Ferrenho crítico de qualquer aproximação com o governo, acostumado a atacar seus ex-colegas do PSD, ACM Neto age exatamente do mesmo jeito que Gilberto Kassab age. É o Kassabinho baiano. Lembram que ele chamava o PSD de "partido sem decência" e "partido sem dignidade", por "aderir" ao governo?
Um
dos oposicionistas mais aguerridos, o prefeito eleito de Salvador,
deputado ACM Neto (DEM-BA), foi recebido nesta quinta-feira no Palácio
do Planalto e conversou longamente com a presidente Dilma Rousseff. A
audiência durou 1h15m e ele estava acompanhado do governador da Bahia,
Jaques Wagner (PT), até então seu adversário político. Eles afirmaram
que a conversa foi sobre parcerias, como investimentos em obras e
convênios, mas também sobre política. Essa foi a primeira vez que Dilma e
o deputado estiveram juntos em particular.
Junto com os então
deputados tucanos Eduardo Paes (RJ) e Gustavo Fruet (PR), ACM Neto
formava uma trinca oposicionista de destaque na CPI dos Correios, que
funcionou durante o governo Lula. Depois disso, Paes trocou o PSDB pelo
PMDB e pediu desculpas ao ex-presidente Lula. Fruet ingressou no PDT e
foi eleito prefeito de Curitiba em outubro com o apoio do PT. -
Fui recebido muito bem e saio daqui entusiasmado com a disposição da
presidente de ajudar Salvador. A cidade passa por problemas gravíssimos.
Se eu não tivesse capacidade de ver além, não mereceria ser prefeito de
Salvador - disse o prefeito eleito.
ACM Neto avisou seu partido,
em reunião da Executiva ontem, que iria ao Planalto. Em processo de
encolhimento, o DEM quer transformar Salvador em uma vitrine de seu modo
de governar. ACM Neto pediu para que Jaques Wagner marcasse o
encontro. Entre os assuntos discutidos estão obras de mobilidade urbana,
metrô, orla da cidade, questão habitacional, de contenção de encostas e
investimentos em saúde. - Falamos de tudo, das necessidades de
Salvador, mas também de política. Foi para quebrar o gelo. A eleição
acabou e agora há vontade absoluta das três esferas de trabalhar por
Salvador - afirmou o governador, que apoiou para a prefeitura o deputado
Nelson Pellegrino (PT-BA).(Estadão)
Atualização às 8:54
ACM Neto não está errado. Se não abrir mão dos seus princípios liberais, pode e deve ter todo o relacionamento com governos adversários a favor da sua cidade, assim como deputados e senadores devem buscar o que for bom para o país, em vez de fazer oposição tipo demolição. ACM Neto estava errado era antes, ao atacar gratuitamente os seus ex-companheiros. Aprendeu a lição. Virou um kassabinho baiano.
Atualização às 8:54
ACM Neto não está errado. Se não abrir mão dos seus princípios liberais, pode e deve ter todo o relacionamento com governos adversários a favor da sua cidade, assim como deputados e senadores devem buscar o que for bom para o país, em vez de fazer oposição tipo demolição. ACM Neto estava errado era antes, ao atacar gratuitamente os seus ex-companheiros. Aprendeu a lição. Virou um kassabinho baiano.

21 comentários
Esperto esse pequeno ACM. No momento que se candidatou a prefeito de salvador, sabia que teria que trancar no cofre todas as divergências anteriores com o PT e o Planalto. Se não o fizesse ele acabaria, não só com o povo soteropolitano, mas também com o partido que ele representa e com a famosa oligarquia Magalhães na Bahia. Coronel mesmo que vc não entenda, isso se chama política e os ocupantes dos cargos executivos menores (prefeitos) se não estiverem em sintonia com os governo estadual e federal serão sempre um fracasso total.
ReplySr Coronel:
ReplyNão da para brigar com a natureza,quem é nanico sempre nanico
Saudações
o "ver alem" dele deve significar que, agora que eh recebido no Planalto, os eleitores oposicionistas que ele usou para chegar onde esta não lhe servem mais...
Replysão todos uns reacionários e de visão obtusa, que não conseguem "ver alem" e perceber, no meio de todo o seu radicalismo oposicionista, a bondade e o brilho da nossa gerentA...
o Agripino, naquela longa entrevista, já tinha dado a senha...
a turma do DEM esta lenta e envergonhadamente dilmando...
