Os réus do mensalão eventualmente condenados à prisão pelo STF (Supremo Tribunal Federal) não sairão algemados ou detidos da corte. Segundo ministros e juristas ouvidos pela Folha, a jurisprudência atual do tribunal indica que eles poderão recorrer da pena em liberdade. As acusações são de formação de quadrilha, lavagem de dinheiro, corrupção ativa e passiva, peculato, evasão de divisas e gestão fraudulenta.
Conforme o STF, os réus nem precisam acompanhar fisicamente o julgamento no prédio do tribunal, mas devem ser obrigatoriamente representados por um advogado, por tratar-se de processo criminal. "A regra é não ser preso. A culpa só fica formada depois que não cabe mais recurso", afirmou o ministro Marco Aurélio Mello. O recurso a que se refere o ministro, chamado embargo de declaração, é feito ao próprio STF e pode levar anos para ser analisado. mSomente após a decisão definitiva é que os réus condenados a pena de detenção se apresentam à polícia ou, se não o fizerem, são recolhidos em casa.
A demora deve-se ao fato de o STF não definir prazo para a publicação do acórdão no "Diário Oficial de Justiça", documento que contém os votos de todos os ministros. É apenas depois disso que os advogados podem ingressar com recurso apontando obscuridade, contradição ou omissão que devem ser esclarecidas no acórdão -- o embargo de declaração. A Folha já identificou casos em que o STF levou meses para publicar esse documento. "Tem acórdãos que são projetados para as calendas gregas [dia que jamais chegará]. Espero que isso não ocorra neste caso", afirmou Marco Aurélio. O documento só fica pronto para publicação depois de cada um dos onze ministros liberá-lo.
O regimento interno do STF também não define prazo para que os ministros analisem o recurso. A avaliação inicial é do ministro relator (Joaquim Barbosa, no caso do mensalão), que depois a submete ao plenário. Em fevereiro a Folha publicou um caderno especial no qual 258 processos que tramitam no tribunal contra políticos foram analisados. Ele mostrou casos que se arrastam há mais de dez anos. A possibilidade de recurso é uma das responsáveis por isso. O mensalão envolve 38 réus, incluindo 14 políticos, entre antigos e atuais deputados federais, ex-ministros e dirigentes de partido. (Folha Poder)
26 comentários
A CUT, QUE É O BRAÇO SINDICAL DO PT E DE LULLA, VAI ÀS RUAS DEFENDER OS BANDIDOS MENSALEIROS... AGORA, SÓ FALTAM AS FARC, O BRAÇO GUERRILHEIRO E TERRORISTA, TAMBÉM FAZER O MESMO.... AÍ, VAMOS PRECISAR DAS FORÇAS ARMADAS PARA NOS DEFENDER, POIS ESTAS AMEAÇAS AO POVO BRASILEIRO POR ESTES XIÍTAS SÓ ME CONFIRMAM QUE VIVEMOS EM SUA PLENITUDE, UMA DITADURA ESQUERDOPATA NEOCUBANA
ReplyQuantidade de recursos: é um dos abusos da democracia. Ao cidadão comum, sem finanças para poder concretizar procrastinações processuais, o chicote da Justa bate forte e rápido. Torço, pelo menos, para esse processo ser julgado perto das eleições, pq daí o Julgamento será Político - com efeito nas urnas. Já que o Julgamento Penal está fadado à pizza! Triste realidade democrática vive o nosso país.
ReplyRecorrer? Mais sete anos de lenga-lenga?
ReplyEU JÁ SABIA.
ReplySe fosse comigo, um ZéManéBocó, eu tava FODIDO!
Mas perái! Recorrer a quem!? O julgamento não é no Supremo? Vão recorrer à corte de Haia?!?!?
ReplyTomara que Barbosa tenha a mesa "sede" de justiça para condenar os mensaleiros assim como teve para prejudicar o agora senador Cássio Cunha Lima.
ReplyBolívia, se sentindo injustiçada, vai processar a revista Veja.
ReplyDevolvam primeiro a refinaria roubada da Petrobrás e o dinheiro do BNDES da Transcocalera.
