Aécio devolve o Velho do Restelo para o porto do PT.

Coluna publicada hoje, na Folha de São Paulo, intitulada " Os velhos":
 
Ao lembrar a figura do Velho do Restelo, personagem de Camões que simboliza o pessimismo diante dos novos tempos, a presidente Dilma Rousseff parece ter se esquecido da trajetória do próprio partido. 

Quando a caravela do Plano Real estava pronta para zarpar, em 1994, o Velho do Restelo petista foi o primeiro a insistir: não vai dar certo. Assim também já havia acontecido com a Constituição de 1988, que o PT ameaçou não assinar. Ou, ainda, quando expulsou dos seus quadros os deputados eleitores de Tancredo, desprezando o caminho mais curto para o reencontro do Brasil com a democracia. 

Para decepção desse Velho do Restelo, o que deu errado foram suas previsões --a ditadura militar chegou ao seu fim, a Constituição inaugurou um novo tempo e o Plano Real trouxe estabilidade e prosperidade para o país. O Brasil pôde então singrar por mares nunca dantes navegados.

A queda da aprovação da presidente não deveria abalar o governo federal como o fez. A chefe da nação precisa manter serenidade para encontrar um caminho consistente a fim de reverter o quadro de dificuldades que o país está enfrentando. E, também, para enfrentar a perda de credibilidade internacional manifestada, agora, pela agência Standard & Poor's ao alertar para uma perspectiva negativa da economia brasileira.

Há um episódio exemplar que resume a facilidade com que governantes se entregam à avaliação rósea dos bajuladores. Dizem que, na época da ditadura, a dona do "Jornal do Brasil" compareceu a um almoço com o então presidente Costa e Silva. Ele teria se queixado da severidade dos editoriais em relação ao governo. A interlocutora explicou que o veículo adotava uma postura de "crítica construtiva". "Agradeço, mas eu gosto mesmo é de elogio", teria dito Costa e Silva, em resposta que parece estranhamente atual.

A analogia literária do Velho do Restelo cedeu lugar à galhofa do ministro da Justiça, que comparou a oposição a um personagem de desenho animado de sucesso. Aquele que vive reclamando: "Ó céus, ó vida, ó azar, ó dia...".

A lembrança é boa porque, na verdade, o personagem combina com os próprios petistas, obrigados a receber quase todos os dias notícias ruins: o pibinho ("ó céus!"), a volta da inflação ("ó azar!"), o caos logístico ("ó dia!"). 

Tendo em vista o nervosismo e a intolerância manifestados pelo governo nos últimos tempos e a sua crescente tendência autoritária de desqualificar toda e qualquer crítica, não será surpresa se os mesmos que, irresponsavelmente, acusaram a oposição pelo episódio do Bolsa Família concluírem que foi a mesma oposição que arregimentou 70 mil torcedores para vaiar a presidente da República. Ó vida!

12 comentários

Quem dera se a situação caótica que estamos vivendo, fosse mesmo pessimismo. Não tem como não perceber o caos em todos os sentidos. Eles são o povo da baderna. Demonstram uma irresponsabilidade sem limites.

Reply

Qaundo perguntei para um pedreiro, que está recuperando uma parte da calçada da minha casa,o que era "restelo" ele disse que não sabia fazer isto não, que a mistura do concreto que ele conhecia era 3 por 1. Quando falei de camões ele se aborreceu comigo e disse que se eu o ofendesse de novo ele largaria a obra.

Não adianta, o psdb não sabe falar a lingua do povo."Restelo" , é? Tá..

Reply

O caminho é por aí, Aécio.

É preciso mais, é preciso o GOVERNO PARALELO em ação total para a solução final do problema criado pela REELEIÇÃO, mãe de todas as corrupções, e acabar o tabu de que A INGUINORÂNCIA bem assessorada pode governar (bem). Não pode.

Reply

Coronel,
espero, que a partir de agora, que o tom seja desse para pior.

Reply

E o braço armado do garbosão incorrigível estará a postos para que o relatório combine com também esta hipótese, afinal tem demonstrado o quão "republicana!" tem sido sua atuação desde as infernais megaoperações implacáveis capitaneadas contra os adversários combinadas de antemão com a impren$a a $oldo...

Reply

Eu prefiro o General Augusto Heleno. Mas se o Aécio for presidente e colocar o General Augusto Heleno Ribeiro como MINISTRO DA DEFESA, então começo a respeitar. Agora se o Aécio fizer igual o FHC e acabar com o INPE, Base de Alcântara e tudo mais... vai dar no mesmo...