Prezado Coronel
ReplyE a tia Kátia, também não ficou encantada com a gerentona?
>>
ReplyO ACM Neto esta certo. Como prefeito de uma importante cidade, vai precisar de muito dinheiro para viabilizar um bom governo e como administrador competente, ele sabe que não deve brigar com suas futuras fontes de recursos.
<<
Acompanho os comentários do Coronel desde os tempos do Blog do Noblat. O que me impressiona não são os que discordam das opiniões dele, os petralhas, na feliz expressão de Reinaldo Azevedo, mas os do seu, nosso campo, político-ideológico. Peguemos esse post. O que se lê? Uma ironia, sem dúvida: o crítico ferrenho de ontem, mostra-se "encantado" com a presidente hoje. Mas esse encantamento era previsível, afinal, governar um ente da federação não é como liderar uma torcida de futebol, ainda mais num quadro em que os governos estaduais e municipais são em grande medida dependentes do governo federal. O que quero dizer com este comentário? Que o Coronel NÃO está a apontar um traidor em ACM Neto. Ao contrário, cobra do agora prefeito-eleito compreensão do jogo político que no passado ele, ACM Neto, pareceu não ter. Infelizmente, muitos leitores do Coronel tresleem o que ele escreve. Talvez porque não o acompanhem há muito tempo. Combinemos assim: na dúvida, vamos reler os posts até à compreensão do que ele escreveu. Depois, emitimos o nosso próprio juízo dos assuntos. Em outras palavras, não façamos do blogueiro o cavalo-de-santo das nossas ideias.
ReplyCaro Coronel, errado é o senhor em afirmar que ACM Neto fazia oposição de demolição. o Sr. falou bobagem. O que ACM fazia era criticas contundentes ao governo, o que todo oposicionista deveria fazer. Se ACM abriu mão dos principios Liberais é uma pena se tiver feito isso. O que faz a oposição brasileira ser fraca é exatamente a falta de um discurso e de união. Isso é um sintoma de todas as vezes que suas previsões e analises erraram feio.
Reply
ReplyComparar ACM com Kassab é sacanagem das grandes.
Não sou baiano, portanto sou isento. ACM é baixinho, mas sempre se portou como um grande homem que é.
Eleito Prefeito da Capital da Bahia, ele não esta se aliando ao Governador e ou a Presidente do Brasil. Ele foi junto com o Governador conversar com a Dilma expor seu plano de gverno. Não se se abaixou,não se acovardou. Será um bom Prefeito.
Quanto ao Kassab, é o resto do lixo.
Não vejo por este lado são situações diferentes.O Kassab e sua turma sacanearam o DEM ao sair da oposição para ir para o governo,pois esta foi a única finalidade da criação de seu partido.
ReplyACM Neto agora é prefeito e não deputado,oposição ferrenha se faz no congresso,ele não está mais no papel de legislador que cobra e fiscaliza,passou a bola,hoje ele está no executivo o discurso ferrenho de oposicionista muda um pouco.
Concordo com o anônimo 7 de dezembro de 2012 07:48 ACM Neto tem que pensar no povo de Salvador,ele não pode virar uma ilha,neste momento tem que ter jogo de cintura,se ele diz:"Não falo com o Wagner nem com a Dilma,estou de mal" quem vai se ferrar é ele,mas não significa que ele mudou suas convicções,e acredito que terá o estilo liberal-conservador de governar.
ReplyÉ muito difícil para um prefeito fazer oposição ferrenha ao governo federal,para um governador é muito mais fácil,o que não significa que ACM Neto aderiu ao governo.Kassab fez algo totalmente diferente,criou um partido para aderir abertamente ao PT.
ReplyNa minha opinião a oposição tem que ser ferrenha mesmo tipo UDN,cobrar,fiscalizar,até sugerir com consciência,sem prejudicar o Brasil,mas este tipo de oposição tem que ser feita no legislativo,nas câmaras de vereadores,nas assembléias e congresso.
ReplyA bronca de ACM com os ex-DEM,é que os caras se mandaram para o governo.
"(...) Se não abrir mão dos seus princípios liberais(...)"
ReplyEu discordo de você, Coronel!
