Agora os mendaleiros do PT também podem ser chamados de hediondos.

Em resposta às manifestações que se espalham pelo país, o Senado aprovou nesta quarta-feira (26) projeto que transforma a corrupção em crime hediondo. Com a mudança, os condenados por corrupção perdem direito a anistia, indulto e pagamento de fiança para deixarem a prisão --e também terão mais dificuldades para conquistarem liberdade condicional e progressão da pena. O projeto tramita no Senado desde 2011, mas entrou na pauta do Senado depois dos protestos que mobilizam milhares de brasileiros em diversas cidades. A proposta segue para análise da Câmara.



Sessão do Senado que votou pela transformação da corrupção em crime hediondo nesta quarta-feira (26)

O projeto torna hediondos os crimes de corrupção ativa, passiva, concussão (extorsão praticada por servidor público mesmo que fora de sua função), peculato (corrupção cometida por servidores públicos) e excesso de exação (cobrança de tributos indevidamente para fins de corrupção).

O projeto também amplia as penas previstas no Código Penal para os cinco crimes de corrupção fixados no projeto. Quem for condenado por corrupção ativa, passiva e peculato terá que cumprir pena de 4 a 12 anos de reclusão, além de pagamento de multa. Para os crimes de concussão e excesso de exação, a pena fixada é de 4 a 8 anos de reclusão e multa. 

O Código Penal em vigor estabelece pena de 2 a 12 anos para crimes de corrupção, que podem ser ampliadas nos casos de crimes qualificados. Também determina que os réus têm que cumprir pelo menos dois quintos da pena em reclusão, enquanto o tempo fixado para os demais crimes é de um sexto. 

Além de perder benefícios como o direito a pagamento de fiança para deixar a prisão, os crimes hediondos são considerados gravíssimos pela legislação penal --que classifica os seus agentes como insensíveis ao sofrimento físico ou moral da vítima.

A votação do projeto durou mais de duas horas. No começo da sessão, o plenário do Senado estava cheio, com 66 senadores presentes. Depois do início do jogo do Brasil pela Copa das Confederações, cerca de 20 congressistas continuaram presentes --mas a maioria retornou após o fim da partida para aprovar o projeto de forma simbólica (sem o registro de votos no painel do Senado).(Folha Poder)

25 comentários

Sendo os mensaleiros condenados somente após a aprovação desta lei, poderão nela se enquadrarem?

Afinal, ainda não chegou a sentença definitiva os crimes dos mensaleiros.

Aproveito para colocar uma questão:
Como o politico do PMDB de Rondonia recebeu uma pena maior que a do Zé Dirceu e outros mensaleiros estando envolvido num esquema incoparavelmente menor????
Ora, se o STF fosse mesmo o que deveria ser as penas dos mensaleiros não seriam tão brandas.
Joaquim bobeou ou apenas quis fazer barulho sem real fogo????

Reply

não retroage

Reply

Incrível como os senadores ficaram rápidos! Dois anos de conversa fiada e derepente... bastam alguns milhões de brasileiros nas ruas a chamá-los de vagabundos, e eles começam a trabalhar!

Reply

Tem gente que critica, mas sem essas manifestações essa medida ficaria esquecida em alguma gaveta eternamente.

PS:Coronel corrige o título, saiu "mendaleiros" ao invés de mensaleiros.

Reply

ANONIMO 19:07

Com a sentença transitada em julgado pelo STF, uma lei só pode retroagir se for em benefício dos réus, caso contrário não. Então...


Chris/SP

Reply

OFF

CORONEL VEJA ISTO !!!!!

O “pacto” (reforma política) anunciado pela Dilma consta da Reforma Política e Constituinte Exclusiva das RESOLUÇÕES DO 3º CONGRESSO DO PT REALIZADO EM 2007.

O material foi encontrado no Facebook do jornalista Fábio Pannunzzio, que localizou o documento do PT.

Reinaldo Azevedo explica direitinho no texto, cujo link segue abaixo.

http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/geral/dilma-tentou-passar-como-pacto-resolucoes-do-pt-de-2007-que-estao-em-documento-do-partido-em-vez-de-ouvir-a-voz-do-pais-preferiu-ouvir-a-dos-radicais-do-partido/

Esta mulher não pensa, ela seguiu à risca o que os internos do PT a mandaram fazer. Para quem considera os petralhas amigos, ela não precisa de inimigos.


Chris/SP

Reply

Definitivamente, os políticos estão todos com o c* na mão, amarelos de medo do povão.

Reply

Coronel,

Quem tá na rua, não precisa mais de Partido Quadrilheiro, Messias Sem Dedo, nem Presidenta Burra..

Reply

Cel

Com esta Justiça Lerda só tolinho acredita que as Vossas Excelências vão ser presas.

Como existe um numero infinito de recursos as Vossas Excelências morrem antes de sair a Ordem de prisão.

Átila

Reply

Coronel,
A lei penal nunca pode retroagir, exceto para beneficiar o réu.

Reply

Coronel,

logo logo teremos 14 milhões de acessos no Coturno!


Flor Lilás

Reply

Coronel,

off

acabo de ver na Globo News a energúmena da Eliane Castanheira (?) falar que Dilmentira tem razão em querer trazer médicos de fora porque não tem assistência no interior do Brasil!
O que essa imbecil sabede politica de saíude para dizer essa asneira!
Repórter VENDIDA!
CHAPA BRANCA!
Vagabundas! Ambas! Presidente e repórter.

