição, atraso, miséria e morte, como já sucede na Venezuela onde falta de tudo até papel higiênico...
O pastor Malafaia dá um show de assumimento de seu protestantismo anti comunista em relação à CNBB!
O Brasil é todinho dos indígenas.
ReplyO Brasil vai voltar para 1499, século XV!!!. Eta!!! Socorro, Lobão, Drumont quer a antropofagia de volta!!
Lembram que alguns anos atrás falavam que livros americanos mostravam a floresta amazônica como não pertencendo ao Brasil? Todo mundo se indignou na época, mas agora neste governo com uma visão totalmente distorcida do que seja defender uma nação pra todos os brasileiros, eles estão entregando uma região rica em água doce, que vai ficando mais rara no mundo, e cheia de riquezas minerais pra ONGs estrangeiras de olho não no bem estar dos índios, mas sim com outros fins, é só olhar com cuidado como está ficando o mapa com as novas demarcações, é a região amazônica prestes a se tornar um território não brasileiro.
ReplyCoronel,
ReplyEssa tentativa de transformar o Brasil numa nação indigenista vai acabar com a nossa assimetria que faz conviverem no mesmo espaço político-geográfico, bolsões de miséria e ignorância como o observado no vale do Jequitinhonha e ilhas de excelência como o que se vê no ITA. Voltaremos todos à Idade da Pedra lascada, uniformemente, de forma absolutamente simétrica. Talvez surjam algumas controvérsias, por exemplo, em torno da antropofagia, mas nada que não possa ser resolvido com uma boa conversa em torno do caldeirão fervente.
Anauê!