Quem quer comprar 3 milhões de hectares na Amazônia, com índio e tudo?

O Equador pretende leiloar a companhias petrolíferas chinesas mais de três milhões de hectares de Floresta Amazônica, informou nesta quarta-feira o jornal britânico “The Guardian”. Segundo a publicação, um grupo de políticos equatorianos foi à China negociar contratos com representantes das companhias no hotel Hilton, no centro de Pequim, como parte de um roadshow para promover as licitações. Outros encontros teriam ocorrido em Houston, nos EUA, e em Paris, onde os participantes enfrentaram protestos de grupos indígenas. Entre as petrolíferas chinesas, havia representantes da China Petrochemical e da China National Offshore Oil. — O Equador quer estabelecer uma relação de benefício mútuo, do tipo “ganha-ganha” — defendeu o embaixador do Equador na China.
 
Segundo a organização não governamental Amazon Watch, que fica na Califórnia, nos Estados Unidos, sete grupos indígenas da região argumentam que não consentiram com o estabelecimento dos projetos de petróleo em suas terras. “Pedimos às empresas públicas e privadas de todo o mundo que não participem do processo de licitação que viola de forma sistemática os direitos de sete etnias indígenas ao impor projetos de petróleo a seu território ancestral”, escreveu um grupo de associações indigenistas em carta aberta há alguns meses.
 
O secretário de Hidrocarbonetos do Equador, Andrés Donoso Fabara, por sua parte, acusa os representantes indígenas de falarem em nome de suas comunidades com fins políticos. Ele informou que o governo optou por não licitar determinados blocos do território por falta de apoio das comunidades locais. — Estamos amparados pela lei se quisermos agir com a força e promover as atividades, mesmo que eles sejam contra — afirmou o secretário ao “The Guardian”. — Mas essa não é nossa política.
 
O governo do presidente Rafael Correa anunciou, em 2007, diante da Assembleia Geral da ONU, o compromisso de manter inexploradas por tempo indeterminado reservas de 846 milhões de barris de petróleo no campo ITT, na Amazônia equatoriana. A contrapartida seria uma contribuição internacional de US$ 3,6 bilhões. A Amazon Watch afirma que o acordo com as petrolíferas violará a própria política chinesa para novos investimentos, anunciada no mês passado, que promete respeitar as comunidades locais e o meio ambiente em operações fora do país.
 
Críticos dizem que a dívida do Equador com a China pode ser um dos fatores que impulsionam o negócio. O montante devido ultrapassa os US$ 7 bilhões, o que representa mais de 10% do Produto Interno Bruto (PIB, o conjunto de bens e serviços produzidos) do Equador. Desde 2009, os empréstimos chineses são recompensados com carregamentos de petróleo. E, recentemente, a China ajudou a custear dois dos maiores projetos de hidrelétricas no país.
 
— Acredito que seja mais do que uma questão de dívida. É porque os equatorianos são tão dependentes dos chineses para financiar seu desenvolvimento que estão cogitando comprometer áreas como a social e o desenvolvimento — disse Adam Zuckerman, da Amazon Watch, ao jornal britânico. (O Globo)

18 comentários

Na Coluna da Monica Bergamo:

Sera recebe indenização por causa do livro "a privataria tucana".


Vamos publicar, coronel.
É bom mostrar como funciona essas máquinas de fazer dossiês dos petralhas e de traíras.

Reply

Socialista é bandido em qualquer lugar. No Equador, em Cuba, Bolivia, Brasil .....
O socialista porralouca Lula infernizou a oposição enquanto interessava, com as privatizações. Depois quando interessa eles viram o disco pra mudar o ritmo da música e botar os outros pra dançar.
Aliás, odeiam privatizar por isso fazem esses conchavos espúrios e doam o patrimônio do povo.

Reply

Coronel,
este é que é um governo comprometido com o meio ambiente. Onde estão os ambientalistas que defendem essa escória. Onde estão os baderneiros e canalhas que estão aporrinhando o Feliciano que, com sua macheza, já já vou apoiá-lo para presidente, onde estão a corja que envergonharam o Brasil quando da visita da Yone, onde anda a Marina. Sim, onde anda o PSDB para mostrar divulgar e que a Anta II e seus asseclas defendem esse governo equatoriano.