A Veja vai, isso sim, mandar mais umas reportagens .50 incendiárias bem nas fuças do índio vagabundo de araque e escroto.
Uma triste conclusão: a quem tinha a doce ilusão dessa quadrilha apátrida, asquerosa, corrúpta, parar detrás das grades, podem dormirem em paz, cadeia no país tupiniquim só para pobres. Que bela democracia vivemos!(?). Nojo de tanta safadeza e falta de vergonha; leis feitas para protegerem os ricos e poderosos. Faltam cabras-machos pra mudar essa inadimissível e vergonhosa realidade.
ReplyFatos repulsivos que vão delineando como esse (e outros do mesmo quilate desse - os quais já vimos muitos) desanimam homens honestos de os serem.
CORONEL, então, traduzindo ou desenhando, este País virou realmente o Paraíso para meliantes, quadrilhas, criminosos, terroristas e bandidagem pra tudo que é gosto, serviços e finalidades, e tudo graças a uma parte do Povo que pensa com tudo, menos com a mente.
ReplyPara esses sugiro que lembrem todos os dias, desta frase ABAIXO que é a mais fiel definição do Mundo atual, principalmente aqui no Brasil e os Países que o mesmo apóia, que são a escória do que existe de pior.
De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto.
Rui Barbosa
Abraço
Enquanto isso
Reply1) Breno que tocou fogo em casa enquanto bebado, vai aguardar o julgamento de seu recurso... devidamente preso!
2) Allen Stanford, responsável por fraudes no Stanford International Bak, foi condenado a 230 ANOS NA PRISÃO nos EUA.
http://dealbook.nytimes.com/2012/06/11/viewing-financial-crimes-as-economic-homicide/
3) Tim Durham e James Cochran foram mandados de volta para a cadeia antes mesmo de serem condenados por crimes de colarinho branco (White Collar). Para variar, também nos EUA.
http://www.wlfi.com/dpps/news/indiana/judge-sends-durham-cochran-back-to-jail_4216668
4)Crimes do colarinho branco estão recebendo sentenças cada vez mais duras... nos EUA.
http://white-collar-crime.lawyers.com/Jail-Sentences-Get-Harsher-for-White-Collar-Crime.html
E aí STF???
Será o MENSALANDRO: Mistura de brando com malandro.Me poupem !
ReplyÉ preciso tirar o Toffoli e o Levandowiaki de cena, para que esse dois pulhas não atrapalhem o jungamento domensalão da quadrilha mais corrupta da história do Brasil locupletada no governo há 10 anos. Considerando a postura afrontosa que o Lula tem mostrado ultimamente, ele já deveria estar preso preventivamente há muito tempo.
ReplySó assim os mensaleiros receberão o corretivo que merecem.
Tinham que ir direto para o cadafalso pô...
ReplyPara que serve um julgamento que em caso de condenação não PUNE?
Replycel,
ReplyPobre neste país ja estava apodrecendo atrás das grades, mas petralhas com ex-ministro defendendo vai enrolar a vida toda.
Nos EUA os infratores saem do predio da justiça algemados e pronto para começar a cumprir a pena...aqui o que o Ministro da a entender é que os delinquentes especiais nem vão cumprir a pena. Acho que diante desse quadro, deveriam abrir as cadeias e liberar os bandidos pé de chinelos, por que não???
ReplyPertinentíssima questão, caro Sávjio Breno! (9 de julho de 2012 16:13)
ReplyPois é. Pedimos tanto que os reus do mensalão fossem julgados. Mas nem começou o julgamento ainda e os "juizes" brasileiros já os estão absolvendo, antes mesmo do pessoal do STF. Ou será que não existem provas suficientes para condená-los, que foi tudo um fogo de palha da imprensa. E digo mais, eles sendo inocentados, vão detonar a oposição mais ainda. O melhor teria sido deixar o julgamento para depois das eleições. Agora é tarde para arrependimentos. E depois, se forem todos absolvidos, vamos condenar a justiça? Dizer que nenhum ministro presta?
