O ficha-suja Genoíno quer imunidade parlamentar.

Condenado por corrupção ativa e formação de quadrilha no julgamento do mensalão, o ex-presidente do PT José Genoino ganhou apoio do partido para reassumir uma vaga na Câmara dos Deputados a partir do início de 2013. Ele pretende herdar a cadeira do petista Carlinhos Almeida, eleito para a Prefeitura de São José dos Campos, no interior paulista. Na eleição de 2010, Genoino foi candidato a deputado federal, mas não teve votos suficientes e ficou como suplente do partido.

A cúpula do PT, que já fez desagravo ao ex-dirigente depois das condenações no STF (Supremo Tribunal Federal), já decidiu dar respaldo à sua posse em Brasília. "O Genoino é o suplente e vai assumir. Sem problema nenhum", disse à Folha o presidente do PT, Rui Falcão, na festa da vitória do prefeito eleito de São Paulo, Fernando Haddad. Apesar do impacto negativo das condenações na opinião pública, deputados petistas têm manifestado internamente que sairão em defesa da volta do ex-dirigente à vida pública. 

"Genoino precisa recuperar a sua cidadania política", diz Paulo Teixeira (PT-SP), cotado para assumir a vice-presidência da Câmara em 2013, quando a Casa voltar ao comando do PMDB. A hipótese de retorno do ex-deputado vinha sendo tratada com discrição durante a campanha para não prejudicar candidatos petistas. Com a eleição de Haddad garantida, a defesa dos condenados no mensalão volta à pauta do PT, que divulgará uma nota sobre o resultado do julgamento nos próximos dias.

Os planos de Genoino ainda podem esbarrar na decisão do STF. Petistas dizem que é preciso aguardar o fim do julgamento para saber se a pena de perda de função pública, aplicada a réus do processo, pode impedir a posse do ex-presidente da sigla. A defesa dele sustenta que as punições só valerão a partir da publicação do acórdão do STF, que ainda pode demorar até seis meses. 

Com isso, Genoino poderia tomar posse em janeiro e esperar a decisão exercendo seu mandato na Câmara.
O advogado do petista, Luiz Fernando Pacheco, diz que ele ainda não teria decidido se assume a vaga na Câmara, mas afirmou não ver qualquer obstáculo para que ele tome posse.

"A princípio, não há impedimento para isso", diz. Como a Lei da Ficha Limpa não se aplicou às eleições de 2010, os petistas sustentam que o texto também não poderá ser evocado para impedir a posse do ex-deputado. O partido também tem um argumento pronto para defender o mandato de seu ex-presidente caso o acórdão do STF determine a perda do cargo. Neste caso, o PT vai sustentar que a decisão de cassar o deputado cabe exclusivamente à Mesa da Câmara. 

Essa questão já está em debate no caso do deputado João Paulo Cunha (PT-SP). A cúpula do PT decidiu retirar a candidatura de João Paulo à Prefeitura de Osasco, mas ele permanece com seu mandato em Brasília.(Folha de São Paulo)

22 comentários

Colocar o alcaguete vacilão no Congresso seria um tiro de canhão no pé.

Vá em frente, PT!

Reply

Todo partido político tem a obrigaçao moral de expulsar os corruptos das suas hostes como fez corretamente o DEM com Arruda e Demóstenes. Mas o PT é o PT.
Estamos bem representados!!!

Reply

Se os petralhas colocaram o João Paulo Cunha na Comissão de Justiça, porque não colocar o Genoino na Comissão de Ética!

FALTA VERGONHA NA CARA DOS PETRALHAS!


CADEIA JÁ PARA ESTE SAFADO, CORRUPTO E QUADRILHEIRO!


Chris/SP

Reply

Coronel,

É só afronta!!! Nisto, o PT é campeão!!!

JulioK

Reply

Genoíno ! Cê tá ferrado meu. Depois da sujeira que você patrocinou no dia da eleição em São Paulo, derrubando uma velhinha de 80 anos no chão cê tá no brejo cara!

Reply

Sim, o acórdão não foi publicado, mas, e como fica o decoro parlamentar? Cade a oposição para se manifestar?

Reply

Cel
É surreal. Parece brincadeira. O PT está abusando da paciência do Judiciário e do povo. É um partido que não tem limites. Penso que os delinquentes condenados deveriam ser algemados e postos num camburão diretamente para o XILINDRÓ. Se continuarem assim, é o que acontecerá.
Quero ver como o Congresso reagirá diante da posse de um delinquente devidamente condenado. Quero ver o que o povo de Brasília vai fazer. Com certeza haverá um movimento de indgnação, ao menos da parte do povo. É o fim da picada. Assim não dá.
Esther

Reply

PsicoPTistopatia, uma Psicóse da Impunidade, da Inocência Ideológica até das Bestas Feras..

Assim como só tem "inocente" os presídios do Brasil, só tem "inocente" no PT.

