“O partido não é o Dirceu, nem o Lula", afirma Olívio Dutra, criticando compra de votos e formação de quadrilha do PT.

Do site da Rádio Guaíba, de Porto Alegre, onde você ouvir a entrevista:
 
Militante histórico do Partido dos Trabalhadores (PT) e garantindo ter "vida modesta", mesmo com aposentadoria de governador, Olívio Dutra falou, hoje, sobre as articulações políticas firmadas durante a primeira gestão do presidente Lula que culminaram em escândalos como o Mensalão e a Operação Porto Seguro, que envolve a ex-assessora especial do gabinete presidencial em São Paulo, Rosemary Noronha. Sem cargo político na sigla, ele participou do programa Esfera Pública, na Rádio Guaíba, nesta segunda-feira.

Olívio reiterou confiança na credibilidade do ex-presidente Lula e lembrou ter sido o primeiro ministro indicado para a Pasta das Cidades, criada durante o primeiro mandato. Olívio disse, porém, que o Ministério foi usado como instrumento de troca entre os partidos da base aliada. O ex-governador foi demitido do cargo em julho de 2005, o que permitiu ao governo Lula abarcar o Partido Progressista na base de sustentação.

O ex-ministro disse ainda que o ex-presidente sofria todo tipo de pressão para ter governabilidade e chegou a alertar que os aliados podiam denegrir a história do PT e do ex-presidente. “Eu avisei em uma ocasião que íamos sofrer com as más companhias. Más companhias que não são somente aquelas de fora para dentro, mas também de dentro do partido a medida que vão chegando pessoas. Na medida que tu tens cargos para oferecer, há pessoas no partido que não conhecem nada da história nem da razão de ser. O PT falha nisso e deixa de ser uma escola política e passa a agregar pessoas por conta dos cargos”, ressaltou.

As declarações foram feitas no mesmo programa do qual o petista José Genoíno também participou. Na semana passada, o deputado federal foi empossado na Câmara dos Deputados. O condenado no processo do Mensalão mencionou o artigo 5º da Constituição que prega que o indivíduo somente pode ser culpado depois de sentença penal transitada em julgado e se disse apto para permanecer no cargo legislativo. “Fui condenado à noite e no dia seguinte eu saí do governo porque era um cargo comissionado. É diferente de uma eleição onde os eleitores me delegaram como suplente. Esses eleitores não têm tido nenhuma restrição, por isso, estou assumindo tranquilamente, de maneira muito serena”, alegou. Genoíno foi condenado a seis anos e 11 meses de prisão e multa por corrupção ativa e formação de quadrilha no julgamento do Mensalão. Se cumprir a pena, deve ser em regime semiaberto.

Para Olívio, Genoíno errou em ter assumido. “É uma opinião pessoal, mas tenho convicções de que assumindo nessas condições não foi a melhor escolha para a tua própria trajetória e para o sentimento partidário”, ressaltou.

Olívio Dutra ainda disse que não está decepcionado com o partido. A sigla, na visão do político, é muito maior que o esquema de compra de votos e formação de quadrilha. “O partido não é o Dirceu, nem o Lula, nem a Dilma, nem o Tarso, nem o Olívio. O partido é uma construção coletiva da democracia brasileira”, disse. Ele complementou, porém, dizendo que o Mensalão foi um conjunto de erros entre o partido e os políticos que se beneficiaram com os delitos. “As instâncias partidárias não estavam suficientemente azeitadas e foram atropeladas por estas ilustres pessoas do partido”.

20 comentários

Cel
E o Olivio Dutra não sabia!

Tadinho do PT!

Tô morrendo de pena dos condenados. Acho que não deveriam sofrer tanto.

Uma solução seria a volta da Forca.

Átila

Reply

"O partido não é Dirceu ou o Lula"... cuidado Olivio Dutra, assim é vc que não vai mais ser do partido...

Reply

Todo PTralha é mesmo um sem vergonha! Como é que esse FDP pode ter essa cara de pau!

Leiam a fala desse safado em outra versão:

A sigla-PCC, na visão do político, é muito maior que o esquema de roubos, tráfico de drogas e formação de quadrilha. “O PCC não é o fernandinho beira-mar, nem o marcola, nem o Elias maluco. O PCC é uma construção coletiva da bandidagem brasileira”, disse. Ele complementou, porém, dizendo que o tráfico de drogas foi um conjunto de erros entre o PCC e a polícia que se beneficiaram com os delitos. “As instâncias do PCC não estavam suficientemente azeitadas e foram atropeladas por estas ilustres pessoas do partido”.

Dá tudo no mesmo!!!!!!!

