Dilma cria gabinete de crise para salvar o governo.

A presidente Dilma Rousseff encomendou a um seleto grupo de ministros do PT a apresentação de metas prioritárias para os dois últimos anos do governo. Com tropeços na gestão, problemas na economia e dificuldades na articulação política, Dilma corre para construir marcas de governo que pavimentem sua candidatura à reeleição, em 2014, embalada pelo mote do desenvolvimento estratégico.

As metas pedidas pela presidente para a segunda metade do mandato também envolvem perspectivas de longo prazo. Pressionada pelo baixo crescimento da economia no ano passado, que deve ficar próximo a 1%, Dilma aposta que medidas tomadas em 2012 para baixar os juros, ajustar o câmbio, reduzir impostos, diminuir a dívida pública e cortar o preço da energia elétrica terão impacto a partir de abril.

Até agora houve apenas uma reunião com os ministros Guido Mantega (Fazenda), Gleisi Hoffmann (Casa Civil), Fernando Pimentel (Desenvolvimento), Miriam Belchior (Planejamento) e Gilberto Carvalho (Secretaria-Geral da Presidência), em dezembro, quando Dilma tratou da necessidade do plano estratégico. Antes disso, no entanto, ela conversou com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e com o marqueteiro João Santana, que será o responsável pela campanha da reeleição.

Pesquisas em poder do Palácio do Planalto indicam que falhas no sistema de saúde e na segurança pública figuram entre as maiores queixas dos eleitores. Embora segurança seja da competência dos Estados, o medo provocado pela violência nas grandes cidades atinge de forma negativa o governo federal.

Além disso, a imagem de boa gestora de Dilma começa a ficar embaçada. Em um ano pré-eleitoral, o desafio da presidente é tirar projetos de infraestrutura da prateleira e atrair investimentos. No fim de 2012, ela anunciou um pacote de concessões em rodovias, ferrovias, portos e aeroportos que ultrapassa R$ 200 bilhões, mas investidores ainda têm dúvidas sobre a segurança jurídica para tocar projetos.

Para a oposição, expressões como "destravar os nós" e "competitividade" viraram moda no governo, mesmo sem o figurino sair do papel. "A prática é outra: está tudo travado", provoca o líder do PSDB no Senado, Álvaro Dias (PR).

Dilma quer agora atenção redobrada ao Sistema Informatizado de Monitoramento da Presidência. Há 45 programas sob vigilância, como antecipou o Estado, e uma equipe de 30 técnicos da Casa Civil fiscaliza o andamento dos serviços, muitas vezes em tempo real. A lista é composta por projetos que não podem dar errado, como os estádios da Copa de 2014. Mesmo assim, das 82 obras de mobilidade urbana, portos e aeroportos, prometidas para a Copa, apenas três permanecem com cronograma inalterado. 

"Aqui nós temos tudo em detalhes, com endereço, CIC, RG e acompanhamento fotográfico", afirma o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, ao comemorar investimentos de quase R$ 10 bilhões no ano passado. "O MEC é assim: vem que tem."

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, passou as duas últimas semanas revisando metas. Dilma cobrou resultados mais rápidos, principalmente em relação ao atendimento nos hospitais. A ordem é para que o SOS Emergências alcance os 40 maiores prontos-socorros até 2014. Padilha e Mercadante se movimentam nos bastidores para disputar a indicação do PT à vaga de candidato ao governo de São Paulo, em 2014. Em público, porém, não admitem a intenção. "Esqueçam de mim. Tenho muita coisa para fazer no ministério. A saúde demora a ter resultado e eu sou muito novo ainda. Posso esperar", diz Padilha. "A chance de eu pensar nisso agora é zero. Estou focado no MEC", desconversa Mercadante.

Diante de tantos percalços na economia e com o fantasma da inflação à espreita, os indicadores de emprego e renda seguram a popularidade de Dilma. "Trabalhamos para que a geração de emprego volte a rodar na casa de 2 milhões por ano", prevê o ministro do Trabalho, Brizola Neto.

Mais do que indicadores, no entanto, Dilma pretende exibir, na campanha da reeleição, metas da "vida real". É com esse argumento que ela quer consolidar marcas de governo. "Não podemos perder 2013 para fazer deslanchar a máquina pública", insiste o senador Jorge Viana (PT-AC). (Estadão)

27 comentários

Coronel,

Desandou a maionese!!! Game over!!

