Pesquisa tucana para 2014.

Na quinta-feira passada, Renato Pereira, o novo marqueteiro do PSDB, apresentou para Aécio Neves e FHC uma extensa pesquisa nacional feita pelo Instituto Ideia com 6 000 entrevistados. Na pesquisa estimulada,  ou seja, quando o entrevistador mostra um cardápio de opções, Dilma Rousseff aparece com 53% das intenções de voto (e 97% de conhecimento do eleitorado). É seguida por Marina Silva, que obteve 18% e é conhecida por 77% das pessoas, Aécio Neves (15% e 52%) e Eduardo Campos (4% e 5%). (Do Radar Online, da Veja)

8 comentários

Algumas conclusões imparciais:
Dilma não ganha em 2014. Hoje seu potencial máximo de votos é cerca de metade do eleitorado total do Brasil. A tendência é cair a medida que outros candidatos comecem a ser conhecidos como Aécio ( desconhecido pela metade) e o campos praticamente desconhecido.
Marina tem um potencial pequeno de crescimento pois já é conhecida pois 3/4 do eleitorado. Numa matemática direta ( que não é assim que funciona) poderá subir mais uns 5 ou 6 pontos, chegando a pouco mais de 20%.
Aécio tem ainda bastante margem de crescimento, e se a mesma matemática for aplicada pode chegar a 30% de intenção.
Campos é o de maior potencial de crescimento. Se fizermos o mesmo raciocínio ( será q isto está certo, 5%?)ele ganha já em 1º turno. Mas não é assim que funciona, pois provavelmente seus 4% e 5% vem do estado de pernambuco onde é unanimidade.
Todo crescimento destes três outros candidatos representa subtração de votos da Dilma, logo ela NÃO ganha em 2014
Ultima conclusão: Se esta pesquisa estiver honesta,assim como aquela divulgada pelo IBOPE em março com Dilma 58%, Aécio 10%, marina 18% e Campos 3% confirma tudo que foi colocado acima, isto é, ela já começou a ceder espaço para os outros candidatos.
Se esses candidatos forem confirmados vai ter sim segundo turno. Provavelmente Dilma com um dos dois. Está mais para o mineiro mas pode dar o pernambucano.
vamos trabalhar , Aécio neles

Reply

Eduardo Campos está bem, então. Se dos 5% que o conhecem, 4% dizem votar nele...

Reply

Coronel,

isso quer dizer que o Aécio precisa ser mais conhecido e tem mais chances?

E que a popularidade (falsa) e estratosférica da guerrilheira-assassina está caindo??

As pessoas estão abrindo os olhos para esse governo ladrão devido à inflação que voltou! Quando imaginei que um dia eu diria: santa inflação!

Flor Lilás

Reply

Pode fazer a campanha que for Aecioa nao ganha!O PSDB precisava escolher um outro nome e jovem.Esse, nem que vc queira ganha e sabem disso!

Reply

Eu não acredito em pesquisas, e em urnas eletrônicas, sem registro dos votos como contraprova. E você?

Reply

Além do Aécio poder chegar a 30% fácil, ainda pode roubar muitos votos porque não tem a rejeição que o Serra tinha.

Vai dar Aécio no segundo turno com certeza! Acho que ele vai para o segundo turno e abocanha a maior parte dos votos da Marina e do Campos.

Crise no horizonte, inflação e Dilma estacionada nas pesquisas. As chances do PSDB nunca foram tão grandes.

Si se pude!

Reply

Coronel, vi no Radar on line, da Veja, que o Sr. se enganou com os dados de Eduardo Campos. Lá ele tem 4% das intenções de voto e é conhecido por 47% dos eleitores e não 4% como o Sr. colocou aqui.
Abraço

Reply

O bom dessa pesquisa é que, historicamente, quem está por cima cai e quem está por baixo sobe. Senão não teria graça.

Reply