Desemprego vai aumentar no Brasil, diz OIT.

Nos próximos dois anos, o número de pessoas sem trabalho no Brasil aumentará em 500 mil e a tendência de queda da taxa de desemprego registrada nos últimos anos será invertida. O alerta é da Organização Internacional do Trabalho que, hoje, publicou suas novas estimativas sobre o desemprego. O informe aponta para um aumento ainda maior do desemprego no mundo nos próximos cinco anos e revela que, depois de atingir os países ricos nos últimos anos, a crise agora chegará aos emergentes.

Desde 2007, 67 milhões de trabalhadores foram vítimas da crise mundial, principalmente nos países ricos. Hoje, 28 milhões de pessoas buscam trabalho. Outras 39 milhões já desistiram e abandonaram o mercado de trabalho nesse período. Para a entidade com sede em Genebra, os anos de blindagem dos mercados emergentes em relação à crise acabaram, pelo menos no que se refere aos empregos.

A taxa de desemprego no Brasil foi de 6,3% ao final de 2012, segundo os dados da OIT. Ela subirá para 6,5% em 2013 e, em 2014, atingirá a marca de 6,6%, a maior desde 2009 e acima da média mundial. Ao final de 2012, o País somava 6,5 milhões de desempregados. Neste ano, o número chegará a 6,9 milhões. Já em 2014, irá superar a marca de 7 milhões de brasileiros.

Tanto em números absolutos quanto em termos percentuais, os dados de 2014 ainda são inferiores aos de 2007. Mas o atual período marcaria, segundo os dados, uma virada. Os números da OIT sobre o Brasil são acompanhados por uma avaliação detalhada da situação latino-americana. A constatação é clara: as economias da região já não crescerão de forma suficiente para absorver a mão de obra até 2017.Segundo a entidade, enquanto os países ricos sofreram com a crise nos últimos cinco ano, países latino-americanos mantiveram a expansão de suas economias graças aos preços de commodities e políticas anticíclicas que tiveram sucesso.

Agora, a OIT alerta que a região vai “sofrer com a desaceleração do comércio global e a queda nos preços de commodities”. As projeções da entidade apontam que a região crescerá menos que a média mundial nos próximos cinco ano e que isso terá um impacto no mercado de trabalho. Depois de quatro anos de queda nos índices, a taxa de desemprego na América Latina irá voltar a aumentar nos próximos cinco anos, passando dos atuais 6,6% em 2012 para 6,7% em 2013 e chegando a 6,8% entre 2014 e 2017. Em uma década, a região terá somado 3 milhões a mais de desempregados que em 2007, com 21,6 milhões no total.Ao contrário dos primeiros anos da crise quando o desemprego foi concentrado nos países ricos, a pressão começa a ser sentida nos mercados emergentes. “Subestimamos o impacto que a crise teria nos países emergentes”, declarou Guy Ryder, diretor da OIT.

Enquanto a taxa de desemprego sofrerá uma queda de 8,7% em 2013 para 8% em 2017 nos países ricos, as economias emergentes terão uma elevação de suas taxas, principalmente no Sudeste Asiático, no Sul da Ásia e na América Latina. A taxa média do desemprego no mundo, que era de 5,4% em 2007, chegou a 5,9% em 2012 chegará a 6% em 2013. Esse patamar não deve cair até pelo menos 2017.

No total, a crise econômica mundial e as medidas de austeridade aplicadas por governos já fizeram 67 milhões de vítimas no mercado de trabalho. “O drama que se vive é de proporções enormes e esses números representam um risco real para a desestabilização social”, alertou Guy Ryder, diretor-geral da OIT. “As taxas que estamos vendo são inaceitáveis”, declarou.

Uma certa redução do desemprego havia sido registrada em 2011. Mas, com a retomada da crise em 2012 na Europa e a volta da recessão em muitas economias, 4,2 milhões a mais de pessoas perderam seus empregos. A número total chegou a 197 milhões de pessoas pelo mundo, 5,9% da mão de obra global. “A desaceleração na economia global foi significativa e isso teve um impacto severo no mercado de trabalho”, disse Ryder.

O que mais preocupa a OIT é que, até 2017, a situação não ficará melhor. A previsão é de que, em cinco anos, mais de 10 milhões de pessoas extras perderão seus trabalhos em todo o mundo.  No total, a década entre 2007 e 2017 verá uma acumulação de 41 milhões de pessoas a mais no mundo sem trabalho.Em 2013, serão 5,1 milhões de demissões, além de outras 3 milhões em 2014. Em 2017, o número total de desempregados no mundo será de 210 milhões. “Estamos caminhando na direção errada”, completou Ryder. (Estadão)

13 comentários

Coronel, me permita voltar a um assunto dos drogados que vi há pouco no JN.
Há representantes do MP, OAB, XUXA, OAS, IBM etc e um juíz de plantão para emitir a ordem para o sujeito ser internado. Certo?
Errado e muito.
O sujeito vai para o Saúde Perfeita, digo o SUS, morre no chão, só pq não é drogado não tem nenhum representante da OAB, MP, XUXA, OAS, IBM, etc e nenhum juíz de plantão. É isto mesmo ou pura vigarice?
Gostaria, se possível, você falasse a respeito.