Reply

Muito eloquente o Olivio Dutra, entao na opiniao dele as aliancas que lula fez com outros partidos contaminou o PT e sujou o nome do partido. Sem essas trocas o PT permaneceria puro como agua cristalina! Ele insinua que nao existe seriedade em outros partidos mas o PT permanece o mesmo: serio, probo, capaz, honesto e digno de confianca. Inocenta Lula como se nao fosse ele que comandou o Mensalao. Segundo Olivio quem autorizou e comandou o Mensalao? Ai eu nao entendi como o partido pode ser confiavel se participou de todas as tramoias e falcatruas descritas nesse Processo? Quanta inocencia e boa vontade da parte dele! Faca-me o favor Olivio Dutra, nao deixe nossas faces mais rubras de vergonha!

Reply

Falta contar porque recebeu com honras de Chefe de Estado,os Dirigentes das FARC,Organização narco-terrorista.Me engana que eu gosto.PT é una mierda.

Reply


Olivio vc sabe bem o que é um dia após o outro e como vencer as tentações. Seus companheiros não souberam. Quantas pessoas foram denunciadas pelo petismo antes de chegara ao poder. Não adianta agora sofismar e querer reconstruir a moral que o partido teve. A história do PT é como a da nomemklatura.Meteram a mão na massa,na merda, se lambuzaram, se beneficiaram do poder. Usaram a mida amestrada para comprar pretigio aqui e la fora. Vão curtir seus pecados no inferno!

Reply

Na verdade essa história de suplente ser eleito é pura "conversa mole pra boi dormir", ou melhor para disfarçar maracutaias.

Nem os mais esclarecidos sabem, e pode se dizer que 99,99% dos eleitores vota num deputado, senador, vereador e sei lá mais o que e não tem a menor noção de quem é o suplente, ainda mais o curral eleitoral do PT que vende o voto por bolsas, cotas e outras safadezas mais. Portanto ninguem votou em Genoino, talvez a mulher e familia sabiam que ele era suplente de Carlinhos de Almeida. Aliás quem é esse ilustre desconhecido Carlinhos que deu essa boquinha pro Genô?

Reply

Coronel,
o mar de lama está fazendo marola. O velhaco e a Anta II não quiseram criar o Ministério do Vai dá Merda, agora é tarde.

Reply

Os 10 homens do ex-presidente que o levarão a ganhar o Nobel da Paz 2013.

* Celso Daniel
* Menino do MEP
* José Dirceu
* José Sarney
* Paulo Maluf
* Fernando Collor
* Hugo Chávez
* Fidel Castro
* Mahmoud Ahmadinejad
* Lulinha (meu guri)

Reply

Não acredito em petista nenhum. Se fosse confiável não seria petista.

Reply

É claro que o Olívio Dutra não se decepcionou com o pt, pq simplesmente ele já fazia parte das maracutaias petralhas desde o tempo da sua aberração.

Reply

eu também teria uma "vida modesta" com aposentadoria de governador + aposentadoria de bancário + conselheiro do Banrisul! como ele pode viver assim? é candidato a Bolsa Família!!!

Reply

Coronel,

Essa gentalha é do "Barbalho"!!

Estou para dizer que o Lulla&Zé Dirceu é que contaminaram os outros partidos!

O Olívio jogou o RS de volta a Idade Média que é diretamente proporcional a inteligencia delle.

Olívio, o Exterminador do Futuro!!!

JulioK

Reply

Caro Coronel:
'Vida modesta' coisa nenhuma. Esse cara, que foi o pior governador que o RS já teve (eu moro aqui) é um piadista. Por que ele não informa o valor que recebe como ex-governador, como bancário aposentado e como membro do conselho de administração do Banrisul? Pede prá ele como se chama a vida de quem recebe um salário, ou digamos, mesmo que sejam uns cinco salários mínimos.

Reply

Este bigodudo canalha sabia e não fez nada contra a corrupção em seu partido por 10 anos. Agora, levantar a bandeira da moralidade é de uma canalhice sem tamanho. Petista=Petista.

Reply

Existe voto pra suplente ? Cara de pau. O pt é uma organização criminosa em todas as instâncias. Condenar o pt é condenar lula. Condenar lula´e desconstruir o pt e ponto final. Corja !

Reply

Há sinceridade nisso? Quem? Olivio Dutra? Esse também não engana mais ninguém.

Reply

Te "cuida" Olivio, Te Cuida Gurí..

Pois não custa nada, pra essa Sofisticada Organização Criminosa,
vir à assombrar você, como assombrou Celso Daniel e Toninho do PT..

Ingenuamente acreditas nos Companheiros, mas além dos "idiótas" mencionados pelo Jobim,
são 21 mil Melientantes e Comparsas Enquadrilhados no PT..

Reply

AINDA DÃO OUVIDOS A UM TOSCO, que pouco trabalhou na vida!!!

Reply

comunistas vagabundos é o que voces são cambada de ordinários.

Reply