Reply

No fundo, no fundo, todo esquerdista que si diz socialista é entreguista, vide Venezuela que foi entregue à Cuba, agora o exemplo do Equador, que estão entregando suas terras aos chineses, não é à toa que Lula entregou as refinarias da Petrobras aos bolivianos e Itaipu aos paraguaios.
Bom, daqui uns vinte anos, Rafael Correia sairá do poder (só dentro de um caixão), entra um nacionalista de araque e desapropriam as terras, além de dar um calote nos chineses...
No futuro, a China será o saco de pacandas dos caudilhos latrinos, como são os EUA atualmente.
Quem viver verá.
E Phoda-se !

Reply

É o imperialismo chinês tomando conta da amazônia. Nenhum militante para reclamar, nem imprensa para denunciar?

E os chineses não são o que há de melhor em exemplo de proteção ao meio ambiente. Vão fazer rolinho primavera com as onças e yakisoba com as araras azuis.

Reply

Cel
Não estou nem aí com os "inimputáveis" índios. Quero que eles sifu. Que o Equador faça o que for melhor para a Nação. Os índios tanto os de lá como os de cá já encheram o saco.
Esther

Reply

Não confio no Presidente do Equador, mas ele não é eterno.
De que adianta deixar uma fortuna no subsolo com meia dúzia de índios sofrendo no meio de uma floresta.

Reply

EU, PARTICULARMENTE, QUERO QUE TODOS OS COMUNISTAS DO UNIVERSO SE FODAM!

Reply


só não compro porque não aturo indio

Reply


concordo com as novas regras temos que eleger aécio,mas é menos nocivo

Reply

Salve. Se bem me lembro, os índios estiveram sempre entre os mais radicais atores da permanente crise institucional equatoriana que, desde 1996, derrubou 3 presidentes, desorganizou a economia e liquidou os partidos políticos tradicionais.
Sem os índios Rafael Correa não teria chegado a ditadura, e agora, que já cumpriram seu papel revolucionário de "buchas", vão ser entregues aos comunas de Pequim... cara... nem tenho palavras para exprimir o quanto quero que esses bugres idiotas agora se danem...

Reply

Coronel, sei que o seu, sem dúvida nenhuma é o melhor blog de oposição!
Mas como a campanha já começou, acho que vale dar uma olhada de vez em quando em http://portallideranca.blogspot.com.br

Reply

Meu Deus do céu!!! depois de lá, vai ser aqui... estes comunistas quando chegam no poder...

Reply

Anônimo das 09:39 disse:

..."entra um nacionalista de araque e desapropriam as terras, além de dar um calote nos chineses"...

O quê? chinês sair? Você tá enganado, meu caro - elles virão para não sair mais!!!

Reply

Se fossem os Estados Unidos, a gentalha peteba estaria gritando pelos 4 cantos: Imperialismo norte-americano!!! Como é a China comunista, aí pode... Fiadasputa!!!

Reply

A extração petrolífera exige tecnologia, know-how e investimentos em infra-estrutura para viabilizar o negócio. Nessa hora os gringos exploradores são bem vindos.

Reply

E o Greenpeace de lá está dizendo o quê?Vi um programa japonês que tratava desse assunto,sobre a China, Coréia do sul e Japão pensarem comprar/arrendar terras em outros países,no caso na África,para agricultura,já pensando que vai faltar comida pra tanta gente. No Japão 60% do que é consumido vem de fora,e a maioria dos agricultores são velhinhos,e os jovens não querem saber de pegar na enxada,então imaginaram o que aconteceria se acontecesse alguma praga ou o país importador não pudesse mais vender:a maioria passaria fome. A Coréia já tentou e não deu certo porque a população do país africano foi contra,aí o apresentador disse que era muito difícil fazer este tipo de negócio,porque países onde tem terra sobrando também são instáveis politicamente,e ninguém vai investir se depois podem perder tudo,mas a China está investindo. O Brasil poderia pensar nisso já que os sem terra nem para subsistência conseguem plantar...

Reply

Salve. Para os chineses essas coisas são sempre mais fáceis... de saída os formadores de opinião e os movimentos sociais desses países "políticamente instáveis" são sempre simpáticos aos comunistas, e isso quando já não são ativistas mesmo, e afinal de contas esses tais países "políticamente instáveis", ou são ditaduras de partido único ou estão se encaminhando para isso, portanto muito confortáveis em fazer negócios com Pequim.
E quanto ao temor de quebra de contrato, isso é frescura de quem se acostumou a essa coisa burguesa e decadente de "Rule of Law"... maoísta não tem pena de matar o próprio povo, vai lá ter pena de índio, preto e cucaracha?

Reply