A Dilma centralizou TODO o governo sob "suas asas" e travou tudo.

Ella é a unica culpada, pois era a gerentona do Lulla.

Esta senhora é INCOMPETENTE!!

A Dilma morreu!!!(olha que já matei o PT e o Lulla antes do Julgamento do Mensalão e do Rosegate!!)

JulioK

Reply

Governo ? Que governo ?
Ora, com algumas poucas exceções, não temos nada que possa se dizer que exista um governo articulado no Brasil, é um bando, cada um correndo para um lado.
Não fosse nossa agricultura e a extração mineral a vaca já teria ido há muito tempo para o brejo.

Reply

Quem não consegue administrar loja de 1,99 não deve ser bom para cuidar de um pais.

Reply

O PT já era! Em Belo Horizonte nem endereço eles têm mais. A turma gosta é de cabide de emprego, trabalhar mesmo nunca. Faltam cérebros e competências aos companheiros.

Reply

Tenho uma dica para o nome do novo programa: "PAC-ABA"...

Reply

Cel

A marolinha Tsunami esta chegando.

Pibinho, Rosemery, mensaleiros condenados, apagãozinho, Lupi continua na folha de pagamento do BNDES, etc...

O que mais vem por aí?

Reply

Cel
O governo só promete, inaugura placas e ordens de serviço. Nada mais acontece. E, por falar nas bravatas da Anta Rousseff, quero saber se está sendo realizado o atendimento do SUS nas residências dos enfermos. kkkkkk. Lembra que até isto ela prometeu? Nunca mais ouvi falar. O governo nada mais é do que virtual, um conjunto de promessas jamais realizadas.
Esther

Reply

è impressionante a falta de capacidade da oposição de mostrar a incompetência destes governos do PT ... são mais de 12 anos no poder e agora de novo conversinha de fazer a máquina pública deslanchar...12 ANOS e nada anda, muito pelo contrário.....

Reply

Vem aí o "Brasil Carinhoso 2" e mais uma penca de "Bolsa-Qualquer-Coisa". A única coisa que esse desastre de governo sabe fazer é distribuir benesses.

Reply

Estão completamente afogados na própria caca, a lama da pocilga já entrou pela boca e narina adentro, esses locupletados despreparados não tem mais como enganar. Isso é material em abundancia para derrotar qualquer candidato petista em eleição.
O importante agora é a oposição ir se preparando desde já, para desmascarar os discurso mentiroso na próxima campanha do PT. Os desastres estão acontecendo agora, é só a oposição gravar cada situação hoje (NÃO DEIXAR PARA PROCURAR ESSE MATERIAL DEPOIS)e mostrar as verdades na campanha.

Reply

Estão completamente afogados na própria caca, a lama da pocilga já entrou pela boca e narina adentro, esses locupletados despreparados não tem mais como enganar. Isso é material em abundancia para derrotar qualquer candidato petista em eleição.
O importante agora é a oposição ir se preparando desde já, para desmascarar os discurso mentiroso na próxima campanha do PT. Os desastres estão acontecendo agora, é só a oposição gravar cada situação hoje (NÃO DEIXAR PARA PROCURAR ESSE MATERIAL DEPOIS)e mostrar as verdades na campanha.

Reply

Crise? Que crise? O exLulla não tinha resolvido todos os problemas deste país? Elle não deixou registrado em cartório que todo brasileiro tem o direito constitucional de comer três refeições por dia? Não falou que os europeus e os alemães têm inveja de nossa saúde pública? Não mandou o Obama copiar o SUS? Não inaugurou a TrasnNordestina, a Tranposição do São Francisco, o Trem Bala, os estádios da Copa? Não acabou com os miseráveis deste país? Não emprestou grana pra o FMI? Que crise é esta que não consigo ver?

Reply

Rá,rá,rá.....Gabinete de crise com Mantêga, Pimentel, Giba do Prefeito, Miriam Belchior do Prefeito... parece PIADA DE FANHO!