A duença, a Psicóse, é a mesma..

Reply

O descaramento deles não tem limites.

Reply

Essa gentalha é aloprada mesmo, em !!!!!! ABUSADOS ATÉ O ÚLTIMO SEGUNDO !!!!!!!!

Reply

Na calada da noite todo petralha é pardo, ou 13 tons de vermelhito.

Reply

No pt os corruptos são de estimação,expulsão é só para aqueles que não concordarem com o partido.E pensando bem se eles expulsarem todos os corruptos quem é que sobra? O partido é uma quadrilha.

Reply

Como é que um ladrão, julgado e condenado pela mais alta instância jurídica do país pode assumir um cargo público??? O pt não quer mais ser um partido de ladrões oficiosamente, mas oficial e afrontosamente.

Reply

O que??Este safado quer assento no Congresso, só mesmo nesta MERDA CHAMADA BRASIL. E não digam os do PMDB, elles também são uma cambada de ladrões associados aos petistas, a culpa desta grande merda chamada BRASIL é toda do PMDB

Reply

Rui Falcão declarou que Genoino assume mandato de deputado sem problema algum,será que o Ministro Joaquim Barbosa concorda???
Como leigo deputado pode cumprir mandato da cadeia?????

Reply

Eles são psicopatas, delinquentes mesmo!!!!! Não têm vergonha na cara, não sentem culpa, remorso, não têm escrúpulos!! Nossa, em que mãos o Brasil foi parar... Eu nunca me iludi com eles, mas ainda há os que os elegem - isso tem explicação? Será uma parte analfabeta e um outra parte tão delinquente quanto que votam neles? Só pode ser, pois o Brasil tem se revelado um país de ladrões mesmo...Cadê a ética gente????

Reply

Cada dia mais se nota que esse país nao tem mais jeito.

Reply

Enquanto, em outros partidos, políticos corruptos denunciados na imprensa são expulsos, o PT premia políticos CONDENADOS PELA SUPREMA CORTE DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL. O PT vai levar o Brasil a uma guerra civil. Fascismo petista!

Reply

Surrealismo político puro: como pode um partido em que os mais famosos figurões foram condenados pelo STF por atentarem contra a Democracia, consegue eleger um candidato na cidade supostamente mais informada do país. A imprensa chapa branca e TVs como SBT, Globo, Record, Gazeta, Band, TVCultura, CBN, FSP, ESTADOonline, UOL, Terra...enfim toda essa imprensa marrom nojenta acaba de eleger um mentecapto. Eu acuso essa imprensa marrom de eleger Haddad. Esse energúmeno vai acabar com a nossa querida cidade. Mas, pior ainda, eles vão vomitar pra militância que a URNA OS ABSOLVEU! Vai ser guerra pura, coisa que o presidente do PSDB nunca entendeu. Uma coisa eu prometo: vou ser o primeiro a mijar na parede do Memorial Lulla da Demagogia. Na segunda mijada, vou desenhar a cara do Kassab antes: traidor. É preciso que todos entendam que não temos a minima representatividade. Tudo nos é enfiado goela abaixo. Vamos assistir a tudo isso sem reação? Estamos em guerra, senhores, e já perdemos várias batalhas. Quiçá veremos os mensaleiros no xilindró. O PT está à caça do STF e vai aparelhar o judiciário sem o menor pudor. QUEM NOS REPRESENTA POLITICAMENTE?

Reply

É isso aí mesmo.
NEsta época onde nivelaram a política com o que há de mais SUJO, BAIXO e BANDIDO, ver o Genoino na Camara em Brasília, só põe um pouco mais de lama na politica brasileira.
Na minha humilde opinião, é a própria desmoralização do que há de mais nobre: A ATIVIDADE POLÍTICA, onde os culpados não são petistas, peesebistas, pedobistas ou outros transloucados, e sim NÓS QUE PAGAMOS IMPOSTOS E NÕ EXIGIMOS QUE NOSSA VOZ SEJA OUVIDA. E aqui vai o "mea culpa". PEÇO DESCLPAS PELA MINHA INCAPACIDADE DE ARTICULAÇÃO.

Reply

EU E MEUS AMIGOS QUE ÉRAMOS PETISTAS E ERRADAMENTE VOTAMOS EM GENUINO QUEREMOS SABER COMO FAZER PARA ANULAR NOSSOS VOTOS; SEI QUE NÃO É POSSÍVEL MAS COMO SERIA BOM SE HOUVESSE UM JEITO DE CONSERTAR.

Reply

EU E MEUS AMIGOS QUE ÉRAMOS PETISTAS E ERRADAMENTE VOTAMOS EM GENUINO QUEREMOS SABER COMO FAZER PARA ANULAR NOSSOS VOTOS; SEI QUE NÃO É POSSÍVEL MAS COMO SERIA BOM SE HOUVESSE UM JEITO DE CONSERTAR.

Reply