Provado: chefe da quadrilha do Mensalão agia dentro do Palácio do Planalto.

A atuação de José Dirceu no comando da Casa Civil, exposta em documentos oficiais do Palácio do Planalto obtidos pelo Estado, confirma a denúncia do procurador-geral da República, Roberto Gurgel, de que o mensalão era operado no coração do governo, segundo líderes de partidos de oposição na Câmara e no Senado. Reportagem publicada ontem pelo Estado, com base em correspondências confidenciais, bilhetes manuscritos e ofícios cedidos com base na Lei de Acesso à Informação, retrata troca de favores entre governo e aliados, negociações de cargos na máquina pública por indicados políticos e ações que mostram o poder do então ministro em contraste à defesa de Dirceu no processo do Supremo Tribunal Federal (STF) de que ele não tratava de assuntos partidários.

Os líderes do PSDB no Senado, Álvaro Dias (PR), e do DEM, senador José Agripino (RN), afirmaram que as revelações comprovam a acusação do deputado Roberto Jefferson (PTB), cassado em 2005 e um dos 37 réus no processo do mensalão, de que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva tinha conhecimento de todas as iniciativas do ministro e que Dirceu era o operador. "Na verdade, quem tinha o comando era o presidente Lula; José Dirceu era o segundo", afirmou Dias. "Ele operacionalizava o que já tinha acertado com Lula". No mesmo tom, o líder Agripino ressalta que Dirceu atuava com o conhecimento prévio do presidente. "Roberto Jefferson acertou ao dizer que livrou o Brasil do José Dirceu", disse o senador. "O comandante do processo era José Dirceu com o aval de seu comandante Lula".

Dias e Agripino argumentam que seria irreal imaginar que Dirceu encaminhava pedidos de nomeação, audiências nos ministérios e mantinha uma rede de informações sobre a atuação de outros integrantes do governo, como foi revelado na reportagem, "escondido" de Lula. Os registros oficiais mostram que a então secretária de Petróleo e Gás do Ministério de Minas e Energia, a hoje presidente da Petrobrás, Maria das Graças Foster, foi alvo de investigações e questionada pela Casa Civil sobre contratos da empresa do marido, Colin Foster, com a estatal.

"A cada dia vai se confirmando todo o esquema montado com o objetivo de tomar o poder e de se perpetuar a qualquer preço. Seja por troca de cargos, por dinheiro, por mensalão e por todo o aparato que não tem consistência republicana", disse o líder do PPS na Câmara, Rubens Bueno (PR). "O mensalão estava no coração do poder com o chefe da Casa Civil", completou. (Estadão)

12 comentários


Pois é, mas o Toffolovski, o Lulandowski, e Mellovski, não tão nem aí !

Vai dar em pizza, das grandes.

Reply

Senhoras e senhores;
vamos ver se o stf incrimina grande parte desses petralhas ;fdp.
se icriminar o pau mandado e o grande pensador desses mensaleiros.ja me dou por satisfeito.ele é o zé dirceu. o cubano; amigo do fidel.
vamos ver se sobra alguma coisa pro sebento e asqueroro do pinguço , o nove dedos com relação a uma iterferencia nos emprestimos consignados, que pejudicou a caixa federal.

Reply

E aquela história de que as câmeras de segurança do planalto tem as imagens apagadas depois de três meses??? Consertaram isso??? É um absurdo um negócio desse!!! Lembram daquela reunião com a presidente que não conseguiram provar porque apagaram as imagens?

Reply

Coronel,

Não estou entendendo mais nada. APARECERAM SÓ AGORA????

JulioK

Reply

O PT apodreceu o carater nacional. Luiz da Silva, José Dirceu deveriam estar presos, fizeram fortuna pessoal e da familia.

Reply

os tucanos acham que vão continuar engabelando os eleitores indefinidamente. afirmar o óbvio a esta altura do campeonato não exime esses politicos do psdb de responsabilidade a época mensalão quando protegeram o chefão da quadrilha. tornaram-se cumplices por negligencia.



woods

Reply

O responsável pelo Palácio do Planalto era Lula quando a quadrilha agia lá dentro, portanto ele deve responder pelos crimes cometidos pelos bandidos que ele colocou lá dentro para lidar com o dinheiro público.

Reply

Cel,

PT, a escória de Pindorama.

Índio Tonto/SP

Reply

Não tinha uma passagem secreta, pra que lula se comunicasse sobre os grandes roubos ? Um cara que nunca gostou de trabalhar, ficou rico, como ? R o u b a n d o !

Reply

Isso tudo aconteceu e esta acontecendo por culpa exclusiva dos Partidos que se dizem de oposição.
Se tivéssemos 10% da oposição feita pelo PT não estaríamos nessa situação de falência moral, intelectual, estrutural, educacional, etc...

Reply

O Ze chupeta do defuntoFiel vai cauo!
O Esfomeado e disseminador do cnacer ja esta indo!
So Falta o bispo lavador de U$$

Reply

Ô Corona... você quis dizer o subchefe né não????

Só os três patetas lá não viram nada contra o Zé das Hóstias mesmo!

Reply