Reply

Se é preciso apelar a um seleto grupo do PT imaginem o desastre. Agora, o que é um seleto grupo do PT? Os mais radicais? Os mais centalizadores? Os chegados a olhar com ternura um mensalinho?
Se ela for para o outro lado, como fará um grupo seleto de gente de vários partidos. Temos visto os resultados.
Dilma está frita. Por conta disso é que titio Lula vai dar uma aulinha para ela hoje.
O problema não é ela estar frita, é que ela frita os brasileiros junto!

Reply

E onde foi parar a doutora em economia, gerente eficaz, extremamente conhecedora de planejamento e gestão de energia, infraestrutura e tudo o mais na face da Terra?

Mas, é bom deixar claro que quem comprou o pacote em 2010, comprou sabendo. Não adianta querer devolver agora.
Quem pariu que embale.
A oposição cabe ser oposição e inserir sua colher para desencaroçar esse angu.

Reply

Somente um povo sem educação e o mínimo de civismo como o brasileiro para não ver que o Brasil está quebrado com os 10 anos do PT e 30 anos do PMDB. É impressionante como o brasileiro é mal informado, omisso e se quer tem nível educacional para entender que o Brasil somente com REFORMAS ESTRUTURAIS profundas irá superar o atraso secular deste país.

Reply

Somente um povo sem educação e o mínimo de civismo como o brasileiro para não ver que o Brasil está quebrado com os 10 anos do PT e 30 anos do PMDB. É impressionante como o brasileiro é mal informado, omisso e se quer tem nível educacional para entender que o Brasil somente com REFORMAS ESTRUTURAIS profundas irá superar o atraso secular deste país.

Reply

Ainda dá tempo de salvar o governo?!

Reply

Sem esquecer que a ameaça de racionamento já se transformou em ameaça de apagão. Se não chover forte nos próximos 60 dias é apagão na certa, apesar do desGoverno falar que está tudo bem, na página do ONS (http://www.ons.org.br/home/) dá para ver o nível dos reservatórios, e a coisa tá feia.

Reply

2 milhões de empregos em um ano? Conta outra...

Reply

Coronel
Êsse corre-corre afobadinho é resultado, certamente, de ordens e orientações recebidas da presidência paralela chefiada por Lula. Tá na cara.

Agora, Coronel, Gabinete de Crise com Mantega,Pimentel, Miriam, Gilbertinho, Lobão, Mercadante et caterva, não é Gabinete de nada, é a própria CRISE.

Com gente como essa,um time de nulidades imposto à presidente pelo amo e senhor lá dela,o Brasil só tende a marchar, com determinação e a cada dia mais ligeirinho rumo ao atraso, ao subdesenvolvimento e à rabeira daqueles humilhantes índices que já vamos nos habituando a frequentar.
Até quando, Coronel, até quando?
Cabo

Reply

Realmente com esta equipe de "sumidades" desta presidentE acho que agora vai firme...Pro Buraco
Jarjura

Reply

Musiquinha p/ os neocomunistas petistas:

"
Ai, ai,aiaiiiiii!!!!!!
Ta chegando a horaaaaaaa!!!!!
O dia ja vem e a verdade tambem.......
Eu roubei, menti e enganei........
Por issso eu vou emboooraaaaa!!!!!"

FORA PT!!! FORA COMUNISTAS!!!!

Reply

Caro Coronel. Em matéria de segurança pública, o tráfico de drogas e o contrabando de armas, se parecem como uma pedra atirada ao centro do lago, pois as ondas (criminalidade) atingem os todos Estados mesmo os mais distantes.A segurança e fiscalização nas fronteiras são de responsabilidade do Governo Federal. Portanto a alta criminalidade e violência em todo o Brasil é culpa exclusiva, no caso, do Governo Dilma.Abs.

Reply



E DESDE QUANDO O PT TEM: "um seleto grupo de ministros".

Só se fosse um seleto grupo de assaltantes.

Reply

AGORA É USAR A MAQUINA PÚBLICA COM A AJUDAS DOS VAGABUNDOS,OPS, DIGO MINISTROS DO PT, PARA A ELEIÇÃO DE 2014 SOMENTE, COM NOSSO DINHEIRO, COM NOSSO SUOR, COM NOSSO TUDO. REPUGNANTE NOJENTO, MAS QUEM VOTOU NESSA MISÉRIA QUE AGUENTE.

Reply

Não aguento mais pagar imposto!

Reply