Em 2012, PIB cresceu três ou quatro vezes menos do que o PT mentiu para o país.

Dilma havia prometido 3,5% , mesmo sabendo que não iria conseguir. Agora especialistas afirmarm que o crescimento será entre 0,8% e 1,2%. Ou seja: três ou quatro vezes menos do que a mentira que o PT aplicou nos brasileiros.
 
Para analistas e economistas consultados pelo AE Projeções, o Produto Interno Bruto (PIB) deve ter fechado 2012 com alta de 0,8% a 1,2%. Com base no intervalo das estimativas de 41 instituições, a mediana ficou em 0,9%, que, se for alcançada, será bem inferior aos 2,7% de 2011. O número será conhecido nesta sexta-feira, às 9 horas, quando o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulga as Contas Nacionais Trimestrais.
 
O crescimento projetado pelo mercado financeiro, se levada em conta a mediana da pesquisa, está muito perto do calculado pelo Banco Central (BC) recentemente, como mostrou o Relatório Trimestral de Inflação (RTI), divulgado em dezembro. A falta de solução da crise global associada a problemas domésticos, como o mau desempenho da produção industrial e a queda nos investimentos, levou o BC a reduzir a expectativa de crescimento de 1,6% para 1% em 2012.
 
Os economistas ouvidos admitem que as políticas de incentivo surtiram algum efeito positivo sobre a atividade, ao permitirem, por exemplo, a desova dos estoques do setor automotivo no ano passado. As ações, disseram, também estimularam o consumo, tanto que os gastos das famílias brasileiras são citados como importantes condutores da expansão do PIB em 2012. Do lado da oferta, na contramão, a Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF) deve ter mantido fraco desempenho em 2012.
 
Para a equipe econômica do Banco Fator, os baixos investimentos no período deverão ter deixado o PIB com uma alta de apenas 0,9% no ano passado, taxa que representa a mediana do levantamento.
 
A economista Alessandra Ribeiro, da Tendências Consultoria Integrada, também destaca a FBCF como uma das responsáveis pela fraca expansão esperada, de apenas 0,9% do PIB em 2012. Segundo ela, apesar da estimativa de crescimento do consumo das famílias, de 2,8%, a taxa que mede os investimentos deve ter recuado 4,6% em 2012.
 
O economista-chefe do Banco ABC Brasil, Luis Otávio de Souza Leal, está um pouco mais otimista, ao projetar alta de 1% no PIB de 2012. Para ele, as medidas de estímulo tiveram impacto positivo sobre a economia.
 
Na opinião de Souza Leal, se não fossem problemas pontuais que marcaram o primeiro semestre de 2012, o ritmo da economia seria outro, bem melhor. Dentre essas questões, o economista citou a quebra de safra de arroz e soja na América do Sul, que diminuiu o crescimento do PIB em 0,4 ponto porcentual no primeiro trimestre, o protecionismo argentino e o fato de a indústria ter começado 2012 muito estocada. (Estadão)

13 comentários

Sr Coronel:

Não vejo nenhuma novidade nas MENTIRAS DO PT.
Quando a esperteza é muita,ela come o esperto.

Saudações

Reply

Coronel,
Continuo com minha previsão de oito meses atrás, menos de 01%. Sem investimento, sem melhoria na infraestrutura que está sucateada, com gastos de custeio muito além do razoável, somente os filhotes da Anta para prevê PIB acima de 3%.

Reply

Coronel, desde que assumiu o poder uma das especialidades dos nazipetistas é o de estuprar os números sempre em benefício próprio.
A maior prova disso é o percentual MENTIROSO SAFADO e MANIPULADO de aprovação da Anta Gorda e do Cachaceiro Vagabundo.

Reply
Despetralhando mod

No novo projeto de vana arrasa quarteirão, será criada uma nova classe de comércio em substituição aquela antiga lojinha de R$1,99 que não decolou, mas com kow how de quem entende tudo de economia e tendo um governo paralelo para lhe dar as coordenadas, nem com a oposição e a mídia do contra pode dar errado, agora na nova roupagem da loja de secos e molhados chamada BANÂNIA teremos LIQUIDAÇÂO permanente e paritária ao PUMbinho de até 0,9.