Reply

O PT foi criado para atrasar o Brasil por mais uma década, eu sempre soube disso. Só não viu quem não queria. O Enéias falou do Fórum Interamericano de Desenvolvimento, Consenso de Washington, Foro de São Paulo, Nióbio e os MILITARES SABEM DISSO TUDO E INFORMARAM AO ENÉIAS! Por que os MILITARES NÃO FALARAM ISSO de 1964 até 1984??? Faltou UM POUQUINHO DE EDUCAÇÃO! Em especial quando o General Golbery Couto e Silva mandou o senhor LULA fazer curso de SINDICALISMO em John Hopkins University! O ITA reclama que os EUA fazem bloqueio tecnológico contra o Brasil MAS OS MILITARES FAZEM O QUE A CIA MANDA POW! ACORDA PARA A VIDA. O Olavo de Carvalho tem razão, MILITAR BRASILEIRO PRIMEIRO TEM QUE APRENDER A DEIXAR DE SER FUNCIONÁRIO PÚBLICO E LIDERAR O BRASIL! Na década de 80 não ficaram o VOTO DISTRITAL PURO, ADMINISTRAÇÃO DISTRITAL, COLOCARAM SÓ COMUNISTA NO PODER COMO PMDB, PSDB, PT, PSB, SARNEY, COLLOR, FHC, LULA E CIRO GOMES! POW! VOCÊS MILITARES ENTREGARAM O PÃO E O QUEIJO PARA ELES E AGORA CHORAM? Faça-me um favor! Líderes foram Barão de Mauá, Delmiro Golveia, Gustavo Barroso e outros mais que no século 19 JÁ FALAVAM SOBRE OS ROTSCHILD, ROCKFELLER, COMUNISMO E TUDO MAIS POW! Depois TUDO ISSO SUMIU DO BRASIL POR QUE? Nos EUA o Alex Jones está há ANOS denunciando a ONU e os Bilderberg. Até o EX-MINISTRO DA DEFESA DO CANADÁ VEIO DENUNCIAR A ELITE DO MUNDO DENTRO DO CONGRESSO DOS EUA. Depois que o BRASIL ACEITOU SER CAPACHO DA ONU! Ainda deram uma CADEIRINHA DE PRIMEIRO MEMBRO DA ONU! Desde o começo ELES SEMPRE SABIAM QUE O BRASIL TEM QUE SER UMA ETERNA COLÔNIA! DESDE O SÉCULO 17, 18 e 19 OS INGLESES E OS EUA SEMPRE TRABALHARAM PARA ISSO E SEMPRE VÃO TRABALHAR PARA ISSO. A BBC e o Financial Times RI DA CARA DO BRASIL.

Reply

Celso Arnaldo, que colabora com o blog de Augusto Nunes, escreveu a mais brilhante análise do uso pedestre, para dizer o mínimo, do Velho do Restelo, de Camões em Os Lusíadas, por parte da presidente Dilma Rousseff.

Infelizmente, até o senador Aécio Neves segue na incompreensão de uma das mais formidáveis personagens da literatura não só portuguesa mas mundial de todos os tempos.

Reply

Cadê o apedeuta pra dizer que é um MOROLINHA, ele está mudo a muito tempo, deve estar fazendo os conchavos.

Reply

Muito bom o texto. Corona, uma perg. Leio seu blog a anos e por muito tempo (e eu concordo com as criticas) vc ñ era favoravel ao Aecio, pela falta de apoio e conchavos contra Serra, porém, eu acho q ele esta fazendo tudo muito certo, na postura, textos, aparições. Antes eu iria votar nele apenas por ser o mais forte contra pt, mas agora realmente estou achando o cabra bom.
Qual sua avaliação sobre ele?
Abçs

Reply

Com certeza a oposição comprou todos os ingressos e distribui na entrada do Mané Garrincha! Boa conclusão, Aécio. As vaias, segundo a ótica PTista, com certeza são culpa da oposição! KKKKKKK!!!

Reply

ESQUECEMOS DO VELHO DO ALAMBIQUE, um rei eternamente ébrio e cheio de más intenções com o país.
REI LUIZ 51 TATUZINHO ETANOL DA SILVA é o vice-rei da mentira (segundo os católicos o rei é Satanás) mas eu não tenho rótulos religiosos e coloco o REI DA MENTIRA E DEUS DA CACHAÇA o Lula, o vinho já tem deus há 2500 anos, o deus Baco ou Dionísio.

Reply