Greve: culpa é da Dilma, diz PT.

O PT culpa a presidente Dilma Rousseff e o ministro da Fazenda, Guido Mantega, pela radicalização entre o governo e o movimento sindical. Segundo os petistas, o clima de alta voltagem se estabeleceu quando os dois, Mantega especialmente, decidiram "apostar no cansaço", o que contraria a tradição petista.

No Palácio do Planalto prevê-se que esta seja a semana mais tensa desde o início da paralisação, já que o prazo final para a negociação das reivindicações dos servidores públicos terminou no fim de semana. Isso porque o reajuste precisa constar da proposta de lei orçamentária de 2013, que tem prazo até sexta-feira, dia 31, para ser enviada pelo Executivo ao Congresso. "É como se tivesse uma grande data base", comentou um auxiliar da presidente.

Segundo petistas históricos, mais do que divergências em relação à condução da economia, o maior estresse do partido com a presidente é exatamente a forma como a questão sindical é tratada no governo. E a greve atual agravou ainda mais a insatisfação. O governo demorou a iniciar o processo de negociação e, quando o fez, o outro lado estava radicalizado. Até o ministro Gilberto Carvalho, secretário-geral da Presidência da República, queixou-se do fato de Dilma e Mantega terem adiado reunião com a Central Única dos Trabalhadores (CUT), que ele próprio havia marcado, cerca de um mês antes de deflagrada a greve.

"Falta a Dilma sensibilidade e experiência nesse ramo negocial", diz um petista, afirmando que essa é a mais marcante diferença entre Dilma e o antecessor, Luiz Inácio Lula da Silva. O estilo da presidente, de "apostar no cansaço" dos manifestantes, preocupa o partido. A própria Dilma admite a assessores que terá de buscar uma "distensão" com os servidores e os movimentos sindicais, após essa greve. Até porque, como a presidente diz, esses servidores terão de conviver com ela até 2014.

O comportamento de Dilma, no entanto, não pode ser atribuído apenas a uma suposta falta de habilidade política, como dizem os petistas. Especialmente com a CUT, a relação com o ex-presidente da entidade Artur Henrique foi marcada por forte tensão. Segundo assessores da presidente, ela "não o perdoa" por ter feito críticas às mudanças no cálculo da rentabilidade da poupança (que passou a ser alterada toda vez que a taxa básica de juros ficar abaixo de 8,5%), quando até mesmo o presidente da Força Sindical, Paulo Pereira da Silva, elogiou a medida.

Na reunião em que a presidente explicou a medida para centrais sindicais, o então presidente da CUT cobrou de Dilma a discussão da pauta dos trabalhadores. Dilma sentiu-se "ofendida" com as duas intervenção de Arthur, segundo assessores da presidente porque era um momento especialmente importante para o governo, que naquela altura desconhecia quais seriam as consequências da alteração da regra da poupança. Depois disso, o Palácio do Planalto teria enviado recados ao presidente da CUT pedindo que desse declarações favoráveis à medida, o que não ocorreu.

O afastamento entre a presidente a central é anterior ao episódio. Assim que tomou posse, Dilma combinou com dirigentes da CUT a realização de encontros periódicos. A CUT afirma que a presidente não cumpriu o combinado. A CUT reivindicava o Ministério do Trabalho desde o governo Lula, mas Dilma manteve o cargo com o PDT - primeiro, com Carlos Lupi e, depois, com Brizola Neto - deixando furioso o PT.
Em julho deste ano, tomou posse o novo presidente da CUT, Vagner Freitas, que ao assumir criticou a forma como o governo estava lidando com a greve dos servidores. "Se o Estado é democrático, tem que aprender a lidar com conflitos e não pode punir quem está em greve. Exigiremos o imediato recebimento da CUT por parte do ministro do Planejamento para solução da paralisação no setor público. Porque a greve existe apenas enquanto o governo somente enrola e não aponta propostas consistentes".

Para o Planalto, a radicalização foi uma forma de o dirigente "se afirmar". É atribuída a ele a iniciativa das vaias ao ministro Gilberto Carvalho, na abertura da I Conferência Nacional de Emprego e Trabalho Decente. Antes do discurso do ministro, Freitas disse que iria mover um processo na Justiça contra o decreto assinado pela presidente que permite a substituição temporária de servidores federais em greve por servidores estaduais.

A presidente manifesta preocupação em tentar recompor as relações com os movimentos sindicais, após o fim da greve. Mas não por temer as consequências eleitorais citadas por petistas: avaliação no Palácio do Planalto é que a greve é uma das mais impopulares já realizadas no país e, ao endurecer, o governo só tem a ganhar politicamente. Exceto pela ala mais radical de esquerda da legenda, os petistas, em geral, aceitaram o discurso que tenta demarcar as diferenças entre as privatizações realizadas pelo governo Fernando Henrique Cardoso e as concessões lançadas por Dilma - a greve e o projeto das concessões caminharam em paralelo. Parece ter sido absorvido o argumento pelo qual o governo Dilma mantém o controle sobre as empresas e decidiu apenas conceder a exploração dos serviços públicos, sem vender ativos, o que foi feito pelos tucanos.

Apesar da pouca identidade partidária de Dilma, a sigla, de um modo geral não tem queixas da gestão. Ao contrário, há grande demanda por parte de candidatos do PT nas eleições municipais pelo apoio da presidente. "Qual candidato não gostaria de ter Dilma ao seu lado na campanha? Eles sabem de onde vem o poder", diz um auxiliar próximo da presidente da República, cada vez mais candidatíssima à reeleição em 2014. (Valor Econômico)

15 comentários

Esse líder sindical que a Dilma não gosta está fazendo exatamente o que o padrinho dela fez a vida inteira: esculhambou a vida dos outros, simples assim.