ReplyPara não se sentirem traidos, corneados e frustrados, vão se convencendo, os meliantes, não serão condenados e fim de papo Jarjura
ReplyCoronel, a Gestapo do regime, a CUT já está iniciando a greve que pode até evoluir para a GREVE MILITAR e um LOCAUTE GERAL de empresários petistas e isto colocaria o STF na parede e a absolvição ou arquivamento do grande processo do mensalão, cassação na velocidade da luz do Demóstenes Torres e talvez de Marconi Perilo, o governador de Goiás em 2 dias com a greve da CUT e o fim da CPI do Cachoeira por falta de provas contra ele e por desvio de finalidade da CPMI que seria arquivada, no lugar do cassado entraria um petista a mais no senado para dar maioria de 2/3 aos petralhas, se o casal Suplicy sair do partido continuaria na base da Dilma mas fora do núcleo duro do REI LUIZ 51 TATUZINHO ETANOL DA SILVA e tudo poderia acontecer com o golpe da CUT "praça tahir dos petralhas para dobrar o STF/senado.
ReplyQuem não garante que parlamentares eleitos pelas legendas petralhas e pelo PMDB QUERCISTA não resolvam sair do armário e entrarem no PSDB para apoiar Serra, seria um belo contra-golpe a derrubar a monarquia do REI PINGA E PRÍNCIPE PINGA II o filho do Lula.
- SE FATOS IMAGINADOS POR MENTES PETRALHAS ACONTECEREM E O SUPREMO SE DOBRAR, A CPMI FOR EXTINTA E MANDATOS DE GOVERNADORES DO DF/ RJ forem preservados enquanto os de Goiás forem cassados em dias pelo STF-PT, Será a segunda guerra constitucionalista decretada neste nosso país, desta vez SP empata e força os petralhas a firmar uma pax petralha na divisa e armistício até desempate de forças e derrubada dos petralhas por dentro, como na URSS.
Tomara que o povo brasileiro os esteja esperando do lado de fora. Podem não sair algemados, mas cobertos de bosta de cachorro...
ReplyCoronel e coturneiros amigos, esse tipo de recurso só será recebido pelo Tribunal se não for meramente protelatório, e só será admitido se o texto da sentença contiver vícios de obscuridade, contradição ou omissão, ou seja SE O TEXTO NÃO ESTIVER CLARO O SUFICIENTE PARA QUE SEJA BEM ENTENDIDO.
ReplyCaberá, inclusive, punição contra quem usar o recurso como forma de protelar os efeitos da decisão, mas, de qualquer forma, o prazo recursal deve ser respeitado.
@newclair, você fez um lindo texto mas o PT, CUT, MST, UNE criem uma singularidade no país, quebrem nossa estabilidade, seria ou o inverno comunista ( Europa Oriental no tempo dos levantes reprimidos pela URSS), o REI LUIZ 51 TATUZINHO ETANOL DA SILVA tem forte apoio no "politburo do PT" e O REI CASSOU A MARTA SUPLICY, que fora escolhida candidata de maneira democrática, de acordo com os estatutos do PT.
ReplyO Rei Tatuzinho melou e colocou o RATTAT, isto foi um MINI-GOLPE DE ESTADO no partido e se o rei quiser poderá VETAR A RECANDIDATURA DA DILMA e colocar o sabujo OLÍVIO DUTRA ou Tarso Genro e/ou apoiar o TRAÉCIO como vice e maioria traecista na câmara do próximo governo de QI infra-ostra.
***Adorei demais o seu comentário.
Coronel,
Replycomo é bom ser bandido neste nosso país.
Este julgamento não vai dar em nada.
ReplyO crime compensa.
O que está instalado no governo federal é a revolução branca de esquerda, chegaram lá sem dar um tiro. Exceto a bomba jogada no Mario Kosel Filho, em dezenas de militares pelo MR8, Val-Palmares e outros grupos terroristas.
O PT vai jorrar dinheiro na campanha de SP e BH.
Tá tudo dominado! Venceu o MAL, a mediocidade, o sindicalismo, a corrupção. Novos tempos.
Com o Supremo aparelhado como está, o mais correto é dizer que os petistas mensalleiros não correm risco nenhum de punição nenhuma.
Reply