No sábado, a Folha informava que 81% dos paulistanos não mudaram o voto por causa do Mensalão. O blog mostrou o outro lado. Vejam o que o jornal publica hoje.

O post deste Blog, no último sábado, dizia: 

"Segundo o Datafolha, 19% dos paulistanos mudaram seus votos por causa do Mensalão. Destes, a metade deixou de votar em Haddad. Se não houvesse o julgamento, Haddad estaria próximo daqueles históricos 30% que o partido sempre teve em São Paulo. O número é um indicador do que pode ocorrer na próxima semana em termos de lucros e perdas em votos. De um lado, Lula, Dilma e todo o PT em cima dos palanques. De outro, José Dirceu, Genoíno e Delubio, os "cabeças" do PT sentados no banco dos réus."

Vejam o que a Folha publica hoje, em texto de um dos seus editores, Fernando Rodrigues:

Como o Datafolha descobriu que 81% dos paulistanos não mudaram seus votos para prefeito de São Paulo por causa do mensalão, muitos petistas se sentiram aliviados. Mas a notícia não foi tão boa assim para o PT quando são analisados os 19% que se incomodaram com o caso agora sendo julgado no Supremo Tribunal Federal. Segundo a pesquisa, 10% dos eleitores paulistanos deixaram de votar em Haddad por causa do mensalão. Outros 4% abandonaram José Serra (PSDB) pelo mesmo motivo e 2% desertaram Celso Russomanno (PRB). Gabriel Chalita (PMDB) e Paulinho da Força (PDT) perderam 1% cada um. E 1% não souberam responder.

Há uma hipótese clássica para não petistas perderem votos na esteira do mensalão: quando ocorre um escândalo em Brasília, políticos famosos também registram danos em suas imagens -uma decorrência do estereótipo reducionista segundo o qual "eles são todos iguais". Já no caso de Fernando Haddad, há uma ligação direta. Ele é do PT. Se o mensalão não existisse, o candidato petista teria potencialmente mais dez pontos percentuais de intenção de voto. Iria de 18% a 28%, patamar tradicional do partido na cidade.

Nesta semana, devem começar a ser julgados políticos importantes do PT, como José Dirceu e José Genoino. Os telejornais vão noticiar todos os dias, até a eleição. Se algum candidato vier a perder voto de maneira mais robusta em decorrência deste escândalo, o Datafolha indica que esse político será Fernando Haddad.

9 comentários

como?

4% deixarão de votar no Serra por causa do mensalão???

e o que Serra tem a ver com isso???

com muito esforço, vá la, nem o Haddad propriamente falando, tem a ver com o caso...

ha outros casos de flagrante incompetência protagonizados pelo sujeito, mas no mensalão parece não estar envolvido...

eleitor brasileiro eh o terror!

Reply

Coronel,

Anote ai: Não existe mais os "famosos" 30% do PT!! Game over!!!

Teto do PT não passa de 18/20% para Eleições 2012 em diante!!!

JulioK

Reply

Esse tal de datafolha tem a mesma moral, ética e credibilidade de uma marta favre. Não vale o que come e muito menos o que defeca!

Reply

Não entendi !!!!

Por que 4% deixarão de votar no Serra por causa do mensalão???? O que o Serra tem a ver com o mensalão???

Ao contrário, Haddad foi incluido mais por ser do PT - o mensalão ficou grudado nele, mas além disso é o grande destruidor do ENEM, o criador do kit gay, o responsável pelo estado de calamidade que se encontram as universidades públicas federais.

Quero só ver o resultado depois do comício de hoje com o hidrante vermelho participando.


Chris/SP

Reply



Não quero saber das pesquisas. Quero votar.

Nada melhor do que votar em candidato honesto, trabalhador, idealista, que sempre trabalhou para o povo.

Votarei em Serra.

Reply

Cel,

O pt de fato ate pode ter os historicos 30%, porem o candidato Haddad eh ruim, eh fraco, nao tem conteudo, por isso nem petista mais coerente nao aceita. E tem mais, os petista mais coerente nao aceita a ditadura do velhaco.

Reply

É uma questão de lógica que o número de pessoas que mudaram de voto por causa do mensalão é muito mais importante por que se trata de uma questão negativa e que só pode tirar votos de um candidato, não dar votos pra ninguém diretamente. Só faria sentido pra folha dizer que 81% não mudaram o voto, se as pesquisas apontassem que haddad tinha 100% dos votos. Essa porra dessa folha de são paulo é um jornaleco petista ridículo mesmo... também, esperar do que de uma jornal que tem figuras como Gilberto Dimenstein e Andre Barcisnki Cuzinski ou sei-lá-o-que-zinsky. Aquilo ali não passa de uma MTV disfarçada de jornal.

Reply

Coronel
vc leu por onde passou o IBOPE na última pesquisa ?
Eu gostaria de entender porque em bairros da Zona Leste ou da zona Sul , o numero de locais visitados que no Centro ou no Itaim Bibi por exemplo .

http://pesqele.tse.jus.br/pesqele/publico/CarregarArquivoMunicipio.abrir;jsessionid=B8C33C71D478B51209A788DDC376EB97?id=10909

Reply

Bem, já estão tentando arranjar uma desculpa para a derrota em São Paulo, como se o próprio candidato não fosse razão suficiente para a perda das eleições.
E isso junto com seus padrinhos. A presidente parece peixe fora d'água na campanha. A ex-prefeita e atual ministra, sequer fala o nome do candidato.
Acabou.

Reply