A Globo começou a lavagem cerebral na população dizendo que o "corporativismo" médico não quer deixar a cubanada vir para cá!

Será que só o Jair Bolsonaro vai falar francamente que são agentes para trazer o comunismo para cá??

SENADOR ÁLVARO DIAS!
SENADOR ÁECIO!
OLHO VIVO E FARO FINO!
São agentes cubanos!
Os srs ficarão quietos?

Ao invés de importar comunistas de péssima qualidade para matar nosso povo no interior esse governo ladrão que MELHORE OS HOSPITAIS DO SUS.

PAGUE CORRETAMENTE OS MÉDICOS BRASILEIROS QUE VÃO PARA O INTERIOR!
MELHORE O SALÁRIO DOS PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS QUE FORMAM MÉDICOS!
QUEREMOS HOSPITAIS PÚBLICOS PADRÃO FIFA!
Chega de abrir novas faculdades de medicina sem qualidade!
Precisa aumentar o nº de vagas de residência médica das universidades, hospitais/escola!

Alguém deveria fazer um projeto que obrigasse o presidente da república e todo seu ministério a se tratar pelo SUS!

Essa canalha comunista - Lulla e Dillma - quando doentes foram para o Sírio Libanês, um dos melhores hospitais particulares do Brasil, pago a peso de ouro com o NOSSO DINHEIRO!

E o presidente da AMB disse que "se " os médicos vierem... Não pode existir "se"

NÃO. NÃO. NÃO. NÃO.NÃO. NÃO.NÃO. NÃO.NÃO. NÃO.NÃO. NÃO.NÃO. NÃO.

NÃO À MÉDICOS ESTRANGEIROS COMUNISTAS NO NOSSO PAÍS!

FORA PADILHA! INÉPTO!
COMUNISTA SALAFRÁRIO!

ABRA OS OLHOS BRASILEIRO!
SUA SAÚDE ESTÁ EM JOGO!


Flor Lilás

Reply

Difícil será eles aceitarem que são hediondos. Não querem aceitar que são criminosos e nem as insignificantes penas pelas quais foram condenados.

Reply

Coronel, aposto que sua vontade era escrever: 'merdaleiros', né?!

Reply

Recortando e colando comentário publicado em outro post, novas leis posteriores só têm efeito em casos de corrupção cometidos DEPOIS DA PUBLICAÇÃO DA LEI NO D.O.U. MESMO QUE FOSSE EMENDA CONSTITUCIONAL não pode retroagir, não alcança o criminoso atual que responde pela "lei atual".
-
COMENTÁRIO MEU RECORTADO E COLADO.
-
bpistelli disse...

Referendos e plebiscitos são bons quando JUNTOS, primeiro o plebiscito e depois de aprovada a lei, levar o texto para ser SANCIONADA OU VETADA em plebiscito, O POVO TOMA O LUGAR DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA, é muito mais democrático.
*** A justiça eleitoral deveria ter um sistema de internet com os novos títulos eleitorais e permitir que os votos em plebiscitos e os novos referendos sejam via internet.
-
*** Votar em forma de governo, tipo de voto, representação NÃO PRECISAM SER VOTO SECRETO, não interessa a ninguém forçar alguém a ter alguma opinião, qualquer uma é neutra a todos os partidos políticos.

26 de junho de 2013 11:48

Reply
Hermeval Carlos Zanoni mod

De que vale tipificar no Código Penal como crime hediondo se no Código de Processo as dificuldades para punir persistirem? É preciso mudar o C. de Processo, e uma boa medida seria afastar do cargo o denunciado. Só o fato do aspirante a corrupto saber que a simples denúncia pode tira-lo do trono, pensará bastante no que vai fazer.

Reply
Hermeval Carlos Zanoni mod

Terminada essa etapa o Senado já poderia iniciar outra. A de acabar com a figura do suplente,que impera na própria casa. Há um movimento aqui na baixada para exigir essa providência. É melhor suas excelências irem providenciando para não terem problemas mais adiante.

Reply


Senhores deputados e senadores, eu aconselho a começarem a construção urgente de novas penitenciarias, pois cumprir pena nas que estão ai é barra pesada. kkkkkkkkkkkkkkkk

Reply

Essa matéria deve estar errada. A concussão sempre foi mais grave que a corrupção passiva. Na concussão, o servidor público exige a propina, chantageando o cidadão; na corrupção passiva, ele pede ou aceita a propina ou sua promessa.

Reply

Uma certeira. Lulla anarquista.
http://oglobo.globo.com/pais/surpreendido-pelos-protestos-lula-convoca-jovens-para-ir-as-ruas-8826721

Reply


Coronel
O grande receio é que se cumpra a máxima de Lampedusa:
_ "Ás vezes tudo precisa mudar para que tudo continue na mesma"....

Reply

poderiam estender o projeto ao eleitor corrupto, que vota em troca de alguma porcaria qualquer...

Reply

Agora tem que cobrar mais investigações sobre o mensalão e os negócios do José Dirceu e aliados! E rever essa pena de 10 anos e 10 meses que é muito bom. 40 anos para o Marcos Valério que nem cargo no governo tinha e o José Dirceu que era Ministro da Casa Civil onde deveria dar exemplo pega pena leve? Quanto maior a autoridade, maior a responsabilidade sobre o José Dirceu deveria pegar uma pena bem maior.

Reply

Não vai falar que é projeto do Lula né? Você é a escória.

Reply

Coronel,

PETRALHA ATREVIDO EM 27 de junho de 2013 12:25


Manda um racumin básico nelle!

Flor Lilás

Reply