Reply

Coronel,
o IBGE confirma o PIB de 0,9%, mesmo com toda manobra contábil realizada pela corja. 2013, pelo visto, não chegará a 0,1%, se não for negativo. Agora onde estão os economistas que conformavam a mentira do governo. Com estas previsões mentirosas, não só do governo como também das "agências", o investidor passa longe. Mais ainda com o governo onde não existe confiança também em cumprir seus acertos.

Reply

Coronel,

É impressionante a "cara-de-pau" do Min. Mantega declarando que esta em linha com o previsto!!!????

Elles roubam o discurso da oposição que não ocupa seu espaço!!!

BANDIDOS PROFISSIONAIS!!!


JulioK

Reply

comunistas vagabundos

Reply

O importante é que o "Homem do ANo" da IstoNãoÉ é o melhor pior ministro da fazenda na historiadessepaiz.

Reply

O título do post não está legal. Se o PT prometeu PIB de 4% e se diz que ele cresceu 3 ou 4 vezes menos, significa que caiu 12 a 16%, não acha?

Reply

cel,

Este governo é a imagem das empresas estatais, todas maus das pernas, cheio de gente incomptentes gerenciando elas, um cabide atras do outro, soh companheiros sugando, sugando, exemplo disso é o correios e a petrobras, quase falidos.

É PMDB, PSB, e outros cai fora enquanto é tempo, ta certo o eduardo campos.

Reply

CORONEL, não é PIB e sim PIK do rei cachaceiro LUIZ 51 TATUZINHO ETANOL DA SILVA, o pibinho dele não sobe há muitos anos, a DILMA MADA manda bala e Mantega morre de medo da megera.
Até a VENEZUELA do rei MORTO-VIVO tem crescimento melhor de 2,5% anuais mas com inflação de 35% ( o PIB bruto não deflacionado cresceu 30% )e aqui só os 6,2% que deflacionado são os 0,9%.
No Japão há recessão e o PIB está em crescimento pois tem deflação de aproximadamente -2,0% e para dar o crescimento de 2,0 o PIB não deflacionado tem que ser zero.
-
AQUI EM BANÂNIA o margarina pensa que o crescimento faz o PIB mas com crescimento enorme de PIB de 30% anuais (nominais) a Venezuela só cresce porque a inflação é de 25%, o admitido por Chávez. Pelo menos lá a pesquisa da inflação não é manipulada e sim os preços que são congelados, QUEM NÃO CUMPRE TEM A EMPRESA comprada pelo governo ou DESAPROPRIADA de modo GRATUITO, sim com o confisco ( multa com o exato valor da empresa ). Em NY nos USA, a prefeitura multa OS MOTORISTAS BARRIL DE WISKY ( bêbados ) com o valor exato do valor do carro e confisca-o imediatamente e o bebum não pode comprar carros enquanto a pena na cadeia ( imposta pelo governo estadual ) não for cumprida e não recuperar a carta, ou seja, tirar outra depois de muitos anos.
-
Aqui país com DEPENDENTE QUÍMICO OU DIPSOMANÍACO ou alcoólatra, ou no popular MANGUAÇA, PUDIM DE CANA, CACHACEIRO, BEBUM, e na cadeia c*´ de bêbado não tem dono.

Reply

PIB menor que a Venezuela com um presidente em coma.
Intui-se daí que férias coletivas para a Dilma daria um PIB maior.

Reply

O Financial Times já estampou matéria sobre o Guido Mantega, "o vidente"!

Pode esperar que vem bronca da Dilma por aí, a exemplo do que ela fez quando quase invadiu a Inglaterra pela matéria veiculada pela The Economist.

Durou pouco o ufanismo do Brasil quando chegou a ser 6ª economia do mundo, desbancando a Inglaterra! kkkkkk

Brasil, do jeito que está, vai seguir sendo a República das Bananas!


Chris/SP

Reply