Pressão da oposição faz Petrobras desistir de vender refinaria nos EUA. Prejuizo, hoje, é de quase U$ 500 milhões.

As intensas críticas do PSDB à má gestão da Petrobras já deram o primeiro resultado. Refinaria comprada por U$ 1 bilhão nos Estados Unidos não será vendida agora.
 
A Petrobrás desistiu de vender a refinaria de Pasadena, no Texas (Estados Unidos), em processo desencadeado depois de o Grupo Estado, revelar, no ano passado, que o negócio geraria cerca de US$ 1 bilhão de prejuízo à estatal. A presidente da empresa, Graça Foster, disse nesta terça-feira, 19, que será necessário investir na refinaria para que seja valorizada e tenha melhor retorno na venda.
 
Graça também revelou que pode rever a oferta de outros ativos. Segundo fontes, também a refinaria da Petrobrás em Okinawa, no Japão, com capacidade para 100 mil barris/dia, foi um mau negócio para a estatal. A petroleira comprou 87,5% da refinaria em 2008, adquirindo o restante posteriormente. "Saiu a refinaria de Pasadena (da lista de desinvestimentos), existem outros ativos que estão na iminência de sair", disse a executiva, sem revelar quais.
 
Segundo Graça, para entrar ou sair do plano de venda de ativos os projetos passam por escrutínio e uma equipe especializada precisa provar se vale a pena manter a venda ou suspendê-la. No balanço do quarto trimestre, a Petrobrás lançou uma baixa contábil de R$ 464 milhões referente a Pasadena, valor que já reconhece como perdido. (Estadão)

6 comentários

"Já derão" ou Já deram"

Reply

Obrigado ao anônimo acima que alertou para o erro. Da próxima vez, diga: "Bom dia, Coronel. Creio que o senhor cometeu um erro de digitação na primeira frase do post. Em vez de "derão" é "deram".

Fica mais educado, mais cordial.

Um abraço.

Coronel

Reply

CEL,

Privatizem já esse PAQUIDERME BRANCO. Quero minhas ações sendo valorizadas e não jogadas no ralo da incompetência e corrupção.

Fora PT, fora corrupção, fora incompetência.

Índio Tonto/SP

Reply

O prejuízo fecha em 1,2 bi, se a petralhossauro já contabilizou 460 como prejuízo o restante o que será? Lucro ou Restos a Pagar? Manda o mantega fechar a conta elle acha um jeito petralha para isso.

Reply

Que ela faça comigo um negócio da china como este, me venda a refinaria por um milhão de reais, financie no BNDES por 20 anos, 5 de carência e me adiante cem milhões de dólares para investir na melhoria e reforma desta.
-
Sem o hediondo estado qualquer mortal faria uma refinaria do padrão EXXON MOBIL e teria 15 anos para pagar tudo DEPOIS DA REFORMA, pagaria com o pé nas costas e iria rir da ANTA ROUSSEFF. KKKKKKKK

Reply


Coronel,
Tenho a leve desconfiança de que "alguéns levaram" grana por fora nessa sujeira toda. Mas tem uma coisa que meus dois neurônios não conseguem absorver: quem viabilizou a fantástica compra da refinaria, pelo lado da Petrobras, foi um tal Cerveró, diretor financeiro. Hoje o cidadão é DIRETOR FINANCEIRO da BR distribuidora. Caramba, se o cara fez um negócio criminoso, ainda continua como diretor? Coronel, por favor,cutuque esse ponto. O país agradece...

Reply