Reply

Coronel,

Em 2007, o mundo começou um processo de desalavancagem que culminou com quebra do Lemann Brothers(2008) e de todo o sistema financeiro(que foi salvo aos 48 do 2o. tempo).

A crise que se seguiu nos USA(2008), seguiu pela Europa(2010/2011), baterá na Asia(2014) e depois a América Latina(2014/2015).

Este JAN 2013 começou ruim e vai ficar pior(máx. igual).

JulioK

Reply

Falando do "Legado do Lula", com certeza, se o PT fosse administrar o deserto do Saara, em 2 anos não se teria mais areia.

Reply

Coronel,
quem já viu aumentar emprego com um pibinho de 0,99? Grande descoberta. Esta já sabíamos há muito. Enquanto o pt no governo, a herança para os filhos menores e netos será nefasta.

Reply

Ué, e quem tá interessado em arrumar emprego?!
Agora nós temos a Bolsa-Família, cumpanhêro!

Reply

Ué, mas nós não pagamos a construção da Transcocalera que garantiria o escoamento da produção de coca do índio filho da puta ? Esta por sua vez não garantiria emprego de milhares de vapores e pequenos traficantes de morro ?
De pronto fui contra a construção da Transcocalera mas hoje achei que foi uma ótima medida para dizimar esse povinho filho da puta, principalmente todos aqueles que nascem após uma fornicada entre uma puta e um bastardo.
Qq coisa que seja para prejudicar esse povinho escroto e filho da puta teá sempre o meu integral apoio.

Em tempo : está na hora de acabar com essa tal de Lei Seca. Que coisa mais tola essa de ficar poupando vida de playboys e gentalha em geral...Gastar dinheiro com isso é um total desserviço. Deixem esse poveco se matar nas estradas e ruas do Brasil. Já vão tarde !!!!

Reply

Brasil não tem autonomia econômica. A indústria de peso é totalmente estrangeira: de carros, caminhões, aviões, tratores, máquinas e equipamentos sofisticados, etc, etc.

Por outro lado, devido às opções erradas (em termos da autonomia nacional), os estrangeiros entraram maciçamente no setor agropecuário.

Com a desnacionalização da economia - ao governo interessa somente os impostos e as delícias do poder - em futuro próximo os colonizadores irão se interessar mais pela política.

Reply

Se o PSDB fosse governo e o PT oposição esse seria mais um fato que a corja diria que é por culpa do PSDB. Então, para ganhar as próximas eleições o PSDB ou outro de oposição, só tem que registrar esses fatos nefastos para tacar na car do PT na é poca de campanhas. Não se esqueça de nada opsição, só assim dá para ganhar eleição.

PS. Não se esqueçam de anotar a tragédia nas obras do PAC e transposição do Rio SFrancisco, e "N" outras que estão aí no momento.

Reply

Essa OIT não está falando nenhuma novidade.
Com o PT sucateando o Brasil desde 2003, vai aumentar tudo que é ruim nesse País, infelizmente não é só o desemprego. Um Brasil zerado na sua produção, com um produto interno bruto (PIB) levado a zero pela incompetência do Lula/PT, só teremos tudo degringolando. E depois temos que ouvir essa gentalha dizer que esse desgoverno nulo recebeu uma herança 'maldita'. É mole. O que elles tem com certeza é uma BOCA MAILDITA.

Reply

Isso, e muito mais coisas ruins, é resultado da incompetência do governo Lula/PT. Esses calhordas são o "rolo compressor" que esmigalha o Brasil desde 2003.
Fazem apologia à ignorância, à incompetência, à vadiagem, etc.
Elles não trabalham e estão sempre de olho no que o outro tem e conquistou com trabalho e honestidade.
Cotas, bolsas, mensalinhos e mensalões.... QUE POUCA VERGONHA!

Ex.:
Netinho de Paula, Secretário de Promoção da Igualdade Racial de São Paulo defende cotas raciais para funcionalismo público.
O futuro pode reservar o que para nossos filhos e netos? Com um jegue valorizando os inúteis? Não tem mais valor quem batalha, se empenha, estuda, se esforça para conquistar seu espaço. Na contramão da música de Milton Nascimento, esses pústulas invertam os valores:
"(NÃO) É preciso ter força
(não)É preciso ter raça
(não)É preciso ter gana sempre ...

Agora é sambar e esperar as cotas para desbancar os competentes e locupletar os safados. É inacreditavel alguem plantar que a cor da pele impede alguem de ser alguma coisa na vida. Se fosse assim, Obama não seria presidente. É preciso acabar urgente com ESSE assistencialismo demagogo e barato que apodreceu o Brasil.

Mantra do PT deve ser: VIVA a vadiagem, a esperteza, a sacanagem, a malandragem, a CORRUPÇÃO!

Isso sim é uma "HERANÇA MALDITA" !

Reply

Pronto. Já já dirão que a OIT é golpista. Em 5, 4, 3, 2...

Reply

Que isso gente! vem ai a copa 2014 gerando muitos postos de trabalho.

Concordo com o comentário anterior,que vai ficar bem pior.

Reply

Claro que vai!!! não pára de entrar imigrantes ilegais, que depois são legalizados pela máfia deles já instalada por aqui!!!

Reply