Reply
porrete de lapacho mod

estão se lambuzando na própria ME... que sempre produziram...

lula pt dilma...cultura do não trabalho...

Reply

É muito simples acabar com a greve no funcionalismo. O governo deve suspender o pagamento dos salários desses funcionários. É uma questão de relação de consumo. Se o serviço não está sendo prestado, não há que se pagar àquele que tem obrigação de executar. Mas para isso tem que ter aquilo roxo.

Reply

"AGRICULTURA FAMILIAR" A Maior farsa do PT...........
Coronel,estão caçando pequenos agricultores na reagião sudeste.começou uma grande maracutaia para acabar com os pequenos proprietários rurais,criando um fiscalização do MTE com intuito de dificultar a sobrevivencia da agricultura familiar.

Estão exigindo cursos absurdos,não permitem que nenhuma criança da familia ajude,exigindo notas fiscais de maquinas e ferramentas velhas,(indo contra o direito estabelecido-ninguem e obrigado a fazer prova contra si mesmo).
Brasil rumo ao dominio do grande produtor,criando dependência e promovendo a inutilidade humana.

"BRASIL UM PAIS DE TOLOS"MTE....PT ...

Reply

A pelegada vagabunda do sindicalismo petralha é extremamente carreirista, e a ela interessa muito menos o bem-estar sócio-econômico dos trabalhadores brasileiros em geral, e muito mais a satisfação dos interesses pessois da elite vermelha que faz a vida no sindicato, ganhando do empregador o mesmo salário de quem trbalha e ainda forrando a pança com os recursos abundantes que pingam compulsoriamente no caixa sindical, chova ou faça sol. E mais ainda: seria indecente não admiitir que os piores quadros das empresas privadas, do serviço público direto e das estatais são até induzidos por suas chefias a se envolverem na vida do sindicato da categoria. É a forma que os patrões e o Estado encontram de se livrar do lixo profissional. Mas como tudo na vida tem um "outro lado", os bons empregados e os bons empregadores acabam sofrendo nas mãos dos trastes vermelhos da pelegagem cutista...

Reply

Quanto mais ela dá duro neles,mais o povão vai gostar dela,pois,o funcionalismo público(principalmente o federal)acha que os outros trabalhadores tem de suar o topete para eles passarem bem.

Reply

Esse partido acabou mesmo. Nunca tiveram competência para nada, sobreviviam das mentiras plantadas e da cara dura na hora de se unirem para defender os cumpanheiros pegos no crime. Agora nada disso mais funciona. As mentiras não colam mais, e a cumpanheirada está se matndo entre si.
Ver Lula/PT/Dilma desarvorados, sangrando com as próprias mordidas, "não tem preço"!

Reply

Esses pelegos sindicaleiros são mais uma herança maldida de Lulla. O pano de fundo deveria ser a mão na consciência: servidores públicos federais são uma categoria especialíssima, estão no topo da pirâmide e, no entanto só olha para seus umbigos...! Lulla, no afâ de poder, concedia tudo, irresponsavelmente, tratando a coisa pública como privada, deu no que deu! E agora jose??????

Reply

O feitiço virou-se contra o feiticeiro. O sindicalismo exacerbadamente comunista, e o MST, criados pelo PT e apoiados por outros partidos de esquerda, agora não se entendem mais. Que se danem! Cagliostro

Reply

Ué, é só convocar o ex-baderneiro barbudo que chamava todo mundo de ladrão, que ele resolve esse impasse. E por falar em negociação, por onde andará aquele gurizinho conversa-mole, o netinho do Brizola? Será que sujou a fraldinha de novo?

Reply

...petistas históricos...

Reply

Dilma sente o bafo de cachaça no seu cangote, o boquiarroto é implacável e já trabalha para o retorno ao TRONO DO GRANDE BARRIL DE PINGA DE BRASÍLIA e recuperar sua coroa de rei cachaça, REI LUIZ 51 TATUZINHO ETANOL DA SILVA é persistente e calculista, não acha que a PRIMAVERA BRASILEIRA derrube a tirania etílica e até "canabbista",os maconheiros do posto 9 ( versão do Reinaldo Azevedo) de movimentos pró-drogas)e abortistas, O RATTAT VAI LEVAR FOGO e o rei "de fogo" lamentará o fim da era dos ditadores ilimitados.

Reply

Coronel,

A culpa é da Dilma mesmo.
Deveria ter matado a "cobra" no ovo, mas preferiu deixar crescer e morrer de velha.
Será que ninguém compreende que o CORPORATIVISMO, no Brasil, é maior que qualquer ideologia.

JulioK

Reply

Podem se matar, estou na platéia me deliciando em ver essa putaria toda.
Morram PTralhas escroques e escrotos.

Reply


Tai, estou gostando da posição da Mônica Vermelha, fazendo a CUT tomar seu próprio veneno.
Chupa PeTralhas, sempre azucrinaram a vida de todos, agora fo...-se.

È só notar o estrago que essa corja maldita fez no ABC. No anos 70 os metalúrgicos tinham os melhores salários do Brasil, vão ver hoje o quanto é.
As greves dos anos 70 ferraram com a vida de milhares de metalúrgicos, só melhorou para o petralhas e camarilha do 9 Dedos.

Reply