O ACM não segue nem nunca seguiu princípio liberal algum. Ele, assim como seu pai e seu finado avô, gosta mesmo é de estado. No nosso Brasil patrimonialista não há espaço para princípios liberais, INFELIZMENTE.
well, entao, pelo visto, tomando como base a maior parte dos comentarios, nao vale a pena ficar elegendo prefeitos nem governadores oposicionistas, ja que, na condição de governante, todos precisam lamber as botas do ser imperial que habita o Planalto...
Replyha eleitor confundindo presidencialismo com monarquia...
na monarquia eh preciso lamber as botas - e ser for um rei, lamber o saco - da rainha para conseguir algo...
no presidencialismo - ao menos nas nações institucionalizadas - eh a Constituição do pais que GARANTE o repasse da grana devida aos estados, e não a boa vontade do governante...
nessa toada, a cada governador ou prefeito que elegemos, perdemos um opositor...
de agora em diante vou fazer campanha contra todos os oposicionistas, ja que, elege-los, parece ser um tremendo tiro no pé...
Replysou baiano e apoio o ACMNeto, sabe coturno diante da conjuntura do país saído de um governo degenerado, pervertido como nunca antes nesse paízzzzzz, acho até razoável. O que se tem que fazer é juntar todos os liberais do país e começar a dá aulas de exposição nas escolas e universidades sobre o liberalismo econômico para tentar barrar a loucura pornográfica e degenerada dos professores progressistas em relação (todos os tipos) aos alunos.
e nem um momento ouvir de ACMNEto que os eleitores que votaram nele não servem que ele virou goberno etc e tal. Mas que é o presidente do Brasil? Quem é o governador da Bahia? Vamos colocar a mão na consciencia. Oligarquia dos Magalhaes na Bahia? Piada de mal gosto, antes houvesse. O que existe aqui no Nordeste são governos todos de esquerda corruptos, usuários particulares de todas as verbas públicas, coronéis vermelhos, o próprio Wagner é um coronel e gosta de ser bajulado, insensado, como grande liderança política, são todos anti-sociais, psicopatas e anaquista e tem sintonia com bandidos PCC do que gente decente que trabalha e estudo. Mas se o povo do Brasil tem afinidades com esse tipo de tarado oq ue podemos fazer? Rezar talvez. Desculpem os erros.
ReplySr Coronel:
ReplyO ficar "encantado" é o problema,assim como aquele sr que queima um matinho estranho, elogiou o genuino e o zé.
Encantar é adjetivo, em relações políticas deve haver o respeito,respeito não adjetivado.
O sr acm neto deve sim, sempre que for preciso, ir as fontes,mesmo que essas são adversárias no campo político
O nanico de meu comentário anterior é pelo "encantamento",não pelo encontro.
É sr Coronel a luta é braba,a dna presidenta chamou o acmn de nanico lembra?
Saudações
Ps Até hoje não vi petralha "encantado" com alguém da oposição.
Não é da natureza petralha.
Prezado anônimo das 10:11
ReplySe era previsível o comportamento de ACM Neto, depois de eleito, não cabe a ironia.
Aliás, ironia é coisa de intelectual e o prezado Coronel não escreve para intelectuais - a linguagem dele é bem direta e pertinente.
Aqui vai meu elogio ao editor do blog, mas creio que ele está pegando pesado com quem não é seu inimigo direto, é só uma divergência partidária que um belo dia tenderá a se desfazer, ou não?
Sds
Discordo. ACM se elgeu contra o PT. A foto é institucional. Para ele virar um Kassab ( aquele com quem o blog se ecantava tanto), ele teria que nascer de novo, e fazer muita escrotidão ao longo de toda uma existência.
ReplyAo leitor das 11.25 hs. . Se você não fosse tão alienado e radical saberia que em especial as prefeituras mais beneficiadas pelo governo central, são as governadas pelo PT e depois (muito longe) vem os da base aliada. Os municípios cujo prefeito não é da base aliada passam o mandato a míngua. Certo está o ACM Neto, que se não receber nada vai ter condições de culpar os dois governos do PT (Estadual e Federal), pois ele foi até lá, para não se mostrar um radical.
ReplyCom políticos nunca se sabe... Não vi qualquer diferença do comportamento dele ao ir conversar com a (cough cough) presidente do BR do de, por exemplo, Kátia Abreu.
ReplySe ele foi defender os interesses de Salvador, está é certo. E a desgovernanta não pode simplesmente dizer não por ele ser da oposição.
O tempo dirá. A única coisa ruim da foto é a presença do opressor de professores Wagner (por enquanto)... que é totalmente dispensável....